• MPE requer indeferimento da candidatura do ex-prefeito de Morro do Chapéu

    O Ministério Público eleitoral requereu à Justiça a impugnação do registro de candidatura de Cleová Oliveira Barreto ao cargo de prefeito de Morro do Chapéu. Na ação, ajuizada no último dia 12, a promotora de Justiça Mariana Pacheco de Figueiredo aponta que o ex-gestor teve as contas de seu governo de 2015 e 2016 rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), cujos pareceres foram acolhidos pela Câmara Municipal de Vereadores.  Segundo a promotora, a legislação prevê a rejeição de contas como uma das causas de inelegibilidade. Nos pareceres, o TCM aponta vícios que se enquadram em inegibilidade. Não houve na gestão de 2015 de Cleová Barreto, entre outras irregularidades, a aplicação do percentual mínimo dos recursos em educação e saúde, prevista constitucionalmente.  Quanto ao exercício de financeiro de 2016, foram apontadas pelo Tribunal aplicação insuficiente em manutenção e desenvolvimento do ensino, atraso no pagamento da remuneração dos profissionais do magistério, elaboração de orçamento sem observar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), entre outros problemas.  “As irregularidades identificadas nas contas, submetidas ao controle do TCM, ostentam natureza insanável e enquadram-se como ato doloso de improbidade administrativa”, afirmou a promotora, que destacou não ter havido recurso contra os pareceres ou mesmo suspensão definitiva dos seus efeitos pelo Poder Judiciário.

  • População denuncia 'gato de energia' que saia de escola em direção a bar na comunidade de Passagem Funda em Mucugê

    Uma situação tem levantado questionamentos de grande parte da população de  Mucugê. Esta semana, na comunidade Passagem Funda, foi descoberto um “gato” de energia saindo da escola em direção a um bar da comunidade. O dono do estabelecimento comercial teria feito a ligação clandestina ainda na época da construção, não se sabe até o momento se com a autorização da gestão municipal, ou não, tendo em vista que o proprietário do estabelecimento tem laços políticos com a prefeita Dona Ana. Frizzer e geladeira a muito tempo tem funcionado com a energia paga com dinheiro público. O mesmo tem um interruptor do “gato - ligação clandestina” de energia para ligar a luz do bar. O fato deve ser levado aos órgãos competentes, onde será formalizada uma denuncia.

  • Vereadores de Piatã votaram para aumentar os próprios salários

    Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (13/08), na cidade de Piatã na Chapada Diamantina, foi colocada em votação o aumento de salário dos edis, que atualmente é de 7 mil reais, no entanto a partir da próxima legislatura passará a ser de 9.901,00, ou seja a partir de janeiro de 2025. O projeto foi aprovado por unanimidade, sendo todos os 11 vereadores favoráveis. Além do aumento do salário dos vereadores, foi aprovado ainda aumento para secretários, prefeito e vice. Segundo informações, o salário dos secretários que eram em torno de 4 mil reais, passará para 8 mil reais. A votação causou polêmica nas redes sociais, sendo que grande parte da população, reprovou a conduta dos vereadores. 

  • Festival de Inverno de Morro do Chapéu registra público recorde de 120 mil pessoas nos quatro dias de evento

    O Festival de Inverno de Morro do Chapéu 2024 foi encerrado neste domingo (11) com público recorde de 120 mil pessoas nos quatro dias do evento, que registrou movimentação econômica de mais de R$11 milhões. A festa contou com 18 atrações musicais, do forró ao rock, que se apresentaram na Praça do Disco Voador e na Passarela das Flores, além do Circuito da Rural Elétrica. A edição deste ano contou, por exemplo, com atrações como Barão Vermelho, que contou com grande participação do público roqueiro, e Calcinha Preta, que levou para o palco diversos sucessos da trajetória da banda. Também teve muito reggae com Tribos de Jah e clássicos do momento com Tarcísio do Acordeon, além de muito samba com Dudu Nobre e É O Tchan. O festival movimentou a economia local. A rede hoteleira registrou 100% de ocupação durante os dias do evento, realizado entre quinta-feira (8) e domingo (11). Além disso, a rede de alimentos e bebidas registrou alto volume de vendas, assim como o setor de serviços. As vinícolas do município também contaram com grande presença de visitantes. Morro do Chapéu é, oficialmente, a Capital do Vinho da Chapada Diamantina, graças à Lei 14.683, sancionada em maio deste ano. Atualmente, quatro vinícolas estão em operação no município e outras estão em fase de implantação. O setor do turismo relacionado aos vinhos já tem crescido na cidade.

