• Riachão das Neves: Presidente da Câmara será indiciado por abuso de menores

    Foto: Bahia Notícias

    O presidente da Câmara de Riachão das Neves, no extremo oeste baiano, Antonio Rodrigues dos Santos, vai ser indiciado por suspeita de abuso sexual (ver aqui) contra seis menores, duas irmãs e quatro primas. Ele segue preso nesta terça-feira (28) na delegacia de Barreiras, na mesma região. Segundo o Blog do Braga, um inquérito sobre a suspeita foi concluído nesta segunda-feira (27) pelo delegado José Romero.

     

    O suspeito será indiciado por abuso sexual contra crianças e pode ser processado por estupro de vulneráveis. O delegado ainda informou que existem seis denúncias contra o vereador somente em Barreiras. As supostas vítimas, e familiares delas, foram ouvidos pela Polícia e contaram detalhes dos supostos abusos. O vereador, no entanto, negou as acusações.

     

    Ainda segundo o site, a Polícia aguarda o resultado de lima perícia feita no telefone celular e nos computadores apreendidos em uma colônia de pescadores, administrada pelo vereador, e na casa de Antonio de Ulisses. O caso em Riachão das Neves foi iniciado após o Conselho Tutelar de Barreiras, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e o Ministério Público do Estado (MP-BA) tomarem conhecimento através de denúncias de abusos contra uma adolescente de 12 anos. Depois, os pais da menor registraram queixa na delegacia de Barreiras.

     

     

    Fonte: Bahia Notícias

  •  Grave acidente na BA-900 deixa vítima fatal

    Imagem da Internet

    Um homem identificado como Aloísio Lopes dos Santos (conhecido como Luizinho), morreu em um grave acidente na noite deste domingo (26).

    Aloísio residia no Distrito de Cascavel em Ibicoara e por volta das 20h no KM 9 da BA-900 colidiu o veículo que conduzia, um Fiat Uno, em um Fiat Palio. Dois homens estavam no outro veículo tiveram ferimentos leves, foram socorridos pelo SAMU e encaminhados posteriormente para o hospital.

    Após o veículo em que estava Aloísio colidir com o Fiat Pálio, ele colidiu ainda frontalmente com um Fiat Strada, onde estavam três ocupantes que foram salvos graças aos sistema de Airbag do veículo.

    A polícia técnica esteve no local e o corpo encaminhado para o IML. A perícia deve indicar as causas do acidente nos próximos dias.

  • Roubos de motos continuam em Barra da Estiva

    Imagem ilustrativa

    Mais um roubo de motocicleta foi registrado neste fim de semana em Barra da Estiva. No início da noite do último domingo (26) assaltantes interceptaram um homem na zona rural. A vítima, identificado como Silvano, se dirigia a sua residência no povoado do Peru.

    Segundo a vítima, quando se aproximava de uma área de eventos percebeu dois elementos em uma moto Broz e que o seguiu. Ao passar em uma estrada de terra ele foi abordado pelos elementos armados, que ao perceber a presença de um veículo pediu que Silvano fingisse que nada estivesse acontecendo.

    Os bandidos tomaram um rumo ignorado levando a motocicleta Honda Titan, modelo 2000, cor verde e placa CIF final 39. A moto havia sido pega emprestada por Silvano, pois a dele se encontra em manutenção. O boletim de ocorrência foi prestado na delegacia de Barra da Estiva, que agora investiga o caso.

  • Homicídio é registrado na manhã desta segunda-feira  em Itaberaba

    Imagem Ilustrativa

    Um homem foi alvejado a tiros e morreu na manhã desta segunda-feira (27) no bairro da Prima Vera em Itaberaba. Segundo informações, o homem que não teve a identidade revelada foi atingido dentro de uma residência e não resistiu à gravidade dos ferimentos, vindo a óbito no local.

    A polícia militar foi acionada e constatou a veracidade do crime. Até o momento não foi divulgado os motivos do homicídio e os autores.

    Nos últimos dias vários homicídios foram registrados na cidade, porém uma força tarefa está sendo montada para inibir esse tipo de crime.

  •  INSS começa a pagar 13º dos aposentados nesta segunda

    Foto: Divulgação

    Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começarão a receber nesta segunda-feira (27) a primeira parcela do 13º salário.

    O pagamento vai até o dia 10 de setembro e varia conforme o valor do benefício do segurado e o número final do cartão, sem o dígito. Quem ganha até um salário mínimo (R$ 954 hoje) terá o dinheiro depositado na conta entre amanhã e o dia 10 de setembro. Já quem recebe benefício maior terá o pagamento feito entre os dias 3 e 10 de setembro.

    A consulta ao extrato com os valores foi liberada na quinta-feira e pode ser feita no site meu.inss.gov.br.

    Para isso, é preciso ter senha. O cadastro é rápido e o aposentado poderá conferir logo em seguida quanto irá sacar de abono de Natal.

    O extrato trará diversas informações sobre o pagamento. Será informada a competência, que é o mês a que se refere o pagamento. Neste caso, está sendo paga a competência oito, referente a agosto. Há também a previsão de data em que os valores cairão na conta.

