• Procura-se: Homem natural de Ibitiara sai para comprar celular que viu em grupo de Facebook e desaparece no metrô de São Paulo.

    Walter Aleluia Viana Vieira, como é conhecido, de 37, é natural de Ibitiara, está desaparecido em São Paulo há mais de 13 dias. Segundo informações, Walter teria saído na sexta-feira (27) do emprego e foi á Estação do Metrô para comprar um celular para sua filha, que negociou pelo Facebook com uma mulher e desapareceu.

    De acordo com sua esposa, a todo momento ele mantinha contato. Por volta das 5h da manhã, avisou estava indo trabalhar, saindo do serviço comunicou estar indo para a estação Sé. No caminho, durante todo o percurso ele manteve seu cônjuge informada, chegando na estação, avisou estar indo embora, por conta que a mulher não havia aparecido no ponto de negociação.

    Durante a volta para casa, em outra estação, Walter comunica a sua esposa que voltará para comprar o celular, pois, a mulher disse que ocorreu um imprevisto e se atrasou, que estava na Estação Sé.

    Após meia hora de espera, sua esposa mandou mensagem para ele, no entanto, Walter não deu mais notícias, não visualizou as mensagens e não atendia mais o celular. Até o momento encontra-se desaparecido.

  • Confira: lista das cidades da Chapada Diamantina com suas respectivas programações

    Um dos motivos que faz a Chapada Diamantina um dos destinos mais procurados durante os festejos juninos são: as cidades e vilarejos históricos enfeitadas de bandeirolas, quadrilhas, brincadeiras e comidas tipicas, além, é claro, do tradicional forro pé de serra.

    Confira em ordem alfabética a lista de programações das cidades da região, assim, ficará mais fácil escolher onde dançará o tradicional forró pé de serra da chapada diamantina.

     

    Andaraí

    Confira: lista das cidades da Chapada Diamantina com suas respectivas programações

    Barra da Estiva

    Confira: lista das cidades da Chapada Diamantina com suas respectivas programações

    Ibicoara

    Confira: lista das cidades da Chapada Diamantina com suas respectivas programações

    Confira as outras programações na galeria de fotos

  • Diário Oficial publica convênio para as obras de conclusão do Hospital do Tanquinho, no município de Lençóis

    Na última sexta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o convênio para as obras de conclusão do Hospital do Tanquinho, no município de Lençóis, na Chapada.

    Segundo informações, o valor para a realização dos serviços de reforma e adequação, será de R$619 mil.

    “Um sonho que está bem próximo de se tornar realidade… Depois de quase 1 ano de luta e com apoio incondicional do Senador Otto Alencar e dos deputados Otto Filho e Ivana Bastos, agora a obra saíra dos discursos políticos e se tornará realidade… porque quem quer, quem tem compromisso com o povo, não procura desculpas e nem culpados… corre atrás e faz!”, diz a Prefeita Vanessa Senna, nas redes sociais. 

  • Prefeitura de Ibicoara anuncia Isaias Saad como uma das atrações da festa gospel

    Comemorando 60 anos de emancipação política, a Prefeitura de Ibicoara vem buscando realizar um dos melhores aniversários já vistos na cidade, deste modo grandes atrações foram contratadas para celebração. Já tradicional, a festa gospel, também está tendo atenção especial da administração municipal, tanto que, foi confirmado o nome do cantor Isais Saad como atração. Ele vai se apresentar dia 23 de julho. Em breve, outros nomes ainda devem ser divulgados para fechar a grade de atrações da festa gospel.

  • A empresa Voepass, atual parceira da Gol/Passaredo, anunciou que levará operações com destino a Lençóis

    Considerada a porta de entrada da Chapada Diamantina, a partir de agosto de 2022, a cidade de Lençóis retorna com os voos comerciais.

    Pretendendo ampliar as operações na Bahia, a empresa Voepass, solicitou aprovação para operar em três destinos: Teixeira de Freitas, Lençóis e Paulo Afonso. Segundo informações dada pela operadora aérea, serão disponibilizadas duas operações semanais, com previsão de início para 17 de agosto, com destino a Salvador.

