•  Tribunal de Justiça garante manutenção de curso de pedagogia em Brumado

    Foto: Divulgação

    Em decisão judicial divulgada no início da tarde desta sexta-feira (31), o desembargador Baltazar Miranda Saraiva suspendeu a decisão judicial que interrompia imediatamente e por tempo indeterminado o curso de Pedagogia no Campus XX, em Brumado.

    A reviravolta do caso se deu após a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) dar entrada em um mandato de segurança com pedido de liminar no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Uma das alegações de defesa da UNEB faz referência à incompetência do juiz de origem, considerando que o ato iniciou na Comarca de Brumado. Além disso, foi comprovado através de declaração que o Conselho Universitário (Consu) em sessão ordinária no dia 13/08/2018 aprovou por unanimidade a oferta do curso de Pedagogia no Campus XX – em Brumado, em cooperação interdepartamental com o Campus XII, localizado em Guanambi. Desta forma acata as exigências para permanência do curso e não atende a alegação da Autora de que a criação se deu por ato unipessoal do Reitor, sem conhecimento pelos órgãos plenários da instituição.

    Nessa sexta-feira alunos manifestaram nas ruas de Brumado contra a ação popular que impedia a continuidade do curso. O tema vem sendo discutido há 17 dias, desde que foi impetrada na justiça, e já tem sido tratado como uma rivalidade política por professores e alunos da universidade.