• Consumo de produtos sustentáveis aumenta entre brasileiros

    A preocupação com a origem de produtos de consumo, as etapas de produção e o comportamento sustentável das empresas, têm se tornado uma das inquietações dos brasileiros na escolha dos produtos.

    Produtos e serviços que apostam no conceito de sustentabilidade teve um aumento considerável nos últimos 06 anos segundo dados da Pesquisa Akatu 2018, que está em sua quinta edição e investiga a evolução do grau de consciência dos brasileiros no comportamento de consumo, além de indicar os principais desafios, motivações e barreiras à prática do consumo consciente.

    Segundo a pesquisa, em seis anos pulou de 29% para  48% o número de consumidores brasileiros que compraram produtos feitos com material reciclado. Já os que aderiram a uma alimentação orgânica saltou de 23 % para 48% nesse mesmo período.

    Outro dado relevante na pesquisa foi sobre o aumento de consumidores de produtos de origem sustentável, que passou de 32% para 38%.

    Para quem deseja empreender nesse segmento é necessário a prática dos  três “Rs” – reduzir, reutilizar e reciclar. Seguindo esse pensamento, André Gustavo Barbosa, o analista do SEBRAE – BA, aconselha a divulgação dessa prática de sustentabilidade ajudando a educar o consumidor. “O importante para a empresa é praticar essas ações. Mas, no jogo de mercado, tem que fazer com que o cliente perceba essa preocupação para que assim consiga agregar esse valor imaterial ao produto e serviço. A empresa tem que investir nessa comunicação. Trabalhar a inovação e ter um discurso alinhado com a prática, porque o consumidor não é bobo e vai perceber se aquilo é só uma estratégia de marketing para conquistá-lo”, completa o especialista.

    Ainda segundo a pesquisa, o consumidor valoriza as empresas que cuidam mais de pessoas, como atuar no combate infantil, investir em programas de contratação de pessoas com deficiência, oferecer boas condições de trabalho e  contribuir com o bem estar da comunidade onde está localizada.

     

    Clique aqui para acessar a apresentação da Pesquisa Akatu 2018.

     

    Fonte: https://www.akatu.org.br/noticia/pesquisa-akatu-2018-traca-panorama-do-consumo-consciente-no-brasil/