• Bahia: Crime ambiental policia resgata 40 pássaros silvestres durante fiscalização

    Policiais rodoviários federais resgataram 40 pássaros silvestres, na Br 110, trecho do município baiano de Olindina, distante 220 quilômetros de Salvador. Durante ronda de fiscalização pelo Km 251, da BR 110 os agentes avistaram uma gaiola pendurada na área externa de um estabelecimento comercial. Ao se aproximarem constataram que um pássaro silvestre era mantido preso.

    Ao ser realizada busca na parte interna do estabelecimento foram encontradas mais catorze aves, todas presas em gaiolas. Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro, azulão, cardeal, cabloclinho, papa-capim, bico-de-veludo e canário-da-terra.

    O proprietário do comércio, um homem de 53 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais. Ao ser questionado informou que capturou as aves ali mesmo nas proximidades de seu imóvel.

    Já no Km 252, os agentes também flagraram aves silvestres eram mantidas presas dentro de uma residência. Diante da situação irregular, os PRFs após autorização do proprietário da casa, entraram no imóvel e resgataram 25 pássaros em cativeiro sem qualquer autorização do órgão ambiental. Entre os animais estavam canário da terra, tico-tico, papa-arroz, tiziu, entre outros.

    Em razão dos fatos apresentados, foram lavrados 02 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os responsáveis responderão na Justiça por crime ambiental previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros resgatados foram encaminhados a Secretaria do Meio Ambiente de Ribeira do Pombal.