• Doença canina assusta moradores de Palmeiras

    Foto ilustrativa

    Um surto de cinomose tem preocupado moradores de Vale do Capão (distrito de Palmeiras). A doença viral é altamente contagiosa para os cães e pole levar o animal a óbito, mas não atinge os seres humanos.

    A doença tem tratamento, porém deve ser iniciado antes que se manifeste de forma grave. Segundo informações mais de 10 animais já morreram no distrito em decorrência da doença.

    Os primeiros sintomas da doença são perda de apetite, corrimento nasal e ocular, vômito e diarreia, febre e dificuldade para respirar. Numa fase mais avançada, o animal apresenta convulsões, paralisias, comprometimentos do sistema nervosa e tiques nervosos. Um veterinário deve ser consultado assim que o animal aparentar os primeiros sintomas.

    A única forma de prevenção é através de vacinas que devem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida do animal. Um mutirão de Saúde está sendo organizado pelo grupo Bichos do Capão dos dias 27 a 30 de agosto na Rua Harmonia, onde serão disponibilizados serviços como vacinação, castração e atendimento clínico.