• Iramaense é preso com drogas e armas na zona rural de Barra da Estiva

    Mateus Gomes, morador do Povoado Sincorá da Serra, zona rural de Iramaia, foi preso no último sábado após ser flagrado com drogas e armas na Zona Rural de Barra da Estiva. De acordo com a polícia (Caesg), durante patrulhamento na cidade de Barra da Estiva, recebeu uma denúncia que no povoado de Placas, um indivíduo estaria comercializando drogas naquela localidade. Diante das informações a guarnição deslocou até o local e ao proceder a abordagem em um bar, o mesmo foi localizado. Ao realizar busca em seu veículo Fiat Strada, foi encontrado um revólver calibre 32, municiado, 02 (dois) tabletes de substância análoga a maconha, 03 (três) petecas da mesma substância, 02 (duas) facas tipo peixeira e a quantia de R$ 361,00 (trezentos e sessenta e um reais). Em diligência continuada a guarnição deslocou até sua residência no povoado de Sicorá da Serra, onde foi encontrado uma espingarda anticarga e uma balança de precisão. Diante dos fatos, o indivíduo juntamente com o material encontrado, foi conduzido à Delegacia de Brumado onde foi autuado em Flagrante por Tráfico de Entorpecentes e Porte/Posse Ilegal de Arma de Fogo. A Polícia não divulgou o nome do flagranteado. Clique aqui para curtir e seguir a nossa página no Facebook.

  • 2º Encontro de Motociclistas da Chapada Diamantina começa nesta quinta em Mucugê

    De 24 (quinta - feira) a 27 (sábado) deste mês, Mucugê traz a segunda edição do 2º Encontro de Motociclistas. O evento, que traz estandes de concessionárias de motos, lojas de acessórios, entre outros serviços ligados ao motociclismo, promete também uma programação musical intensa, com Djs e bandas de rock. Além de contar com o já tradicional barracão das cervejas artesanais baianas.

    2º Encontro de Motociclistas da Chapada Diamantina começa nesta quinta em Mucugê

    Programação para toda a família
    Mas quem pensa que o encontro é direcionado somente aos motociclistas está enganado. Haverá também parque infantil, praça de alimentação, expositores de roupas, acessórios, itens decorativos e muito mais.

    Serviço
    Evento: 2º Encontro de Motociclistas de Mucugê
    Data: 24 a 27 de janeiro de 2019
    Local: Centro histórico de Mucugê
    Mais informações: 71 99399 9236

    2º Encontro de Motociclistas da Chapada Diamantina começa nesta quinta em Mucugê
    2º Encontro de Motociclistas da Chapada Diamantina começa nesta quinta em Mucugê
  • Homem morre em confronto com a Rondesp em Utinga

    Foto: Divulgação

    Na tarde do último dia 17, a Rondesp Chapada, unidade pertencente ao Comando de Policiamento da Região da Chapada, juntamente com a guarnição PM local, tentava dar cumprimento de mandado de prisão de um indivíduo na Rua Ana Nery, bairro Belardino Nery, Utinga, quando foi recebida a tiros.

    O homem alvo do Mandado, ao perceber a presença das guarnições, passou a efetuar disparos de arma de fogo na tentativa de evitar a prisão, mas de imediato houve o necessário revide até cessar a injusta agressão por parte do infrator, que foi alvejado e socorrido para o hospital municipal, porém não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Em posse do resistente foi encontrado um revólver calibre.38, R$ 360,00 em moeda corrente, 01 telefone celular e aproximadamente 50 g de crack divididas em diversas partes para comércio. A ocorrência foi registrada na delegacia local.

  • Estelionatário procurado em vários estados é preso em Seabra

    Foto: Divulgação | SSP

    Equipes das Companhias Independentes da Polícia Militar 98ª (Ipirá) e 29ª (Seabra), prenderam o estelionatário Rodrigo Jesuíno dos Santos Oliveira, o 'Acaba Mundo', na tarde desta quarta-feira (16). Ele possui mandados de prisão nos estados de Santa Catarina e Mato Grosso. Além disso, é procurado em Brasília, Goiás e Rondônia, pela mesma modalidade criminosa e outros delitos.

    Segundo o comandante de Policiamento da Região Chapada, coronel PM Valter Araújo, ele foi identificado num restaurante à beira da rodovia BR-242, em Itaberaba, saindo do veículo Toyota Hilux, placa ONO-7679, de Goiânia. “Apuramos as acusações e identificamos os mandados em abertos que ele possui em outros estados”, disse.

    O oficial ainda explicou que foi montado um ponto de abordagem. “Acionamos a 29ª CIPM para realizar a blitz no posto da PRF em Seabra, para capturar Jesuíno”, contou coronel Valter. O veículo foi interceptado e conduzido para a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra). 'Acaba Mundo' já tinha passagem por tráfico de drogas, roubo de gado e, também, era envolvido com roubo de veículos.

