• Chapada Diamantina: Polícia apreende 850 kg de explosivos em Novo Horizonte

    Foto: Divulgação SSP-BA

    Cerca de 850 kg de explosivos que, segundo a polícia, seriam destinados a quadrilhas de roubos a bancos e carros-fortes, foram apreendidos na noite de terça-feira (12) na cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, na Bahia.

    De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o material foi encontrado em um esconderijo no povoado de Palmeirinha. Os suspeitos de serem os donos do material conseguiram fugir.

    A SSP informou que os policiais chegaram a um esconderijo usado por contrabandistas, após denúncias anônimas. Como existe atividade de mineração na região, a SSP informou que as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios.

    Na casa usada pelos criminosos foram encontrados 400 kg de emulsão (popularmente denominadas bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1.500 espoletas, cordel, entre outros materiais.

    O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.

    CONTINUE LENDO
  • CIPPA Lençóis resgata aves silvestres em Andaraí

    Foto: Divulgação

    A Guarnição da CIPPA Lençóis resgatou na última semana, diversas aves silvestres no Assentamento Santa Clara, no município de Andaraí, Chapada Diamantina. Ao total, 44 aves foram resgatadas de cativeiros e soltas em seu habitat natural. A guarnição continua realizando ações na intenção de inibir a prática de crimes ambientais.

  • Desafio MTB Rota do Café é realizado com sucesso em Ibicoara, na Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação

    O Primeiro Desafio MTB Rota do Café de Ibicoara Chapada Diamantina Bahia foi um sucesso. O evento que foi patrocinado pelo Comércio Local, pela Prefeitura Municipal e organizado pelo Grupo Ibicoara Bike e Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, contou com a presença de 88 atletas que tiveram a oportunidade de desfrutar das belas paisagens da Rota do Café.
    O evento teve inicio na noite de sábado com a recepção dos ciclistas e da comunidade Ibicoarense. Na manhã de domingo (10), foi realizado um café da manhã comunitário onde os ciclistas receberam os kits do evento e se encaminharam para largada, durante o percurso, que foi dividido em 2 ciclos 33 km e 60 km foi aproveitado (visitado) e competido pelos melhores atletas da Região. Por fim foi apresentado a premiação e os atletas vencedores. Em conversa com os visitantes e munícipes todos falaram sobre a organização e a necessidade de eventos como esse para divulgar o município e o que de melhor tem a oferecer, a hospitalidade.
    “Agradecimentos ao Comércio Local, a Prefeitura de Ibicoara em nome do Prefeito Haroldo Aguiar aos organizadores Grupo Ibicoara Bike e Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e aos visitantes e munícipes que nos prestigiaram”, disse um dos competidores.

    Desafio MTB Rota do Café é realizado com sucesso em Ibicoara, na Chapada Diamantina
  • Prefeitura de Ibicoara realiza Jornada Pedagógica 2019

    Foto: Divulgação

    Aconteceu na noite do último dia (04), a abertura da Jornada Pedagógica 2019 com o tema: NOSSA HISTÓRIA – Traçando Rotas e Resgatando Valores, evento que marca o início do ano letivo no município. A cerimônia reuniu professores, gestores, coordenadores e demais funcionários da rede municipal de ensino e convidados.

    Na oportunidade, estiveram presentes na composição da mesa, o prefeito Haroldo Aguiar e sua esposa Cleide Aguiar; o vice-prefeito Elias Júnior e sua esposa Ieda; a Secretária de Educação Sebastiana Aguiar e o presidente da Câmara de Vereadores Márcio Luz Ferreira.

    Prefeitura de Ibicoara realiza Jornada Pedagógica 2019

    Foto: Divulgação

    A Secretária de Educação Sebastiana Aguiar iniciou sua fala saudando a todos e desejando um excelente ano letivo. Enfatizando a importância do compromisso, da perseverança e união entre as equipes e finalizou sua fala agradecendo a sua equipe e a todos que contribuíram com a organização da Jornada.

    Em sua fala, o prefeito Haroldo Aguiar mais uma vez destacou a importância da educação na transformação social e do incentivo familiar na educação dos nossos alunos.
    A Semana Pedagógica continua nas unidades escolares, com a participação da equipe pedagógica para o planejamento e discussão das ações.

