• Mulher é baleada por homens em moto quando estava sentada na porta de casa na Bahia

    Foto: Divulgação

    Uma mulher de 41 anos ficou ferida após ser baleada quando estava na sentada na porta de casa, na madrugada desta quarta-feira (13), em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

    De acordo com o posto da Polícia Civil do Hospital Geral da Bahia (HGE), Edileusa Silva dos Santos foi socorrida por uma ambulância e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Em seguida, foi transferida para a unidade médica da capital baiana.

     

    Segundo a polícia, o filho da vítima contou que dois homens desconhecidos chegaram em uma moto, atiraram e fugiram.

    Ainda de acordo com a Polícia Civil, Edileusa Silva sofreu lesões na mão direita, braço esquerdo, no maxilar e no ombro. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

    A autoria e a motivação do crime são investigadas pela delegacia de Itaberaba.

    CONTINUE LENDO
  • Prefeitura de Ibicoara faz grandes investimentos para proporcionar educação de qualidade no município

    Em Ibicoara, Chapada Diamantina, a gestão do Prefeito Haroldo Aguiar vem fazendo uma enorme transformação na área da educação no município.
     

    Prefeitura de Ibicoara faz grandes investimentos para proporcionar educação de qualidade no município

    Este início de ano, além dos alunos dispor de uma merenda de alta qualidade com acompanhamento de nutricionistas, fardamentos e uma equipe de educadores de "ponta", um grande investimento tem sido também realizado nas estruturas das unidades escolares, tornando o ambiente propício para que os professores tenham melhores condições de ensino e os alunos absorvam todo o conhecimento ofertado.

    Prefeitura de Ibicoara faz grandes investimentos para proporcionar educação de qualidade no município

    A sede, zona rural e distritos, estão sendo contemplados pelas ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação, e isso tem sido motivo de grande alegria por parte dos pais, professores e principalmente dos alunos.

  • Chapada: Peritos e PMs fazem surpresa para criança em Itaberaba

    Foto: Divulgação SSP

    “Hoje é aniversário de minha filha e não tenho dinheiro para comprar presente. A única coisa que ela me pediu foi o abraço e o beijo de um policial”. Este relato foi da mãe de Iasmim, 8 anos, na cidade de Itaberaba, que, na tarde de segunda-feira (11), recebeu a visita de peritos técnicos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e de guarnições do 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Além do carinho, a criança ganhou também bonecas e um bolo.

     

    Chapada: Peritos e PMs fazem surpresa para criança em Itaberaba

    Foto: Divulgação | SSP

    O perito Fábio Andrade contou que passava de viatura com sua equipe, indo realizar uma perícia, quando a mãe da garota acenou e eles pararam. “Ela começou a contar que era aniversário da filha e que não tinha dinheiro para comprar um presente. Quando coloquei a mão no bolso pensando em ajudar com algum valor, ela interrompeu a minha iniciativa e falou sobre o desejo da filha de ser abraçada e beijada por um policial”, contou.

    O policial acrescentou que após a surpresa, eles entraram em contato com colegas do 11º BPM e foram até o bairro Campo do Governo, ao encontro de Iasmim. “Espero que ela tenha gostado da nossa presença, porém, o maior presente, fomos nós que ganhamos”, declarou Fábio, lembrando ainda que uma perita médica-legal não conseguiu acompanhar a visita, mas enviou uma boneca através deles.

  • Secretário Jerônimo Rodrigues discute em Brasília a criação de Agenda de Aprendizagem com secretários estaduais de Educação

    Foto: Eduardo colin

    O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) reuniu, nesta segunda-feira (11), em Brasília, os 26 gestores estaduais e do Distrito Federal, para discutir ações prioritárias da Educação, em 2019. Um dos pontos abordados foi a construção da Agenda de Aprendizagem, que deve ser defendida junto ao Ministério da Educação (MEC) com uma pauta de interesse dos Estados. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou do seu primeiro encontro no CONSED desde que assumiu a pasta, em fevereiro deste ano. Na oportunidade, Jerônimo enfatizou os esforços que estão sendo empreendidos na Bahia para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem dos estudantes.

