• Chapada: Município de Itaberaba completa 30 dias sem homicídios

    Foto: Divulgação SSP

    Município pertencente a Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, Itaberaba completou nesta sexta-feira (22), 30 dias sem registros de homicídios. A última ocorrência deste foi computada no dia 21 de fevereiro. 

    Conforme explicou o  comandante de Policiamento da Região da Chapada, coronel PM Valter Araújo, esse resultado é decorrente das ações preventivas. "Não só Itaberaba, mas também, as outras 54 cidades da Chapada Diamantina contam com as operações Distrito, Paz nas Trilhas e Força Tática. Todas com o objetivo de combater a criminalidade", disse.

     

    Integram as forças de segurança da  Chapada, as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Chapada e Semiárido, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, 12ª, 13ª e 14ª Coordenadorias Regionais de Polícia do Interior (Itaberaba, Seabra e Irecê), Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.

    CONTINUE LENDO
  • Chapada: SAC Móvel atende população do município de Itaberaba

    Foto: Divulgação

    O SAC Móvel está no município de Itaberaba, no centro norte do estado, onde presta atendimento nesta quinta (21) e sexta-feira (22). A unidade itinerante oferece os serviços de emissão de carteira de identidade (primeira e segunda vias), de CPF e de certidão de antecedentes criminais, além de atendimento previdenciário para servidores públicos estaduais. 

    Devido a uma mudança no sistema, as carteiras de identidade serão entregues em um prazo entre 15 e 30 dias. O prazo exato e o local de entrega será discriminado no Protocolo de Atendimento entregue ao cidadão.

    Na sequência, a chamada Rota 1 do SAC Móvel irá para Itiruçu e Cravolândia, situadas na região do Vale do Jiquiriçá. Em Itiruçu, a carreta do SAC Móvel atende a população no domingo (24). Em Cravolândia, a unidade presta os serviços na terça-feira (26). Nessas cidades, os RGs também serão entregues em um prazo entre 15 e 30 dias.

     

     

    Outra carreta do SAC Móvel, a chamada Rota 2, vai visitar mais três municípios da região do Sertão do São Francisco: Casa Nova (19 e 20/3), Remanso (22 e 23/3) e Pilão Arcado (27 e 28/3). Já a Rota 3 atenderá a população dos municípios de Alcobaça (22 e 23/3) e Prado (27/3 a 28/3).

    As carretas do SAC Móvel possuem infraestrutura completa, com ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta. Os serviços são gratuitos, com exceção da segunda e demais vias da carteira de identidade, que custa R$ 37,77. 

    A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 37 postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 pontos SAC, unidades compactas da Rede. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC, além do aplicativo e site do SAC Digital.

    CONTINUE LENDO
  • Muita chuva em Rio de Contas, Chapada Diamantina

    Algumas passagens ficaram bloqueadas devido ao volume de água

    Choveu forte na região de Rio de CONTAS durante toda a madrugada desta quinta-feira (21), riachos transbordaram e em alguns pontos a passagem de veículos ficou inviabilizada.

    Muita chuva em Rio de Contas, Chapada Diamantina

    Um dos locais bastante frequentado por turistas, devido a Cachoeiras, a Ponte do Coronel foi tomada pelas águas, assim como a Ponte do Filó e Riacho de João Ferreira que há anos não registravam um volume de água tão grande. A previsão é que continue chovendo nos próximos dias.

  • Itaetê: Obras do projeto “Moradia Digna” avançam e mais pessoas são beneficiadas com unidades habitacionais

    Foto: Divulgação

    A Secretaria de Assistência Social da cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina, está transformando o sonho da casa própria em realidade para os moradores do município. Em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o projeto “Moradia Digna” beneficia famílias que vivem em vulnerabilidade social com unidades habitacionais ou reformas em residências em situações de emergências. “Minha satisfação hoje é enorme, pois as casas estão praticamente prontas. Fico muito feliz em saber que os beneficiários terão uma casa digna para morar. Isso demostra o emprenho da nossa gestão em levar sempre o melhor para os que mais precisam”, disse a secretária do órgão, Edilene Mendes. 
    Em outubro de 2017 o projeto entregou uma casa e agora mais 13 estão sendo construídas e quatro passam por reformas. A dona de casa Noemi Bispo falou da alegria em ser uma das beneficiadas. “Estou realizando um sonho. Ter minha casinha não tem preço. Estou muito feliz”, disse. 
     

