• Unidade da Rede SAC em Barra da Estiva fecha nesta quinta (29) para o feriado de Páscoa

    imagem reprodução

    Unidade da Rede SAC em Barra da Estiva fecha nesta quinta (29) para o feriado de Páscoa

    Em função dos feriados da Páscoa, as unidades da Rede SAC terão horários especiais de funcionamento na capital e no interior do Estado. No interior, as alterações já começam nesta quinta-feira (29), com o fechamento das unidades de Candeias, Barra da Estiva (Chapada Diamantina), Bom Jesus da Lapa, Caetité, Coaraci, Cocos, Cruz das Almas, Ipirá, Inhambupe, Jeremeoabo, Luís Eduardo Magalhães, Maracás, Olindina e Santa Maria da Vitória. As demais unidades funcionam normalmente.

    Na sexta-feira (30), todos os postos estarão fechados, enquanto no sábado (31) apenas as unidades dos Shoppings Barra, Bela Vista, Paralela e Salvador, na capital, estarão abertas. Todos os postos da Rede SAC retomam o seu funcionamento habitual na segunda-feira (2). Para mais informações sobre os horários de atendimento da Rede SAC em todo o estado, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o endereço www.sac.ba.gov.br e o aplicativo SAC Mobile. As informações são da Saeb.

  • Até 31 de maio Barrestivenses terão 80% de desconto no pagamento de IPTU
  • Depois de resgatar adolescente de cativeiro e prender dois homens, polícia já tem pistas de mais três sequestradores

    Coronel PM Matos e o delegado Cleraldo Pimenta, durante entrevista coletiva(Foto: Divulgação/P.Civil)

    A polícia já tem pistas de outros três homens que sequestraram a estudante de 14 anos, na segunda-feira(26), quando ela estava a caminho da escola, na cidade de Olindina, Nordeste da Bahia. A ação criminosa teve a participação de cinco pessoas, duas delas presas na manhã desta quarta-feira(28), na zona rural da cidade de Antônio Cardoso, Região Metropolitana de Feira de Santana.

    Depois de resgatar adolescente de cativeiro e prender dois homens, polícia já tem pistas de mais três sequestradores

    Revólver calibre 38, usado pelos sequestradores(Foto: Divulgação/P.Civil)

    A operação de resgate contou com a participação de policiais federais, militares e civis, com o cuidado de preservar a vítima, filha de um empresário do ramo de supermercados em Olindina. Ao localizar o cativeiro, a polícia teve que fazer negociação com um dos sequestradores que manteve um revólver calibre 38 apontado para a vítima, exigindo a presença de um advogado.

    Adenilson Sena de Carvalho, de 43 anos, e Rodrigo Dantas Rodrigues, 20, foram apresentados à imprensa na tarde desta quarta-feira. “Assim que a polícia foi informada do sequestro, guarnições das companhias de Policiamento Especializado Litoral Norte (Cipe/Litoral) e Independente da Polícia Militar (6ª CIPM/Rio Real) perseguiram o grupo por uma hora até a cidade de Inhambupe, onde eles acabaram entrando num matagal e perdemos o contato visual”, explicou o comandante da Cipe/Litoral, coronel PM Matos.

    Ele contou que na zona rural de Inhambupe, o veículo utilizado pelos criminosos ficou preso na lama e eles precisaram pedir ajuda a um comparsa, que trouxe outro veículo. “A perseguição mudou a rota dos sequestradores, que acabaram passando a noite, junto com a vítima, em um hotel na cidade de Feira de Santana. No dia seguinte o roteiro voltou a ser seguido pela quadrilha, que levou a jovem para o cativeiro.”, completou o coronel.

    O delegado Cleandro Pimenta, da Coordenação de Sequestro e Extorsão, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), disse que Adenilson, que é dono do imóvel onde a adolescente foi mantida em cárcere, foi o primeiro a ser identificado e preso. “Ele trabalha levando crianças para escola, por isso o monitoramos até que estivesse sozinho, já a caminho do cativeiro, para prendê-lo”, explicou o delegado.

    Rodrigo percebeu a chegada da polícia, por isso manteve um revólver apontado para a cabeça dela durante os 45 minutos de negociações realizadas pela equipe do Draco. “Ele exigiu a presença da imprensa e de advogados. Acabamos convencendo ele a se render apenas com um advogado encaminhado pela prefeitura local”, contou Pimenta. A adolescente, que não sofreu agressões físicas, já está com a família.

