• Ibicoara: Moradores do Povoado Paraguaçu denunciam mega estrutura montada por Empresa para desviar água do rio próximo da nascente

    Moradores da comunidade Paraguaçu, povoado que fica na divisa entre Ibicoara e Barra da Estiva, temem que o uso indiscriminado das águas do rio Paraguaçu possa trazer prejuízo a comunidade. Em relato enviado a redação do Informe Barra, moradores do povoado informaram que a uma grande empresa do Ramo Agrícola, sediada no distrito de Cascavel, perfuraram vários poços artesianos para execução de suas atividades, mas as águas destes poços secaram. Deste modo, estão iniciando a sucção em terras arrendadas na comunidade Paraguaçu, a 1km do limite entre Barra da Estiva e Ibicoara, próximo a nascente do para retirar a água e desviar para as suas atividades. Ainda de acordo com os moradores do povoado Paraguaçu, a empresa arrendou, menos de 1 hectare de terra, somente para fazer o uso da água do rio. Diante do fato, o povoado teme que o patrimônio que tanto lutaram para preservar venha a ser destruído pelo uso desordenado e cobram da prefeitura e setores responsáveis pelo meio ambiente a fiscalização das atividades da Empresa.

    Ibicoara: Moradores do Povoado Paraguaçu denunciam mega estrutura montada por Empresa para desviar água do rio próximo da nascente

    Os moradores procuraram o secretário de Meio Ambiente de Ibicoara para que acione os órgãos competentes pra que possam fiscalizar e punir os responsáveis pelo que eles [moradores] consideram ser um verdadeiro crime ambiental.
    Nossa reportagem falou com o secretário de Meio Ambiente de Ibicoara que confirmou a reunião, mas disse não ser de competência da prefeitura fiscalizar a situação, mas que orientaram os moradores a procurarem o Inema e a Seinfra, já que para passarem com as tubulações a empresa fez uma abertura escavações por baixo da pista.