    Será um grande benefício para a cidade, já que de todas as cidades ao redor (Mucugê, Palmeiras, Andaraí, Guiné…) é considerada uma das que tem melhor infraestrutura turística.

     

    A empresa Voepass, atual parceira da Gol/Passaredo, anunciou que levará operações com destino a Lençóis

    “A operação dos voos vai restabelecer a conexão aérea, além de melhorar a conectividade, assegurando o progresso e desenvolvimento da capacidade produtiva para a Chapada”, destacou a parlamentar Ivana Bastos, que juntamente com a prefeita Vanessa Senna (PSD), por intermédio do secretário de Infraestrutura Marcus Cavalcanti, lutava para retomada da operação de voos comerciais no Aeroporto Coronel Horácio de Matos.

  • Desafio Mucugê Free Force de MTB, chega ao seu nono ano e conta com três dias de provas

    Entre o dia 09 e 11 de setembro, será realizado O Desafio Mucugê Free Force de MTB, na cidade de Mucugê e alguns trechos na cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina.

    Nessa edição, os participantes terão vários benefícios, como: lavagem gratuita de bikes patrocinada pela Solifes, desafio Kids, apresentações culturais e musicais, entre outros.

    Esse é o nono ano de desafio, sendo um dos principais eventos de mountain bike do Brasil. A prova principal será dividida em dois dias com o percurso Ultra Pro 160 km.

    O desafio atrai mais de 4 mil pessoas para Mucugê, fazendo com que seja um incremento para a economia local através do turismo. 

  • 'Rixa política' pode comprometer festejos juninos em Ipupiara

    Os festejos juninos de Ipupiara, na Chapada Diamantina, prometeu voltar contudo. Após 2 anos de Covid-19, as expectativas para a cidade era de muito forró, muita dança, muita alegria e muitos lucros. O Arraiá da Capital da Moda, estava previsto para início dia 18 de junho, porém, segundo informações dadas pela organização — Associação dos Trabalhadores do Município de Ipupiara — temem que festejos possam ser cancelados, trazendo assim prejuízos, já que bandas foram contratadas, como: seu Luis, Michel Martins, Eline Martins e Ismael Oliveira, além de investimentos que comerciantes locais devem ter feito para recepção da população local e turísticas.

     

    'Rixa política' pode comprometer festejos juninos em Ipupiara

    Conforme os Organizadores, a prefeitura alega que 'o local é predominantemente residencial, sendo incomum a utilização do espaço público para realização de eventos que importe ruído excessivo aos moradores', conseguinte elabora uma série de exigências, sendo elas já adotadas pela Organização.

    Segundo os Organizadores, após terem sido negado o pedido, mudaram o evento para a quadra do Colégio Democrático Estadual Castro Alves (CDECA) de responsabilidade do Estado, no entanto, ainda assim teve interferencia da Prefeitura já que a mesma apresentou novamente uma contraposição onde é necessário a apresentação do documento hábil que comprove a 'titularidade de representação da Associação, na qualidade de Presidente'. 

    De acordo com os Organizadores, por 'rixas políticas' o evento estaria sendo impedido de acontecer. Conforme eles, toda essa burocracia seria por conta de que 'um dos envolvidos no evento é postulante ao cargo de prefeito pela oposição'. A preocupação é que a comunidade já ansiava com a festa, fora os ganhos econômicos para o município, além da valorização dos comerciantes locais e a vinda de turistas para a cidade.

  • Em resposta a crítica do comerciante que teve seu estabelecimento arrombado; Polícia Civil mostra andamento do caso

    Após quatro meses que seu comércio foi furtado, o comerciante da cidade de Palmeiras, na Chapada, criticou a atitude da polícia referente ao furto. Segundo ele, após se dirigir ao posto da Polícia Militar, foi orientado a procurar á              Polícia Civil. No entanto, a polícia não esteve no local, para averiguação dos fatos. Conforme o escrivão, era necessário a averiguação do local, contudo, há anos a polícia está sem viaturas.

    Foram furtados cerca de 37 relógios, mais de 100 peças de semijoias e cerca de uns 200 bonés. Junto a essas mercadorias, o celular que o comerciante usava para efetuar vendas pela internet. Segundo ele, chegou a ser feito o rastreamento do aparelho e informado à polícia a localização, que seria em uma pequena cidade próxima à Feira de Santana, porém, nada foi feito.