    Os criminosos foram autuados em flagrante por extorsão mediante sequestro. Adenilson já possui passagens na PF, por transporte ilegal de carne, enquanto Rodrigo responde por porte ilegal de arma de fogo, mesmo crime pelo qual ele também foi autuado desta vez, já que o revólver utilizado por ele foi apreendido. A dupla será encaminhada para o sistema prisional, depois de prestarem depoimento sobre o crime e fornecer a identificação e provável localização dos compasas de sequestro.

    A adolescente já está com a família desde o fim da manhã de hoje, como noticiou o #AgoraNaBahia, mostrando, inclusive, uma mensagem de voz dela, através de redes sociais, logo após ter sido resgatada pela polícia.

    CONTINUE LENDO
  • Polícia descobre cativeiro, liberta adolescente e prende sequestradores na Bahia

    imagem reprodução

    A estudante de 14 anos que foi sequestrada na segunda-feira(26), a 50 metros da casa onde mora com os pais na cidade de Olindina, interior da Bahia, já foi localizada pela polícia e resgatada do cativeiro, conforme divulgou o #AgoraNaBahia. Dois homem foram presos, trazidos para Salvador e vão ser apresentados à imprensa: Adenilson Sena de Carvalho, de 42 anos, e Rodrigo Dantas Rodrigues de Miranda, 21.

    Durante a entrevista coletiva, o delegado titular do Draco, Cleandro Pimenta vai informar todos os detalhes da operação, que envolveu, além da unidade que dirige, equipes da Polícia Militar de Olindina e de cidades da região. Pelas primeiras informações, a prisão ocorreu numa localidade conhecida como Umbuzeiro, no município de Antônio Cardoso, perto de Feira de Santana. Houve negociação e os sequestradores exigiram a presença da imprensa, de um advogado e de um morador da região, mas durante os contatos, eles acabaram presos. O Draco usou a estratégia do diálogo para preservar a integridade da vítima.

  • Festeja Ibicoara acontece esse final de semana

    Divulgação

    A prefeitura municipal de Ibicoara, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Turismo, realizará no próximo sábado e domingo uma festa em comemoração a Páscoa e Semana Santa.

    As duas noites de festa acontecerá na Praça da Matriz, às 20h, e contará com as apresentações de Robson Aguiar, Nesse Beeth, Alex Ribeiro e Ana Clara Neves.

  • Mais de 27 mil carteiras de habilitação são suspensas na Bahia

    Mais de 27 mil carteiras de habilitação foram suspenas pelo Detran (Foto: G1 )

    Mais de 27 mil carteiras de habilitação foram suspensas pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). A lista com a relação dos condutores punidos foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), na edição do último sábado (24), na parte Caderno Especial.

    Os documentos foram suspensos por terem ultrapassado os 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e as penas variam entre um e dois meses. Os condutores estão sendo notificados pelos Correios.

    De acordo com o Detran, ainda cabe recurso da decisão à Junta Administrativa de Infrações (Jari), no prazo de 30 dias. Quem não apresentar defesa deverá entregar a habilitação ao Detran, sob pena de receber uma punição maior.

    O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a detenção do condutor, de seis meses a um ano, e multa, além de ficar sem dirigir pelo mesmo período que havia sido suspenso anteriormente, caso seja flagrado dirigindo com a CNH suspensa. A ocorrência provoca a abertura do processo de cassação da carteira.

    Segundo o Detran, para voltar a ser habilitado, o motorista deve cumprir a pena, fazer o curso de reciclagem em autoescola e ser aprovado no teste de legislação

  • Ação da PM e PRF apreende cerca de 70 mil estimulantes entre Itaberaba e Seabra

    Foto: Divulgação SSP

    Cerca de 73 mil estimulantes sexuais foram apreendidos na noite desta terça-feira (13), durante a 'Operação Divisa Segura', realizada por equipes das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada e Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação ocorreu no Km 202, da BR-242, trecho que dá acesso às cidades de Itaberaba e Seabra.

    Transportados em um ônibus que saiu de Goiânia, os materiais seriam entregues nas cidades de Salvador e Feira de Santana. Na carga também foram localizados mais de 4 mil anabolizantes, entre ampolas e comprimidos.

