• Bolsonaro usará bolsa de colostomia por até três meses, diz médica

    Foto: Agência Brasil

     

     

    O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, usará uma bolsa de colostomia de dois a três meses.

    A informação, dada hoje (7), é da médica Eunice Caldas Figueiredo Dantas, que o atendeu no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, para onde foi levado após ter sido atacado a facada, ontem, durante campanha na cidade mineira.

    A médica informou ainda que Bolsonaro chegou ao hospital em estado de choque por causa do forte quadro hemorrágico e que poderia ter morrido se não fosse o pronto atendimento.

    Segundo ela, a prioridade imediata foi reverter o quadro de perda de sangue, estancando a hemorragia e fazendo uma transfusão, com o uso de quatro bolsas de sangue.

    Eunice Caldas relatou ainda que, após a estabilização da pressão sanguínea, foi feita a intervenção na região do intestino, pois a perfuração por faca atingiu severamente o intestino grosso, que foi seccionado, com a necessidade de retirar 10 centímetros da área atingida.

    A médica destacou que a intervenção cirúrgica foi de “grande porte”, mas que o paciente está com o quadro de saúde estável.

    Sobre a transferência de Bolsonaro para o Hospital Albert, em São Paulo,ela disse que a decisão foi amplamente discutida com a família e a equipe médica que, diante do quadro de estabilidade clínica, concluiu que não havia risco.

    A médica disse que o paciente está com sonda gástrica e oxigenado.

    Dor de uma bolada no estômago

    Em um vídeo divulgado pelo senador Magno Malta, que aparece orando pelo candidato, gravado na UTI da Santa Casa de Juiz de Fora, e divulgado em rede social, Bolsonaro diz que, ao ser esfaqueado, sentiu uma forte dor como se tivesse recebido uma bolada no estômago.

    Jair Bolsonaro agradeceu aos médicos e enfermeiros que o atenderam na cidade mineira.

     

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Detentos são transferidos do complexo policial de Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    No início da noite da quarta-feira (05), dez detentos foram transferidos do complexo policial de Barra da Estiva para o novo presídio em Vitória da Conquista.

    A transferência foi uma das reivindicações dos presos durante um “motim” no dia 30 de agosto. A solicitação foi prontamente atendida pela Secretaria de Segurança do Estado e executada com todo apoio de policiais da Caesg, pois os presos estavam bem exaltados.

    Alguns dos detentos transferidos são considerados de alta periculosidade e deverão cumprir pena nesse novo presídio.

  •  Rede hoteleira de Lençois comemora taxa de 80% de ocupação

    Foto: Divulgação

    Bons resultados são registrados pela rede hoteleira da Chapada Diamantina. Neste feriado prolongado da Independência da República, a média de ocupação na cidade de Lençois é de 80%, o que anima os comerciantes locais.

    Neste período, empresas de turismo incrementam a oferta de passeios de ecoturismo e à noite, bares e restaurantes reservam boa gastronomia e música ao vivo. A cidade turística é conhecida pelas belas paisagens e pela tranquilidade, atraindo grandes grupos e famílias de todo país.

  • URGENTE: BOLSONARO LEVA FACADA DURANTE ATO DE CAMPANHA EM JUIZ FORA, DIZ PM

    Foto de internautas

    Um ato de campanha do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, foi interrompido na tarde desta quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG), após um tumulto generalizado. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o presidenciável foi esfaqueado na região do tórax.

    No momento da confusão, Bolsonaro estava sendo carregado nos ombros por um apoiador de sua campanha, fazendo corpo a corpo com eleitores, na região do Parque Halfald.

    Um assessor pessoal de Bolsonaro e um policial disseram que um suspeito de envolvimento com o ataque foi detido.

    O deputado foi retirado do local às pressas, em um carro da PF, e levado para a Santa Casa de Misericórdia. As circunstâncias completas do episódio ainda estão sendo apuradas.

     

    Fonte: Destaque Bahia

  • Ensino médio é a etapa que vai exigir mais atenção do próximo governo

    Foto: Agência Brasil

    Rocha é secretário de Educação do Espírito Santo, estado que teve o melhor desempenho no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Penso também que as secretarias estaduais têm que fazer um esforço para racionalizar os seus gastos, eliminando o desperdício que sempre ocorre no serviço público”, acrescentou.

    Mesmo com o melhor desempenho, o estado não conseguiu cumprir a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação do país, divulgado esta semana pelo MEC.

    O país ficou, pela terceira divulgação seguida, abaixo da meta esperada. O indicador está praticamente estagnado desde 2011.