    “O governador Rui Costa iniciou com a gente uma caminhada pelos 27 Territórios de Identidade que compõem o Estado da Bahia, com o objetivo de desenvolver um trabalho para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem, mobilizando os gestores, educadores e as comunidades escolares. Estas ações vêm muito alinhadas com o CONSED, que pretende criar uma Agenda de Aprendizagem, onde podemos compatibilizar um desejo específico da Bahia com uma pauta nacional. E tudo isso, vamos conseguir discutindo e dialogando dentro do conselho”, destacou.

     

     

    Jerônimo ainda enfatizou a importância das reuniões do CONSED para o fortalecimento das agendas estaduais. “Nós estamos bastante envolvidos no dia a dia dos nossos Estados e as reuniões do Conselho nos dão um respaldo técnico, político, de informações e assessoria, principalmente por não podermos estar sempre em Brasília”, afirmou o secretário, ao acrescentar as agendas de interesses comuns dos Estados que são criadas. “Temos aqui a oportunidade desta troca de experiências com Estados que possuem um processo bem encaminhado na estrutura de aprendizagem e sobre pontos que devemos regimentar com outros secretários, para destravarmos questões que acreditamos serem essenciais para o progresso do trabalho. Além disso, há esta rede de parcerias que o CONSED consegue capitanear, tanto no aspecto nacional quanto no estadual, e que pode contribui nesta ação de melhoria da Educação”, afirmou.

    A perspectiva do CONSED é a de que a Agenda de Aprendizagem seja entregue ao Ministério da Educação e também oriente a atuação do Conselho e dos seus grupos de trabalho durante o ano. Neste sentido, as discussões do encontro, e que deverão estar neste documento, envolveram temáticas como o novo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); a continuidade de programas como o Pró-Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando liberação de recursos para a construção dos currículos dos Ensinos Fundamental e Médio; a continuidade da implementação da BNCC dos Ensinos Fundamental e Médio e a de avaliações, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica(SAEB).

    CONTINUE LENDO
  • Municípios que compõe o Portal da Chapada se unem em movimento pela recuperação da BA - 142

    Foto: Divulgação

    O pontapé inicial do movimento em prol da recuperação da BA 142 foi dado no último sábado, 9, durante um encontro realizado na Câmara Municipal de Barra da Estiva, com representantes dos quatro municípios integrantes do Portal da Chapada: Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu e Tanhaçu.

    A pauta do encontro foi a recuperação da BA 142, sobretudo o trecho que compreende o município de Anagé até Ibicoara, parte mais crítica da estrada, que é utilizada, dentre outras finalidades, como passagem para pacientes que fazem tratamento de saúde em outros municípios, para escoamento da produção da região e turismo. 

    Municípios que compõe o Portal da Chapada se unem em movimento pela recuperação da BA - 142

    Foto: Divulgação

    Na ocasião, também foi aprovada uma carta aberta, que será entregue ao governador Rui Costa, com a solicitação da obra de recuperação, bem como a iniciativa de um abaixo-assinado, que vai recolher assinaturas de moradores dos quatro municípios. Em média, aproximadamente 100 mil pessoas são diretamente afetadas com a situação da BA 142, local onde já ocorreram diversos acidentes.

    A luta pela recuperação dessa estrada representa um esforço conjunto das cidades do Portal da Chapada, que se uniram para buscar mais desenvolvimento para a região. O asfaltamento da BA 142 vai desenvolver o potencial turístico, facilitar a locomoção dos moradores e diminuir os índices de acidente no local.

    Estiveram presentes no encontro o prefeito de Barra da Estiva, João Machado Ribeiro; o vice-prefeito de Barra da Estiva, Ernilson Martins Souza; os vereadores de Barra da Estiva: Valter silva Pereira, o presidente da Câmara, Valdinei da Silva Caíres (Bô); o vice-prefeito de Tanhaçu, José Wilton; os vereadores de Tanhaçu: Valdívio Aguiar Filho (Galego), Eduardo Santana, e o presidente da Câmara, José Wanderley Amorim; o chefe de gabinete do prefeito de Tanhaçu: José Arlindo Araújo Santana; os secretários municipais de Barra da Estiva: Charles Tony Lima, Ednaldo Silva, Adílio Ribeiro Caíres, Sirlandra de Souza Machado. 

    Colaboraram com o evento, representantes da Plenna Assessoria e o diretor presidente da empresa, Bruno Bastos.