  • PCdoB deverá apresentar à Justiça documentos de suposta filiação de candidato ao partido no Município de Bonito

    A pedido do Ministério Público eleitoral, a Justiça determinou que o Partido Comunista do Brasil (PcdoB) apresente documentos que comprovem uma suposta filiação ao partido de um candidato à eleição no Município de Bonito. Segundo o promotor de Justiça eleitoral José Carlos Rosa de Freitas, autor da ação cautelar, o eleitor Edson Ribeiro dos Santos teve cancelada sua filiação a uma agremiação, para lançar pré-candidatura à eleição, porque já estava filiado ao PCdoB. “No entanto, Edson Ribeiro nunca manifestou qualquer vontade de se filiar ao PCdoB, razão pela qual não formalizou qualquer tipo de pedido”, ressaltou o promotor de Justiça. Ele complementou que o MPE enviou notificação ao Partido Comunista do Brasil para apresentar, no prazo de 48 horas, ficha de filiação preenchida e assinada pelo eleitor Edson, no entanto, o partido não se manifestou no prazo concedido. “A omissão do atual presidente do PCdoB de Bonito pode, inclusive, ser passível de punição pelo crime de desobediência, além de possível crime eleitoral pela inscrição fraudulenta de eleitor”, explicou o promotor de Justiça.

  • Acusado de estupro a vulnerável é preso em Lençóis

    Na manhã desta quinta-feira, (08/09), uma Guarnição da CIPE/Chapada em apoio a Delegacia de Policia de Lençóis, foi até o Povoado de São José, naquele município, onde cumpriu um mandado de prisão e de busca e apreensão em desfavor de um indivíduo acusado de estupro de vulneráveis. O mesmo foi encontrado na sua residência, onde acabou sendo conduzido e apresentado na Delegacia de Lençóis.

  • Prefeito João de Didi conquista 77% de aprovação e candidato a sucessão lidera corrida eleitoral em Barra da Estiva

    O atual prefeito de Barra da Estiva, João de Didi (PP), conquista 77,17% de aprovação em seu segundo mandato e emplaca o candidato a sucessão, Son Martins, como favorito na corrida eleitoral municipal. É o que indica o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto à empresa Séculus Análise e Pesquisa.  Ainda com relação à gestão atual, 7,16% dos entrevistados desaprovou o mandato de João de Didi e 15,67% não responderam. A pesquisa ouviu 587 eleitores entre os dias 26 a 27 de julho de 2024 e tem margem de erro de 4,0% para mais ou para menos e 95% de intervalo de confiança. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob n.° BA-01415/2024.  Em entrevista espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, 55,71% dos eleitores responderam Son Martins (Avante) e 29,64% citaram Wilson do Café (PSD), principal candidato da oposição. 0,17% citaram Marlon e 14,48% não souberam responder.  Em cenário estimulado, quando são apresentadas as chapas, Son Martins e seu candiato a vice, Dante, alcançam 55,20% das intenções de voto. Wilson do Café e seu candidato a vice, Walter, aparecem com 30,49%. 0,68% dos barrestivenses não votariam em nenhum candidato e 13,63% não souberam.  Quando perguntados sobre o candidato que deve ganhar a eleição, independente das intenções de voto, Son Martins aparece em 56,56% das respostas e Wilson com 32,03%. 11,41% não souberam opinar. 

    Prefeito João de Didi conquista 77% de aprovação e candidato a sucessão lidera corrida eleitoral em Barra da Estiva
  • Secretário de Meio Ambiente de Mucugê usa redes sociais para difamar pré-candidatos da oposição

    Faltando apenas dois meses para as eleições municipais, a politicagem suja parece já ter começado em Mucugê. Na última semana, após convenção do grupo de oposição realizada dia (03/08), a qual apresentou como pré-candidato a prefeito o Sr. Roque Hebert e para vice, Sr. Charles, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento de Mucugê, Sr. José Ernesto Mattos Alves, representando a atual Prefeita Ana Medrado, mostrou-se muito incomodado com a pré-candidatura dos nomes lançados pelo grupo de oposição para o cargo de prefeito e vice-prefeito da cidade. Após o evento, houve grande repercussão e o Secretário usou suas redes sociais para difamar os pré-candidatos. Em sua fala, relatou sobre ilegalidade de atos e faz questionamentos sem embasamento. Ocorre que o referido secretário esquece-se de suas próprias atitudes enquanto ser humano, pai e funcionário público. O mesmo possui inúmeros processos tramitando, sua fama na cidade não é das melhores e facilmente é possível observar que não é pessoal de conduta ilibada. O referido secretário beneficia-se de sua posição dentro do governo municipal para tentar ludibriar a opinião pública em desfavor dos pré-candidatos de oposição, numa tentativa vergonhosa, onde se vê claramente que o mesmo não possui preparo para ocupar tal cargo. Veja seus processos

  • No estado da Bahia, turismo internacional cresce cinco vezes mais que a média nacional