    Itaetê: Obras do projeto “Moradia Digna” avançam e mais pessoas são beneficiadas com unidades habitacionais

    Foto: Divulgação

    O “Moradia Digna” foi iniciado em 2011 pelo ex-prefeito de Itaetê, Ademar Matos, mas só agora na administração do prefeito Valdes Brito que foi retomado. A assistente social Karlene Kelly, que acompanha o projeto, falou do compromisso da gestão com os moradores. “Mesmo quando as obras foram paralisadas, tivemos a comunidade ao nosso lado, pela clareza das informações. A gestão é comprometida e junto com a secretária Edilene e o prefeito Valdes pudemos realizar esse trabalho onde toda a população está satisfeita”. Satisfação é a palavra que resume a felicidade do ajudante de pedreiro Rogério Oliveira. “Primeira vez que terei uma casa para morar. Que alegria, meu Deus. Agradeço a todos da gestão que me ajudaram a realizar esse sonho”, disse aos risos.

  • Mucugê: Nas graças do povo, engenheiro Charles Tony pode ser o grande nome nas eleições para prefeito

    Charles Tony (á direita). Foto: Reprodução

    As articulaçoes para as eleições de 2020 já estão sendo visíveis em Mucugê; no entanto, um nome vem surgindo como forma de acabar com a "Velha Política" do município. O engenheiro Charles Tony Novais, vem caindo nas graças da população e já se desponta como forte candidato.

    Mucugê: Nas graças do povo, engenheiro Charles Tony pode ser o grande nome nas eleições para prefeito

     Apesar de nunca ter sido político, devido a sua vasta experiência como engenheiro e, hoje, secretário de Infraestrutura de Barra da Estiva, além de seu carisma e popularidade, Charles agrega valores fundamentais para o executivo municipal, ao menos essa é a concepção de algumas lideranças e pupulares ouvidos pelo Blog Chapada.
    Siga as nossas redes sociais, clique nos links abaixo:
    Facebook
    Instagran

     

  • Seabra sediou plenária do PPA 2020-2023 para eleger prioridades do território da Chapada Diamantina

    Representantes dos segmentos institucionais, produtivos, sociais e econômicos dos territórios Chapada Diamantina, Sertão do São Francisco e Piemonte Norte do Itapicuru definiram as áreas prioritárias para a execução das políticas públicas do Governo do Estado, nesta terça-feira (19), durante as escutas territoriais. As atividades, realizadas durante todo o dia, nos municípios de Seabra, Juazeiro e Senhor do Bonfim, irão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual Participativo (2020-2023).

    Para o diretor de Turismo do município de Piatã, Raymundo Mazzei, as escutas aproximam do governo aqueles municípios que estão fisicamente distantes da sede administrativa. Dentre as prioridades para o território, Mazzei destaca uma maior abrangência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a necessidade de uma política de sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.

    Marilda Miedema, representante da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), defende a criação de geoparques como forma sustentável de gestão. “O Território da Chapada Diamantina hoje tem dois geoparques instaurados, o Morro do Chapéu e o Serra do Sincorá, uma proposta, que é o Alto Rio de Contas, que já houve um inventário geológico feito pelo Serviço Geológico do Brasil e temos ainda mais outras quatro propostas no estado da Bahia, inclusive o Grutas de Iraquara é uma proposta que está para ser definida. O geoparque aborda não só a questão da conservação do patrimônio geológico, mas as questões turísticas e, principalmente, a geração de renda para as comunidades locais”, explica.

    O processo de escuta territorial, que iniciou em 12 de fevereiro, já  foi realizado nos territórios do Extremo Sul, Médio Sudoeste, Costa  do Descobrimento, Baixo Sul, Sudoeste Baiano, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Corrente, Vale do Jiquiriçá, Velho Chico, Sertão Produtivo, Bacia do Rio Corrente, Litoral Norte e Agreste Baiano, Itaparica, Sisal, Portal do Sertão, Metropolitano de Salvador e Semiárido Nordeste II. A atividade é coordenada pelas Secretarias Estuais do Planjemanto (Seplan) e de Relações Institucionais (Serin)realizada em todos os 27 territórios de identidade até o final do mês de março.

    O Território de Identidade é a unidade de planejamento de políticas públicas do Estado da Bahia. Os territórios são constituídos por agrupamentos identitários municipais formados de acordo com critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos, reconhecidos pela sua população como espaço historicamente construídos ao qual pertencem, com identidade que amplia as possibilidades de coesão social e territorial.