    O comandante do Policiamento da Região da Chapada, tenente-coronel PM Valter dos Santos Araújo, destacou a importância da operação. "Através delas evitamos a entrada de criminosos e materiais ilícitos na Bahia. Dessa forma teremos redução nos números de delitos ", ressaltou.

    Ainda segundo o oficial, não houve prisão em flagrante, já que o veículo pertence a uma empresa transportadora. O motorista do veículo chegou a ser conduzido, mas foi liberado. "Alguns dos materiais não possuíam nota e a maior parte desses medicamentos é de origem do Paraguai e dos Estados Unidos", acrescentou o coronel.

    A operação resultou na apreensão de 73 mil comprimidos de Pramil, 300 frascos de Metandrostelona, 400 frascos de Stanozoland, 1000 ampolas de Lipostabil, 90 potes de Assault MP, 95 caixas de Decaland, 50 ampolas de Testogar, 590 ampolas de Durateston, 2 mil compirmdos de Erofast e 116 frascos de Lipo6 Black. Todo o material apreendido foi encaminhado pela PRF para a sede da Receita Federal, em Feira de Santana.

  • GÊNIO DA CIÊNCIA Morre aos 76 anos Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do mundo

    Morreu nesta quarta-feira (14), em sua casa, o físico e pesquisador britânico Stephen William Hawking, aos 76 anos. A morte foi comunicada por sua família à imprensa inglesa.

    "Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje", disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. "Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos", afirmaram em um comunicado.

    Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu no mesmo dia do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

    GÊNIO DA CIÊNCIA Morre aos 76 anos Stephen Hawking, um dos maiores cientistas do mundo

    O físico se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. No final da década de 1960, ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro "Uma breve história do tempo", best-seller lançado em 1988. Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, vencedor de um Oscar.

    O físico também se tornou um símbolo de determinação por ser portador da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e ter sobrevivido a ela por décadas. A doença degenerativa fez com que conseguisse, em certo ponto, mover apenas um dedo e os olhos voluntariamente. A cadeira de rodas e a crescente dificuldade para se comunicar não o impediram, no entanto, de seguir sua carreira, já que sua capacidade intelectual permaneceu intacta.

    Hawking usava um sintetizador eletrônico para poder falar, mas a voz robótica produzida pelo aparelho para expressar suas ideias acabou se tornando não só uma de suas marcas registradas como foi constantemente ouvida e respeitada no mundo todo.

    Para produzir sua 'fala', o físico usava formava as palavras em uma tela com o movimentos dos olhos, também usado para movimentar sua cadeira de rodas.

    Além de importante divulgador científico, Hawking também será lembrado, como pesquisador, por sua descoberta de que os buracos negros, aqueles pontos do cosmo tão densos que nem a luz lhes escapa, não são realmente negros quando explodem, falando simplificadamente. Eles podem soltar partículas e radiação antes de desaparecerem.

    Ninguém acreditava inicialmente que partículas pudessem sair do buracos negros. "Não estava procurando por elas [as partículas]. Apenas tropecei sobre elas", contou numa entrevista de 1978 ao "New York Times".

    Trajetória

    Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942 em Oxford, na Inglaterra. Quando fez 8 anos de idade, se mudou para St. Albans, cidade localizada a cerca de 30 km de Londres, na Inglaterra.

    Estudou na University College, de Oxford, que também foi a faculdade de seu pai. Stephen queria estudar matemática, enquanto sua família o queria estudante de medicina. Como matemática não estava disponível na grade da universidade, ele escolheu física e se formou em 1962.

    Três anos depois, o físico recebeu sua primeira premiação na classe de licenciatura em Ciências Naturais. Ele saiu de Oxford e foi para Cambridge fazer uma pesquisa na área de cosmologia, já que não havia essa área na universidade em que estudava.

    Tornou-se doutor em cosmologia e trabalhou como professor de matemática na Universidade de Cambridge, onde era professor lucasiano emérito -- mesmo cargo ocupado por grandes cientistas como Charles Babbage, Isaac Newton e Paul Dirac. Ele também foi diretor do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica da mesma universidade. Suas principais áreas de especialidade foram cosmologia teórica e gravidade quântica.