    A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora os dados expressivos do crescimento no número de turistas internacionais que visitaram a Bahia, no primeiro semestre de 2024. A Bahia teve um aumento de 51,9%, em comparação com o mesmo período do ano passado, resultado cinco vezes maior que o índice do Brasil, que cresceu 9,6%. Além disso, o território baiano recebeu 45% dos turistas estrangeiros que procuraram o Nordeste. Os números são da Polícia Federal e do Ministério do Turismo. “Esse crescimento é resultado do esforço do Governo do Estado na estruturação do destino Bahia e captação de voos internacionais. Tivemos incremento nas linhas de Portugal e da Espanha e a abertura do voo direto do Chile para Salvador, além da ligação da Argentina com Porto Seguro. No segundo semestre, esperamos um aumento ainda maior, com o voo de Paris e a retomada da linha fretada da Polônia para a nossa capital. Seguimos na prospecção de novas rotas do exterior, com boas negociações em andamento”, explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

  • Convenção Partidária de Mucugê Confirma Pré-Candidatura de Roque para Prefeito e Charles para Vice

    Em uma convenção conjunta realizada neste fim de semana, os partidos PSD e MDB anunciaram oficialmente suas pré-candidaturas para as eleições municipais de 2024. Roque, do PSD, foi confirmado como pré-candidato a prefeito, enquanto Charles será o pré-candidato a vice-prefeito.

    A convenção, que contou com a presença de lideranças locais e estaduais, inclusive com a participação do ex prefeito de Mucugê Fernando Medrado e com a Superintendente da Secreraria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia, Camila Batista, marcou o início oficial da campanha da dupla, que promete trazer mudanças significativas e melhorias para a cidade de Mucugê. Durante o evento, Roque destacou a importância da união entre os dois partidos para fortalecer as propostas e atender melhor às necessidades da população.

    Convenção Partidária de Mucugê Confirma Pré-Candidatura de Roque para Prefeito e Charles para Vice

    "Estamos unidos pelo bem de Mucugê. Juntos, PSD e MDB vão trabalhar incansavelmente para trazer desenvolvimento, saúde e educação de qualidade para todos os cidadãos, Mucugê será de todos!", declarou Roque em seu discurso de aceitação.

    Convenção Partidária de Mucugê Confirma Pré-Candidatura de Roque para Prefeito e Charles para Vice

    Charles, por sua vez, reforçou o compromisso com a transparência e a participação popular. "Nossa campanha será baseada no diálogo com a comunidade, ouvindo as demandas e buscando soluções conjuntas. Queremos uma gestão participativa e eficiente", afirmou.

    Convenção Partidária de Mucugê Confirma Pré-Candidatura de Roque para Prefeito e Charles para Vice

    A confirmação da chapa Roque e Charles foi recebida com entusiasmo pelos presentes, que aplaudiram de pé a nova aliança. A expectativa é de que a campanha, traga um debate construtivo e focado nas reais necessidades de Mucugê.

    Sobre os Pré-Candidatos

    Roque – Com uma trajetória política marcada pelo trabalho social e pela defesa dos interesses da população de Mucugê, Roque que foi o mais jovem vereador de Mucugê e o mais bem votado da história do município, sendo por 4 vezes presidente da câmara municipal de vereadores 

    Charles – Engajado em diversas causas comunitárias, Charles tem se destacado na sua atuação no serviço público e pelo seu compromisso com a modernização da gestão pública e a inclusão social.

    Próximos Passos

    Com a confirmação da chapa, PSD e MDB iniciarão uma série de eventos e reuniões para apresentar suas propostas e ouvir a população de Mucugê. A campanha promete ser intensa e focada em promover um futuro melhor para todos os cidadãos.

  • Prefeito bolsonarista se encontra com dirigente do MST, às escondidas, para suposta negociação de apoio velado do PT em Boa Vista do Tupim

    Em Boa Vista do Tupim não é mais segredo pra ninguém. Todos sabem que o PT local está fazendo de tudo para atrapalhar o candidato da base do governo, Henrique Coimbra (PSD), no município.  Circula nos bastidores que eles chegaram a ponto de se unirem a um prefeito bolsonarista, que foi contra o governador Jerônimo e o presidente Lula, para supostamente tramarem e negociarem uma forma de atrapalhar o candidato da base, Henrique Coimbra. Encontro entre o candidato Sávio Bulcão, do PSDB, e Gidú, do PT e União Brasil; além do encontro, no dia 25 de julho, do prefeito de Boa Vista do Tupim, Dinho, com o dirigente regional do MST da Chapada Diamantina, Abrahão Brito, conforme as imagens e vídeo. Está evidente e toda a cidade já sabe que a candidatura do PT tem o único objetivo de servir aos interesses  do prefeito de Boa Vista do Tupim para ajudar o candidato da gestão, uma vez que esse movimento tiraria alguns votos da esquerda que seriam automaticamente de Henrique. O candidato do PT, em pesquisa registrada (Fonte: BN/Séculos N°. Registro  BA 02855/2024) aparece com apenas 10% das intenções de voto, enquanto o candidato do PSD, da base do governo Jerônimo e Lula, aparece com mais de 43% das intenções de voto. Segundo alguns eleitores ouvidos pela equipe da nossa redação, informaram toda a situação tem causado uma revolta grande no eleitorado da oposição, uma vez que Henrique é da base do governo, apoiou Lula, Jerônimo e hoje o próprio PT local tenta atrapalhá-lo, considerando a polarização da eleição entre ele e o candidato bolsonarista.

