• Biblioteca de Itaetê celebra 17 anos com programação cultural

    Foto: Divulgação

    A Biblioteca Municipal Estação das Letras celebrou seus 17 anos nesta segunda-feira (20) com programação cultural. O evento, promovido pela  Diretoria Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, contou com concurso de poesia, que premiou a estudante Maria Eduarda Lima com o poema “Minha Itaetê”. “Estou muito feliz em ter ganhado o concurso. Escrevi a poesia para falar das belezas da minha cidade”, disse a jovem que ganhou um thur literário por Salvador e terá sua poesia publicada em uma antologia poética.

    Foto: Divulgação

    A Diretora de Cultura, Lisias Azevedo, bateu um papo com o poeta O Velho Viajante, que tem mais de 15 livros,  e discutiu a campanha “Respeita as Minas”, da Secretaria Estadual de Políticas Para Mulheres. “Agradeço  a todos e a todas que estiveram presentes, em especial a direção da Escola Flávio José, que nos prestigiou fazendo valar a política pública do espaço. Que todos possam entender a importância de estimular nossos estudantes a frequentar mais esses espaço do livro e leitura”, disse. A  equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também participou do evento, alertando sobre o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

  • Estudantes de Itaetê fazem passeata contra o abuso e exploração sexual infanto-juvenil

    Foto: Divulgação

    O abuso sexual contra crianças e adolescentes é um problema de saúde pública. Pensando nisso, a Prefeitura de Itaetê, na Chapada Diamantina, promove ações preventivas em vários setores do órgão. Nesta sexta-feira (17), alunos das escolas Alfredo Pereira e Presidente Médici, em parceria com o Conselho Tutelar, o Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), foram às ruas para alertar a população sobre o assunto. Com faixas informativas, a passeata percorreu as ruas do centro da cidade e finalizou com apresentações dos estudantes. “A ação foi uma parceria com todos os órgãos da prefeitura. Durante toda a semana, as escolas trabalharam o tema exploração e abuso sexual com os alunos e hoje fizeram a culminância”, explicou o secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz.

    Foto: Divulgação

    Segundo o presidente do Conselho Tutelar da cidade, Paulo Ricardo, a cidade já registrou mais de dez casos de abusos. “Quando acontece esses tipo de casos, a população ou a família da vítima aciona a gente e abrimos uma investigação. O primeiro passo é acolher a criança e fazer busca e apreensão do suspeito”, disse. Durante a semana, profissionais do CRAS realizam palestras nas escolas. O psicólogo Rogério Santos falou que o trabalho da equipe é alertar para o combate ao crime. “O nosso papel é garantir que crianças e adolescentes tenham sua sexualidade protegida”,afirmou.

  • Prefeito de Morro do Chapéu é multado pelo TCM

    Foto: Reprodução

    Na sessão desta quarta-feira (15/05), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente denúncia formulada contra o prefeito de Morro do Chapéu, Leonardo Rebouças Dourado Lima, em razão da dispensa de licitação para aquisição de combustíveis, no exercício de 2018. O relator do processo, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, multou o gestor em R$7 mil.

    Segundo a denunciante, Juliana Pereira Araújo Leal, o prefeito teria recorrido ilegalmente à Dispensa de Licitação para aquisição de combustível junto à empresa “Apoio Derivado de Petróleo Ltda.”,para os veículos da prefeitura, pelo prazo de 60 dias. Tal situação – disse – representaria burla ao dever de licitar, já que os valores extrapolariam a permissão legal para a adoção de tal procedimento.

    O prefeito alegou que a contratação emergencial teria durado apenas 22 dias, e estaria fundamentada na Lei Geral de Licitações. Isto porque, segundo ele, ocorreu uma “situação emergencial inesperada”, tendo em vista que o Pregão Presencial para Registro de Preços – que visava a aquisição de combustíveis – não foi concluído antes do encerramento do prazo de vigência do contrato anterior. Por isso, e para não haver interrupção do fornecimento, foi feita a contratação emergencial, de modo a não prejudicar o funcionamento da frota municipal no atendimento de serviços essenciais.

    O conselheiro relator, no entanto, observou que, “apesar de se poder acatar a contratação emergencial, já que não se pode permitir a paralisação de serviços públicos essenciais, o prefeito é o responsável pela não realização tempestiva do regular processo licitatório para a compra dos combustíveis”.

