• Produção de Amora em Barra da Estiva será destaque no Programa Bahia Rural neste domingo

    Foto: Divulgação

    A TV Bahia, filiada da Globo, esteve registrando este grande avanço na agricultura barraestivense, que foi possível graças a uma parceria do SEBRAE com a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Barra da Estiva.

    Neste domingo (15), vai ao ar uma reportagem sobre o cultivo de Amora Preta no município.

    A produção ainda é experimental, mas todos os agricultores estão satisfeitos com a cultura e obtiveram boa produção, que vem agregando renda ao agricultor familiar.

    Produção de Amora em Barra da Estiva será destaque no Programa Bahia Rural neste domingo
  • Chapada: Cippa Lençóis e Inema realizam fiscalização e encontram irregularidades em Itaetê e Andaraí

    Foto: Divulgação

    Buscando combater crimes ambientais, protegendo e preservando o meio ambiente, guarnições da Cippa Lençóis, juntamente com fiscais do INEMA, realizaram no último dia (10), diversas vistorias em locais onde havia irregularidades nas cidades de Itaetê e Andaraí. Em Itaetê foi identificado uma invasão da comunidade dentro da área que pertence à barragem da Bandeira de Melo, entre outras irregularidades constatadas.

    Chapada: Cippa Lençóis e Inema realizam fiscalização e encontram irregularidades em Itaetê e Andaraí

    Foto: Divulgação

    Em Andaraí, o INEMA verificou, na comunidade de Limoeiro, o uso ilegal de bombas para captação de água para irrigação e locais de desmatamento em área de preservação ambiental.

    Em ambas as situações o INEMA tomou as medidas administrativas para que os autores das irregularidades fossem responsabilizados.

  • Moradores fazem multirão da limpeza em Itaetê após suspensão do serviço por suposta falta de pagamento

    Foto: Leitor do Blog Chapada

    Na última segunda-feira (10), os moradores do povoado de Colônia, em Itaetê, realizaram um multirão para limpeza das ruas. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, o serviço de limpeza das ruas estão paralisados a quase dois meses, supostamente por falta de pagamento da prefeitura, o que levou os trabalhadores a suspender os trabalhos. Tendo em vista o acúmulo de lixo nas ruas, os moradores então decidiram realizar a limpeza por conta própria.Na última segunda-feira (10), os moradores do povoado de Colônia, em Itaetê, realizaram um multirão para limpeza das ruas. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, o serviço de limpeza das ruas estão paralisados a quase dois meses, supostamente por falta de pagamento da prefeitura, o que levou os trabalhadores a suspender os trabalhos. Tendo em vista o acúmulo de lixo nas ruas, os moradores então decidiram realizar a limpeza por conta própria.

    Moradores fazem multirão da limpeza em Itaetê após suspensão do serviço por suposta falta de pagamento

    Foto: Leitor do Blog Chapada

  • Fotógrafo registra espetáculo da natureza no 'Morro do Ouro' em Barra da Estiva

    Foto: Juliano Nascimento

    Famoso em toda Chapada Diamantina e cartão postal de Barra da Estiva, o Morro do Ouro, como é conhecida a enorme montanha situada à beira da BA-142, cada vez mais esbanja belezas naturais. O local é palco de diversos espetáculos da natureza, que encantam visitantes e fotógrafos de todo Brasil. Desta vez, por conta das fortes chuvas na região, o Morro do Ouro apresentou aos olhos humanos mais uma de suas surpresas, uma enorme cascata natural, registrada pelo fotógrafo Juliano Nascimento. Mais uma vez é possível presenciar as espetaculares artes da natureza, de forma grandiosa e intimidadora em Barra da Estiva, Chapada Diamantina.

    Fotógrafo registra espetáculo da natureza no 'Morro do Ouro' em Barra da Estiva

    Foto: Juliano Nascimento

  • Homem é encontrado morto com marcas de violência em Barra da Estiva

    Foto: Informe Barra

    Um homem foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (03) na Rua Ana Joaquina Gonçalves, bairro São Félix, em Barra da Estiva. De acordo informações obtidas pelo Informe barra, o homem identificado como Teobaldo Luz Caires apesentava ferimentos na cabeça e no braço quando foi encontrado. A Polícia Militar foi acionada e preservou o local até a chegada da Polícia Técnica, que realiza a perícia e deve encaminhar o corpo ao Instituto Médico Legal de Brumado. A suspeita é de que tenha sido vítima de homicídio. O Informe Barra tentou contato com as Polícias Civil e Militar, no entanto as causas da morte só devem ser esclarecidas após o final da perícia. 

  • Curso do Qualifica Brasil será realizado no Colégio Moisés Franco, neste sábado em Barra da Estiva

    O Empresário Celso Vieira comunica que o curso Qualifica Brasil será realizado neste sábado (01), no colégio Moisés Franco. Para mais informações interessados devem entrar em contato com o telefone (77) 9946-3358.