  • Homem é preso após ameaçar companheira e cunhado com espingarda no distrito de cascavel, em Ibicoara

    Por volta de 13hs00 de domingo (10), a guarnição do Destacamento da Polícia Militar de Ibicoara, desenvolvendo a Operação Distrito, tomou conhecimento de que um indivíduo estaria portando ilegalmente arma de fogo e ameaçando a família, no Distrito de Cascavel. 
    Por essa razão, os policiais diligenciaram ao citado povoado e capturaram o homem, apreenderam a arma de fogo e 04 pássaros silvestres encontrados com ele.
    Assim, o indivíduo e os materiais foram conduzidos e apresentados na sede da Delegacia de Brumado, onde foi registrado o fato.

  • Chapada: Prefeito de Morro do Chapéu é flagrado dando tapa no rosto de empresário durante discussão

    Foto: Divulgação

    O prefeito da cidade de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, Léo Dourado, foi flagrado em um vídeo dando um tapa na cara de um empresário durante uma discussão em um evento político. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (7), no Distrito do Icó, na zona rural.

    No vídeo, que circula nas redes sociais, o empresário aparece, de camisa verde, falando no microfone quando começa a discutir com o prefeito, que está ao lado. Após levar o tapa no rosto, o empresário se desequilibra e ainda tira o microfone na direção do prefeito.

    Outras pessoas que estão no local entram no meio e seguram os dois para evitar a briga.

    Por conta da confusão, o evento foi encerrado antes do horário previsto.

    O empresário que levou o tapa no rosto se chama Aderbal Oliveira, que tem uma fazenda no distrito. Ele afirmou que a comunidade estava reunida com o prefeito cobrando melhorias e que foi ofendido pelo prefeito. Ele admitiu que, na discussão, chamando o prefeito de moleque.

    Em nota, o prefeito Léo Dourado disse que o empresário desferiu insultos e xingamentos contra ele e que por inúmeros vezes também tentou agredi-lo, sendo, no entanto, contido pelas pessoas.

    O prefeito ainda disse que tentou ser o mais cordial possível, mas que chegou ao limite e, de cabeça, quente revidou. Na nota, ele ainda pediu perdão a todos os presentes na reunião e disse reconhecer os seus excessos.

    Até esta sexta-feira, o empresário agredido não tinha registrado nenhuma queixa.

    CONTINUE LENDO
  • Grave acidente deixa três vitimas fatais em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina

    Foto: Blog Chapada

    Na manhã desta quinta-feira (07), um grave acidente envolvendo um veículo Fiat Uno deixou três vítimas fatais na BA-144 em Morro do Chapéu, saída para Jacobina. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, o veículo seguia com 5 ocupantes quando o motorista perdeu o controle e capotou. Com a força do capotamento, algumas pessoas foram lançadas para fora do carro. Dois ocupantes morreram no local e uma terceira vítima não resistiu a veio a óbito a caminho do hospital. 

    Grave acidente deixa três vitimas fatais em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina

    Foto: Blog Chapada

    Os demais envolvidos foram socorridos pela Polícia Rodoviária e SAMU e encaminhados ao hospital São Vicente de Paulo com ferimentos, queimaduras e traumas. O grupo vinha da cidade de Utinga com destino ao Povoado de Tamboril onde iriam comprar tomates. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada e nem tampouco a causa do acidente.

  • Carnaval de Itaetê é um sucesso em mais uma edição do “Domingo do Meu Agrado”

    Foto: Divulgação

    O projeto “Domingo do Meu Agrado” levou uma multidão ao Rio Paraguaçu, na cidade de Itaetê, neste domingo de Carnaval. O evento reuniu artistas da terra, parquinho para crianças e muita diversão. Idealizado pelo prefeito do município, Valdes Brito, o projeto gera renda para o município e atrai visitantes de varias cidades da região da Chapada Diamantina. 

    Carnaval de Itaetê é um sucesso em mais uma edição do “Domingo do Meu Agrado”

    Foto: Divulgação

    “Quando pensei nesse projeto no início de 2017 foi com o propósito de, além de criar geração de renda com lazer, estimular  nossa população a voltar a frequentar, aproveitar, amar e se conscientizar da necessidade de preservar essa maravilha natural, que está praticamente em nossos quintais, em nossas portas, mas que  estava esquecido pelos próprios moradores. 

    Carnaval de Itaetê é um sucesso em mais uma edição do “Domingo do Meu Agrado”

    Foto: Divulgação

    Hoje vejo que valeu a pena, pois cada edição é melhor que a outra”, conta o gestor.  O jovem Pablito Lima deixou o carnaval de Salvador para curtir a folia em Itaetê. “Nasci aqui e vir prestigiar essa festa massa do prefeito Valdes e curtir a tranquilidade que essa cidade oferece”, afirmou.

