• Cipe Chapada impede que homem com medida protetiva atacasse irmã em Mucugê

    Guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada evitaram, na noite de sexta-feira (22), que Cássio Souza Soares atacasse a sua irmã, na cidade de Mucugê. Uma medida protetiva determinava uma distância que foi desobedecida.

    Os militares receberam uma ligação da vítima e foram até o povoado de João Correia. Chegando no ponto indicado, flagraram Cássio próximo da casa onde a sua irmã mora. Sabendo que ele andava armado, após conversa inicial, os militares encontraram uma espingarda artesanal.

    Cássio e a arma foram apresentados na Delegacia Territorial de Seabra.

  • Polícia Civil age rápido e elucida homicídio ocorrido em Cascavel; autor está sendo procurado

    Foto: Divulgação Polícia Civil

    A Polícia Civil de Ibicoara, comandada pelo Delegado Dr. Joildo dos Humildes, em ação rápida nas investigações, elucidou o crime ocorrido no último domingo (24). A polícia concluiu que o autor do crime se trata de um indivíduo conhecido como Negão, que está foragido. A Polícia Civil busca por informações do seu paradeiro e qualquer dado pode ser compartilhado com a unidade através do numero (77) 3413-2110.

  • Itaeteense é executado a tiros no distrito de Cascavel, em Ibicoara

    Foto Blog Chapada

    Na noite de ontem (24) um homicídio foi registrado no distrito de Cascavel, em um local conhecido como Casas Populares. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, a vítima identificada como Raimundo Oliveira de Jesus foi atingido por quatro tiros na região do tórax e cabeça. Ainda segundo informações, Raimundo teria discutido com um homem conhecido como Moisés Santos Xavier, vulgo “Negão”, momentos antes do ocorrido.

    A vítima é natural da cidade de Itaetê e possuía antecedentes criminais por Tráfico de Drogas.

    A polícia está realizando diversas diligências na intenção de prender o suspeito do crime. Os motivos da discussão que levou a morte de Raimundo não foram divulgadas. O corpo foi encaminhado para o IML de Brumado para realização de necropsia.

  • Prefeitos de municípios da Chapada Diamantina se reúnem em Itaberaba no intuito de formarem o Consórcio Público de Saúde

    Prefeitos de 18 municípios da Chapada Diamantina unem forças para que seja formado o Consórcio Público de Saúde, no intuito de juntos com o Governo do Estado, ratearem os custos com a assistência à Saúde e melhor atenderem à população; dentre os benefícios, se encontra a implantação da Policlínica Regional.

    Prefeitos de municípios da Chapada Diamantina se reúnem em Itaberaba no intuito de formarem o Consórcio Público de Saúde

    Na última sexta - feira (22), os prefeitos de: Seabra, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Abaíra, Iaçu, Itaetê, Utinga, Lençóis, Ibiquera, Wagner, Andaraí, Ruy Barbosa, Lajedinho, Mucugê; além de  representantes de Nova Redenção, Piatã, estiveram reunidos em Itaberaba com o prefeito anfitrião,  Ricardo Mascarenhas, para darem o primeiro passo na formação do Consórcio, que poderá ter Itaberaba como sede. O número de municípios que estiveram presentes ou mandaram seus representantes, mostra o quanto há interesse na formação do consórcio, interesse este que será levado ao conhecimento do governador Rui Costa para que a criação seja consolidada.

  • Neste carnaval Comissão da Mulher lança a campanha

    Foto: Leone Serafim

    A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), lançará no próximo dia 26 a campanha “Meu corpo não é sua fantasia”, com o objetivo de alertar para o assédio sexual durante o Carnaval. O ato acontecerá às 16h, em frente ao Elevador Lacerda. A ideia é promover ações nos circuitos da folia e distribuir material gráfico com orientações sobre o tema, bem como canais de denúncia.

    “Carnaval tem música, bloco, confete, serpentinas, mas também são frequentes beijos roubados, apalpadelas e palavras de baixo calão. Tais atitudes constrangedoras são sempre direcionadas às mulheres, vítimas corriqueiras de abuso e constrangimento sexual”, diz a presidente da comissão, a vereadora Ireuda Silva (PRB). O colegiado se reuniu na tarde desta terça-feira (19), com a presença do presidente da Câmara, Geraldo Júnior (SD).