    Conseguinte, de acordo o comerciante, ele tem dúvidas de que há alguma investigação referente ao furto e afirma ser um descaso muito grande, e questiona, se o motivo é por ele ser um pequeno empreendedor ou se é porque realmente há falta de material para que a polícia trabalhe.

    Segundo informações, em resposta ao Chapada News, a Polícia Civil confirma haver um Boletim de Ocorrência em aberto, com procedimento policial instaurado. Entretanto, as imagens de vídeos coletadas, dificulta a identificação do suspeito. Porém, conforme a investigação, acredita que um dos suspeitos foi morto, e que seria um dos corpos encontrado soterrado no lixão.

  • Jornalista cobre acidente e descobre que filho é a vítima fatal!

    Na última quarta-feira (08), jornalista de Araraquara, Carlos Alberto Baldassari, que cobria acidente na Rodovia Antônio Machado Sant'Anna (SP-255) entre carro e um caminhão, descobriu que seu filho era a vítima da colisão.

    Durante live, ao se aproximar do local, descobriu que o veículo envolvido era de seu filho, Tiago Cequeto Baldassari, de 32 anos.

    Será realizado a investigação, das causas da colisão. Segundo informações, é que ele tenha tido um mal súbito.

    Na hora da live, o jornalista se impressiona com a gravidade, ainda cita 'Minha Nossa Senhora Aparecida, que acidente feio'. Até então não sabia que a vítima era seu filho, ao se aproximar do carro e do corpo da vítima coberto, ele reconhece o veículo por conta das duas listras que têm no capô, mas não menciona na transmissão.

    Jornalista cobre acidente e descobre que filho é a vítima fatal!

    "É essa a situação aqui, a gente vai continuar acompanhando e a gente volta a qualquer momento, vou pegar mais dados, tá bom? E a gente volta a qualquer momento. A situação está realmente muito complicada e a gente volta daqui a pouquinho", afirma emocionado. Logo em seguida, ele abaixa a câmera e é possível ouvir ele conversando com outro jornalista, "Deixa eu ligar para a mãe dele, a mulher dele está grávida". Conseguinte, o colega de profissão pergunta: "É o seu filho que faz programa com você?" e o jornalista confirma.

     

    Jornalista cobre acidente e descobre que filho é a vítima fatal!

    Em entrevista ao g1, o jornalista disse que teve um pressentimento ruim quando ia para o local da colisão. 

    "Ele (Tiago) usava muito esse trecho da rodovia. A hora que eu estava indo para o local, eu me senti muito mal, estava com uma intuição muito ruim dentro de mim. Eu conversei com o rapaz que estava junto comigo, que a gente ia fazer um programa de estúdio, e falei: 'só espero que não seja o meu filho, pelo amor de Deus'. Do nada. Eu vou para tudo quanto é acidente, mas hoje eu tive esse sentimento. Coisa que nunca tive em lugar nenhum", afirmou. (Com informações do G1).

  • Única mulher guia de observação de pássaros na Bahia, mora na Chapada

    Cristine Prates, 38 anos, bióloga e ornitóloga, mora em Lençóis, é a única mulher guia de observações de pássaros. Nascida em Brasília, Cristine desde nova já mostrava amor pela profissão, o que, na verdade começou por lazer. Ela diz que aprendeu 'passarinhar' quando era criança, com seu avô.

    Única mulher guia de observação de pássaros na Bahia, mora na Chapada

    Por possuir diversos biomas, como, por exemplo: Caatinga, Mata Atlântica e Cerrado, a Bahia acaba sendo um lugar propício para 'passarinhar'. Segundo estudos, só na Chapada, encontra-se cerca de 400 espécies de pássaros, sendo o Beija-flor-de-gravata-vermelha o preferido da bióloga. Conforme a bióloga, o fato de ser mulher em uma área dominada por homens, acaba sendo um desafio, pois a insegurança no trabalho em campo é um problema. “A mulher tem medo de ser assaltada, como os homens também, mas temos o agravante dos abusos sexuais. Muitas vezes, ando sozinha no mato e fico tensa quando vejo um caçador. É preciso coragem”, Diz Cristine. (Com algumas informações do chapadanews)

  • Jovem barrestivense segue conquistando pódio no ciclismo da Bahia

    No último domingo (05), a atleta Lara, natural de Barra da Estiva esteve participando do 6° Xco do Fura, competição realizada na cidade de Feira de Santana.