    CONTINUE LENDO
  • Sema e Inema acompanham projeto de revitalização do Rio Utinga

    Foto: Blog Chapada

    O Projeto de Revitalização da Microbacia do Rio Utinga e APA Marimbus/Iraquara, acompanhado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e contratado por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), concluiu etapa de diagnóstico das áreas selecionadas para restauração. O relatório do diagnóstico foi entregue ao secretário do Meio Ambiente, João Carlos Silva, em reunião nesta semana.

    O projeto é resultado de reivindicações de assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), Movimento Associativista Indígena Payaya (MAIP), prefeituras, sindicatos e instituições ligadas ao meio ambiente da Chapada Diamantina.

    O projeto contempla a restauração florestal de 110 hectares, em pequenas propriedades da agricultura familiar, assentamentos de reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, construção de dois viveiros comunitários de produção de mudas, eventos de troca de experiências ambientais entre as comunidades envolvidas, capacitação das comunidades para coleta de sementes, construção e gestão de viveiros, produção de mudas e técnicas de restauração. O investimento total é de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

    Segundo o secretário do Meio Ambiente, o rio Utinga necessita de atenção local, e o Governo do Estado tem discutido o tema e feito investimentos para melhorar as condições na época de crise hídrica. “Esse projeto é o início da agenda de restauração florestal necessária para a região, precisamos dialogar e somar esforços com as prefeituras, instituições locais e agricultores para potencializar as ações de revitalização em curso. Apresentar o cenário, debater e realizar pactuações no âmbito do comitê de bacias é fundamental para a sobrevivência do rio”, destacou João Carlos.

    O diagnóstico é o terceiro produto entregue pelo contrato e inclui o georreferenciamento das áreas selecionadas, levantamento socioambiental, caracterização dos solos, definição das metodologias de restauração, arranjos e croquis. As áreas escolhidas são Áreas de Preservação Permanente (APPs), nos municípios de Lençóis, Bonito, Wagner, Utinga, Lajedinho, Ruy Barbosa, Iraquara, Andaraí e Nova Redenção. A restauração será feita pelo modelo de sistemas agroflorestais (SAF), com espécies nativas e espécies que permitem o aproveitamento econômico.

    Também participaram da reunião a diretora-geral do Inema, Márcia Telles, e o diretor de políticas de Biodiversidade e Florestas da Sema, Murilo Figueredo.

    CONTINUE LENDO
  • Situação precária da BA - 142, principal portal de acesso à Chapada, vira motivo de sarcasmo nas redes sociais

    Das mais variadas formas, as pessoas que necessitam transitar pela BA - 142, principalmente no trecho entre Anagé a Mucugê - ponto mais crítico está entre tanhaçu a Barra da Estiva - estão protestando devido a precariedade da pista, uma maneira de sensiilizar o Governo do Estado a realizar a reconstrução desta rodovia que é por onde escoa grande parte da produção agrícola da Chapada Diamantina e também por onde turistas do Brasil e do mundo passam para visitarem os pontos turísticos desta região.

    Situação precária da BA - 142, principal portal de acesso à Chapada, vira motivo de sarcasmo nas redes sociais

    A grande quantidade de buracos tem causado prejuísos aos condutores, acidentes e muita "dor de cabeça". Populares estão se mobilizando em Ituaçu, Tanhaçu e Barra da Estiva para um protesto onde a rodovia será bloqueada e somente ambulância terá passagem liberada.

  • Barraestivense com excelente nota no Enem estudará em Instituição federal do Oeste da Bahia; veja o vídeo

    Foto: Informe Barra

    A barra-estivense Iara Ferreira deixará sua cidade natal em busca de seu sonho. A jovem obteve excelente nota no Enem e conseguiu vaga na Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Iara diz estar realizando seu grande sonho e cursará Direito em uma universidade de grande porte.

    Veja a entrevista completa que a jovem concedeu ao site Informe Barra:

  • Cipe Chapada prende traficante em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação SSP

    Victor de Souza Guimarães, 29 anos, mais conhecido como 'Paulista', foi preso na quarta-feira (13), após guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada localizar o criminoso traficando drogas, armado, na Vila Operária na cidade de Ruy Barbosa. 

