• Agroindústria de fruticultura orgânica poderá gerar mais de 2 mil empregos na região da  Chapada

    Imagem Ilustrativa

    A Chapada Diamantina está desvendando seus encantos. Além de ser um dos melhores lugares para passeio no mundo, agora tem chamado atenção da agroindústria e pode se tornar um polo de alimentos orgânicos. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Estado (SDE), investimentos que juntos somam aproximadamente R$ 2,15 bilhões, feitos por cinco empreendimentos fase de implantação.

    Temos como exemplo dos investimentos realizados na região da Chapada, a Bioenergia Orgânica, instalada na cidade de Lençois.  Por esta empresa está sendo cultivados oito tipos de frutos, como: manga, maracujá, acerola, banana, limão, goiaba, umbu e abacaxi. Está prevista a fase de industrialização para 2019, onde serão investidos mais de R$ 60 milhões. Os produtos fabricados serão vendidos para o mercado nacional e internacional, pois a empresa já possui certificação para comercialização de produtos para o exterior e para os consumidores internos.

    Quando a unidade industrial da Bioenergia Orgânica estiver funcionando na sua capacidade máxima e em três turnos, serão gerados em torno de 2 mil empregos diretos. O objetivo é implantar uma Macro Zona de Produção, com unidades próprias de cultivo, parceiros produtivos de agricultura familiar e grupos quilombolas. Serão fornecidas mudas, composto orgânico, e toda a produção será monitorada. A empresa pretende garantir, através de contrato, a compra de 100% da produção. Em contrapartida, o parceiro terá o compromisso de vender no mínimo de 50% da sua produção