• DOM BASÍLIO:  PREFEITO ROBERVAL SE REÚNE COM SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E APRESENTA AS DEMANDAS DO MUNICÍPIO

    Foto: Divulgação

    O prefeito de Dom Basílio e Presidente do Consórcio da Bacia do Paramirim, Roberval Meira se reuniu nesta sexta-feira (20), com o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Brito para tratativas na resolução dos problemas dos “lixões”. Na atualidade, o lixo encontra-se no ápice de seu potencial lesivo à humanidade, levando em conta que sua produção é intensamente fomentada pela atual cultura do consumo desenfreado e contínuo de materiais descartáveis. Diante deste quadro, as propostas apresentadas na reunião, passam por construção de unidades de Tratamento de Resíduos Sólidos, de modo integrado e compartilhado entre os municípios. Os moradores de Dom Basílio, terão com essa solução, resolvida uma pendência história na preservação do meio ambiente e de qualidade de vida da população.

    Aproveitando a oportunidade, o Chefe do Executivo, solicitou ao secretário a cobertura da recente inaugurada, Praça São João, obra que foi aguardada com muita ansiedade pela comunidade. O Secretário de Desenvolvimento Urbano se empenhará em disponibilizar recursos para a obra. Sérgio disse ainda que tem um carinho muito especial pelo povo de Dom Basílio ao qual tem muita gratidão.

  • LIVRAMENTO: INCÊNDIO NA ENCOSTA DA SERRA DAS ALMAS FOI CONTROLADO POR AÇÃO DOS BRIGADISTAS

    Foto: Reprodução / WhatsApp

    O incêndio que teve inicio na tarde desta quinta-feira (19), tomando grandes proporções e atingindo a encosta da Serra das Almas, foi debelado pelos brigadistas de Rio de Contas com apoio de voluntários de Livramento de Nossa Senhora como o Sr. Antônio Carlos (Carlinhos Bananinha),  e outros que foram recrutados por ele. Houve toda uma mobilização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no sentido de acionar os bombeiros que se prontificaram em descolorar para região caso fosse necessário.

    Enquanto os brigadistas agiam, a Secretaria de Meio Ambiente, mantinha o grupamento do Corpo de Bombeiros informado sobre a situação do combate ao incêndio na encosta da serra. Com grande esforço o fogo foi debelado já próximo da 00:00h, evitando assim o deslocamento dos Bombeiros. Na manhã desta sexta-feira (20), os brigadistas realizaram o rescaldo em toda área atingida.

     

    LIVRAMENTO: INCÊNDIO NA ENCOSTA DA SERRA DAS ALMAS FOI CONTROLADO POR AÇÃO DOS BRIGADISTAS

    Foto: Reprodução / WhatsApp

    O voluntário Antônio Carlos (Carlinhos Bananinha), que esteve presente ajudando os brigadista no combate ao incêndio, chamou atenção nas redes sociais das pessoas que de forma criminosa colocam fogo em florestas. “As pessoas que ateiam fogo na mata, deveriam vê os animais queimados, lá, é algo muito triste”, lamentou Carlinhos. Alguns animais tentam escapar, porém, ficam desorientados e são consumidos pelo fogo. O que se espera depois deste triste e lamentável episódio, que deixou um rastro de destruição em toda vegetação como também na vida animal na Serra das Almas é que os órgãos responsáveis intensifiquem a fiscalização, para que o fato não se repita e que o meio ambiente permaneça preservado.   

  • LIVRAMENTO: INCÊNDIO É REGISTRADO NA ENCOSTA DA SERRA DAS ALMAS

    Foto: Reprodução

    No inicio da tarde desta quinta-feira (19), observou-se alguns focos de incêndio que foram tomando grandes proporções e acabou atingindo a encosta da Serra das Almas, em um trecho próximo ao verdadeiro Santuário Ecológico “Poço Preto”. Uma longa linha de fogo se alastra rapidamente destruindo a vegetação, uma nuvem de fumaça cobre o céu, em meio às montanhas, mesmo de longe, é possível ver as grandes labaredas A preocupação no momento é que as chamas estão aumentando. Informações preliminares dão conta de que brigadistas da região e o corpo de bombeiros serão acionados para apagar o incêndio evitando um estrago maior na biodiversidade da região atingida.

  • CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA EMBASA É UMA GAMBIARRA DE 30 ANOS

    Foto: Mandacaru da Serra

    A cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, amargou uma aguda falta de água, nos últimos dias, às vésperas do município firmar novo contrato de prestação do serviço com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A crise é atribuida a pelo menos dois fatores, sendo o principal deles a retenção da água na Barragem Luis Vieira, que fica em Rio de Contas, sendo liberada apenas dois dias por semana, como hoje, para irrigação. O outro é a defasagem do sisema de abastecimento da Embasa, que se tornou obsoleto, como alertou a Agência Nacional de Água (ANA), em 2005. Até hoje, não foi feita a ampliação recomendada. A Embasa capta o líquido através de uma gambiarra, sem nenhuma sustentabilidade, em espaço cedido pelo DNOCS, na barragem de derivação integrante do Perímetro Irrigado Brumado, inaugurado há 30 anos. Os tubos têm como base uma improvisada tapagem de pedra e cimento. Um deles, que leva água para o Distrito de Itanajé, possuiu uma extensão de plástico amarrado com uma corda, para driblar a queda do nível da água.

     

    CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA EMBASA É UMA GAMBIARRA DE 30 ANOS

    Foto: Mandacaru da Serra

    É a expressão maior do descaso! A isso se soma a má gestão operacional, da gerência local, que usa as arcaicas “manobras” para encobrir a deficiência do sistema e a insuficiência de água, causadas pelo fechamento da barragem. Há também roubos e desvios de água entre a barragem e o ponto de captação, que não são combatidos pela Embasa. Os desvios são tão acintosos que um cidadão de Rio de Contas simplesmente resolveu fechar o rio. Em áudio veiculado na rede WhatsApp, ele se identifica como Rafael Viana, dono do Balneário Império da Chapada, e admite que ocupou o leito do rio, a pretexto de limpá-lo, trecho logo acima da Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas. Na verdade, apropriou-se de uma histórica represa, que alimentava antiga turbina hidrelétrica, bloqueando o filete de água que ainda descia para Livramento e região. Devastou vegetação ciliar e montou o “balneário”, em área de preservação. No último dia 16, o local foi visitado pelo Controlador Geral da Prefeitura de Livramento, Jânio Soares Lima, que constatou o desvio total da água e denunciou o fato, solicitando providências junto aos órgãos ambientais.

    Fonte: Mandacaru da Serra / Por Raimundo Marinho / Jornalista

  • CARAVANA DA JUSTIÇA SOCIAL CHEGA A ITUAÇU NA SEXTA-FEIRA, 27

    A Secretária de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS) volta à estrada com a Caravana da Justiça Social. Serão quatro edições realizadas na região sudoeste da Bahia, uma delas no município de Ituaçu, no Ginásio Municipal Artur Rocha, na sexta-feira, 27, das 08h às 17h.

    A Caravana da Justiça Social disponibilizará gratuitamente serviços básicos de documentação para a população, além de desenvolver atividades de desenvolvimento social, assistência social e direitos humanos. No local, a população poderá emitir gratuitamente documentos básicos: RG (segunda via); CPF; Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito (segunda via); e Carteira de Trabalho e Previdência Social.

  • Ampliação de mineradora de vanádio em Maracás fortalece mineração baiana

    Foto: Reprodução

    Na última quarta-feira (18), a unica mineradora de vanádio das Américas, a Vanádio Maracás, do grupo Largo Resources, comemorou cinco anos de operação na Bahia, com anúncio de ampliação da produção no estado, passando de 800 toneladas para 1 mil toneladas por mês.

    Em agosto deste ano, a empresa assinou protocolo de intenções com Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com previsão de investimentos de R$ 82,7 milhões para ampliação e modernização da planta mineiro-industrial no município de Maracás, no sudoeste baiano.