  • Homicida morre em confronto com a Cipe Semiárido em Morro do Chapéu

    Foto: Blog Chapada

    Um criminoso, que respondia a processos por homicídios, foi localizado, na manhã desta quarta-feira (28), pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, na cidade de Morro do Chapéu. Leandro Santos Queiroz, o 'Ferrugem', acumulava prisões também pela venda de entorpecentes na região.

    Por solicitação da Polícia Civil, os militares foram até o bairro Caixa D'Água, após denúncia de homens armados vendendo drogas. Na rua São Francisco, duas pessoas correram atirando e entraram num imóvel.

    Depois de varreduras, Ferrugem foi encontrado ferido. Ele chegou a ser encaminhado para uma unidade médica local, mas acabou morrendo. Dentro da casa, os PMs localizaram um revólver calibre 32, munições, cerca de meio quilo de maconha, pinos de cocaína e uma balança. O caso foi registrado, na Delegacia Territorial de Morro do Chapéu.

  • Chapada Diamantina: Jovem é preso com plantação de maconha em casa na cidade de Lençóis

    Foto: Divulgação | SSP

    Guarnições das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada e da 42ª Polícia Militar (CIPM) de Lençóis capturaram, na noite de quinta-feira (22), no município de Lençóis, Afonso Ferreira Araújo, 23 anos. Ele cultivava uma plantação de maconha em casa.

    Durante abordagem, os policiais sentiram o cheiro da droga, tendo Afonso acabado por confessar possuir uma plantação de maconha nas depedências de sua residência. “Ele mesmo disse que, além de usar, também plantava e comercializava entorpecente”, disse o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos, acrescentando que no local foi encontrado um vaso, com um pé de maconha de aproximadamente um metro, e que Afonso e o material apreendido seguiram para a Delegacia Territorial de Lençóis.

    Mucugê

    Numa outra ocorrência da Cipe Chapada, na cidade de Mucugê, após denúncia de populares, os policiais apreenderam um adolescente, na tarde de quinta-feira (22), no povoado de Caraíbas.

    Ao chegarem ao local, a guarnição localizou duas espingardas de uso artesanal e vasilhas plásticas, com pólvora, espoleta e chumbo. Acompanhado da mãe, o jovem foi levado para a delegacia territorial local.

  • TCM aprova por unanimidade as contas da prefeitura de Ibicoara

    Em seu perfil do Facebook, o prefeito Haroldo Aguiar publicou: “Com muito orgulho depois 2 anos o município volta à ter uma conta aprovada por unanimidade”.

    Nesta quarta-feira (21), O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) votou e aprovou por unanimidade as contas do município de Ibicoara no exercício 2017. Em seu perfil do Facebook, o prefeito Haroldo Aguiar publicou: “Com muito orgulho depois 2 anos o município volta à ter uma conta aprovada por unanimidade, gostaria neste momento agradecer em primeiro lugar ao nosso bom "Deus", minha família sempre ao meu lado, aos companheiros, secretários, à todos os servidores públicos, aos parceiros, em fim à toda população de Ibicoara que me confiou esta tarefa de administrar nosso querido município”.

  • Moto com numeração do chassi raspada é apreendida na cidade de Paramirim

    A motocicleta foi apreendida e apresentada, juntamente com o condutor, na delegacia de Paramirim.

    Na última segunda-feira (19), durante patrulhamento na Avenida Boquira, na cidade de Paramirim, uma guarnição da Caesg avistou uma motocicleta sem placa estacionada nas proximidades do Posto de Combustível Santa Marta. Ao realizar a abordagem, foi constatado que a numeração do chassi estava adulterada. O indivíduo Nicodene Oliveira da Silva, que se encontrava com a motocicleta, informou que a mesma pertencia ao seu irmão e que o veículo não possuía nenhum documento. Diante dos fatos, a motocicleta foi apreendida e apresentada, juntamente com o condutor, na delegacia de Paramirim, onde serão tomadas as providências cabíveis.

  • Piatã: polícia divulga nome e fotografia de um dos assaltantes que fizeram comerciante de refém em assalto

    O crime de roubo qualificado ocorreu em Piatã no dia 01/11/2018. Durante as investigações a Polícia Civil identificou a participação de Renato Carvalho Azevedo.

    O Delegado Paulo Henrique de Oliveira, titular da Delegacia de Polícia Civil de Piatã, divulgou na última segunda-feira (19), o nome e a fotografia de um dos autores do crime de roubo qualificado ocorrido na cidade de Piatã em 01/11/2018. Na ocasião, três elementos roubaram uma caminhonete no centro da cidade e se dirigiram para o Distrito de Inúbia, onde roubaram três estabelecimentos comerciais. Eles fizeram uma pessoa refém e a liberaram na estrada vicinal após a prática dos crimes.