  • Movimentação turística registra recorde em Ibicoara durante o Carnaval

    Foto: Blog Chapada

    O Carnaval da Bahia é sem dúvida um dos melhores do Brasil, mas não só nas regiões litorâneas do estado. Enquanto muitos foliões buscam as grandes cidades com movimentação em massa e trios elétricos, há quem prefira o aconchego e a beleza natural do interior. Foi neste pensamento que um grande número de pessoas visitou o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, para desfrutar de suas belezas naturais e admirar a beleza incomparável da Cachoeira do Buracão. O Secretário de Meio Ambiente e Turismo do município, Luiz Pimenta, relatou ao Blog Chapada que a presença de visitantes nos pontos turísticos bateu recorde histórico, registrando mais de 1.600 pessoas nos quatro dias, na cachoeira e demais pontos.

    Movimentação turística registra recorde em Ibicoara durante o Carnaval

    Foto: Blog Chapada

    O feriado também resultou em quase 100% da ocupação hoteleira da cidade, além de movimentar de forma bastante positiva a economia da cidade, gerando maior ganho a comerciantes e ambulantes presentes durante o fim de semana.

    Movimentação turística registra recorde em Ibicoara durante o Carnaval

    Foto: Blog Chapada

    O Secretário ainda fez questão de ressaltar o sucesso que foi o Festeja Ibicoara, que está na sua 2ª edição, contou com a presença de turistas do Brasil todo, moradores do município e de cidades circunvizinhas. “A festa de carnaval foi um sucesso, percebemos um aumento significativo no numero de pessoas com relação ao ano anterior, de forma que não será possível Ibicoara passar um ano sem o evento”, disse Luiz. 

  • Durante entrevista, Rui Costa evita falar sobre reconstrução da BA-142 que liga Tanhaçu à Barra da Estiva

    Foto: Blog Chapada

    A rodovia BA-142, trecho que liga as cidades de Tanhaçu, Ituaçu e Barra da Estiva se encontra em péssimas condições e isso não é novidade. A realidade de quem passa pelo trecho todos os dias não é nada agradável, tendo em vista os enormes buracos que se formaram e a ausência de uma reforma ou reconstrução.

    Vale lembrar que a rodovia é um dos principais acessos à Chapada Diamantina, por onde passa centenas de turistas todos os meses, além de escoar grande parte da agricultura produzida na região.

    Apesar de todas as cobranças realizadas pela população e também por parte dos gestores destes municípios, até o momento nenhuma providência foi tomada com relação a estrada

    O site Informe Barra realizou uma reportagem especial na tarde de ontem (01), que mostra as condições degradantes da BA e  em entrevista ao Governador Rui Costa questionou o mesmo sobre o assunto, mas não obteve respostas concretas:

    Veja a entrevista completa: 

  • Rede hoteleira alcança grande ocupação na Chapada Diamantina durante o Carnaval

    Foto: Blog Chapada

    Com natureza exuberante e atrativos históricos, a Chapada Diamantina é um dos destinos turísticos da Bahia perfeitos para quem quis sair do clima de Carnaval. Visitantes em busca de ecoturismo ou descanso promovem a excelente ocupação dos hotéis de municípios como Mucugê e Lençóis. Trilhas, banhos de cachoeira são alternativas para aproveitar o dia. Á noite, uma boa pedida é provar a boa comida regional.

    Com 1,8 mil leitos, Mugucê, uma das cidades mais charmosas da Chapada, registra 100% de ocupação nos hotéis e pousadas. A estimativa é de que mais de cinco mil pessoas passaram por lá até terça-feira (5). De acordo com o secretário municipal de Turismo, Euvaldo Ribeiro, os 20 meios de hospedagem recebem muitos baianos neste período.
     

    “São visitantes de Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, mas também de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Sergipe, que procuram sair do agito de grandes carnavais”, explicou Euvaldo.

    Em Lençóis, a média alcançada é de 97%, segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo. A rede hoteleira local tem quatro mil leitos. Os principais visitantes são de Salvador e cidades vizinhas, além de paulistas, cariocas e mineiros. 

