• Policial é morto por traficante durante ação

    Foto: Divulgação da internet

    Na noite desta quinta-feira (23) durante uma operação no Bairro Oriente em Itaberaba, o policial militar da Companhia de Emprego Tático (CETO) CB/PM Crenildo Freitas foi atingido e veio a óbito.

    O policial Crenildo de 42 anos foi atingido por um tiro durante uma troca de tiros entre 02 suspeitos e policiais. Participavam da operação militar das Rondas Especiais (Rondesp), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) e da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) – onde era lotado o cabo.

    Na ação os dois suspeitos também foram baleados e vieram a óbito.

    Segundo nota emitida pela Polícia Militar da Bahia, estava de serviço e sua guarnição foi acionada para dar apoio às diligências. Ao adentrar uma residência onde supostamente estariam dois suspeitos armados, o militar foi atingido na região da cabeça. O militar foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), vindo a óbito.

    O policial militar atuava na corporação há 21 anos e era muito querido pelos colegas e amigos. O sepultamento está previsto para acontecer na tarde desta sexta-feira (24) às 15h no cemitério municipal.

  • Policial morre durante confronto no Bairro Oriente em Itaberaba

    Um Policial Militar, identificado como Clenildo Freitas, foi a óbito após ser atingido por um tiro disparado por um bandido no Bairro Oriente. De acordo com informações obtidas pelo Blog Chapada, o Policial militar estava em diligência no bairro Oriente, quando abordou um criminoso, tendo encontrado drogas. No desdobramento da diligência, foi entrar em um imóvel, mas o criminoso que estava dentro da residência efetuou um disparo que atingiu o policial fatalmente. O local se encontra cercado pela polícia; mais informações a qualquer momento.

    Policial morre durante confronto no Bairro Oriente em Itaberaba
  • Companhia Independente pode ser implantada em Barra da Estiva

    Imagem Ilustrativa

    Um Companhia Independente em Barra da Estiva está próxima de se tornar realidade. A criação é um clamor antigo da  população e segundo informações do comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Major Adriano Souza Dias, pode ser criado caso haja viabilidade econômica, criação de cargos e implementação e efetivo, e estudos já estão sendo realizados para tal definição.

    Como medida suplementar, outras medidas estão sendo adotadas e o comando da corporação tem dado o apoio necessário como o aumento do efetivo, apoio da Caesg e aquisição de viatura para patrulhamento. Melhorias que já estão sendo sentidas pela comunidade.

  • Candidato Rui Costa visita Itaberaba nesta quinta-feira

    Foto: Divulgação

    A campanha eleitoral já está a todo vapor, e os candidatos já estão percorrendo estradas em buscas de votos. Nesta quinta-feira (23) a cidade de Itaberaba recebe a comitiva do governador Rui Costa (PT), que está em campanha rumo à reeleição.

    Está prevista a chegada da comitiva no início da tarde na cidade e a população e apoiadores já se organizarão para uma caminhada de apoio a candidatura a partir das 17h.

    No comício deverão participar, além da chapa majoritária, os candidatos a senado Ângelo Coronel (PSD) e Jaques Wagner (PT), o prefeito Ricardo Mascarenhas (PSB), Eduardo Alencar (candidato a deputado estadual) e Cacá Leão (candidato a deputado federal).

    A expectativa é que um grande público participe do ato político, uma vez que o então governador tem mostrado favoritismo nas ruas e nas pesquisas eleitorais nas disputas 2018.

     

  • Simulacro de fuzil e drogas são apreendidos pela Polícia Civil

    Fonte: Polícia Civil

    Na tarde desta quarta-feira (22) indivíduos identificados apenas como Daniel e Vinícius foram conduzidos após abordagem policial por portarem várias trouxinhas de maconha. Durante depoimento eles confessaram estar arquitetando assaltos a cidade de Seabra juntamente com um elemento de pré nome Erick e utilizariam um fuzil nas ações.

    Uma foto da arma estava no celular encontrado com um dos presos. Nesse instante a equipe de investigadores efetuou várias diligências na busca do referido fuzil. Somente no fim da tarde, Erick acompanhado por advogados, compareceu a delegacia entregando a arma, que na verdade se tratava de um simulacro de arma de fogo e que é costumeiramente usado para “isolt”.

    Ainda segundo os depoimentos prestados, o simulacro foi encaminhado para a cidade de Seabra por um detento de nome Djan,  do presídio de Salvador onde se encontra. Também existe suspeita que drogas estão sendo mandadas do presídio pra que os referidos presos distribuam em Seabra e na região.

