• Corpo de Bombeiros realiza curso de primeiros socorros para Guias Turísticos em Ibicoara

    Foto: Divulgação SSP

    O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do 11°GBM de Itaberaba, realizou um curso de primeiros socorros para 73 guias turísticos da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina. O objetivo é capacitar os condutores ecológicos, para eles saibam o que fazer em casos simples insolações até uma parada cardiorrespiratória (PCR), até a chegada de equipe de emergência especializada.

    Durante as aulas, que duram dois dias e unem teoria e prática, os guias ecológicos aprendem sobre os diversos tipos de traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma PCR. Eles aprendem ainda, como dar os primeiros atendimentos com o mínimo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.

    "Um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades dos guias turísticos, usando como norte o protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association", explicou o tenente BM Álvaro Serrão.

    Corpo de Bombeiros realiza curso de primeiros socorros para Guias Turísticos em Ibicoara

    Foto: Divulgação | SSP

    De acordo com o tenente, que ministra aulas de suporte básico de vida juntamente com o soldado BM Uildon Borges, a idealização da atividade aconteceu no ano passado. "Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo. E só aconteceu graças à visão de difusão de conhecimento e boas práticas da corporação", explicou o tenente Sertão.

    Durante o curso, os condutores ecológicos também têm aulas de noções de primeiros socorros ao afogado, ministradas pelo tenente BM Phillipe Matheus e pelo cabo BM Leandro de Assis. Quando aprendem a lidar com os tipos de trauma ou de dano relacionadas ao meio líquido, com suas peculiaridades. Alinhando isso aos conhecimentos de primeiros socorros para tais situações.

    “Não se trata de curso de salvamento aquático, pois a atuação na água exige a devida especialização. Dentro das 20h de atividade, buscamos demonstrar que até mesmo alguém que não saiba nadar, tem condições de tentar ajudar alguma vítima de afogamento sem colocar a sua vida em risco, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático”, disse o tenente BM Phillipe Matheus.

    Os cursos oferecidos aos guias turísticos são totalmente gratuitos e certificados. A capacitação sobre primeiros socorros é uma exigência da prefeitura de Ibicoara para que os condutores ecológicos consigam a licença para trabalhar e conduzir seus visitantes de forma segura.