  • Reconhecimento Facial encontra três foragidos da Justiça no final de semana

    Os homens eram procurados por homicídio, extorsão por meio de violência e não pagamento de pensão alimentícia.

    O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública encontrou três foragidos da Justiça neste final de semana. Os homens eram procurados por homicídio, extorsão por meio de violência e não pagamento de pensão alimentícia. Os flagrantes ocorreram em Salvador, Camaçari e Feira de Santana.

    Os criminosos foram detidos por equipes da Rondesp RMS, além das 59ª e 64ª Companhias Independentes da Polícia Militar. Os homens foram encaminhados à Polinter, onde os mandados foram cumpridos.

    Com as três prisões, o sistema chegou à marca de 1.305 criminosos capturados. Em 2024 já são 52 mandados cumpridos com suporte da tecnologia.

    Texto: Jeferson Silva

  • Prefeitura de Morro do Chapéu aciona Bombeiros Militares para combater incêndios

    A Prefeitura de Morro do Chapéu informou por meio das redes sociais, que acionou Corpo de Bombeiros Militares para combater incêndios no município. Nos últimos dias, mais de sete focos já foram identificados, e o fogo segue de forma grave em diversos pontos da cidade. Diariamente, equipes da Defesa Civil, da Secretaria do Meio Ambiente e dos Bombeiros, que utilizam inclusive uma aeronave, além de civis voluntários, estão trabalhando para conter os incêndios.

  • Operação Diamante Negro resulta em prisões e apreensão de arma e entorpecentes em Lençóis

    Na manhã de terça-feira, (24/10), a 42ª CIPM, unidade do orgânico do CPR Chapada, apoiou o Departamento Especializado de Investigações Criminais / DEIC, através do Núcleo de Operações e Setor de Investigação da Sede do Departamento, na deflagração da Operação Diamante Negro. Na ocasião foram cumpridos mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. O grupo criminoso objeto da presente investigação, é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na região de Lençois e figuram como investigados em homicídios ocorridos na localidade. Durante a ação foram cumpridos mandados de prisão expedidos em desfavor dos nacionais R.O.A.L e F.S.B. O indivíduo identificado como F.S.B. ainda autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, tendo sido apreendido em seu imóvel uma arma de fogo, tipo revólver, calibre .38 special. Ainda durante a ação policial, em continuidade as diligências, foi capturado um terceiro individuo, D.F.S.N., na posse de farta quantidade de maconha, o qual foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. A operação contou com apoio fundamental de equipes do DEPIN, DT Lençóis, DT Seabra, DT Irecê e Rondesp Chapada. O policiamento seguirá reforçado ao longo dos próximos dias na região.

  • Carro é alvejado e vereador é atingido por quatro tiros em tentativa de homicídio em Novo Horizonte

    Um vereador da cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, sofreu uma tentativa de homicídio na noite de sexta-feira (21), na zona rural do município. Gean Carlos Santos de Oliveira (PP), de 47 anos, seguia para a casa da namorada quando teve o carro alvejado e foi atingido por quatro tiros. A Polícia Militar informou que atendeu a ocorrência. Já a Polícia Civil disse que a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) investiga a tentativa de homicídio contra o vereador. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas. Conforme informações iniciais de testemunhas, teriam sido efetuados 17 disparos e quatro atingiram o vereador quando ele ia, sozinho, para a casa da namorada em uma fazenda na localidade de Serafim, na zona rural de Novo Horizonte.  "Consegui sobreviver. Andei mais de 2 quilômetros a pé, mesmo ferido, para pedir socorro. Fui socorrido. Estou no Hospital Regional, mas estou bem", disse. "Solicito aqui, da Secretaria de Segurança do Estado, que continue me dando essa escolta policial. Desde ontem, os policiais estão aqui no hospital e hoje continuam fazendo a escolta, mas eu temo minha vida a Deus. Não tenho condições de ficar em Novo Horizonte sem escolta policial", pediu o vereador. A Polícia Militar informou que atendeu a ocorrência. Já a Polícia Civil disse que a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra) investiga a tentativa de homicídio contra o vereador. A autoria e a motivação ainda são desconhecidas.