  • Índice de brasileiros favoráveis à legalização do aborto cresce; contrários ainda são maioria

    Fonte: EBC

    O índice de brasileiros que concordam com a legalização do aborto no país cresceu de acordo com uma pesquisa do Instituto Datafolha. Um levantamento feito em novembro de 2015 pela entidade apontou que 67% da população eram contrárias à interrupção da gravidez, neste ano esse número caiu para 59%.

     

    Conforme a consulta, a parcela de pessoas que defendem que a lei do aborto seja ampliada com o objetivo de permitir mais situações legais oscilou de 16% para 13%, enquanto aqueles que defendem a legalização da interrupção da gravidez em qualquer situação oscilaram de 11% para 14%.

     

    A pesquisa apontou ainda que a maioria dos brasileiros, 58%%, acredita que a mulher deve ser punida e ir para a cadeia por fazer um aborto. A taxa de brasileiros contrários a qualquer punição à mulher que abortar está em 33% (eram 36% na pesquisa de 2017).

     

    A pesquisa ouviu 8.433 pessoas em 313 municípios do país nesta segunda (20) e terça-feira (21). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

  • Começou nova fase de adesão ao acordo de perdas da poupança

    Imagem Ilustrativa

    Começou na última segunda-feira (20) mais uma fase de acordos para aqueles que tiveram perdas nas cadernetas de poupança pelos planos econômicos Bresser em 1987, Verão em 1989 e plano Collor2 em 1991. Para ter direito a receber a indenização, os poupadores devem aderir com o intermédio de um advogado a um sistema criado pelo sistema bancário - uma plataforma eletrônica para pagamento. Nessa fase nova, podem aderir os poupadores nascidos no período de 1939 a 1943 e que entraram com ação na Justiça solicitando a correção das aplicações da poupança. Infelizmente quem não recorreu a Justiça não terá direito a indenização.

    Os pagamentos serão liberados inicialmente para os poupadores mais idosos, que são uma minoria de pessoas. O sistema desde que foi lançado já registrou mais de 70 mil adesões, segundo a Federação Brasileira de Bancos.

  • Real Time Big Data: Pesquisa aponta vitória de Rui em 1º turno; Zé Ronaldo tem 18%

    Foto: Divulgação GOV/BA

    O governador Rui Costa (PT) aparece na liderança das intenções de voto e venceria as eleições em primeiro turno, caso o pleito acontecesse nesta quarta-feira (22). É o que mostra a pesquisa feita pelo instituto Real Time Big Data, encomendada pela Record TV Itapoan, divulgada nesta manhã.

     

    No levantamento espontâneo, quando nenhum nome de candidato é citado, Rui tem 34% dos votos. Em seguida, Zé Ronaldo (DEM) possui 10%. Já os candidatos Célia Sacramento (Rede), Marcos Mendes (PSOL), João Henrique (PRTB), João Santana (MDB) e Orlando Andrade (PCO), somados, alcançam apenas 1%. Indecisos, são 44%. 

     

    Já na pesquisa estimulada, quando os candidatos são mencionados, o atual governador baiano apresenta larga vantagem em relação a Zé Ronaldo, o segundo colocado. Rui tem 51%, enquanto Ronaldo registra 18%. João Henrique (PRTB), em terceiro, apresenta 1%. Brancos e nulos somam 10%, e indecisos, 18%. Outros candidatos não chegaram a pontuar. 

     

    No caso de Zé Ronaldo, é a primeira vez que ele aparece com dois dígitos em um levantamento sobre intenções de voto, tanto na espontânea quanto na estimulada.

     

    A pesquisa ouviu 1.200 eleitores entre 16 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-05201/2018. 

  • Livro bilíngue é lançado em Itaberaba por artista plástica

    Foto: Divulgação/Secom

    O livro ‘A menina que falava com o beija-flor’, produzido pela artista plástica e escritora Zezé Negrão, foi lançado na manhã desta terça-feira (21) em Itaberaba. A obra direcionada ao público infanto-juvenil e bilíngue foi apresentada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vereadores a comunidade civil, familiares e amigos. Durante o lançamento, 20 quadros da autora compôs uma belíssima exposição.

    Zezé Negrão nascida em Itaberaba é membro da Academia de Letras e Artes de Feira de Santana e detentora de honrarias mundiais e dezenas de títulos. Já foi premiada em diversos países como Portugal, Argentina, Itália, França e Chile, além de ser detentora da Comenda Titular Leonardo da Vinci nas Artes Plásticas e Literatura pela Associação Internacional dos Escritores e Artistas Brasileiros.