    Ainda de acordo com a republicana, a campanha, que recebeu amplo apoio de todos os vereadores, incluindo os da oposição, trabalhará em parceria com a Guarda Municipal, com a Ronda Maria da Penha (Polícia Militar), com o Observatório da Discriminação Racial, LGBT e Violência Contra a Mulher da Secretaria Municipal de Reparação e com as secretarias municipal e estadual de Políticas para Mulheres.

    Além da vereadora Ireuda, compõem a comissão as vereadoras Cátia Rodrigues, Marta Rodrigues, Ana Rita Tavares, Lorena Brandão e Marcelle Moraes, além de Marcos Mendes e Aladilce Souza, ambos suplentes.

    CONTINUE LENDO
  • Ituaçu: Esquecida nas gestões anteriores, Escola do Paquetá é reformada e entregue à comunidade; veja o vídeo

    O prefeito Adalberto Luz e demais componentes do seu governo estiveram presentes.

    Mesmo atendendo as comunidades de Paquetá, Formosa, Cobra e adjacências, há muito tempo (cerca de 15 anos) que a Escola Municipal Paquetá não era reformada, passava apenas por pequenos reparos e o estado de conservação era precário. Como compromisso da Gestão do prefeito Adalberto Luz para com a Educação, na última quinta - feira (21), uma aula inaugural foi realizada e uma escola totalmente reformada e ampliada foi entregue à comunidade; veja o vídeo

  • Unidade da Cipe Chapada passa a contar com apoio canino

    Foto: Divulgação | SSP

    O trabalho dos integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada contará com um novo suporte a partir de março, quando terá inaugurado em sua sede o primeiro canil setorial. Um cão, da raça Pastor Belga Mallinois, vai compor o efetivo da companhia a partir do dia 11.

    Segundo o comandante da unidade, major Ricardo Passos, a chegada do cão farejador aumentará a eficiência nas ações de combate ao tráfico de drogas. “Seu trabalho será na busca de entorpecentes, colaborando na diminuição do tempo/resposta que teremos”, disse.

    Passos pontuou ainda que será firmada uma parceria entre a Cipe Chapada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de auxiliar os policiais nas abordagens de veículos e de caminhões cargueiros que trafegam pela Rodovia Mílton Santos (BR-242), principal corredor que liga a região Oeste a Salvador.

    “O faro do pastor belga otimizará o trabalho da guarnição na procura das drogas em malas, painéis e fundos falsos dos veículos”, explicou, lembrando que este cão já vem sendo treinado por equipes da Cipe Sudoeste. 

    CONTINUE LENDO
  • MPs recomendam que Inema comprove fiscalização e controle sobre uso das águas da Bacia do Paraguaçu

    Foto: Blog Chapada

    Buscar um plano de operação da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo que não prejudique o equilíbrio ambiental da Reserva Extrativista (Resex) Baía do Iguape – situada 20 km abaixo da hidrelétrica. Este é o objetivo dos Ministérios Públicos (MPs) Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MPBA), que expediram recomendação conjunta ao Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), requerendo a apresentação de dados que evidenciem a efetiva fiscalização do uso da água dos rios que compõem a Bacia do Paraguaçu.

    Conforme informações prestadas pelo próprio Inema, a Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, localizada no centro-oeste da Bahia, possui uma área total de 54.877 km2, correspondendo a 10% de todo o território da Bahia, englobando total ou parcialmente 86 municípios. O uso das águas da bacia interfere diretamente na Barragem de Pedra do Cavalo, e pode trazer consequências drásticas à Resex, afetando a vida de milhares de famílias extrativistas -incluindo remanescentes de quilombolas – que habitam a região e vivem dos recursos da reserva há cerca de 20 anos. A fiscalização do uso da água da bacia é essencial, para que seja possível estudar e determinar uma vazão de água que permita a operação da usina sem afetar o equilíbrio ambiental da reserva.

    O Inema é o órgão responsável por conceder a licença ambiental e fiscalizar as concessões fornecidas pelo estado para a captação, o barramento e o despejo de resíduos na bacia hidrográfica – inclusive se estes resíduos foram devidamente tratados para evitar a poluição das águas. A ele cabe, também, exercer poder de polícia administrativa em relação às atividades com potencial de degradar o meio ambiente, aplicando advertências, multas, apreensão, embargo, interdição temporários e suspensão parcial de atividades de maneira preventiva ou corretiva.