    A mina produz 7% da demanda mundial de pentóxido de vanádio e exporta 100% do seu produto. Serão mantidos os 373 empregos já existentes e outros 25 postos de trabalho diretos devem ser criados.

  • PETROBRAS SOBE O PREÇO DO DIESEL EM 4,2% E DA GASOLINA EM 3,5%

    A partir desta quinta-feira (19), a Petrobras vai elevar o preço médio do diesel nas refinarias em 4,2%, e o da gasolina em 3,5%. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa da estatal nesta quarta.

    O reajuste vem após a disparada nos preços do barril do petróleo na última segunda-feira (16), em consequência dos ataques a instalações petroleiras na Arábia Saudita no fim de semana, que baixaram pela metade a produção do maior exportador da commodity do mundo.

  • JOVEM MORRE APÓS ACIDENTE NA BA-148 ENTRE DOM BASÍLIO E BRUMADO

    Um jovem foi encontrado morto, na BA-148, entre Dom Basílio e Brumado, na noite de ontem (18).

    Segundo informações, provavelmente o rapaz tenha se envolvido em um acidente com uma caminhonete, pois foi encontrado caído próximo a uma motocicleta.

    A Polícia Rodoviária e o DPT foram acionados para registro da ocorrência e remoção do corpo.

  • CELULAR É FONTE DE CONTAMINAÇÃO EM UTIS COM BACTÉRIAS RESISTENTES À LIMPEZA

    Foto: Antônio Luiz/EPTV

    Um mapeamento realizado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto (SP) identificou que a maioria das bactérias está resistente à limpeza diária e que o celular é uma das principais fontes de contaminação nesses ambientes.

    Os resultados do estudo foram publicados em artigo na revista inglesa “Fronteiras na Saúde Pública”, em agosto deste ano. Segundo o pesquisador Lucas Ferreira Ribeiro, o objetivo do grupo é alertar profissionais da saúde sobre a importância da revisão constante dos protocolos de higiene.

    “Às vezes, o contato com determinado paciente e o toque em outras superfícies dentro da própria UTI, você pode criar contaminações cruzadas dentro deste ambiente. Então, há a necessidade de estar vigilante e comprometido com a higienização adequada”, diz.

    O pesquisador destaca que muitas bactérias podem estar em visitantes saudáveis e não gerar nenhum tipo de problema, mas, em ambiente de UTI, especialmente pediátrica, esses microrganismos oferecem mais risco, devido à vulnerabilidade dos pacientes.

    “Mesmo após a limpeza, não houve a diminuição efetiva de bactérias relacionadas com infecção hospitalar. Então, há a necessidade de rever esses protocolos, buscar outros mais eficientes ou mesmo ter rotatividade, não só de limpeza, mas da parte de higienização”, diz.

  • LIVRAMENTO: ADOLESCENTES SÃO DETIDOS ACUSADOS DE UTILIZAR NOTAS FALSAS NO COMÉRCIO

    Foto: Divulgação/PM

    A guarnição da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, após denúncia de comerciantes,localizou dois adolescentes que estariam espalhando notas de dinheiro falsas no comércio da cidade. Os policiais ao realizarem rondas abordou uma dupla com as características informadas pelas vítimas. Ao serem questionados, os suspeitos alegaram ser menores de idade e confessaram que tinham comprados notas falsas de R$ 100 de um terceiro envolvido. A guarnição fez diligências no sentido de encontrar o suspeito citado, porém sem sucesso. Os adolescentes levaram os policiais até o local onde escondiam mais notas falsas e foram apresentados na Delegacia Territorial de Livramento. O fato ocorreu no  último domingo (15).

  • RELATOR DE MP PROPÕE REINCORPORAR CUBANOS AO PROGRAMA MAIS MÉDICOS

    Foto: Reprodução / Antonio Cruz / Agência Brasil

    Médicos cubanos que faziam parte do Mais Médicos poderão voltar a atuar no programa por até dois anos. A proposta consta de relatório apresentado na última terça-feira (17) em comissão que analisa a medida provisória que cria o Médicos pelo Brasil, programa que deve substituir gradativamente o Mais Médicos.