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Documentário sobre guia turístico da Chapada Diamantina será exibido em São Paulo

    Foto: Divulgação

    Um belíssimo documentário denominado com “Feijão”, que conta sobre a história de vida do guia turístico Jânio Gleidson Souza Rocha, será lançado em São Paulo. O longa-metragem que leva o apelido do jovem guia será exibido no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, no dia 22 de setembro, e mostra claramente a rotina de quem trabalha em um parque nacional.

    O guia é muito respeito na região pelo seu trabalho e por ser voluntário em uma brigada de combate a incêndios florestais da região, também muito conhecido como ótimo contador de histórias.

    O diretor do documentário, Felipe Carelli, acompanhou a rotina de “Feijão”, percorrendo as montanhas e contemplando os seus perigos e suas belezas. Carelli é bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e um documentarista independente, “Feijão” é o seu terceiro documentário.

  • Seleção Brasileira faz contra os EUA o seu primeiro jogo após a Copa

    Imagem Ilustrativa

    A Seleção Brasileira faz nesta sexta-feira (7) o primeiro jogo amistoso após a Copa do Mundo da Rússia. Aproveitando a chamada data Fifa, o time do Brasil enfrentará a seleção norte-americana, no Estádio MetLife, em Nova Jérsei, às 20h05 (21h05 de Brasília).

    O treinador Tite manteve a base da seleção que jogou na copa, como o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro, o lateral-esquerdo Filipe Luís, o meio-campista Philippe Coutinho e os atacantes Douglas Costa, Roberto Firmino e Neymar.

    A seleção apresentará também caras novas como o volante Arthur, o lateral-direito Éder Militão, o zagueiro Dedé, o meio-campista Lucas Paquetá e os atacantes Richarlisson e Éverton.

    Nesta quarta-feira (5), Tite aproveitou o treinamento, na Arena Red Bull, para comandar um trabalho tático em campo reduzido. Depois orientou os jogadores no treino específico de bolas paradas.

    Após a partida desta sexta-feira, a seleção viajará para Washington D.C., onde enfrentará El Salvador no dia 11 de setembro.

  • Desafio de Mountain Bike será realizado em Mucugê nesse fim de semana

    Foto: Divulgação

    Neste fim de semana, será realizado na cidade de Mucugê mais uma etapa do Desafio Mucugê de Mountain Bike, uma das etapas mais importantes no calendário ciclístico país. A sexta edição reunirá aproximadamente 700 atletas com idades entre 14 e 69 anos de idade, que vão competir em três categorias diferentes: PRO, Sport e Cicloturismo.

    O evento é promovido pela Federação Baiana de Ciclismo, com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

    Atletas de três estados já confirmaram presença, são eles: Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, além do Distrito Federal.

    A largada do desafio será na Praça Coronel Propércio, no centro da cidade. Em todas as categorias os atletas farão um percurso de trilhas extremamente técnicas, valendo pontos para o ranking estadual e nacional de XCM.

  • Copa Sertão de Motocross realiza etapa em Palmeiras neste fim de semana

    Imagem Ilustrativa

    O município de Palmeira sedia nos dias 08 e 09 de setembro a 5ª etapa da Copa Sertão de Motocross. Serão dois dias de muita emoção e adrenalina em um ambiente encantador por suas belezas naturais como o Vale do Capão, Brejões e a Serra Negra.

    No primeiro dia da Copa Sertão serão realizados apenas treinos para reconhecimento. Já no segundo dia acontece a competição, com participação de pilotos profissionais e amadores de toda Bahia.

  • Feira de Ciências é realizada em Ibicoara

    Imagem Ilustrativa

    Uma belíssima Feira de Ciências foi realizada nesta terça-feira (04) na área de eventos de Ibicoara. O evento foi realizado por estudantes do Colégio Estadual Democrático do município, um momento de partilhar os conhecimentos com toda comunidade. Temas científicos foram tratados com uma nova metodologia de aprendizagem, nova didática, possibilitando a compreensão de quem visitava a feira.

    Os alunos do 2º e 3º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) conduziram as exposições de maneira brilhante e leve.

  • Ministério da Saúde confirma 1,5 mil casos de sarampo no país

    Imagem ilustrativa

    Mais de 1,5 mil casos de sarampo foram confirmados no país, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados hoje (5). O levantamento, consolidado a partir de informações das secretarias estaduais, ainda apontou que 7.513 situações estão em investigação. O surto da doença afeta dois estados, o Amazonas, com 1.232 casos confirmados; e Roraima, com 301, sendo que 74 ainda estão sendo investigados.

    De acordo com o governo federal, a proliferação da doença nessas regiões está relacionada à importação “já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017”.

    Alguns casos isolados e relacionados à importação também foram identificados em São Paulo (2), no Rio de Janeiro (18), no Rio Grande do Sul (18), em Rondônia (2), Pernambuco (4) e no Pará (2).

    “O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos estados. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados”, diz nota do ministério.