    Hawking também foi autor de 14 livros, entre eles “O universo em uma casca de noz” e “Uma breve história do tempo”.

    ELA e vida pessoal

    Quando completou 21 anos, Hawking foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A doença causa morte dos neurônios motores, que são as células nervosas responsáveis por todos os movimentos do corpo. Aos poucos, os pacientes perdem a capacidade de se mover, de falar, de engolir e de respirar.

    Por isso, Hawking vivia em uma cadeira de rodas e era dependente de um sistema de voz computadorizado para se comunicar com as pessoas.

    Ele teve três filhos. Casou-se pela primeira vez em 1965 com Jane Hawking e se separou em 1991. Em 1995, teve seu segundo casamento com a enfermeira Elaine Mason e se divorciou em 2006.

    ELA

    De caráter progressivo, a ELA afeta os neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo e causa a perda do controle muscular.

    Além de ser uma doença ainda sem cura, a esclerose amiotrófica tem um diagnóstico difícil. São necessários cerca de 11 meses para detectar a doença. A dificuldade existe porque não há nenhum exame de laboratório que indique alguma substância no sangue ou marcador de precisão para detectar a doença.

    Sintomas

    Os pacientes costumam sentir como primeiros sintomas problemas para respirar, dificuldades para falar, engolir saliva ou comida, além da perda de controle da musculatura das mãos ou atrofia muscular da perna. O raciocínio intelectual e os sentidos do corpo permanecem normais.

    Como consequência dos problemas no funcionamento dos músculos da respiração, os pacientes podem ter infecções pulmonares que levam à morte.

    Estima-se que apenas 10% dos casos de esclerose lateral amiotrófica tenham causas genéticas.

    A doença é mais comum em pessoas entre 50 e 70 anos e é muito rara a ocorrência em jovens.

    Os únicos tratamentos que existem buscam retardar a evolução da doença.

    CONTINUE LENDO
  • Suposto irmão do prefeito de Itaetê é morto a tiros em Cascavel / Ibicoara

    Foto: Arquivo do Blog Chapada

    Na noite de ontem, 13/03/2018, por volta das 19:00 horas, no bairro Casas Populares - distrito de Cascavel, município de Ibicoara, um homicídio foi registrado.
    De acordo com informações obtidas pelo Blog Chapada, Daniel Fereira Gomes matou a tiros, Sérgio Roberto Santos Souza, 43 anos.
    Ainda de acordo com as informações obtidas por nossa reportagem, autor e vítima que eram vizinhos, se desentenderam e passaram a discutir, tendo o autor passado a dizer que iria matá-lo, o que acabou acontecendo. Daniel desferiu um disparo de arma de fogo que atingiu a vítima fatalmente, tendo a mesma vindo a óbito ainda no local.
    Após atirar contra a vítima o autor acabou empreendendo fuga. A mulher da vítima que teria presenciado o fato também foi ameaçada pelo autor.
    A Polícia Militar compareceu no local e realizou diligência visando localizar o autor, mas, até o fechamento desta matéria ninguém havia sido preso. sem resultado positivo.

    De acordo com informações de populares obtidas no local, a vítima que era natural de Itaetê  e irmão do atual prefeito.
    Ainda de acordo com as informações obtidas no local, a vítima também já havia praticado um homicídio e o autor teria envolvimento com roubo de veículo.

    Clique aqui, curta e siga a nossa página no Facebook e fique fpor dentro de tudo.

  • Cipe Central desmonta comércio ilegal de munições em Ituaçu

    Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central desmontaram, no sábado, um comércio ilegal de munições, no município de Ituaçu (distante 509 km de Salvador). Edésio José dos Santos, proprietário do estabelecimento Deba Baterias, foi preso em flagrante. 

    Os militares descobriram o esquema irregular, após denúncias anônimas. Na loja foram apreendidos 45 cartuchos de espingardas calibres 32, 28 e 36, 97 estojos de espingardas calibres 32, 28 e 36, seis calibradores, dois conjuntos de ferrolhos, 28 molas variadas, 20 espoletas, 29 caixas de espoletas, 14 quilos de chumbo em esfera, 170 recipientes com pólvora negra e um com pólvora branca. 

