• Após 13 dias, incêndio em Rio de Contas é controlado, diz Corpo de Bombeiros

    O incêndio que atingia a Serra das Almas, região que divide os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlado na noite da segunda-feira (11), 13 dias após o surgimento do fogo.

    De acordo com os bombeiros, após o controle das chamas foi iniciado o trabalho de monitoramento da área afetada para garantir que o fogo não volte. Nesse período os bombeiros e brigadistas vão a campo para verificar o trabalho realizado durante os dias de combate. O monitoramento será feito com a ajuda de aeronaves.

    Ao todo, segundo os bombeiros militares, quase 60 pessoas estão trabalhando nessa operação. Entre eles, além dos bombeiros, estão brigadistas, equipes do grupamento aéreo da polícia militar, pilotos dos aviões cedidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, prepostos do Instituto do Meio-Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e equipes de apoio das Secretarias de Meio Ambiente dos dois municípios.

    O incêndio começou no dia 29 de outubro e atingiu seis áreas florestais. Na cidade de Rio de Contas, além da Serra das Almas, alguns pontos da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPNs) também tinham sido atingidos. Nessa área, o fogo foi controlado inicialmente.

    O incêndio na Serra das Almas também tinha sido controlado na noite de 5 de novembro, mas retornou ainda no mesmo dia.

    Rio de Contas
    Incêndio
    Controlado

MAIS NOTÍCIAS