    Por isso, para o conselheiro José Alfredo Rocha Dias, deve ser responsabilizado por não ter adotado as cautelas necessárias para, “mediante regular e oportuno procedimento licitatório, garantir a tempestiva aquisição do combustível, o que resultou na necessidade de deflagração do processo de dispensa para contração direta, inclusive com custos maiores para os cofres públicos, já que o contrato emergencial, naturalmente, possui preços um pouco acima da média do mercado, como foi apontado pela denunciante”.

  • Casal de traficantes é preso em pela Cipe Chapada em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação

    John Carlos Costa Santos, 20 anos, e Carlane Souza Barbosa, 34, foram localizados por integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, na manhã de terça-feira (14), na BA-046, via que liga os municípios de Ruy Barbosa a Itaberaba.
     
    Os policiais estavam em patrulhamento pela localidade quando avistaram o casal na motocicleta, em sentido contrário. “Suspeitamos da atitude de Carlane que encontrava-se sem capacete e demonstrou movimentos de nervosismo”, disse o tenente-coronel Ricardo Passos, comandante da Cipe Chapada.

    Segundo a delegada Claudia Bensabath, titular da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa, John Carlos comercializava drogas e possui várias passagens por prática de roubo e furto, sendo que um desses casos quando ainda tinha menos de 18 anos. Foram encontrados na roupa de cada traficante um pacote de maconha. O material ilícito e a motocicleta foram encaminhados para a DT de Ruy Barbosa onde o casal permanece preso.

  • Psicultores de Itaetê ganham linha de crédito para início de projetos na Barragem Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    A primeira etapa do projeto de criação de peixes em tanque rede na Barragem Bandeira de Melo, que banha o município de Itaetê, foi iniciada nesta quarta-feira (15). Produtores e Desenbahia assinaram o contrato para a liberação de R$ 200 mil em linhas de créditos para os primeiros dez psicultores. A empresa estima que 45 famílias serão beneficiadas com o projeto. “A barragem tem uma capacidade enorme e creio que vamos transformá-la em um polo gerador de emprego e renda. Estamos muitos felizes com essa parceira com os órgãos do governo do estado”, disse o prefeito de Itaetê, Valdes Brito. 
     

    Psicultores de Itaetê ganham linha de crédito para início de projetos na Barragem Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    A Bahia Pesca, vinculada a Secretaria de Agricultura do Estado, criou uma linha de crédito de 900 mil para aumentar a produção de peixes na região e beneficiar os produtores do município. O projeto acontece em parceria com o Desenbahia e a Secretaria de Agricultura de Itaetê. “Os produtores terão assistência de técnicos da Bahia Pesca e do Desenbahia. O objetivo é produzir mais três mil peixes por ano”, disse o secretário da pasta, Jorge Teodoro. O assistente de gabinete, Leonídio Damasceno e o assistente da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo, também participaram das assinaturas.

  • Prefeitura de Barra da Estiva anuncia Israel Novaes e Marlus Viana para o São João Quente na Terra do Frio

    A Prefeitura de Barra da Estiva já confirmou duas das atrações que farão parte do São João Quente na Terra do Frio. A festa que já é tradição no município contará com shows de Israel Novaes e Marlus Viana, além de demais atrações que serão divulgadas em breve. As comemorações serão realizadas nos dias 21 a 24 de junho e deve receber visitantes de toda a região sudoeste e Chapada Diamantina.

    Prefeitura de Barra da Estiva anuncia Israel Novaes e Marlus Viana para o São João Quente na Terra do Frio
  • Zé Rocha é o mais novo aliado do prefeito de Ituaçu e promete trabalhar pelo município; veja o vídeo

    Após concretizarem aliança, o prefeito Adalberto Luz recebeu na sua residência o Deputado Federal José Rocha, no último sábado (11). 

    Zé Rocha é o mais novo aliado do prefeito de Ituaçu e promete trabalhar pelo município; veja o vídeo

    Além do prefeito, lideranças políticas e populares também deram as “boas vindas” ao deputado, o qual prometeu colaborar para que o município receba mais investimentos e proporcione melhores condições de vida para a população.

    Zé Rocha é o mais novo aliado do prefeito de Ituaçu e promete trabalhar pelo município; veja o vídeo

    Veja a reportagem abaixo.

  • Prefeitura de Itaetê inaugura quadra esportiva em Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, inaugurou a quadra esportiva de Bandeira de Melo, distrito do município, na noite desta sexta-feira (10). A obra foi iniciada na gestão passada, porém foi concluída na atual administração da cidade. “É uma satisfação muita grande inaugurar uma obra que estava inacabada. Diferente de alguns gestores que abandonam obras de prefeitos passados, eu faço questão de lutar para concluir todas que estão em andamento, pois elas são do povo”, disse Valdes. 

