• PM e três suspeitos de tráfico são mortos durante confronto em Itaberaba

    Foto: Reprodução/A Tarde

    Um policial e três suspeitos de tráfico de drogas morreram em duas situações de confronto na noite desta quinta-feira, 24, na cidade de Itaberaba, a 290 km de Salvador.

    A primeira delas ocorreu quando agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada tentou uma abordagem a Adaílson Oliveira Santos, que não obedeceu à determinação e reagiu atirando. O suspeito de ser um dos líderes do tráfico na região foi baleado e não resistiu. Com ele, foram encontrados uma arma, munições e um colete balístico.

    Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a equipe prosseguiu com as diligências pelo bairro Oriente, à procura dos outros dois suspeitos, Alex dos Santos Ferreira e Fernando Sena de Moraes, que lideravam uma facção no município. Esta organização foi alvo de uma megaoperaçãorealizada na última terça, 21, que resultou em 21 presos.

    Ao serem localizados, os dois traficantes se esconderam em um imóvel, quando foi iniciado o tiroteio. Eles foram baleados e mortos no local. O cabo Crenildo Freitas Macêdo também foi atingido e chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, mas não resistiu.

    Além de armas e drogas, uma motocicleta roubada foi apreendida com o trio. Unidades territoriais e especializadas da polícia continuam em busca de outros integrantes da quadrilha.

     

     

    Fonte: A Tarde

  • 	Polícia Militar intensifica ações durante festejos em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação da 11º BPM de Itaberaba

    Um grande esquema de segurança foi montado pelo 11º BPM de Itaberaba para a Micareta de Ruy Barbosa que acontece entre os dias 24 a 27 de agosto.

    A primeira noite de festas foi marcada por um grande contingente de policiais que dão total segurança aos foliões. Além da equipe do 11º BPM de Itaberaba, uma equipe da Cipe Chapada está espalhada durante o percurso. A ação conjunta resultou na desarticulação de uma quadrilha de furto de celular vinda de Salvador para atuarem durante a festa, e 08 celulares foram recuperados.

  • Doença canina assusta moradores de Palmeiras

    Foto ilustrativa

    Um surto de cinomose tem preocupado moradores de Vale do Capão (distrito de Palmeiras). A doença viral é altamente contagiosa para os cães e pole levar o animal a óbito, mas não atinge os seres humanos.

    A doença tem tratamento, porém deve ser iniciado antes que se manifeste de forma grave. Segundo informações mais de 10 animais já morreram no distrito em decorrência da doença.

    Os primeiros sintomas da doença são perda de apetite, corrimento nasal e ocular, vômito e diarreia, febre e dificuldade para respirar. Numa fase mais avançada, o animal apresenta convulsões, paralisias, comprometimentos do sistema nervosa e tiques nervosos. Um veterinário deve ser consultado assim que o animal aparentar os primeiros sintomas.

    A única forma de prevenção é através de vacinas que devem ser aplicadas a partir dos 45 dias de vida do animal. Um mutirão de Saúde está sendo organizado pelo grupo Bichos do Capão dos dias 27 a 30 de agosto na Rua Harmonia, onde serão disponibilizados serviços como vacinação, castração e atendimento clínico.

  • Operação prende mais de 600 suspeitos de homicídios em 16 estados e no DF

    Foto: Reprodução/Rede Globo

    A Operação Cronos, do Ministério da Segurança Pública, prendeu 643 suspeitos de homicídio em 16 estados e no Distrito Federal nesta sexta-feira (24). De acordo com o G1, a expectativa é que o número passe de mil até o fim do dia. Quase 5 mil policiais cumprem os mandados.

    A Operação surgiu após uma reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, em julho deste ano. “Nós vamos ter cada vez mais operações nacionais e cada vez mais operações integradas no combate ao crime”, comentou o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

     

    Fonte: Rede Globo

  • Sexta-feira de terror nas redes sociais de Itaberaba

    Foto ilustrativa

    Nesta sexta-feira (24) dezenas de mensagens mentirosas (Fake News) se espalharam no grupos de Whatsapp em Itaberaba. Vídeos, textos, fotos e áudios foram divulgados sendo supostamente um revide da polícia contra a morte do Cabo/PM Crenildo Freitas (morto por um criminoso durante uma operação).

    O comando da Polícia Militar na tentativa de acalmar a população, emitiu uma nota pública onde pede para população não confiar nos “Fake News” e frisa que a polícia não causa terror, onde suas ações são baseada unicamente na lei. A nota foi emitida pelo Comando de Policiamento da Região da Chapada Diamantina.