    Ela participou em duas categorias, e subiu no pódio duas vezes. A atleta saiu com a 2°colocação, da categoria Juvenil e 1° na Infanto Juvenil.

    Segundo Lara, foram 02 voltas, em um percurso muito difícil, com muita lama, neblina, e estava quase impossível clipar a sapatilha e com descidas e subidas escorregadias. A competição foi válida pelo ranking baiano de Xco.

  • Feira de Economia Criativa 2022, contará com participação de agricultores familiares dos municípios articuladores de Souto Soares, Iraquara e Mulungu do Morro

    Com o intuito de fomentar a agricultura familiar e fortalecer a economia local, no dia 15 de junho, acontecerá A Feira de Economia Criativa 2022. 

    Celebração visa a valorização, fortalecimento e estratégias de comercialização da Produção Agrícola Familiar, além, da promoção de interação e trocas de experiências entre os agricultores.

    Evento contará com a participação de agricultores familiares dos municípios articuladores de Souto Soares, Iraquara e Mulungu do Morro. 

     

     

     

     

     

     

     

  • Seabra: Polícia Civil recupera carro furtado em oficina mecânica

    Na última segunda-feira (06), a Polícia Civil de Seabra recuperou um veículo furtado no último sábado (04), em uma oficina mecânica no Bairro Vasco Filho.

    Segundo informações, a polícia só teve conhecimento do furo nesta segunda-feira (06). O suspeito foi identificado, sendo feito a recuperação do automóvel, porém, encontrava-se danificado, pois o suspeito foi identificado um acidente ao da polícia.

    Segundo o suspeito, ele teria furtado para comprar drogas na Zona Rural de Seabra. O mesmo foi apresentado ao plantão da 13ª Coordenadoria de Polícia do interior (COORPIN)Seabra, para adoção das medidas cabíveis.

     

  • Durante palestra em escola, menor de idade revela que sofre abuso sexual em Mucugê

    Durante Campanha de Combate ao Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes, em uma escola municipal de Mucugê, na Chapada Diamantina, adolescente do Ensino fundamental, enquanto assistia à palestra, demostrou muito sofrimento e desconforto e revelou a Equipe dos órgãos de Proteção Especial (CRAS e Conselho Tutelar), de que vinha sofrendo abusos sexuais.

    Durante palestra em escola, menor de idade revela que sofre abuso sexual em Mucugê

    A menor revelou que desde os 8 anos, o marido de sua madrinha a abusava sexualmente. A revelação foi feita dia 18 de maio. Os acontecimentos já estava levando a jovem à automutilação e à depressão. Segundo informações, a denúncia foi formalizada na Polícia Civil de Mucugê, que após a finalização da investigação, com base nas evidências de materialidade e autoria do crime, foi pedida a prisão preventiva do indivíduo. A prisão do suspeito ocorreu na última segunda-feira (06), pela equipe da Polícia Civil de Mucugê, no povoado do Roncador, na Zona Rural, com apoio da CIPE/ Chapada, em cumprimento do mandado de prisão preventiva.

  • Individuo que comercializava carros roubados foge para o matagal ao ser abordado no Vale do Capão

    No último sábado (04), a Polícia Militar de Palmeiras, recebeu a denúncia de que um indivíduo que já matinha costumes na prática de venda de carros roubados, estava comercializando um veículo suspeito de roubo.

    A guarnição monitorou o indivíduo e acionou o local para fazer a abordagem. Segundo informações, após ver movimentação da viatura nas proximidades da Bomba em um posto de combustível, o mesmo teria fugido.

    O meliante abandonou o veículo e adentrou na mata. A polícia fez a varredura mas não teve êxito. O veículo foi conduzido para a Delegacia territorial de Seabra para a lavratura, pois apresentava sinais grosseiros de roubo, como numeração de chassi lixada, inscrição dos vidros borradas e etiquetas ausentes.