  • Muritiba: Banda de pagode é acusada de abusar de adolescente durante apresentação

    Imagem Ilustrativa

    Uma banda é acusada de abusar de uma jovem durante uma apresentação em Muritiba, no Recôncavo. O Conselho Tutelar da cidade informou nesta quarta-feira (22) ao Bahia Notícias que está a par do ocorrido e que a jovem de 13 anos é acompanhada pelos conselheiros. Segundo o site Voz da Bahia, o fato ocorreu no último sábado (18) em um clube durante apresentação da banda de pagode “O Cafetão”.

     

    Imagens que circularam em redes sociais mostravam um integrante da banda e a vítima em suposto ato libidinoso. A garota teria ficado sentada no centro do palco enquanto o suspeito empurrava a cabeça da adolescente nas partes íntimas dele ao rítmo do som da banda. Ainda segundo o site, o Ministério Público já ouviu a jovem e a mãe dela. O caso também foi registrado na Polícia Civil. Os promotores do evento também devem ser acionados por falha na fiscalização e permitir a entrada de menores na festa.

  • Projeto e-Nova Educação do Governo do Estado da Bahia chega a escolas em parceria com o Google

    Imagem Ilustrativa

    O Projeto e-Nova Educação já contempla mais de 300 escolas em todo estado. O projeto e-Nova Educação, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação no mês de abriu, conta com o respaldo e o envolvimento de outras instituições educacionais, com o objetivo de potencializar o uso das tecnologias digitais e fortalecer o eixo pedagógico das escolas. Isto inclui, por exemplo, a formação de professores pelo próprio Google e, também, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto Paramitas, por meio do curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, que beneficia mais de 23 mil professores e coordenadores pedagógicos do Estado, para a efetiva utilização das tecnologias da informação e da comunicação aplicadas ao contexto escolar e ao processo de ensino e aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento.

    Para verificar o andamento do projeto, o diretor do Google for Education Brasil, Alexandre Campos, esteve visitando as escolas beneficiadas em Salvador e Lauro de Freitas. O projeto oferece aos alunos os Chromebooks (aparelho semelhante a um notebook, e que funciona exclusivamente baseado na web).

    Já foram adquiridos pelo Governo do Estado 14 mil aparelhos e até o final deste ano pretende-se contemplar o total de 500 escolas em todo estado.

  • Agroindústria de fruticultura orgânica poderá gerar mais de 2 mil empregos na região da  Chapada

    Imagem Ilustrativa

    A Chapada Diamantina está desvendando seus encantos. Além de ser um dos melhores lugares para passeio no mundo, agora tem chamado atenção da agroindústria e pode se tornar um polo de alimentos orgânicos. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Estado (SDE), investimentos que juntos somam aproximadamente R$ 2,15 bilhões, feitos por cinco empreendimentos fase de implantação.

    Temos como exemplo dos investimentos realizados na região da Chapada, a Bioenergia Orgânica, instalada na cidade de Lençois.  Por esta empresa está sendo cultivados oito tipos de frutos, como: manga, maracujá, acerola, banana, limão, goiaba, umbu e abacaxi. Está prevista a fase de industrialização para 2019, onde serão investidos mais de R$ 60 milhões. Os produtos fabricados serão vendidos para o mercado nacional e internacional, pois a empresa já possui certificação para comercialização de produtos para o exterior e para os consumidores internos.

    Quando a unidade industrial da Bioenergia Orgânica estiver funcionando na sua capacidade máxima e em três turnos, serão gerados em torno de 2 mil empregos diretos. O objetivo é implantar uma Macro Zona de Produção, com unidades próprias de cultivo, parceiros produtivos de agricultura familiar e grupos quilombolas. Serão fornecidas mudas, composto orgânico, e toda a produção será monitorada. A empresa pretende garantir, através de contrato, a compra de 100% da produção. Em contrapartida, o parceiro terá o compromisso de vender no mínimo de 50% da sua produção

  • Projeto EPA é realizado em Ibicoara

    Foto: Divulgação

    O Projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) foi realizado nessa segunda-feira (20) no Colégio Estadual Democrático de Ibicoara.

    Com a participação de alunos, professores, organizadores do evento e funcionários, o projeto visa promover o desenvolvimento de ações que são essenciais para o exercício do direito à cultura e defesa dos valores artísticos e históricos.

    O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), desenvolvido na rede estadual de ensino desde 2012. Trata-se de experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, para avivar o debate e incrementar as práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos, com vistas à identificação do patrimônio baiano, a preservação da memória cultural e a apropriação do conhecimento da história cultural baiana. 