    Na recomendação, os MPs requerem, entre outras medidas, que o Inema preste informações, dentro de 30 dias, sobre todas as concessões atualmente vigentes dos múltiplos usos das águas da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, e dos critérios para autorização destas concessões. O instituto deverá, ainda, empreender esforços para fiscalizar e combater as ligações clandestinas e usos irregulares das águas, apresentando também dentro de 30 dias, o cronograma de fiscalização das ligações clandestinas e usos irregulares para o ano de 2019 e o prazo para informação do resultado destas fiscalizações aos MPs. A recomendação demanda, ainda, a apresentação de estudo detalhado sobre o processo de eutrofização – crescimento excessivo de plantas aquáticas em níveis que afetem a utilização normal e desejável da água – de toda a Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, necessário para auxiliar a tomada de decisão sobre o plano de funcionamento do Complexo Pedra do Cavalo.

    A recomendação, assinada em 1º de fevereiro, concedeu o prazo de dez dias úteis para que o Inema informe sobre o acatamento ou não da recomendação, contados a partir do recebimento da mesma.

    CONTINUE LENDO
  • Veja os detalhes da ação que resultou na morte de Babá, suspeito do assassinato do delegado Marcos Torres

    A polícia detalhou a ação que resultou na morte do sequestrador e suspeito do homicídio do delegado Marcos Antônio Torres, em abril de 2018, Amauri Francisco de Sousa, o 'Babá', 'Oito de Paus' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, que foi localizado durante uma operação conjunta, realizada na madrugada desta quinta-feira (21), no município de Utinga, região da Chapada Diamantina e não em Seabra como noticiado pelo Informe Barra.

    Babá estava com comparsa identificado como 'Van do Cocau', em uma região de mata, na zona rural da cidade. Ele mantinha acampamento e cultivava uma roça de aproximadamente 12 mil pés de maconha. O local funcionava como esconderijo de luxo com chuveiro elétrico, wifi e uma geladeira bem abastecida para manter a dupla.

    Veja os detalhes da ação que resultou na morte de Babá, suspeito do assassinato do delegado Marcos Torres

    Dr. Marco Torres | Foto: Blog Chapada

    Além de sequestro, Babá tinha outros seis mandados de prisão em aberto por associação criminosa, homicídio qualificado, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma. Era investigado, ainda, por um triplo homicídio ocorrido na cidade de Souto Soares. 

    Babá e Van do Cocau atiraram contra os policiais e foram feridos. Com os dois foram encontrados uma espingarda e uma escopeta, ambas de calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e munição de diversos calibres. Socorridos ao Hospital Municipal de Utinga, eles não resistiram aos ferimentos. Van do Cocau também tinha mandado de prisão preventiva. 

    Integraram a operação unidades Coordenação de Operações Especiais (Coe), 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Seabra), Comando de Policiamento da Região da Chapada, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Comando Regional da Chapada).

    CONTINUE LENDO
  • Criminoso envolvido na morte do delegado Marco Torres morre em confronto com a Polícia em Seabra

    Foto: Blog Chapada

    Informações Preliminares obtidas pelo Blog Chapada dão conta de que o criminoso Amauri Francisco de Souza, conhecido como “Babá”, que faz parte do Baralho do Crime da SSP e teve suposta participação na morte do Delegado Marco Torres, de Barra da Estiva, morreu em confronto no município de Seabra, na Chapada Diamantina. Babá estava foragido desde o ocorrido e também é acusado de praticar sequestros. O crime aconteceu no dia 13 de abril de 2018, quando o veículo do delegado foi encontrado incendiado a 4 km da entrada de Anagé sentido Tanhaçu.

    Dr. Marco era lotado na 20ª COORPIN e titular da delegacia de Barra da Estiva e substituto da delegacia de Ibicoara.

    Mais informações a qualquer momento.