    Nesse período de dois anos, os médicos devem fazer provas de revalidação do diploma e receber o valor integral da bolsa paga aos profissionais. Se aprovados, poderão continuar a exercer a profissão. 

    Segundo o relator, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), a sugestão visa atender a uma "excepcionalidade" da situação vivida pelos médicos cubanos que decidiram permanecer no Brasil após o anúncio do fim da sua participação no programa. 

    A estimativa atual do governo é que cerca de 1.800 médicos cubanos tenham permanecido no país. 

    No relatório, Moura sugere que os médicos voltem a atuar no Mais Médicos por até dois anos, mas sem que o contrato seja intermediado por entidades. Neste caso, o valor da bolsa, hoje de R$ 11.800, seria pago diretamente aos profissionais --antes, a maior parte desse valor era destinado ao país caribenho, que enviava os médicos por meio de um acordo com a Organização Panamericana de Saúde.

     

    O relator diz ter feito a proposta para atender apelos de parlamentares "em função da situação humanitária difícil em que se encontram esses profissionais e da sua importância para a atenção à saúde nas localidades mais carentes".

    por Folhapress

  • CHAPADA: MORADORES DA VILA DE CAETÉ-AÇU RECLAMAM DE ANTENA INSTALADA NO MORRO DO FUNDÃO

    Foto: Reprodução

    Uma torre de um provedor de internet, construída no Morro do Fundão, na Vila de Caeté-Açu, na Chapada Diamantina, está causando insatisfação aos moradores da região. O equipamento, que seria de uma empresária local, tem 25 metros de altura e está instalado em um terreno próximo ao acesso da comunidade à Cachoeira da Fumaça. O distrito de Caeté-Açu tem passado por alterações na sua paisagem devido a crescente ocupação desordenada. No entanto, segundo os moradores, essa é a primeira vez que um objeto polui visualmente um morro da localidade.

     Fonte: BN

  • BRUMADO: PREFEITO EDUARDO VASCONCELOS SE PRONUNCIA SOBRE CASSAÇÃO DE MANDATO; CONFIRA O VÍDEO

    Na tarde de hoje (17), o prefeito de Brumado Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se pronunciou em uma de suas redes sociais, em relação a decisão do juiz eleitoral Genivaldo Alves Guimarães, que cassou o seu mandado e do seu vice Édio Pereira (PCdoB).

    Confira o vídeo

  • REPRESENTANTES DO TURISMO E DA SAÚDE DISCUTEM PREVENÇÃO CONTRA O SARAMPO NO ESTADO

    Foto: Reprodução

    A adoção de medidas preventivas contra o sarampo em zonas turísticas da Bahia foi discutida pelos secretários estaduais do Turismo, Fausto Franco, e da Saúde, Fábio Vilas-Boas, além de lideranças do setor turístico do estado, na noite da última segunda-feira (16), no Wish Hotel, em Salvador. O objetivo é promover uma campanha de vacinação entre profissionais que trabalham diretamente com turismo nas regiões de grande fluxo, como Salvador, Porto Seguro, Prado, Santa Cruz Cabrália, Morro de São Paulo, Lençóis e Mucugê, dentre outras. “É importante que funcionários de hotéis, bares, restaurantes e operadoras de transfer, dentre outros, tomem a vacina, caso ainda não sejam vacinados”, afirmou Villas-Boas. Ele também convoca secretários de saúde dessas áreas a disponibilizar vacinas em hospitais e salas de vacinação em aeroportos e rodoviárias.

  • CHAPADA DIAMANTINA

    CHAPADA: MUCUGÊ RECEBEU FEIRA DAS ARTES

    CHAPADA: MUCUGÊ RECEBEU FEIRA DAS ARTES

    Foto: Reprodução

    O município de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebeu a 5ª edição da Feira das Artes, no último sábado (14). A feira foi realizada no Largo da Igreja de Santo Antônio, na Rua do Cruzeiro, que fica no Centro Histórico. Nessa edição, a feira contou com atrações artísticas em um palco aberto do Sarau do Sincorá, a exemplo da apresentação do coral Pequenos Cantores de Mucugê e da dança do Studio AnaDança.