•  Cantora mirim de Ituaçu se apresenta no SBT no próximo sábado

    Foto: Divulgação

    A pequenina Rayne Almeida de 7 anos de idade, se apresentará no SBT no próximo sábado (25). Natural de Ituaçu, ela gravou para o Programa Raul Gil a sua primeira participação em programa de TV aberta.

    A jovem e talentosa Rayne demonstra sua doçura desde muito pequena nas redes sociais e vem encantando todos por onde se apresenta. No início do mês, dividiu o palco com o cantor e apresentador da TV Aratu, Matheus Boa Sorte.

    A participação da linda Rayne irá ao ar neste sábado (25), a partir das 14h e 15min no SBT.

  • Operação Offerus: Prefeitos de Ipirá e Pilão Arcado são afastados do cargo

    Marcelo Brandão de Ipirá. Foto: Divulgação

    A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União, deflagra na manhã desta terça-feira (21), a Operação Offerus, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos envolvendo a contratação do serviço de transporte escolar nos municípios de Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado, todos na Bahia. A PF cumpre mandados de afastamento do cargo de prefeito em Pilão Arcado (Afonso Mangueira, do PP) e Ipirá (Marcelo Brandão, do DEM).

    Cerca de 90 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas e nas residências dos envolvidos no esquema, além de um mandado de prisão preventiva. Dezoito auditores federais de controle, da CGU, também participam das diligências.

     

     

    Fonte: Bahia Notícias

  • 21 criminosos são capturados em Megaoperação em Itaberaba

    Foto: Divulgação

    As Polícias Civil e Militar realizaram na manhã desta (21) uma megaoperação na cidade de Itaberaba, que contou com cerca de 200 policiais cumprindo mandados de prisão também nas cidades de Ruy Barbosa, Ibiquera e Iaçu.

    A quadrilha apreendida realiza homicídios, roubos e tráfico de drogas na Chapada Diamantina e se preparava para uma ação durante a micareta de Ruy Barbosa na próxima semana. Os líderes da facção, Djalma Barbosa Pereira e Deivid Araújo, continuavam liderando mesmo presos no presídio em Salvador.

    Nesta operação foram localizados e presos:  Carlos Telles de Oliveira, Cássio dos Santos Fagundes, Alessandra Bastos Martins, Maria das Graças Fagundes Souza, Uelton Santos Neri, Marcelo Martins de Oliveira, Jucilane dos Santos Rodrigues, Antônio Carlos Santos da Silva, Isabela Miranda Andrade, Davi Gomes Cardoso, Samuel de Souza Ramos, ÉLDY Santos Ribeiro, Jessiane Brás dos Santos, Júlio Cézar Fagundes de Assis, Edvan Lima Alves dos Santos, Altino Simões da Cruz Júnior, Solon dos Santos Sena, Iremar Lima de Jesus e Genivaldo Andrade Silva Júnior.

    Nas buscas em algumas residências foram apreendidos armas, drogas, documentos falsos e munições. A megaoperação teve o apoio de equipes da PM (CPR Chapada, Rondesp Chapada, Cipes Seminário, Chapada e Central, além do 11º BPM, 29º CIPM E 98 CIPM e da PC (Depin, COE, Coorpins de Itaberaba, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Serrinha e Santo Amaro.

    O Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa,  parabenizou o trabalho em conjunto desenvolvido no interior do estado, “Excelente trabalho integrado. A polícia baiana é diferenciada por conta deste trabalho irmanado.”

  • Governo Temer tem apenas 2,7% de aprovação entre os brasileiros

    Foto: Reprodução/Agência Brasil

    A avaliação da atuação do presidente Michel Temer (MDB) e a sua aprovação atingiram os menores níveis da série histórica das pesquisas realizadas pela CNT/MDA desde 2001. Apenas 2,7% dos 2.002 entrevistados ouvidos entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018  avaliaram o governo Temer como positivo. 

     

    Para 78,3% dos entrevistados a avaliação é negativa e 17,7%, avaliaram Temer como regular. Já a aprovação do desempenho pessoal do presidente atinge 6,9% contra 89,6% de desaprovação; 3,5% não sabem opinar.

     

    O estudo ouviu pessoas em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09086/2018.

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Prefeitura adquire Micro-ônibus para transporte de alunos

    Foto: Divulgação

    O Prefeito Municipal de Novo Horizonte, Djalma Anjos, comemora mais uma aquisição para o município. Através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi adquirido um micro-ônibus que atenderá aos alunos das comunidades rurais de Coiranas e Serafim, garantindo seguranças, conforte e qualidade no transporte dos alunos.