    Curta nossa página no Facebook: Blog Chapada

  • Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Nos tempos áureos do garimpo, a antiga vila Xique-Xique de Igatu, hoje distrito de Andaraí, era um dos locais mais povoados da região, com cerca de nove mil habitantes. Igatu viveu o apogeu e a decadência da exploração de minérios, deixando os sinais de sua história estampados na arquitetura e no estilo de vida dos moradores. Chegou a possuir cinema, loja de produtos importados e uma usina de energia elétrica.

    Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Foto: Blog Chapada

    Também foi um dos maiores produtores mundiais de carbonado, atendendo à demanda das construções do Canal de Panamá, Metrô de Londres e os túneis que cortam os Alpes europeus. Já a sua produção diamantífera, esteve mais voltada para a indústria de joalheria.

    Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Foto: Blog Chapada

    As ruínas das casas de pedra do distrito integram um Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O lugar ainda dispõe de um Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórica e Lazer, criado em 2007 para proteger as ruínas do bairro Luís dos Santos e as áreas internas dos afloramentos rochosos da Manga do Céu, situados entre o antigo garimpo do Verruga e a parte norte da subida da Barriguda. É nas ruínas que está o principal aquífero do distrito e representantes típicos da flora, por isso é um dos espaços de maior beleza cênica de Igatu.

    Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Foto: Blog Chapada

    O museu a céu aberto intitulado “Galeria Arte e Memória” se soma a esse rico acervo, ao guardar utensílios do garimpo e sediar exposições temporárias de artistas plásticos renomados. Com seis cachoeiras ao seu redor, Igatu também é um dos destinos preferidos para quem curte escalada e boulder. A festa de São João, de São Sebastião e o Festival de Igatu são destaques no calendário de eventos.

  • Divulgadas as atrações para o Festeja Ibicoara no Carnaval 2019

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Ibicoara divulgou as atrações que farão a alegria dos foliões no Festeja Ibicoara, no Carnaval 2019. A festa acontecerá nos 02, 03 e 04 de março. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo visa proporcionar momentos de lazer e diversão para a população em geral. Participe!

  • Ministério Público recomenda que a PM  atue no combate à Poluição Sonora em Barra da Estiva; carros de som também serão alvos

    Foto: Blog Chapada

    O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Maria Salete Jued Moyses, recomendou ao Comando de Polícia Militar de Barra da Estiva que atue no combate à poluição sonora no perímetro urbano e rural do município. O combate deve integrar as atividades rotineiras de policiamento ostensivo realizadas pela PM, bem como atender eventuais denúncias da população sobre ocorrências de poluição sonora. A promotora Maria Salete recomenda ainda que, constatada a poluição, os equipamentos sonoros sejam apreendidos e liberados apenas mediante autorização judicial. De acordo com a promotora de Justiça, a recomendação foi dirigida à PM porque a instituição possui  “maiores condições estruturais” para fazer a fiscalização. Maria Salete afirmou que os casos de poluição sonora em Barra da Estiva vêm “crescendo assustadoramente, seja em empreendimentos particulares ou em carros de som”.
    Siga - nos nas redes sociais, clique nos links abaixo:

    Instagran
    Facebook
     

  • Vem ai, a 14º edição da cavalgada Itaetê Colônia

    Foto: Divulgação

    No dia 07 de abril, acontecerá a 14º edição da cavalgada Itaetê Colônia, a cavalgada deve reunir cavalheiros e amazonas de toda região da Chapada, venha você também curtir a maior cavalgada de Itaetê.

  • Café produzido em Ibicoara é o campeão do 15° Concurso Nacional ABIC

    Foto: Divulgação

    O cafeicultor baiano Joel Marques de Oliveira teve o seu microlote de café (até duas sacas), produzido na Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara, como campeão do 15° Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, com nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10). O segundo colocado foi o produtor Josias Gomes, do município de Espera Feliz (MG), com a nota final de 8,62 pontos na categoria natural. Em terceiro lugar, com nota final de 8,55 pontos na categoria cereja descascada, ficou a produtora Lúcia Maria da Silva Dias, de São Sebastião da Grama (SP).

    A etapa do júri técnico do concurso foi realizada na última terça-feira (12/2), no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto à qualidade global conforme metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC). A pontuação do júri técnico, que vai de zero a dez para cada aspecto, corresponde a 90% da nota, que é complementada por uma avaliação das práticas sustentáveis na fazenda (equivalente a 10% da nota).

    CONTINUE LENDO