    Com 'Paulista' foram encontrados um revólver calibre 32 com seis munições, 58 trouxinhas de maconha, 23 pedras de crack, uma faca tipo peixeira, um celular e a quantia de R$ 70. “Recebemos uma chamada no nosso número de denúncias e chegamos rapidamente no criminoso”, contou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos. 

    Ainda segundo ele, esse número tem sido fundamental para prisões na região da Chapada. “A população tem total confiança em nossa atuação e na reserva dos dados, já que garantimos a anonimidade”, explicou o oficial.

  • Mulher é baleada por homens em moto quando estava sentada na porta de casa na Bahia

    Foto: Divulgação

    Uma mulher de 41 anos ficou ferida após ser baleada quando estava na sentada na porta de casa, na madrugada desta quarta-feira (13), em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

    De acordo com o posto da Polícia Civil do Hospital Geral da Bahia (HGE), Edileusa Silva dos Santos foi socorrida por uma ambulância e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Em seguida, foi transferida para a unidade médica da capital baiana.

     

    Segundo a polícia, o filho da vítima contou que dois homens desconhecidos chegaram em uma moto, atiraram e fugiram.

    Ainda de acordo com a Polícia Civil, Edileusa Silva sofreu lesões na mão direita, braço esquerdo, no maxilar e no ombro. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

    A autoria e a motivação do crime são investigadas pela delegacia de Itaberaba.

    CONTINUE LENDO
  • Prefeitura de Ibicoara faz grandes investimentos para proporcionar educação de qualidade no município

    Em Ibicoara, Chapada Diamantina, a gestão do Prefeito Haroldo Aguiar vem fazendo uma enorme transformação na área da educação no município.
     

    Prefeitura de Ibicoara faz grandes investimentos para proporcionar educação de qualidade no município

    Este início de ano, além dos alunos dispor de uma merenda de alta qualidade com acompanhamento de nutricionistas, fardamentos e uma equipe de educadores de "ponta", um grande investimento tem sido também realizado nas estruturas das unidades escolares, tornando o ambiente propício para que os professores tenham melhores condições de ensino e os alunos absorvam todo o conhecimento ofertado.

    Prefeitura de Ibicoara faz grandes investimentos para proporcionar educação de qualidade no município

    A sede, zona rural e distritos, estão sendo contemplados pelas ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação, e isso tem sido motivo de grande alegria por parte dos pais, professores e principalmente dos alunos.

  • Chapada: Peritos e PMs fazem surpresa para criança em Itaberaba

    Foto: Divulgação SSP

    “Hoje é aniversário de minha filha e não tenho dinheiro para comprar presente. A única coisa que ela me pediu foi o abraço e o beijo de um policial”. Este relato foi da mãe de Iasmim, 8 anos, na cidade de Itaberaba, que, na tarde de segunda-feira (11), recebeu a visita de peritos técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e de guarnições do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Além do carinho, a criança ganhou também bonecas e um bolo.

     

    Chapada: Peritos e PMs fazem surpresa para criança em Itaberaba

    Foto: Divulgação | SSP

    O perito Fábio Andrade contou que passava de viatura com sua equipe, indo realizar uma perícia, quando a mãe da garota acenou e eles pararam. “Ela começou a contar que era aniversário da filha e que não tinha dinheiro para comprar um presente. Quando coloquei a mão no bolso pensando em ajudar com algum valor, ela interrompeu a minha iniciativa e falou sobre o desejo da filha de ser abraçada e beijada por um policial”, contou.

    O policial acrescentou que após a surpresa, eles entraram em contato com colegas do 11º BPM e foram até o bairro Campo do Governo, ao encontro de Iasmim. “Espero que ela tenha gostado da nossa presença, porém, o maior presente, fomos nós que ganhamos”, declarou Fábio, lembrando ainda que uma perita médica-legal não conseguiu acompanhar a visita, mas enviou uma boneca através deles.

  • Secretário Jerônimo Rodrigues discute em Brasília a criação de Agenda de Aprendizagem com secretários estaduais de Educação

    Foto: Eduardo colin

    O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) reuniu, nesta segunda-feira (11), em Brasília, os 26 gestores estaduais e do Distrito Federal, para discutir ações prioritárias da Educação, em 2019. Um dos pontos abordados foi a construção da Agenda de Aprendizagem, que deve ser defendida junto ao Ministério da Educação (MEC) com uma pauta de interesse dos Estados. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou do seu primeiro encontro no CONSED desde que assumiu a pasta, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, Jerônimo enfatizou os esforços que estão sendo empreendidos na Bahia para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem dos estudantes.