  • Esposa de ex-prefeito de Iramaia morre após grave acidente em Ibicoara

    Foto: Blog Chapada

    Na manhã desta sexta-feira (08), um acidente vitimou a esposa do ex-prefeito de Iramaia Lídia Caires. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, a vítima seguia com sua filha, que é professora no município de Ibicoara, e um motorista por uma estrada vicinal que liga Ibicoara a Iramaia, quando o veículo perdeu o controle e caiu da ponte. Lídia chegou a ser socorrida pela SAMU para o hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu e morreu. Os demais ocupantes do veículo sofreram ferimentos e também foram encaminhamos à unidade de saúde.

    Lídia era mulher do ex-prefeito de Iramaia,  Antonio Rodrigues Caires (Dodinha).

    Esposa de ex-prefeito de Iramaia morre após grave acidente em Ibicoara

    Foto: Blog Chapada

  • Veículo perde o freio e cai em rio na estrada que liga Ibicoara à Cachoeira do Buracão

    Foto: Blog Chapada

    Um veículo Hilux se envolveu em um acidente na manhã desta sexta-feira (08), na nova ponte da estrada que liga Ibicoara a Cachoeira do Buracão 

    De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, um funcionário do ex-prefeito de Iramaia ,Dodinha, dirija o veículo quando perdeu os freios e caiu no rio. Uma mulher que supostamente seria a mulher do ex-prefeito foi encaminhada pela SAMU para Vitória da Conquista em estado grave.

    Mais informações a qualquer momento.

  • Itaeteense casado com médica cubana é acusado de matar a esposa com golpes de chave de fenda

    Na noite do último domingo (03), um homem natural de Itaetê, na Chapada Diamantina, foi preso acusado de matar a própria esposa com golpes de chave de fenda, na cidade de Mauá (ABC). A vítima é a médica cubana Laidys Sosa Ulloa Gonçalves, de 37 anos, que trabalhou no município, através do programa Mais Médicos.

    Dailton Gonçalves Ferreira, que trabalhava como vigia, confessou o crime, segundo a polícia, e afirmou que “vozes” o induziram a matar a médica.

    De acordo o depoimento feito a polícia, a médica era uma pessoa calma, mas estava “ansiosa” nos últimos tempos. Ainda segundo ele, Laidys teria prescrevido remédios de verme para o acusado. “[Os remédios] o fizeram ouvir vozes que lhe indicavam caminhos a serem seguidos”, diz trecho do boletim de ocorrência.

    O corpo da vítima foi abandonado em um matagal na estrada dos Fernandes, região de Ribeirão Pires. Parentes informaram a PM sobre o crime. Com isso, o acusado foi encontrado e preso, com o carro, ainda na região de Ribeirão Pires por câmeras de monitoramento.

    Dailton chegou a afirmar, segundo familiares, que o assassinato “não foi um pecado, mas um sacrifício necessário”.

  • Escritora e gestora da biblioteca de Itaetê é homenageada em prêmio na Câmara de Salvador

    Foto: Divulgação

    A escritora e gestora da Biblioteca Estação das Letras de Itaetê, Lisias Azevedo, foi homenageada na solenidade de entrega do Prêmio Giuliano Ottaviani, na Câmara Municipal de Salvador. “Foi uma noite memorável com a presença e representatividade marcante da Chapada Diamantina”, disse a poeta, que foi premiada com a poesia "Transcender".  O prêmio é uma iniciativa da Associação Cultural Eclética World Itália/Brasil que homenageou 35 poetas baianos. O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, compareceu à premiação e falou que que o momento foi de muita alegria. “Essa é mais uma conquista para nós itaeteenses: ter uma poeta no município que recebe um prêmio tão importante como esse”. O escritor e poeta O Velho Viajante também foi homenageado com o poema "Apatia".

    Escritora e gestora da biblioteca de Itaetê é homenageada em prêmio na Câmara de Salvador

    Foto: Divulgação

  • Corpo de Bombeiros realiza resgate em desabamento de residência em Itaberaba

    Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros

    O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, através do 11° GBM, de Itaberaba, atenderam, nesta quarta-feira (5), a ocorrência de desabamento de um imóvel, naquele município. Um senhor aparentando 60 anos de idade foi resgatado pelos militares nos escombros da residência na Avenida Rio Branco, no bairro Açude.

    Corpo de Bombeiros realiza resgate em desabamento de residência em Itaberaba

    Foto: Divulgação | Corpo de Bombeiros

    De acordo com vizinhos, o idoso estaria realizando reparos no telhado do imóvel. O homem foi devidamente imobilizado e conduzido consciente com suspeita de politraumas para a UPA de Itaberaba.