  • Ator Global Johnny Massaro grava documentário na Cachoeira do Buracão em Ibicoara

    Foto: Reprodução

    O ator Global Johnny Massaro, de 26 anos, é mais uma celebridade a visitar a Cachoeira do Buracão em Ibicoara. O local é um atrativo turístico que já recebeu diversos artistas e personalidades e vem cada vez mais encantando a todos com sua beleza. Johnny veio acompanhado de uma equipe para realizar a gravação de um documentário no local e aproveitou para tirar fotos com fãs e apreciar as lindas paisagens do caminho até a cachoeira. Outros famosos como a atriz e ex-BBB Grazi Massafera, a cantora e atriz Mariene de Castro, Camila Pitanga, Jorge de Paula, entre outros já visitaram a Cachoeira e ficaram encantados com tamanha beleza.

    Ator Global Johnny Massaro grava documentário na Cachoeira do Buracão em Ibicoara

    Foto: Reprodução

    O turismo na região é uma das fontes que alimenta a economia local, motivo pelo qual a atual administração vem fazendo grandes investimentos, melhorando estradas de acesso, capacitando pessoas que atuam na área e claro, preservando o meio ambiente, para que cada vez mais, Ibicoara seja o centro das atenções para quem deseja visitar a Chapada. Curta e siga a nossa página no facebook, clique aqui.

  • Garoto de 11 anos morador de Seabra é selecionado para a Escola de Teatro Bolshoi Brasil

    Foto: Divulgação

    Com apenas 11 anos de idade, o garoto garoto Gabriel Serrano Ursule, da cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, está em busca de realizar seu grande sonho. Ele foi um dos selecionados para ocupar uma das 40 vagas do curso de Dança Clássica na Escola de Teatro Bolshoi Brasil, uma das principais companhias de dança do mundo. Gabriel passou entre 4.870 inscritos. O índice de candidatos por vaga chegou a 121, uma disputa acirrada. Concorrentes de 22 estados brasileiros, Distrito Federal e Argentina participaram do processo, que tinha 4 etapas eliminatórias através de exames médicos fisioterápicos e artísticos. 
    Foram aprovadas 40 crianças, que iniciam na primeira série e oito adolescentes que vão para as séries mais avançadas. Desde muito novo, estuda teatro, música e circo, o que despertou a atenção de Vera Pardo, dona da Academia Arte e Movimento, em Seabra. “Foi a Vera que enxergou o potencial do Gabriel para o balé. Ela deu uma bolsa para ele frequentar sua escola e estudar os principais movimentos clássicos; também foi ela quem o conduziu à pré-seleção do Bolshoi, em Ilhéus, e na seletiva de Joinville, quando ele foi aprovado”, comenta Andrea, mãe de Gabriel.

    Agora, sua família precisa de apoio financeiro para se mudar para a cidade de Joinville, em Santa Catarina, onde o garoto irá estudar.

    Ajude esta família a realizar um grande sonho, contribua com a vaquinha virtual clique aqui

  • Prefeito de Andaraí, João Lúcio é reconduzido à presidência do Consórcio Chapada Forte

    Prefeitos de Barra da Estiva, Andaraí e Itaetê; João de Didi, João Lúcio e Valdes Brito, respectivamente

    Nesta manha do último sábado (12), aconteceu a eleição para presidência do Consórcio Intermunicipal do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina. Foi reeleito por unanimidade o Prefeito da Cidade de Andaraí João Lucio Passos Carneiro para o mandato de mais 2 anos a frente do Consórcio. O prefeito de Barra da Estiva, João de Didi, esteve presente e na oportunidade agradeceu ao presidente pela importância do Consórcio para a região; “Através do Consórcio Barra da Estiva foi contemplada com mais de 300 títulos de terra com o projeto de regularização fundiária, será aberto os tanques para a criação de peixes com o projeto Peixes da Chapada, a aquisição de mais cisternas para o município, conseguimos também mais de 60 Toneladas de massa asfáltica para operação tapas buracos, além da Copa Chapada Forte de Futebol onde a nossa seleção conseguiu uma ambulância 0 km para o município”.
    Estive presente no evento o coronel da Policia Militar o Sr. Valter Santos de Araújo comemorando junto aos prefeitos da Chapada o baixo índice de crimes na região, devido ao trabalho proativo da policia militar da Bahia.
    O prefeito João de Didi cobrou ainda apoio do presidente do Consórcio e demais prefeitos da região para melhoria da BA 142 que é a porta de entrada da Chapada para quem chega a região, via Vitória da Conquista.