    Durante as investigações a Polícia Civil identificou a participação de Renato Carvalho Azevedo. A prisão preventiva do indivíduo foi deferida e ele encontra-se foragido. A polícia descobriu que Renato já possuía dois mandados de prisão preventiva em aberto provenientes da Justiça do Estado de São Paulo. Ele nasceu em Paramirim-BA e possui atuação criminosa naquela região e também na cidade de Rio do Pires-BA, tendo morado nos povoados de Varzinha e Cafundó.

  • Brumadense Everton Brian é campeão nos 21 km da Ultra Trail Chapada Diamantina, em Mucugê

    O brumadense Everton Brian (Avatar) foi campeão nos 21 km da Ultra Trail Chapada Diamantina, realizada na cidade de Mucugê de 15 a 18 de novembro.

    O brumadense Everton Brian (Avatar) foi campeão, neste domingo (18), nos 21 km da Ultra Trail Chapada Diamantina, realizada na cidade de Mucugê de 15 a 18 de novembro. O evento contou com uma programação recheada de disputas nas trilhas do entorno da cidade, além de atrações musicais e artísticas locais.

    Este ano, o evento teve um recorde de público com 900 atletas e inscrições esgotadas ainda em outubro. Atletas de todo o Brasil estiveram reunidos em Mucugê para a disputa. Representantes de 23 estados e mais de 100 cidades estiveram presentes na UTCD, uma das maiores provas da modalidade no país.

    Brumadense Everton Brian é campeão nos 21 km da Ultra Trail Chapada Diamantina, em Mucugê

    O evento acontece anualmente e conta com uma programação recheada de disputas nas trilhas do entorno da cidade, além de atrações musicais e artísticas locais.

    A Ultra Trail Chapada Diamantina é a primeira ultramaratona de montanha da Bahia. É uma corrida a pé com percurso demarcado que foi desenhada especialmente para passar pelas mais belas paisagens de Mucugê. O evento conta com o percurso de 50 km, que é disputado solo, e outros três percursos mais curtos, de 5 km, 11 km e 21 km, estes disputados em duplas. Vence quem concluir o percurso no menor tempo.

  • Polícia Militar cumpre mandado de prisão e faz apreensão de drogas em Itaberaba

    Os infratores e os objetos apreendidos foram apresentados na 12ª COORPIN em Itaberaba.

    Após receber denúncia de tráfico intermunicipal de drogas, entre os municípios de Iaçu e Itaberaba, a equipe das Rondas Especiais (Rondesp-Chapada) conseguiu apreender aproximadamente dois quilos de maconha no último fim de semana. A droga estava em posse de um homem contra o qual havia mandado de prisão em aberto. Os policiais interceptaram o criminoso quando retornava de Itaberaba com a droga.

    Ao ser detido, o infrator levou os policiais até o bairro Barro Vermelho, na cidade, onde a droga foi adquirida. No local, o infrator que havia repassado a droga foi encontrado e também preso em flagrante. Além da droga, também foi apreendida com os envolvidos a quantia de R$ 1.697,00 e uma balança de precisão. Os indivíduos e os objetos foram apresentados na 12ª COORPIN/Itaberaba.

  • Roubos a bancos na Bahia têm redução de 31% entre janeiro e outubro

    Nos 10 meses, 103 assaltantes acabaram presos e 26 mortos em confronto. Foram 52 armas apreendidas, entre elas fuzis russos e uma metralhadora calibre 50.

    Os assaltos a bancos na Bahia fecharam o período de janeiro a outubro de 2018 com redução de 31%, comparando com a mesma época do ano anterior. Nos dez meses, 103 assaltantes acabaram capturados e 26 morreram em confronto. Foram 52 armas de fogo apreendidas, entre elas fuzis russos e uma metralhadora calibre 50.

    Em números absolutos, entre os casos consumados (quando tem subtração de quantia) e tentados (sem roubo de valores) foram contabilizados 55 registros este ano, quando em 2017 ocorreram 80 investidas criminosas. “É um trabalho incansável, haja vista que vários destes assaltantes já foram presos, na Bahia, ou em outros estados, pela mesma prática criminosa. Importante ressaltar a união entre as regiões, com troca de informações e trabalhos de inteligência”, enfatizou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

  • CIPPA Lençóis averigua denúncia de venda ilegal de carvão em Utinga e Wagner

    A equipe e deslocou até o local, mas dessa vez não foram encontrados os autores do possível crime ambiental.

    No último domingo (11), a guarnição Bravo da CIPPA Lençóis, ao efetuar rondas nas cidades de Utinga e Wagner, foi informada de uma possível venda ilegal de carvão no Povoado de Barbado. A equipe e deslocou até o local, mas dessa vez não foram encontrados os autores do possível crime ambiental. Ainda em rondas pela região, a guarnição resgatou três aves silvestres que estavam sendo criadas ilegalmente. Todas foram soltas em seu habitat natural.