    O documento informa ainda ao segurado o valor líquido neste mês, somando o benefício e o 13º salário.

    Em alguns casos, estará indicado o código 137, mostrando que o instituto fez um arredondamento do valor final a ser pago.

    Se o aposentado tem mais de 65 anos, o extrato dele também aponta o código 303, indicando a parcela isenta do Imposto de Renda, que faz com que esse segurado pague menos IR.

    A primeira parcela do 13º deve ser exatamente igual à metade do benefício mensal para quem já estava aposentado no início deste ano ou antes. Para quem começou a receber um benefício do INSS depois, a partir de fevereiro, por exemplo, o dinheiro liberado é proporcional.

    A segunda parcela do abono de Natal será paga entre o fim de novembro e o início de dezembro. Nela, haverá a cobrança do Imposto de Renda, no caso de quem é obrigado por lei a pagar o IR.

    O adiantamento da primeira parcela do 13º do INSS ocorre desde 2006, após acordo do governo com os sindicatos de trabalhadores, mas, para o benefício sair, depende de decreto anual.

     

     

     

    Fonte: Bahia Notícias

  • Autoridades policiais se reúnem para alinhar ações em Itaberaba e região

    Imagem Ilustrativa

    Na manhã deste domingo (26), ocorreu uma reunião com o objetivo de alinhar ações que manterão a ordem e segurança dos munícipes de Itaberaba e região.

    A reunião foi realizada na sede do 11º BPM/Itaberaba e contou com a presença das seguintes autoridades: Comandante das Guarnições da PATAMO empregada nas operações – TEM PM Monteiro, Comandante da CETO do 11º BPM – CAP PM Araújo, Comandante do 11º BPM – TEM CEL PM Marcelo Queiroz, Comandante de Policiamento da Região da Chapada – CEL PM Walter Araújo, Delegado Titular da DT de Itaberaba – Dr. Fábio Pereira, Coordenador de Área da RONDESP/CHAPADA – Ten CEL Geraldo e o Coordenador das 12 COORPIN – Dr. Geraldo Adolfo.

  • Policiais em Ruy Barbosa realiza apreensões durante patrulhamento

    Foto: CIPE Chapada

    Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento de Ruy Barbosa realizaram nesta sexta-feira (24) apreensões de cocaína, maconha e armas de fogo durante patrulhamento preventivo, devido a micareta.

     Após uma denúncia, uma guarnição se deslocou até a Fazenda Manuel Antônio para averiguação, foi quando avistaram dois elementos em fuga e abandonaram 10 pinos de cocaína, seis trouxas de maconha e duas espingardas de fabricação artesanal, segundo informações da Cipe.

    Os policiais continuaram a busca pelos elementos nas proximidades, porém não obtiveram êxito. Os materiais apreendidos foram apresentados pelos policiais na Delegacia Territorial de Ruy Barbosa.

  • PM e três suspeitos de tráfico são mortos durante confronto em Itaberaba

    Foto: Reprodução/A Tarde

    Um policial e três suspeitos de tráfico de drogas morreram em duas situações de confronto na noite desta quinta-feira, 24, na cidade de Itaberaba, a 290 km de Salvador.

    A primeira delas ocorreu quando agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada tentou uma abordagem a Adaílson Oliveira Santos, que não obedeceu à determinação e reagiu atirando. O suspeito de ser um dos líderes do tráfico na região foi baleado e não resistiu. Com ele, foram encontrados uma arma, munições e um colete balístico.

    Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a equipe prosseguiu com as diligências pelo bairro Oriente, à procura dos outros dois suspeitos, Alex dos Santos Ferreira e Fernando Sena de Moraes, que lideravam uma facção no município. Esta organização foi alvo de uma megaoperaçãorealizada na última terça, 21, que resultou em 21 presos.

    Ao serem localizados, os dois traficantes se esconderam em um imóvel, quando foi iniciado o tiroteio. Eles foram baleados e mortos no local. O cabo Crenildo Freitas Macêdo também foi atingido e chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, mas não resistiu.

    Além de armas e drogas, uma motocicleta roubada foi apreendida com o trio. Unidades territoriais e especializadas da polícia continuam em busca de outros integrantes da quadrilha.

     

     

    Fonte: A Tarde

  • 	Polícia Militar intensifica ações durante festejos em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação da 11º BPM de Itaberaba

    Um grande esquema de segurança foi montado pelo 11º BPM de Itaberaba para a Micareta de Ruy Barbosa que acontece entre os dias 24 a 27 de agosto.

    A primeira noite de festas foi marcada por um grande contingente de policiais que dão total segurança aos foliões. Além da equipe do 11º BPM de Itaberaba, uma equipe da Cipe Chapada está espalhada durante o percurso. A ação conjunta resultou na desarticulação de uma quadrilha de furto de celular vinda de Salvador para atuarem durante a festa, e 08 celulares foram recuperados.

  • Doença canina assusta moradores de Palmeiras

    Foto ilustrativa

    Um surto de cinomose tem preocupado moradores de Vale do Capão (distrito de Palmeiras). A doença viral é altamente contagiosa para os cães e pole levar o animal a óbito, mas não atinge os seres humanos.