  • Em Boa Nova, Rui entrega obras e Zé Raimundo agradece votação recebida no município

    Acompanhando o governador Rui Costa em mais um evento para entrega de importantes ações para os municípios baianos, o deputado estadual Zé Raimundo esteve em Boa Nova na manhã deste sábado, 12, onde foi recepcionado com muito carinho por militantes do Partido Trabalhadores, liderados pelo seu presidente Zenóbio Araújo, e demais companheiros com Eliana e Luís Xavier. 

    Enquanto o governador entregou novos sistemas de abastecimento de água para a sede do município e para a comunidade de Lagoa das Pedras, beneficiando mais de 14 mil habitantes, Zé Raimundo aproveitou a visita ao município para reafirmar o compromisso de trabalho que o seu mandato e do deputado federal Waldenor Pereira tem com os moradores de Boa Nova e para renovar os laços de amizade e companheirismo com as lideranças locais. 

    Em Boa Nova, Rui entrega obras e Zé Raimundo agradece votação recebida no município

    O deputado agradeceu ainda os votos recebidos e a confiança deposita em sua atuação como representante dos baianos na Assembleia Legislativa, retirando o seu apoio e o de Waldenor para viabilizar ações e programas que ajudem a melhorar a vida da população e fortalecer as organizações sociais e comunitárias.

  • Homem tem moto roubada em Rio de Contas e população se mobiliza para ajuda-lo a encontrar veículo

    Um homem que trabalha como Moto-taxi na cidade de Rio de Contas teve sua motocicleta roubada após realizar uma corrida. De acordo informações obtidas pelo Informe Barra, um indivíduo teria contratado uma suposta corrida até a cidade de Livramento, e antes de sair da cidade, anunciou o assalto e roubou a moto do trabalhador. Câmeras de segurança flagraram o homem que pode ser o assaltante e toda a população se mobilizou para encontrar o veículo, que é a única fonte de sustento da família. Se trata de uma CG Fan 125 ano 2014 modelo 2015, placa PJI-9261 de Rio de Contas.

    Quem tiver informações  sobre o paradeiro da motocicleta deve informar a polícia e não realizar abordagens por conta própria.

  • PRF apreende carga irregular de carvão vegetal na cidade de Seabra

    Foto: Divulgação | PRF

    Na manhã de ontem, quinta feira (10), o Grupo de Policiamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal realizava fiscalização no Km 408 da BR 242, em Seabra, na região da Chapada Diamantina, quando abordou o veículo de carga Mercedes Benz, conduzido por um homem de 39 anos, transportando sacas de carvão vegetal.

    Após consultas, verificou-se que a carga composta por 860 sacos de carvão, em tamanho uniforme, e custando no mercado cerca de R$ 43.000,00 (quarenta e três mil reais), estava sem os documentos de porte obrigatório fiscal e florestal, sendo transportada de forma irregular.

    O condutor do veículo afirmou para os agentes federais que tinha conhecimento da ilegalidade do transporte de carvão sem a devida documentação e que trabalha para o proprietário do veiculo há 2 anos.

    Diante das informações obtidas, foram constatados os delitos de transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal e de transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida.

    Os veículos e a carga foram conduzidos para a Polícia Civil de Seabra para os procedimentos legais cabíveis.

  • Mulher é presa por tráfico de drogas pela Cipe Chapada em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação | SSP

    Cíntia Sena dos Santos, 20 anos, foi presa por uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada), na tarde desta quarta-feira (9), em sua residência, no bairro Dom Matias, em Ruy Barbosa, a 321 quilômetros da capital, de posse de 13 trouxas de maconha, seis pinos de cocaína, além de R$ 20.

    No momento, estava em companhia de seu parceiro, Matheus Bispo Almeida, 22 anos, que conseguiu fugir. Esta ação foi provocada por denúncias de moradores da comunidade, que alertaram a unidade policial, através do disque-denúncia da companhia, para o fato de o casal traficar drogas na Vila da Dignidade.

    A guarnição iniciou a patrulha pela área, quando avistou Matheus. Este, percebendo a presença dos policiais militares, entrou em casa e desapareceu por um matagal. Cíntia também tentou fugir, mas acabou presa. No quarto do casal, foram encontradas drogas (13 trouxas de maconha e seis pinos de cocaína) e R$ 20.

    “Já sabíamos que a dupla traficava naquele bairro e estávamos em seu encalço há algum tempo”, afirmou o comandante da Cipe/Chapada, major Ricardo Passos Conceição, lembrando que “buscas estão sendo feitas, inclusive na zona rual, para capturar Matheus”. Embora primária, Cíntia foi autuada em flagrante, na Delegacia Territorial de Ruy Barbosa, em razão de as drogas terem sido apreendidas em seu poder.

    CONTINUE LENDO
  • Município de Abaíra na Chapada Diamantina completa cinco anos sem homicídio

    Foto: Divulgação

    Localizado na região da Chapada Diamantina, o município de Abaíra, também conhecido como a cidade da cachaça, completou cinco anos sem registros de homicídio. A última ocorrência deste tipo de crime foi computada no dia 4 de janeiro de 2014.