    “A denúncia era que além das munições, o criminoso também comercializava armas, mas não foram encontradas. Agora a Polícia Civil iniciará uma investigação, pois existem indícios de que o material abastecia os traficantes de drogas, na região", contou o comandante da Cipe/Central, major Fábio Rodrigo de Melo Oliveira. 

    Edésio e todo o material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Brumado.

  • Chapada: Brigadistas contêm fogo que atingiu vegetação próxima ao Vale do Pati

    Um incêndio florestal que atingiu vegetação do Gerais do Rio Preto em região próxima ao Vale do Pati, na Chapada Diamantina, foi controlado por brigadistas da Brigada VLT de Mucugê e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com informações passadas ao Jornal da Chapada pelo guia Augusto Franchi, o fogo foi da última quarta (21) para quinta (22) e contou com cinco voluntários de Mucugê e quatro de Palmeiras no combate. O ICMBio, órgão gestor do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), disponibilizou drone e cuidou da logística e da alimentação do grupo que conteve as chamas.

    “Foi um fogo muito preocupante porque ameaçou região próxima ao Vale do Pati e a área intangível dos Palmitos – que fica entre o Pati [Andaraí] e o município de Mucugê [dentro do PNCD]. No primeiro dia andamos 26 quilômetros de Mucugê até a Toca do Gavião e, no segundo dia, andamos sete quilômetros para poder sair da serra do Gavião até os Aleixos. Foi muita caminhada e graças à brigada voluntária o fogo foi contido”, informa o guia ao Jornal da Chapada. As brigadas voluntárias da região chapadeira seguem atentas a qualquer sinal de fumaça para proteger a fauna, a flora e manter a diversidade da Chapada Diamantina preservada.

    Jornal da Chapada

  • Após decisão da Justiça, Salvador terá pela 1ª vez compra de remédio à base de maconha para tratar grave epilepsia

    partir de uma decisão judicial, a Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) lançou uma convocação de cotação de preço para a compra do medicamento Revivid Tincture, feito à base do canabidiol, uma das substâncias derivadas da maconha (cannabis sativa).

    A convocação foi feita na terça-feira (20) e publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (21). As empresas interessadas podem apresentar as propostas de preço até a sexta-feira (23).

    Segundo a SMS, essa é a primeira vez que a prefeitura irá ofertar o medicamento na capital. O paciente beneficiado, que não teve a identidade divulgada, fará o uso do canabidiol para o tratamento de grave epilepsia.

    Em entrevista ao G1, o coordenador de assistência farmacêutica do município, Bruno Viriato, detalhou que o paciente tem Síndrome de Dravet, um tipo raro e grave de epilepsia. "Está nos autos que ele [o paciente] tinha uma média de 40 crises convulsivas diárias e que, com o uso, as crises diminuíram para uma crise a cada dois dias".

    Não há informações sobre o modo como o paciente teve acesso ao medicamento, antes da decisão judicial que obrigou a prefeitura a fornecê-lo. O coordenador de assistência farmacêutica ressalta que a ação judicial é conjunta e inclui como réus, além do poder municipal, a União e o Estado.

    Segundo Viriato, após as empresas interessadas apresentarem os preços, vai ser aberta licitação que deve escolher por aquela que ofereça o valor mais em conta. "Temos que avaliar se o produto tem registro na Anvisa", destaca. Não há uma data definida para a entrega do medicamento.

    Três pedidos no estado

    G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que informou que três pacientes no estado deram entrada com pedido do medicamento via Justiça e que as ações ainda estão em trâmite.

    O órgão destaca que dos três pacientes, dois não estão cadastrados na Anvisa e que "sem o cadastro não poderão receber a medicação". O cadastro deve ser feito por meio do portal da própria Anvisa.

    A Sesab explica que para que a medicação Canabidiol, que tem controle da Anvisa, seja fornecida é necessário que haja um processo judicial, uma vez que o medicamento não está incluído na Relação Nacional de Medicamentos (Rename).

     

    Compra dos medicamentos

     

    Em entrevista ao G1, Leandro Stelitano, presidente da Associação para Pesquisa e Desenvolvimento da Cannabis Medicinal no Brasil (Cannab), na Bahia, disse que a entidade busca na Justiça autorização para realizar o plantio da maconha, estudo e pesquisa para a produção de medicamento à base do canabidiol.