    A doença tem tratamento, porém deve ser iniciado antes que se manifeste de forma grave. Segundo informações mais de 10 animais já morreram no distrito em decorrência da doença.

    Os primeiros sintomas da doença são perda de apetite, corrimento nasal e ocular, vômito e diarreia, febre e dificuldade para respirar. Numa fase mais avançada, o animal apresenta convulsões, paralisias, comprometimentos do sistema nervosa e tiques nervosos. Um veterinário deve ser consultado assim que o animal aparentar os primeiros sintomas.

    A única forma de prevenção é através de vacinas que devem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida do animal. Um mutirão de Saúde está sendo organizado pelo grupo Bichos do Capão dos dias 27 a 30 de agosto na Rua Harmonia, onde serão disponibilizados serviços como vacinação, castração e atendimento clínico.

  • Operação prende mais de 600 suspeitos de homicídios em 16 estados e no DF

    Foto: Reprodução/Rede Globo

    A Operação Cronos, do Ministério da Segurança Pública, prendeu 643 suspeitos de homicídio em 16 estados e no Distrito Federal nesta sexta-feira (24). De acordo com o G1, a expectativa é que o número passe de mil até o fim do dia. Quase 5 mil policiais cumprem os mandados.

    A Operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. “Nós vamos ter cada vez mais operações nacionais e cada vez mais operações integradas no combate ao crime”, comentou o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

     

    Fonte: Rede Globo

  • Sexta-feira de terror nas redes sociais de Itaberaba

    Foto ilustrativa

    Nesta sexta-feira (24) dezenas de mensagens mentirosas (Fake News) se espalharam no grupos de Whatsapp em Itaberaba. Vídeos, textos, fotos e áudios foram divulgados sendo supostamente um revide da polícia contra a morte do Cabo/PM Crenildo Freitas (morto por um criminoso durante uma operação).

    O comando da Polícia Militar na tentativa de acalmar a população, emitiu uma nota pública onde pede para população não confiar nos “Fake News” e frisa que a polícia não causa terror, onde suas ações são baseada unicamente na lei. A nota foi emitida pelo Comando de Policiamento da Região da Chapada Diamantina.

  • Ação Saúde sem Fronteiras chega a Ituaçu

    Foto: Divulgação

    A comunidade de Ituaçu recebe neste sábado (25) recebe a equipe da ação Saúde sem Fronteiras no combate ao rastreamento de Câncer de Mama. A unidade móvel que é doada de equipamentos de alta geração e atenderão mulheres de faixa etária de 50 a 69 anos. A previsão é que sejam realizados 1.290 exames.

    Para as mulheres que tiverem o diagnóstico positivo, a Secretaria de Saúde do Estado dará toda assistência em exames complementares e o encaminhamento para o tratamento.

    A unidade móvel estará atendendo no período de 25 de agosto a 04 de setembro na Avenida José Carlos Brito, no Ginásio de Esportes Municipal Alves Rocha e será  liberado atendimento somente para mulheres que estiverem portando um documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço das 7h às 18h.

     

  • Curso técnico em Agroecologia tem bons resultados na região de Wagner

    Imagem ilustrativa

    Vidas tem sido transformadas através da profissionalização. Desde que o curso de Agroecologia foi iniciado no Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina I (CETEP), em regime de alternância em 2017, a região tem sido beneficiada com a eliminação da evasão escolar e na economia, principalmente nas áreas rurais. Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos que são colocados em prática nas produções familiares, ampliando o conhecimento das famílias e contribuindo para a produção familiar com ainda mais qualidade.

  • João Doria tem direitos políticos suspensos por decisão da Justiça

    Foto: Reprodução/Bahia Notícias

     

    O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao governo, João Doria, teve seus direitos políticos suspensos após a 11ª Vara da Fazenda Pública da Justiça acusar o gestor de vincular sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa “SP Cidade Linda”. O tucano pode recorrer a decisão. 

    De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, além da suspensão dos direitos políticos por quatro anos e a proibição de contratar com o poder público, a magistrada ainda condenou Doria a ressarcir a prefeitura. A decisão aponta que o ex-prefeito deve ressarcir, com juros, de forma integral, os valores gastos com a publicidade e confecção de materiais e produtos com o slogan "SP Cidade Linda". 

    Outra sanção imposta foi multa civil correspondente a 50 vezes o valor da remuneração de Dória à época dos fatos. Com salário bruto de R$ 24,1 mil, o valor soma pouco mais de R$ 1,2 milhão. Ele comandou a prefeitura da capital entre janeiro de 2017 e abril de 2018.

    Doria foi denunciado pelo Ministério Público por ter vinculado sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa "SP Cidade Linda", "demonstrando desvirtuamento da finalidade da propaganda oficial". A propaganda irregular com o rosto de Doria foi anexada pelo ex-prefeito em redes sociais pessoais e oficiais da Prefeitura de São Paulo, além de  ser usada em outdoors e como propaganda em campo de futebol com jogo da seleção brasileira. 

     

     

    Fonte: Bahia Notícias