  • 1º Momento Saúde e Beleza é realizado em Palmeiras

    Foto: Divulgação

    Na próxima quarta-feira (22), a Prefeitura Municiapl de Palmeiras irá realizar o 1º Momento Saúde e Beleza. A ação tem como objetivo elevar a autoestima de usuários e familiares de usuários do CAPs, além de levar informações sobre os cuidados de higiene pessoal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados com a saúde através da aferição da pressão arterial e glicemia.

    Durante todo o dia também será possível cortar os cabelos, fazer tinturas, hidratação e escova, maquiagens e outros serviços.

    As atividades serão realizadas no Centro de Atenção Psicossocial durante todo o dia.

  • Acidente grave deixa duas vítimas fatais na BR-242

    Foto: Divulgação

    Um acidente grave aconteceu na madrugada deste domingo (19) na BR-242. A equipe de voluntários Anjos da Chapada Diamantina foram acionados por volta das 05h34min para atender a um acidente grave e que envolvia 02 veículos.

    Ao chegar ao local, 30km da cidade de Seabra, constataram uma carreta carregada de milho tombada na estrada e com 2 ocupantes, além de uma van contendo 14 ocupantes de Ibitira, que voltavam de uma festa no povoado de Martinha dos Mendes em Seabra. Infelizmente 02 ocupantes da van não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito ainda no local.

    As vítimas foram rapidamente socorridas e o estado de saúde estabilizados pela equipe Anjos da Chapada Diamantina, sendo logo após encaminhadas para o Hospital Regional da Chapada. Até o momento não se sabe as causas do acidente.

    A BR-242 fico interditada por aproximadamente 7 horas até a retirada do milho (que era transportado pela carreta) e se espalhou por conta do impacto.

  • Casal é detido em Barra da Estiva com drogas e arma

    Foto: Divulgação

     

    Os policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) durante diligências na tarde do último sábado (18) no município de Barra da Estiva, estiveram fechando o cerco contra o tráfico de drogas. Os policiais realizaram uma abordagem em uma residência onde supostamente seria ponto de tráfico de entorpecentes e onde estaria possivelmente escondido um suspeito de homicídio.

    Ao perceber a presença da guarnição, o elemento fugiu saltando vários muros de residências. Em revista, os policiais encontraram uma pequena quantidade de maconha e cocaína, além de embalagens plásticas para acondicionar a droga e um revólver calibre 32 na residência.

    O casal que estava no local e não tiveram as identidades reveladas foram conduzidos e apresentados na delegacia de Brumado, juntamente com todo o material apreendido para averiguação.

    Até o fechamento desta matéria, o suspeito do homicídio, que evadiu do loca, ainda não havia sido localizado.

  • Lençois recebe visita do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Anselmo Brandão

    Foto: Prefeitura Municipal de Lençois

    O Prefeito de Lençois, Marcos Airton, acompanhado de seus Secretários Municipais, do Comandante da 42ª CPM/Lençóis Major Muniz, e do Comandante Geral Chapada, Coronel Valter Araújo, estiveram na tarde da última quinta-feira (16) prestigiando a chegada ao município do o Coronel Anselmo Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia.

    O Coronel Anselmo que esteve participando do encontro do Colegiado de Coronéis da Polícia Militar da Bahia, que aconteceu em Lençois, foi recepcionado com uma belíssima apresentação da Filarmônica Lyra. O prefeito Marcos Airton também esteve ao lado do Coronel Anselmo em visita ao local onde será construída a Base do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER).

  •  Waldenor e Zé Raimundo visitam a Feira Literária de Mucugê

    Os deputados Waldenor (federal) e Zé Raimundo (estadual) deram uma ligeira trégua nas atividades políticas para acompanhar Feira Literária de Mucugê – Fligê, que acontece desde a quinta-feira (16) e termina neste domingo (19).  O evento que já se consolida na programação cultural do estado, reúne escritores renomados da literatura brasileira, novos autores, editoras e um público variado com jovens e adultos da região da Chapada Diamantina e de outros lugares do estado e do país. Nesta terceira edição homenageia a escritora negra Conceição Evaristo, candidata a ocupar cadeira na Academia Brasileira Letras.

    “É hora de beber um pouco da fonte literária que jorra nesta feira, que nos apresenta tão variada programação, hora de ouvir a sabedoria e a reflexão de Conceição Evaristo e de outros importantes autores e autoras”, disse Zé Raimundo.  Como professores universitários, ele e Waldenor também aproveitam o evento para rever e conversar com colegas e amigos, alunos e intelectuais que lotam os espaços onde estão sendo realizadas as conferências, mesas de conversa, debates e outras manifestações literárias e artísticas da ampla programação da Feira.