  • Ação Saúde sem Fronteiras chega a Ituaçu

    Foto: Divulgação

    A comunidade de Ituaçu recebe neste sábado (25) recebe a equipe da ação Saúde sem Fronteiras no combate ao rastreamento de Câncer de Mama. A unidade móvel que é doada de equipamentos de alta geração e atenderão mulheres de faixa etária de 50 a 69 anos. A previsão é que sejam realizados 1.290 exames.

    Para as mulheres que tiverem o diagnóstico positivo, a Secretaria de Saúde do Estado dará toda assistência em exames complementares e o encaminhamento para o tratamento.

    A unidade móvel estará atendendo no período de 25 de agosto a 04 de setembro na Avenida José Carlos Brito, no Ginásio de Esportes Municipal Alves Rocha e será  liberado atendimento somente para mulheres que estiverem portando um documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço das 7h às 18h.

     

  • Curso técnico em Agroecologia tem bons resultados na região de Wagner

    Imagem ilustrativa

    Vidas tem sido transformadas através da profissionalização. Desde que o curso de Agroecologia foi iniciado no Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina I (CETEP), em regime de alternância em 2017, a região tem sido beneficiada com a eliminação da evasão escolar e na economia, principalmente nas áreas rurais. Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos que são colocados em prática nas produções familiares, ampliando o conhecimento das famílias e contribuindo para a produção familiar com ainda mais qualidade.

  • João Doria tem direitos políticos suspensos por decisão da Justiça

    Foto: Reprodução/Bahia Notícias

     

    O ex-prefeito de São Paulo e candidato do PSDB ao governo, João Doria, teve seus direitos políticos suspensos após a 11ª Vara da Fazenda Pública da Justiça acusar o gestor de vincular sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa “SP Cidade Linda”. O tucano pode recorrer a decisão. 

    De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, além da suspensão dos direitos políticos por quatro anos e a proibição de contratar com o poder público, a magistrada ainda condenou Doria a ressarcir a prefeitura. A decisão aponta que o ex-prefeito deve ressarcir, com juros, de forma integral, os valores gastos com a publicidade e confecção de materiais e produtos com o slogan "SP Cidade Linda". 

    Outra sanção imposta foi multa civil correspondente a 50 vezes o valor da remuneração de Dória à época dos fatos. Com salário bruto de R$ 24,1 mil, o valor soma pouco mais de R$ 1,2 milhão. Ele comandou a prefeitura da capital entre janeiro de 2017 e abril de 2018.

    Doria foi denunciado pelo Ministério Público por ter vinculado sua imagem pessoal ao slogan e ao símbolo do programa "SP Cidade Linda", "demonstrando desvirtuamento da finalidade da propaganda oficial". A propaganda irregular com o rosto de Doria foi anexada pelo ex-prefeito em redes sociais pessoais e oficiais da Prefeitura de São Paulo, além de  ser usada em outdoors e como propaganda em campo de futebol com jogo da seleção brasileira. 

     

     

    Fonte: Bahia Notícias

  • Policial é morto por traficante durante ação

    Foto: Divulgação da internet

    Na noite desta quinta-feira (23) durante uma operação no Bairro Oriente em Itaberaba, o policial militar da Companhia de Emprego Tático (CETO) CB/PM Crenildo Freitas foi atingido e veio a óbito.

    O policial Crenildo de 42 anos foi atingido por um tiro durante uma troca de tiros entre 02 suspeitos e policiais. Participavam da operação militar das Rondas Especiais (Rondesp), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) e da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) – onde era lotado o cabo.

    Na ação os dois suspeitos também foram baleados e vieram a óbito.

    Segundo nota emitida pela Polícia Militar da Bahia, estava de serviço e sua guarnição foi acionada para dar apoio às diligências. Ao adentrar uma residência onde supostamente estariam dois suspeitos armados, o militar foi atingido na região da cabeça. O militar foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), vindo a óbito.

    O policial militar atuava na corporação há 21 anos e era muito querido pelos colegas e amigos. O sepultamento está previsto para acontecer na tarde desta sexta-feira (24) às 15h no cemitério municipal.

  • Policial morre durante confronto no Bairro Oriente em Itaberaba

    Um Policial Militar, identificado como Clenildo Freitas, foi a óbito após ser atingido por um tiro disparado por um bandido no Bairro Oriente. De acordo com informações obtidas pelo Blog Chapada, o Policial militar estava em diligência no bairro Oriente, quando abordou um criminoso, tendo encontrado drogas. No desdobramento da diligência, foi entrar em um imóvel, mas o criminoso que estava dentro da residência efetuou um disparo que atingiu o policial fatalmente. O local se encontra cercado pela polícia; mais informações a qualquer momento.