    Ele conta que as decisões judiciais, que obrigam o poder público a fazer a compra, envolvem a importação de medicamentos, que geram alto custo ao Estado. Para Stelitano, a produção local, além de melhorar a vida dos pacientes, tornaria os preços mais acessíveis. "São óleos importados. Um frasco de 30ml custa de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil. Aqui [em produção local], custaria R$ 180".

    Stelitano ainda afirma que a associação tem hoje 50 pacientes de todo o estado, com relatórios médicos, aptos a receberem o tratamento. Por isso, a entidade deu entrada com liminar, na segunda-feira (19), solicitando à Justiça liberação para fornecer o medicamento.

    Além dos 50 aptos, ele diz que outras 250 pessoas estão no cadastro de espera. A maioria dos cadastrados são crianças com epilepsia refratária de difícil controle. Há também casos de pacientes com autismo, esclerose múltipla, Parkinson, câncer. Dezoito deles têm microcefalia.

    Estudos

    O primeiro teste clínico em grande escala de um derivado da Cannabis sativa, o canabidiol, mostrou ser capaz de reduzir a frequência das convulsões epilépticas graves em 39%.

    O canabidiol (CBD) é derivado da Cannabis sativa, planta também conhecida como maconha. O estudo, publicado no "New England Journal of Medicine", se concentrou em pacientes jovens com síndrome de Dravet, uma forma rara da epilepsia.

    Os pesquisadores usaram uma forma líquida experimental do CBD, chamada Epidiolex, que não foi aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, órgão equivalente à Anvisa no Brasil.

    De acordo com o estudo, no grupo tratado com CBD a frequência de convulsões diminuiu em 39%, de uma média de quase 12 convulsões por mês para aproximadamente seis.

  • Horário de verão chega ao fim neste domingo (18)

    Desde outubro do ano passado em vigor, o horário de verão chega ao fim neste domingo (18).Os relógios devem ser atrasados em uma hora a partir de meia noite nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Como a Bahia já não entra no regime de horário de verão, não muda nada.

     

     

  • Prefeito de Barra da Estiva participa de assinatura de contrato para instalação de 401 cisternas nesta segunda, 5

    Nesta segunda-feira (5), as 10h, na Câmara de Vereadores de Barra da Estiva, o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, assina às 10h, a ordem de serviço para execução de 401 cisternas de 16 mil litros no município de Barra da Estiva. A assinatura acontece em cerimônia no município, com a presença do prefeito João Machado e autoridade locais. A construção ocorrerá por meio de contrato emergencial com a Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (ASFA).

    Mais de R$ 1 milhão será investido no contrato, que atenderá famílias do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), residentes na zona rural e que se encontram em situação de vulnerabilidade social e afetados pela seca. “O Programa Cisternas é uma grande iniciativa de convivência com a seca que atinge o território baiano. Com água armazenada em quantidade e qualidade, a cisterna viabiliza uma condição de vida humana mais digna para as famílias”, afirma o secretário.

    Além do Programa Cisternas, executado pela SJDHDS em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e entidades sociais, outras ações são desenvolvidas para capacitação, formação e acompanhamento técnico para a convivência com o semiárido e para o estabelecimento da segurança alimentar e nutricional das famílias selecionadas, que devem ser co-responsáveis pela implementação do projeto.

  • Filho do cantor Cristiano Neves morre em acidente envolvendo com micro - ônibus da banda

    Um acidente ocorrido nas primeiras horas desta terça – feira (30), na BR – 135, deixou como vítima fatal Adhemir Teixeira Neves, filho do cantor Cristiano Neves.
    De acordo com o tecladista da banda, Alessandro Nogueira de Santana, haviam 9 pessoas, incluindo o cantor e o filho, em um micro-ônibus que seguia do Ceará com destino a São Paulo.
    Alessandro, Cristiano Neves e outros integrantes foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Corrente e estão internados no Hospital Regional de Corrente. O cantor não sofreu fraturas graves e apresentou apenas escoriações, porém estava psicologicamente abalado pela morte do filho. “Não deixem meu filho morrer”, pedia ele no momento socorro. O tecladista ainda informou que o motorista do micro-ônibus perdeu o controle da direção devido a pista está molhada com as chuvas, o local do acidente é muito perigoso, tanto conhecida como ‘Rodovia da Morte’.