  • Lençóis será sede do Rally de Regularidade que será realizado em outubro

    O Club da Amarok Bahia estará realizando o Rally de Regularidade na Chapada Diamantina na categoria Turismo Light, nos dias 11, 12 e 13 de outubro deste ano. Muita aventura e emoção diante de belas paisagens que só a Chapada Diamantina pode oferecer.
    O evento será patrocinado oficialmente pela Volkswagen, através do programa Território Amarok e contará com a parceria da TSO Brasil, abrindo assim, espaço para outras marcas 4×4, com limitação em 10 vagas a princípio, e o restante Amarok. 
    A CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo – estará presente fazendo a fiscalização, já que se trata de uma prova oficial.
    O evento terá como sede o município de Lençóis, mas o percurso envolverá outras regiões da Chapada; o levantamento das trilhas ainda está sendo finalizado.

  • Secretário de Educação Walter Pinheiro e equipe realizam vistoria em colégios de Andaraí

    Foto: Divulgação

    Nesta sexta-feira (17) o Secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, realizou uma visita técnica na cidade de Andaraí. O secretário e sua equipe visitaram as unidades escolares da zona rural e da zona urbana.

    A primeira visita do dia foi ao Colégio Estadual Carmenilza Lima de Matos em Ubaitá (distrito de Andaraí), onde autorizou a implantação do cursos técnico de Agroecologia.

    Logo após, foi feito vistoria na Escola de Educação Integral Dr. Bernardo Spector, pertencente ao município, onde foi recepcionado por alunos, professores e equipe de apoio escolar.

    A última escola visitada foi o Colégio Estadual Edgar Silva, onde além da vistoria técnica, o secretário autorizou a doação de dois ônibus escolares para o município, que atenderá prioritariamente a alunos da zona rural.

    Segundo a Secretaria de Educação do Estado, essas vistorias estão acontecendo por todo estado para avaliar as estruturas das unidades escolares e observar as novas demandas da comunidade escolar, principalmente de acordo com o perfil econômico e cultural de cada localidade, sendo uma constante pela melhoria da educação no estado.

  • Curso técnico em Agroecologia é autorizado para Andaraí

    Foto: Divulgação

    Na última sexta-feira (17) foi autorizada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a implantação do curso técnico de Agroecologia para Andaraí. O curso será realizado no Colégio Estadual Carmenilza Lima de Matos, no distrito conhecido por Ubiraitá, e atenderá inicialmente a 20 alunos.

    Segundo o secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, as aulas devem iniciar a partir do dia 21 de agosto em concomitância com o ensino médio, atendendo a alunos que estão cursando até o segundo semestre do 2º ano.

     

  • Prefeito de Conceição do Coité, Francisco Assis é condenado e pode perder mandato

    Foto: Reprodução/Bahia Notícias

    Francisco Assis (PT), prefeito de Conceição do Coité, foi condenado à perda do mandato e suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de cinco anos por ato de improbidade administrativa. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional da 1° Região (TRF-1), em Feira de Santana, pela juíza Karin Almeida Weh. 

     

    A acusação apresentada pelo o Ministério Público Federal (MPF) contra Assis aponta que o prefeito realizou dispensas indevidas de licitação de cerca de R$ 1,3 milhão da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em 2013. 

     

    No entendimento de Weh, descrito na sentença, o prefeito forjou “situação de emergência para dar falso aspecto de legalidade na sua conduta ímproba" nas licitações. Assis, que também foi condenado ao pagamento de multa civil correspondente a R$ 40 mil, ainda pode recorrer a decisão. Na mesma sentença, o TRF-1 absolveu os donos da empresa contratada por Francisco Assis no suposto desvio de verbas. A Justiça entendeu que Renato Ferreira e Idelva das Virgens são inocentes. 

     

    Em julho deste ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) também condenou o prefeito Francisco Assis (PT)  por compra de votos (lembre aqui). 

     

    Fonte: Bahia Notícias

  •  Professores de Iramaia vão paralisar atividades no dia 21

    Imagem ilustrativa

     

    Em assembléia realizada no dia 15 de agosto, professores do município de Iramaia aprovaram por unanimidade a paralização das atividades por um dia, e acontecerá na próxima terça-feira (21). Os professores pedem o repasse do reajuste obrigatório do Piso Salarial Profissional Nacional.

    A Lei Federal 11.738/2008 instituiu o Piso tendo como data base o mês de janeiro de cada ano. A portaria Ministerial de 27 de dezembro de 2017 de acordo com o custo qualidade aluno estabeleceu um percentual de 6.81% de reajuste do Piso para o ano de 2018.
    Segundo o Núcleo Sindical de Iramaia, o atual gestor do município, Tunga, vêm descumprindo a Lei Federal, ainda declararam que várias audiências foram solicitadas e em todas o prefeito nega ter recursos para realizar o pagamento do reajuste.

    Os sindicalistas não negam a possibilidade de uma greve da classe caso não exista acordo nas negociações.