    Pelo balanço atualizado, oito pessoas morreram por sarampo em Roraima, sendo três estrangeiros e um brasileiro, e quatro no Amazonas, todos brasileiros.

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Preço da cesta básica registra queda em 17 capitais brasileiras

    Imagem ilustrativa

    O preço dos alimentos essenciais que compõem a cesta básica caiu em 17 de 20 capitais brasileiras em agosto. O levantamento foi divulgado hoje (5) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As reduções mais expressivas foram em Porto Alegre (-3,50%), João Pessoa (-3,36%) e Salvador (-3,02%). As únicas altas ocorreram em Florianópolis (3,86%), Manaus (1,41%) e Aracaju (0,01%).

    A cesta mais cara foi a de São Paulo (R$ 432,81), seguida pela de Florianópolis (R$ 431,30), Porto Alegre (R$ 419,81) e Rio de Janeiro (R$ 417,05). Os menores valores médios foram observados em Salvador (R$ 311,92) e São Luís (R$ 329,42).

    No acumulado de 12 meses, os preços médios da cesta caíram em 13 cidades, com destaque para São Luís (-6,51%), Goiânia (-6,29%) e Salvador (-6,08%). Nas outras sete capitais, onde os valores médios aumentaram, os destaques foram Campo Grande (2,70%) e Cuiabá (2,57%).

    Nos primeiros oito meses deste ano, seis capitais acumularam taxa negativa, com destaque para Porto Alegre (-1,62%), Salvador (-1,49%) e São Luís (-1,41%). Entre as que tiveram aumento, as principais variações foram 0,49% em Goiânia e 3,79% em Curitiba.

    O Dieese calculou o salário mínimo ideal em agosto, baseado na cesta mais cara, de São Paulo. O valor mínimo mensal necessário para a manutenção de uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 3.636,04, equivalente a 3,81 vezes o salário mínimo atual, de R$ 954. Em julho, o salário deveria ter sido R$ 3.674,77, ou 3,85 vezes o piso mínimo do país.

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Divulgado resultado do concurso da Câmara Municipal de Ituaçu

    Foto: Divulgação

     A Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Ituaçu divulgou nesta terça-feira (04) o resultado final do concurso público. A lista de aprovados está disponível no site do Instituto Brasileiro Educar Conquista, responsável pelo certame.

    Ao todo foram disponibilizadas 04 vagas para cargos de níveis fundamental e superior, sendo elas auxiliar de serviços gerias, agente de portaria, analista legislativo e controlador interno. Os servidores aprovados serão remunerados com salários de R$ 954,00 até R$ 2.130,00, para cumprimento de cargas horárias de 30 a 40 horas por semana.

    A Câmara ainda não divulgou as datas de convocação para os aprovados se apresentarem.

     

    Link: http://concursos.ibecconquista.com.br/uploads/82/concursos/13/anexos/dc903de40a11e18866dfdd31433af7ef.pdf

  • Romaria dos vaqueiros será realizada dia 30 de setembro

    Imagem ilustrativa

    Acontece no dia 30 de setembro o maior encontro de cavalgadas da região da Chapada Diamantina. A Romaria dos vaqueiros promete atrair apaixonados por grandes eventos turísticos e religiosos de toda região, saindo de Tanhaçu com destino a Gruta da Mangabeira em Ituaçu.

    Durante o encontro será realizada a Missa dos Vaqueiros, shows musicais com O Cigano Cantador, Zico Salles, Flávio Fernandes, Nanny Amaral e Forró do Vaqueiro com Mateus Araújo. Além de poder saborear uma deliciosa feijoada.

    O evento terá entrada gratuita e envolve muita fé e devoção. A organização e realização do evento é de responsabilidade de Chicão Produções.

  • Rally Chapada Diamantina acontece em outubro em Lençois

    Foto: Divulgação

    Começa oficialmente a contagem regressiva para o Rally de Regularidade na Chapada Diamantina na categoria Turismo Light.

    O evento que será realizado nos dias 11,12 e 13 de outubro  na cidade de Lençois, porém, envolverá toda região da chapada, o que garantirá muita aventura e emoção  diante das belíssimas paisagens.

    O evento está sendo organizado pelo TSO Brasil e é oficialmente patrocinado pela Volkswagenn através do programa Território Amarok , além do apoio do Club AmaroK Bahia.

    Por se tratar de uma prova oficial, a Confederação Brasileira de Automobilismo estará fiscalizando e garantindo a regularidade do evento, que possui um limite estipulado de competidores. Os interessados poderão realizar suas inscrições no dia 10 de setembro, garantindo a participação nesse grandioso evento que promete agradar a todos  com o condicionamento físico, resistência das máquinas e uma ótima estratégia de prova.