    Em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), a 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) desenvolve atividades que visam a prevenção e redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

    As rondas e abordagens em áreas rurais e urbanas são consideradas pelas polícias umas das principais ações que evitam delitos contra a vida. Desta forma, bares, pessoas e veículos são constantemente alvos de revistas preventivas.

    "Isso é resultado do trabalho integrado das unidades de defesa social que de foma unida buscam fortalecer as diversas atividades policiais que temos na região. Abaíra, além de ser produtora e fornecedora de aguardente é também uma cidade que atrai inúmeros turistas para o Festival da Cachaça', que acontece a cada dois anos", pontuou o comandante de Policiamento da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) Chapada, coronel PM Valter Araújo.

    O diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), delegado Flávio Góis, salientou ainda o trabalho de inteligência como outro fator preponderante na ausência de crimes contra a vida. “Conseguimos nos antecipar a alguns fatos e impedi-los. Agradecemos também à população que colabora com o trabalho das forças de segurança”, completou.

    CONTINUE LENDO
  • PGR pede condenação de Geddel Vieira Lima a 80 anos de prisão

    Foto: Reprodução

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu hoje (9) a condenação do ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima a 80 anos de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

    Ela também pediu a condenação do deputado Lúcio Vieira Lima (MDB-BA) a 48 anos e seis meses de prisão, pelos mesmos crimes.  Ele é irmão de Geddel e não conseguiu se reeleger nas últimas eleições.

    O pedido foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nas alegações finais da ação penal relacionada aos R$ 51 milhões em espécie encontrados no apartamento de um amigo de Geddel em Salvador. Ele foi preso preventivamente em 8 setembro do ano passado, três dias após o dinheiro ser encontrado, e encontra-se hoje na penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

    A PGR pediu que seja mantida a prisão preventiva de Geddel até o julgamento do caso. A defesa solicitou a soltura dele por já estar encerrada a fase de instrução processual, razão pela qual ele não mais representaria ameaça às investigações, segundo os advogados.

    Para Raquel Dodge, Geddel “já deu mostras suficientes do que, em liberdade, é capaz de fazer para colocar em risco a ordem pública e vulnerar a aplicação da lei”, razão pela qual deve continuar preso. Ela citou também o risco de fuga.

    A matriarca da família, Marluce Vieira Lima, também era ré na mesma ação penal, mas em novembro o relator do processo, ministro Edson Fachin, desmembrou a parte relativa a ela no caso, que deverá agora ser julgado pela 10a Vara Federal da Bahia.

    As alegações finais são um dos últimos passos antes do julgamento, que deve ocorrer na Segunda Turma do STF, embora ainda não haja data marcada.

    No documento de 85 páginas, a PGR pede também a condenação do empresário Luiz Fernando Machado a 26 anos de prisão. Ele seria cúmplice dos irmãos Vieira Lima na lavagem de R$ 12,7 milhões, entre os anos de 2011 e 2016, por meio de sete contratos relativos a empreendimentos imobiliários. 

    CONTINUE LENDO
  • Lula se compara a Tiradentes em alegações finais no processo do sítio de Atibaia

    O ex-presidente Lula voltou a se comparar a Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira, que ele já havia classificado em outra ocasião como “primeiro herói nacional”.
    Desta vez o ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) usou as alegações finais do processo referente ao sítio de Atibaia, no interior de São Paulo, para voltar a se comparar ao histórico personagem mineiro.

     

    Lula se compara a Tiradentes em alegações finais no processo do sítio de Atibaia

    ”Eu sei como é que vou passar pra história. Eu não sei como eles vão passar. Não sei se eles vão passar pra história como juízes ou como algozes. Não sei. O herói não é o cara que enforcou Tiradentes. Foi o enforcado que virou herói. ”, disse Lula.
    Entretanto, o ex-presidente condenado esqueceu que em 2010 defendeu a alta de impostos como forma de garantir um ”Estado presente e forte”, em discurso feito no encerramento do Seminário de Alto Nível da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), em Brasília.

  • Petrobras reduz preço da gasolina em 1,38% nas refinarias

    Foto: Divulgação

    A Petrobras anunciou hoje (8) uma redução de 1,38% no preço da gasolina vendida em suas refinarias. O litro do combustível passará a ser comercializado a R$ 1,4337 a partir de amanhã (9), dois centavos a menos do que o preço praticado hoje (R$ 1,4537).
     
    Essa é a terceira queda consecutiva do preço do combustível, que começou o ano sendo vendido a R$ 1,5087 por litro. Desde o dia 1º, a gasolina acumula queda de 4,97% no preço nas refinarias da estatal.

    O preço do diesel foi mantido em R$ 1,8545, o mesmo valor desde 1º de janeiro.