     

  • Elementos de facção criminosa são presos em Barra da Estiva

    Foto: CIPE CAESG

    Uma guarnição da Cipe CAESG em patrulhamento durante a tarde desta segunda-feira (20), identificou um elemento que ao perceber a presença dos policiais empreendeu fuga.

    A equipe conseguiu capturar o elemento identificado como Leanderson Bispo dos Santos e ao abordá-lo encontraram uma certa quantidade de maconha. Ao ser indagado pelos policiais quem seria o dono da droga, ele confessou que era dele e de outros colegas, denunciando também seu vizinho. Convencido pelos oficiais, o elemento levou a guarnição até a residência do referido, que ao chegar no local encontraram o então colega, Igor Abreu Souza e fizeram uma vasculha pela casa, encontrando uma outra quantidade de drogas (maconha e cocaína). Igor ao ser questionado informou onde teria mais drogas, e então a guarnição partiu para o endereço citado. Ao chegar e identificar o terceiro elemento, Guilherme Souza dos Santos, e ao fazer buscas pela residência também encontraram uma quantidade considerável de drogas, sendo maconha, cocaína e crack. Para os policiais, Guilherme confessou que armazenava uma grande quantidade de drogas em um outro endereço, e levou a guarnição até lá.

    No local foi encontrado um elemento identificado por Jo Duarte da Silva, que ao ser revistado foi localizado em seus bolsos uma pequena quantidade de maconha e ao ser liberada as buscas pela residência nada foi localizado. Questionado, Jo afirmou que droga que havia no local teria sido vendida nos últimos dias. Então a guarnição encaminhou para a Delegacia de Barra da Estiva os 04 elementos e os materiais apreendidos, sendo: 19 tabletes médios de maconha, 01 tablete grande de maconha, 21 petecas de crack, 44 petecas de cocaína, 03 trouxas grande de maconha, 36 petecas de maconha, 01 celular LG, 04 celulares Samsung, 01 celular Motorola e a quantia de R$ 91,00 reais em espécie. Os elementos foram presos em flagrante por já serem conhecidos da polícia e por integrarem a uma organização criminosa que atua na região, sendo Guilherme identificado como chefe do tráfico na localidade.

  • PF apreendeu R$ 800 mil com alvo da Offerus; prefeitos tinham 'mesada' de R$ 50 mil

    Foto: Reprodução/Bahia Notícias

    A Polícia Federal apreendeu R$ 800 mil em espécie nos endereços – R$  710 mil na casa de praia –  do empresário de prenome Alex, alvo da Operação Offerus, deflagrada nesta terça-feira (21) e que culminou com o afastamento dos prefeitos de Ipirá, Marcelo Brandão (DEM), e Pilão Arcado, Afonso Mangueira (PP) (veja aqui). De acordo com a PF, os dois prefeitos foram flagrados recebendo propina do esquema que desviava recursos do transporte escolar. Além dos dois municípios, a PF e a Controladoria-Geral da União investigam o funcionamento do esquema nas cidades de Alagoinhas, Casa Nova, Conde e Jequié.

     

    “Para executar esses serviços eles superfaturavam o contrato, terceirizava integralmente a execução do serviço para motoristas locais e, excluído todo o valor do imposto que ele pagava, todo o restante era superfaturamento. Para cada contrato desse, o superfaturamento era de R$ 300 mil por mês, em cada município. Esses R$ 300 mil eram utilizados para pagar propinas para os prefeitos e servidores públicos”, explicou a delegada Luciana Caires. A estimativa é que os prefeitos recebiam cerca de R$ 50 mil por mês para manter o esquema em funcionamento desde o começo de 2017.

     

    Conforme divulgado previamente, o empresário preso preventivamente é dono de uma loja de móveis no Rio Vermelho, em Salvador, e utilizava funcionários como laranjas, como se fossem sócios efetivos dessas empresas de transporte escolar. O esquema começava desde o processo de licitação, com o uso de prepostas das empresas como responsáveis pelos pregões.

     

    Segundo a PF, existem comprovantes do recebimento de recursos indevidos por Marcelo Brandão e Afonso Mangueira, incluindo vídeos e mensagens, ambas de 2017. No entanto, as imagens não podem ser divulgadas. No caso de Mangueira, o pagamento costumava ser feito em espécie diretamente ao gestor. Já o repasse para Brandão ocorria por transferência eletrônica. Os dois prefeitos, de Ipirá e Pilão Arcado, foram afastados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por 10 dias. As cidades ficarão sob o comando dos vice-prefeitos. 

     

     

    FONTE: Bahia Notícias