    Prefeitura de Itaetê inaugura quadra esportiva em Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    O secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz, falou da importância do esporte como transformador social. “Quando se tem esporte, se tem menos drogas e menos violência. Estaremos dando todo o suporte pra que nossos jovens possam aproveitar ao máximo essa quadra”, afirmou. Para o jovem Elvis Souza, que administra Bandeira, a localidade conta com um grande número de adolescentes adeptos de futebol e futsal.

    Prefeitura de Itaetê inaugura quadra esportiva em Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    “A galera aqui adora jogos. Estamos muito felizes com mais essa conquista. Só temos que agradecer ao prefeito e toda sua equipe”, disse.  Após a inauguração, os times Meninas de Ouro, Juventreze, Bandeira de Melo, Bandeirinha e Nova Esperança realizaram um torneio na nova quadra de esportes.

  • Corpo de Bombeiros realiza curso de primeiros socorros para Guias Turísticos em Ibicoara

    Foto: Divulgação SSP

    O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do 11°GBM de Itaberaba, realizou um curso de primeiros socorros para 73 guias turísticos da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina. O objetivo é capacitar os condutores ecológicos, para eles saibam o que fazer em casos simples insolações até uma parada cardiorrespiratória (PCR), até a chegada de equipe de emergência especializada.

    Durante as aulas, que duram dois dias e unem teoria e prática, os guias ecológicos aprendem sobre os diversos tipos de traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma PCR. Eles aprendem ainda, como dar os primeiros atendimentos com o mínimo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.

    "Um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades dos guias turísticos, usando como norte o protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association", explicou o tenente BM Álvaro Serrão.

    Corpo de Bombeiros realiza curso de primeiros socorros para Guias Turísticos em Ibicoara

    Foto: Divulgação | SSP

    De acordo com o tenente, que ministra aulas de suporte básico de vida juntamente com o soldado BM Uildon Borges, a idealização da atividade aconteceu no ano passado. "Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo. E só aconteceu graças à visão de difusão de conhecimento e boas práticas da corporação", explicou o tenente Sertão.

    Durante o curso, os condutores ecológicos também têm aulas de noções de primeiros socorros ao afogado, ministradas pelo tenente BM Phillipe Matheus e pelo cabo BM Leandro de Assis. Quando aprendem a lidar com os tipos de trauma ou de dano relacionadas ao meio líquido, com suas peculiaridades. Alinhando isso aos conhecimentos de primeiros socorros para tais situações.

    “Não se trata de curso de salvamento aquático, pois a atuação na água exige a devida especialização. Dentro das 20h de atividade, buscamos demonstrar que até mesmo alguém que não saiba nadar, tem condições de tentar ajudar alguma vítima de afogamento sem colocar a sua vida em risco, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático”, disse o tenente BM Phillipe Matheus.

    Os cursos oferecidos aos guias turísticos são totalmente gratuitos e certificados. A capacitação sobre primeiros socorros é uma exigência da prefeitura de Ibicoara para que os condutores ecológicos consigam a licença para trabalhar e conduzir seus visitantes de forma segura.

  • Grave acidente na BA-142, trecho entre Ituaçu e Barra da Estiva deixa vítima fatal

    Foto: Blog Chapada

    Na noite de ontem (09), um acidente ocorrido na BA-142, em um local conhecido como "Curva do Lixão", próximo a Ituaçu, deixou uma vítima fatal.
    De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, um caminhão com placa de Ribeirão da Neves (MG), carregado de tomate, "sobrou" em uma curva e acabou capotando.
    Na manhã de hoje (10), com ajuda de um guincho, o veículo foi desvirado e uma vítima fatal foi encontrada, acredita-se que seja o condutor do veículo.O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde seja feita a identificação e necropsia.

    Mais informações a qualquer momento.

  • ‘Estão desesperados com as obras e conquistas voltadas ao nosso povo’, diz prefeito de Barra da Estiva sobre denúncias de adversários

    Foto: Divulgação

    Os vereadores oposicionistas, Alessandro Pereira, Fabrício Viana, Zito de Noé, Gilson Dantas e Rena, representaram contra o Prefeito João de Didi no Ministério Público, acusando a sua gestão de estar cometendo irregularidades. Nossa reportagem procurou o prefeito João de Didi, o qual disse que: “Os adversários estão desesperados com as obras e melhorias que estamos realizando, estão mais uma vez inventando calúnias contra nossa gestão. Deixem eu e minha equipe cuidar da cidade e do nosso povo, e que avaliem nas urnas nosso trabalho”.