    CONTINUE LENDO
  • Mucugê: Representantes de municípios da Chapada fundam a 'Aliança dos Cafeicultores da Chapada Diamantina'

    Na última terça-feira (26), representantes de municípios da Chapada Diamantina se reuniram em Mucugê onde fundaram a "Aliança dos Cafeicultores da Chapada Diamantina". Cujo principal objetivo é o registro e o Selo de Identidade Geográfica (IG), buscando assim melhor qualidade e preços justos para os cafés produzidos na região. Brigída, da cidade de Piatã, foi eleita presidente.
    Representando Barra da Estiva; estiveram presentes o vereador, Valdnei Caires "Bô", o Secretário de Agricultura, Luíz Eusébio e o produtor Ivanildo Freitas, este último também foi eleito membro da diretoria.
    "Esta organização é de extrema importância para a identidade do café produzido na Chapada Diamantina, principalmente para nós de Barra da Estiva. Esta Aliança irá fortalecer os municípios envolvidos; Piatã, Ibicoara, Mucugê e Barra da Estiva, e ter um membro fazendo parte da diretoria nos deixa ainda mais feliz" disse, Luíz Euzébio.
    A reunião foi realizada na Câmara de Vereadores de Mucugê e a senhora Brígida Martins, foi o nome escolhido pela maioria para presidir a organização, até pelo fato de já ter grande experiência no setor, inclusive, Brígida é presidente da Cooperbio - Cooperativa de Produtores de Cafés Orgânicos.

    Clique nos links abaixo e siga-nos, nas redes sociais:
    Facebook
    Instagran

  • Acusado da morte de itaeteense em Ibicoara se entrega à polícia

    Foto: Divulgação Polícia Civil

    Após a matéria vinculada no Blog Chapada na data de ontem (26), na qual a Polícia Civil buscava informações sobre o paradeiro do homem que cometeu homicídio em Ibicoara, o mesmo se apresentou por conta própria na delegacia. Moisés Santos Xavier, vulgo “Negão”, que segundo a polícia deflagrou quatro tiros contra Raimundo Oliveira de Jesus, natural de Itaetê, se apresentou com a presença de um advogado. O crime ocorreu no último dia (24) de fevereiro e desde então a polícia realizava diligências para captura-lo.

  • Waldenor é eleito coordenador geral do Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do PT,no Congresso Nacional

    O deputado federal baiano Waldenor Pereira é o novo coordenador geral do Núcleo de  Educação,  Cultura e Desportos do PT na Câmara e no Senado, eleito hoje, 26, por unanimidade. Ele assume o cargo com a responsabilidade de enfrentar um grande desafio: " A onda reacionária e conservadora empreendida pelo governo Bolsonaro ameaça de morte a educação brasileira. A conjuntura política desafiadora nos impõe competência e capacidade de organização. Daí a importância de reestruturação do Núcleo enquanto um espaço de elaboração para subsidiar os nossos parlamentares no exercício dos seus mandatos”, afirmou Waldenor.

    Também foram escolhidos os sub- coordenadores, de Educação, deputada Rosa Neide (MT); Cultura, deputado Pedro Uczai (SC); e Desportos, senador Jean Paul Prates (RN).  O secretário executivo será o assessor parlamentar Lúcio Rodrigues. Além de parlamentares e assessores  da Câmara e do Senado, o núcleo também tem entre seus membros dirigentes petistas  de entidades ligadas à educação, como a UNE, Fasubra, Andifes, Cnte, Proifes, Contee  entre outros. 

    A eleição de Waldenor Pereira para a coordenação geral ocorreu após avaliação de perfil dos parlamentares, sendo ele historicamente ligado ao setor (professor e ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB) e atuante membro da Comissão de Educação da Câmara. Os parlamentares Pedro Uczai (SC), Margarida Salomão(MG), Rosa Neide (MT), José Ricardo (AM), Paulão (AL), Afonso Florense (BA), Natália Bonavides(RN),Rogério Correia (MG), Frei Anastácio (PR) e Reginaldo Lopes (MG),referendaram o nome de Waldenor para o cargo de Coordenador do Núcleo.

    O Núcleo  de Educação, Cultura e Desportos promove discussões temáticas, debate propostas e projetos em tramitação das duas Casas Legislativas, analisa a pauta e define prioridades e indicação de votos das bancadas. É principalmente um espaço de articulação entre as bancadas petistas com os movimentos sociais e  os governos federal e estaduais.