• RELATOR DE MP PROPÕE REINCORPORAR CUBANOS AO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

    Foto: Reprodução / Antonio Cruz / Agência Brasil

    Médicos cubanos que faziam parte do Mais Médicos poderão voltar a atuar no programa por até dois anos. A proposta consta de relatório apresentado na última terça-feira (17) em comissão que analisa a medida provisória que cria o Médicos pelo Brasil, programa que deve substituir gradativamente o Mais Médicos.

    Nesse período de dois anos, os médicos devem fazer provas de revalidação do diploma e receber o valor integral da bolsa paga aos profissionais. Se aprovados, poderão continuar a exercer a profissão. 

    Segundo o relator, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), a sugestão visa atender a uma "excepcionalidade" da situação vivida pelos médicos cubanos que decidiram permanecer no Brasil após o anúncio do fim da sua participação no programa. 

    A estimativa atual do governo é que cerca de 1.800 médicos cubanos tenham permanecido no país. 

    No relatório, Moura sugere que os médicos voltem a atuar no Mais Médicos por até dois anos, mas sem que o contrato seja intermediado por entidades. Neste caso, o valor da bolsa, hoje de R$ 11.800, seria pago diretamente aos profissionais --antes, a maior parte desse valor era destinado ao país caribenho, que enviava os médicos por meio de um acordo com a Organização Panamericana de Saúde.

     

    O relator diz ter feito a proposta para atender apelos de parlamentares "em função da situação humanitária difícil em que se encontram esses profissionais e da sua importância para a atenção à saúde nas localidades mais carentes".

    por Folhapress


MAIS NOTÍCIAS