    “O governador Rui Costa iniciou com a gente uma caminhada pelos 27 Territórios de Identidade que compõem o Estado da Bahia, com o objetivo de desenvolver um trabalho para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem, mobilizando os gestores, educadores e as comunidades escolares. Estas ações vêm muito alinhadas com o CONSED, que pretende criar uma Agenda de Aprendizagem, onde podemos compatibilizar um desejo específico da Bahia com uma pauta nacional. E tudo isso, vamos conseguir discutindo e dialogando dentro do conselho”, destacou.

     

     

    Jerônimo ainda enfatizou a importância das reuniões do CONSED para o fortalecimento das agendas estaduais. “Nós estamos bastante envolvidos no dia a dia dos nossos Estados e as reuniões do Conselho nos dão um respaldo técnico, político, de informações e assessoria, principalmente por não podermos estar sempre em Brasília”, afirmou o secretário, ao acrescentar as agendas de interesses comuns dos Estados que são criadas. “Temos aqui a oportunidade desta troca de experiências com Estados que possuem um processo bem encaminhado na estrutura de aprendizagem e sobre pontos que devemos regimentar com outros secretários, para destravarmos questões que acreditamos serem essenciais para o progresso do trabalho. Além disso, há esta rede de parcerias que o CONSED consegue capitanear, tanto no aspecto nacional quanto no estadual, e que pode contribui nesta ação de melhoria da Educação”, afirmou.

    A perspectiva do CONSED é a de que a Agenda de Aprendizagem seja entregue ao Ministério da Educação e também oriente a atuação do Conselho e dos seus grupos de trabalho durante o ano. Neste sentido, as discussões do encontro, e que deverão estar neste documento, envolveram temáticas como o novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); a continuidade de programas como o Pró-Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando liberação de recursos para a construção dos currículos dos Ensinos Fundamental e Médio; a continuidade da implementação da BNCC dos Ensinos Fundamental e Médio e a de avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB).

    CONTINUE LENDO
  • Municípios que compõe o Portal da Chapada se unem em movimento pela recuperação da BA - 142

    Foto: Divulgação

    O pontapé inicial do movimento em prol da recuperação da BA 142 foi dado no último sábado, 9, durante um encontro realizado na Câmara Municipal de Barra da Estiva, com representantes dos quatro municípios integrantes do Portal da Chapada: Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu e Tanhaçu.

    A pauta do encontro foi a recuperação da BA 142, sobretudo o trecho que compreende o município de Anagé até Ibicoara, parte mais crítica da estrada, que é utilizada, dentre outras finalidades, como passagem para pacientes que fazem tratamento de saúde em outros municípios, para escoamento da produção da região e turismo. 

    Municípios que compõe o Portal da Chapada se unem em movimento pela recuperação da BA - 142

    Foto: Divulgação

    Na ocasião, também foi aprovada uma carta aberta, que será entregue ao governador Rui Costa, com a solicitação da obra de recuperação, bem como a iniciativa de um abaixo-assinado, que vai recolher assinaturas de moradores dos quatro municípios. Em média, aproximadamente 100 mil pessoas são diretamente afetadas com a situação da BA 142, local onde já ocorreram diversos acidentes.

    A luta pela recuperação dessa estrada representa um esforço conjunto das cidades do Portal da Chapada, que se uniram para buscar mais desenvolvimento para a região. O asfaltamento da BA 142 vai desenvolver o potencial turístico, facilitar a locomoção dos moradores e diminuir os índices de acidente no local.

    Estiveram presentes no encontro o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro; o vice-prefeito de Barra da Estiva, Ernilson Martins Souza; os vereadores de Barra da Estiva: Valter silva Pereira, o presidente da Câmara, Valdinei da Silva Caíres (Bô); o vice-prefeito de Tanhaçu, José Wilton; os vereadores de Tanhaçu: Valdívio Aguiar Filho (Galego), Eduardo Santana, e o presidente da Câmara, José Wanderley Amorim; o chefe de gabinete do prefeito de Tanhaçu: José Arlindo Araújo Santana; os secretários municipais de Barra da Estiva: Charles Tony Lima, Ednaldo Silva, Adílio Ribeiro Caíres, Sirlandra de Souza Machado. 

    Colaboraram com o evento, representantes da Plenna Assessoria e o diretor presidente da empresa, Bruno Bastos.