  • Barra da Estiva: Caminhão perde o controle e invade comércio deixando prejuízo

    Foto: Divulgação

    Um grave acidente ocorrido na noite de ontem (09), quase resulta em morte em Barra da Estiva. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, o motorista de um caminhão, indentificado como Ivo Leite, perdeu o controle do veículo e invadiu um comercio localizado na rua Joana Angélica, no Bairro São Félix. Ainda segundo informações, o motorista relatou aos policiais que atenderam a ocorrência que estava passando mal e foi levado ao hospital para receber atendimento. Na unidade foi realizado também exame de alcoolemia, para atestar se o mesmo estava dirigindo ou não sob efeito de álcool.

     

  • Vândalos roubam produtos e depredam Unidade de Saúde do bairro Renascer, em Ibicoara

    Foto: Reprodução

    Uma Unidade de Saúde da Família (USF) foi depredada por vândalos no bairro Renascer, em Ibicoara. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, os indivíduos roubaram diversos materiais que são utilizadas por profissionais no atendimento à população. Na unidade, são realizados cerca de 2700 atendimentos mensais por diversos profissionais, tais como, médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Não há informações sobre a autoria do crime.

  • Para não ficar dúvidas, Diretor de Informações Geoambietais da Bahia confirma propriedade da Cachoeira do Buracão ao Município de Ibicoara

    Não havia dúvidas; no entanto, após especulações veiculadas em redes sociais, onde iramaienses cogitavam ser de Iramaia a Cachoeira do Buracão, um dos principais pontos turísticos de Ibicoara, o prefeito Haroldo Aguiar, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Pimenta, se dirigiram até Salvador, onde, na companhia do deputado estadual Marquinho Viana, participaram de audiência sobre o assunto na SEI “Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia”, com Dr. Claudio Emílio Pelose Laranjeiras (Diretor de Informações Geoambientais), onde, após análises profundas nos mapas e nas leis, foi garantido que institucionalmente a Cachoeira do Buracão é propriedade do município de Ibicoara. 

    Para não ficar dúvidas, Diretor de Informações Geoambietais da Bahia confirma propriedade da Cachoeira do Buracão ao Município de Ibicoara

    Apesar dos ibicoarenses sempre ter carregado esta certeza, a prefeitura através de Haroldo e a Secretaria de Meio Ambiente, através de Luiz Pimenta, foram até os órgãos competentes para reafirmarem e, fazer “cair por terra” qualquer dúvida nesse sentido; ou seja, a Cachoeira do Buracão, uma das principais atrações turística da Chapada Diamantina, é e sempre será uma das mais Belas Obras da Natureza que o município de Ibicoara tem o privilégio de possuir.

  • Quatro suspeitos de integrar quadrilha são presos com veículos roubados em Brumado

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Após informações entre grupos de rede social aos quais são compostos por policiais, foi deflagrado um alerta geral a respeito do roubo de 3 caminhonetes, as quais uma delas tinha placa policial HHZ 3663 (Hillux Prata). De acordo informações da polícia, um policial em trânsito, estava na entrada da cidade e percebeu as 3 caminhonetes suspeitas e imediatamente entrou em contato com a SOInt da 34ª CIPM, que deslocou até próximo do local onde inicialmente foram vistos os veículos, logrando êxito na localização e solicitando apoio das viaturas de áreas. Quando estas chegaram no local, 5 indivíduos começaram a empreender fuga em direção a casas próximo ao matagal onde 4 foram capturados e um, após atirar em direção as guarnições, conseguiu empreender fuga.

    São eles; Diogo Silva Leite, agredis Ribeiro de Melo, Máximo Batista da Silva e Jorge Diego da Silva Pacheco.

     Buscas ainda estão sendo realizadas no intuito da prisão desse 5º indivíduo. Ao indagar aos capturados, os mesmos informaram que os veículos seriam utilizados em ataques a instituições financeiras. Em continuidade a diligência, os 3 veículos RANGER OZW-9760, HILLUX HHZ-3663, HILLUX PAZ-1154, todos roubado, foram conduzidos ao pátio da 34ª para uma busca minuciosa e posteriormente para a sede da 20ª COORPIN onde foram tomadas as medidas cabíveis.

    Quatro suspeitos de integrar quadrilha são presos com veículos roubados em Brumado

    Diogo Silva Leite, agredis Ribeiro de Melo, Máximo Batista da Silva e Jorge Diego da Silva Pacheco | Foto: Divulgação Polícia Militar