    Policial morre durante confronto no Bairro Oriente em Itaberaba
  • Companhia Independente pode ser implantada em Barra da Estiva

    Imagem Ilustrativa

    Um Companhia Independente em Barra da Estiva está próxima de se tornar realidade. A criação é um clamor antigo da  população e segundo informações do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Adriano Souza Dias, pode ser criado caso haja viabilidade econômica, criação de cargos e implementação e efetivo, e estudos já estão sendo realizados para tal definição.

    Como medida suplementar, outras medidas estão sendo adotadas e o comando da corporação tem dado o apoio necessário como o aumento do efetivo, apoio da Caesg e aquisição de viatura para patrulhamento. Melhorias que já estão sendo sentidas pela comunidade.

  • Candidato Rui Costa visita Itaberaba nesta quinta-feira

    Foto: Divulgação

    A campanha eleitoral já está a todo vapor, e os candidatos já estão percorrendo estradas em buscas de votos. Nesta quinta-feira (23) a cidade de Itaberaba recebe a comitiva do governador Rui Costa (PT), que está em campanha rumo à reeleição.

    Está prevista a chegada da comitiva no início da tarde na cidade e a população e apoiadores já se organizarão para uma caminhada de apoio a candidatura a partir das 17h.

    No comício deverão participar, além da chapa majoritária, os candidatos a senado Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), Eduardo Alencar (candidato a deputado estadual) e Cacá Leão (candidato a deputado federal).

    A expectativa é que um grande público participe do ato político, uma vez que o então governador tem mostrado favoritismo nas ruas e nas pesquisas eleitorais nas disputas 2018.

     

  • Simulacro de fuzil e drogas são apreendidos pela Polícia Civil

    Fonte: Polícia Civil

    Na tarde desta quarta-feira (22) indivíduos identificados apenas como Daniel e Vinícius foram conduzidos após abordagem policial por portarem várias trouxinhas de maconha. Durante depoimento eles confessaram estar arquitetando assaltos a cidade de Seabra juntamente com um elemento de pré nome Erick e utilizariam um fuzil nas ações.

    Uma foto da arma estava no celular encontrado com um dos presos. Nesse instante a equipe de investigadores efetuou várias diligências na busca do referido fuzil. Somente no fim da tarde, Erick acompanhado por advogados, compareceu a delegacia entregando a arma, que na verdade se tratava de um simulacro de arma de fogo e que é costumeiramente usado para “isolt”.

    Ainda segundo os depoimentos prestados, o simulacro foi encaminhado para a cidade de Seabra por um detento de nome Djan,  do presídio de Salvador onde se encontra. Também existe suspeita que drogas estão sendo mandadas do presídio pra que os referidos presos distribuam em Seabra e na região.

  • Índice de brasileiros favoráveis à legalização do aborto cresce; contrários ainda são maioria

    Fonte: EBC

    O índice de brasileiros que concordam com a legalização do aborto no país cresceu de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha. Um levantamento feito em novembro de 2015 pela entidade apontou que 67% da população eram contrárias à interrupção da gravidez, neste ano esse número caiu para 59%.

     

    Conforme a consulta, a parcela de pessoas que defendem que a lei do aborto seja ampliada com o objetivo de permitir mais situações legais oscilou de 16% para 13%, enquanto aqueles que defendem a legalização da interrupção da gravidez em qualquer situação oscilaram de 11% para 14%.

     

    A pesquisa apontou ainda que a maioria dos brasileiros, 58%%, acredita que a mulher deve ser punida e ir para a cadeia por fazer um aborto. A taxa de brasileiros contrários a qualquer punição à mulher que abortar está em 33% (eram 36% na pesquisa de 2017).

     

    A pesquisa ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios do país nesta segunda (20) e terça-feira (21). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

  • Começou nova fase de adesão ao acordo de perdas da poupança

    Imagem Ilustrativa

    Começou na última segunda-feira (20) mais uma fase de acordos para aqueles que tiveram perdas nas cadernetas de poupança pelos planos econômicos Bresser em 1987, Verão em 1989 e plano Collor2 em 1991. Para ter direito a receber a indenização, os poupadores devem aderir com o intermédio de um advogado a um sistema criado pelo sistema bancário - uma plataforma eletrônica para pagamento. Nessa fase nova, podem aderir os poupadores nascidos no período de 1939 a 1943 e que entraram com ação na Justiça solicitando a correção das aplicações da poupança. Infelizmente quem não recorreu a Justiça não terá direito a indenização.

    Os pagamentos serão liberados inicialmente para os poupadores mais idosos, que são uma minoria de pessoas. O sistema desde que foi lançado já registrou mais de 70 mil adesões, segundo a Federação Brasileira de Bancos.