• População é convocada para participar da fundação da Associação de Participação Social e Transparência na Administração Pública Municipal de Ituaçu, veja o edital

    O controle social é a participação do cidadão na gestão pública. O termo inclui fiscalização, monitoramento e controle das ações da Administração Pública que a população realiza. É um importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado. Assim, surge a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública. Além disso, o controle social representa uma ferramenta indispensável quanto a prevenção da corrupção e mau uso do dinheiro público.
    O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos. Essa participação é importante pois contribui para a boa e correta aplicação dos recursos públicos, fazendo com que as necessidades da sociedade sejam atendidas de forma eficiente. No entanto, para que os cidadãos possam desempenhar de maneira eficaz o controle social, é necessário que se mobilizem e recebam orientações sobre como podem ser fiscais dos gastos públicos. Nesse caso, o controle social poderá ser exercido de duas formas: direta e indireta.
    A forma direta representa a atuação do cidadão ou grupo social sem a participação ou intermédio de órgão ou entidade pública, que atuaria como um “canal” entre a população e os governantes. Aqui, o controle é feito diretamente pelo povo.
    Com esse objetivo, a Associação de Participação Social e Transparência na Administração Pública Municipal de Ituaçu convoca a todos os interessados para participarem da Assembleia de Constituição que será realizada no dia 09/09/2021, às 19 horas. Confira abaixo o Edital de Convocação.

    População é convocada para participar da fundação da Associação de Participação Social e Transparência na Administração Pública Municipal de Ituaçu, veja o edital
    BAhia
    Ituaçu
    Chapada Diamantina

MAIS NOTÍCIAS