• Estudante de Andaraí ganha medalha de ouro na 13ª OBMEP

    Foto: Divulgação

    O estudante Luan Ramires, do Colégio Estadual Edgar Silva foi medalhista de ouro na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2017. A cerimônia de premiação nacional aconteceu no Centro de Exposições e Convenções Riocentro no dia 02/08, no Rio de Janeiro.

    Em todo país, 576 alunos foram medalhistas de ouro e pela primeira vez a olimpíada contou com a participação de alunos da rede privada de ensino.

    Luan já coleciona medalhas com apenas 17 anos de idade, são quatro medalhas de ouro e uma de prata na OBMEP. Ele conta que a olimpíada foi decisiva para despertar seu interesse pela disciplina. “Passei a me dedicar nos estudos da Matemática por causa da OBMEP. Meu primeiro contato com a Matemática foi através de minha mãe, que sempre me incentivou e quem me apresentou a OBMEP. Conquistar mais uma medalha de ouro é muito gratificante”, ressaltou o jovem

    A rede estadual da Bahia foi contemplada com 11 medalhas de ouro, 24 de prata e 41 medalhas de bronze. Durante o evento professores também foram diplomados e as escolas que lecionam receberam materiais esportivos e didáticos.

    Dados da organização da OBMEP dão conta de que a sua 13ª edição manteve o número de medalhas das edições anteriores a alunos de escolas públicas de todo o país: 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.506 de bronze, além de e 38,6 mil menções honrosas. Os alunos de escolas particulares – participaram um total de 4.473 colégios – receberam 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas. Dos 18,2 milhões de estudantes inscritos (do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio), 941 mil foram classificados para a segunda fase da competição, sendo que 903 mil são de escolas públicas e 38 mil, de particulares.