  • Prefeitos do Consórcio Chapada Forte se reúnem com secretário da Saúde

    Foto: Divulgação

    As demandas da saúde dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu foram apresentadas pelo Consórcio Chapada Forte ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (5). O encontro reuniu, no prédio da SESAB em Salvador, prefeitos de 12 municípios com o intuito de buscar melhorias para o atendimento no Hospital Regional da Chapada, em Seabra, e criação do Consórcio de Saúde da região.

    O presidente do Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio, avaliou a reunião como resolutiva. “Esclarecemos alguns pontos, encaminhamos outros. Acredito que foi muito importante para consolidar o desejo de criação do consórcio de Saúde e viabilizar a construção da policlínica”, ressaltou. Os municípios foram orientados a agendar a assembleia de criação do consórcio para formalizar parceria com o governo do estado.

    Prefeitos do Consórcio Chapada Forte se reúnem com secretário da Saúde

    Presidente do Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio | Foto: Divulgação

    O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, informou ao secretário que 11 municípios já manifestaram interesse na formação do consórcio e que Itaberaba dispõe de um terreno às margens da BR 152 para abrigar a construção da policlínica. “A região tem 40 mil pessoas para serem atendidas. A policlínica é um projeto de sucesso do governo do estado que está dando certo e esperamos materializar na Chapada”, reforçou ao entregar ao secretário o ofício com os municípios interessados em implantar o consórcio de saúde.

    O Hospital Regional da Chapada foi outra pauta da conversa com Fábio Vilas-Boas. Problemas com a entrega de laudos de exames, agendamento de cirurgias e regulação foram apresentados. Os gestores também se queixaram da interferência política no atendimento aos pacientes regulados pelo município. Os prefeitos de Abaíra, Edval Luz, e de Mugugê, Manoel Luz, afirmaram que apesar de seguir todos os procedimentos legais da regulação não conseguem atendimento para os doentes.

    Em resposta, Fábio Vilas-Boas foi enfático: “a saúde não tem partido”. O gestor solicitou que os prefeitos indicassem os nomes de funcionários que por algum motivo estariam prejudicando o atendimento na unidade. “A gente não permite que nenhum hospital receba esse tipo de influência”, reforçou. O fato havia sido alvo de uma moção de repúdio aprovado em assembleia pelo Consórcio Chapada Forte e agora será tratado pela Sesab.

    A reunião contou ainda com a presença dos prefeitos Adenilton Meira de Marcionílio Souza, Edimário de Novais de Iraquara, Elter Bastos de Wagner, Marcos Mota de Lajedinho, Marcos Airton Araújo de Lençóis, Helder Lopes Campos de Boa Vista do Tupim, Guilma Soares de Nova Redenção e Aurélio Fagundes de Boninal. 

    CONTINUE LENDO
  • Interceptado criminoso que roubava celulares na Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Orderio da Hora Barreto, 31 anos, criminoso responsável por roubar smartphones em Salvador, foi interceptado, na madrugada desta terça-feira (5), por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, em uma blitz realizada na BA-046, principal ligação entre a BR-116 e as cidades da Chapada Diamantina. Três aparelhos foram encontrados. 

    Segundo informou o comandante da especializada, major Ricardo Passos Conceição, feita a abordagem, chamou atenção dos policiais a quantidade de celulares encontradas com Orderio. “Perguntamos a quem pertencia os três celulares e de início ele informou que eram dele”, disse. 

    O oficial ainda explicou que essas barreiras têm sido montadas diariamente em pontos estratégicos das rodovias para evitar qualquer tentativa de roubo a banco na região da Chapada Diamantina. 

    Ordério foi encaminhado para a 1ª Delegacia Territorial de Itaberaba, onde segundo a delegada plantonista, Rita Valeria Nascimento Silva Conti Rocha, ele já possui passagens pela polícia por tráfico de drogas e assalto a coletivo em Salvador.

    CONTINUE LENDO
  • Chapada Diamantina recebe cadeira adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção

    Foto: Guia da Chapada Diamantina

    A Chapada Diamantina acaba de ser presenteada com a “Julietti”, uma cadeira de uma roda adaptada para ser utilizadas nas trilhas por pessoas com dificuldade de locomoção. 
    A cadeira é fruto do projeto Montanha para Todos, que busca tornar áreas naturais mais acessíveis para este público.
    “Estamos MUITO felizes e sonhando em ver a Julietti rodando pelas trilhas da Chapada Diamantina” comenta Vanessa Almeida, diretora da agência Nas Alturas, tutora da cadeira na região.

    Projeto Montanha para Todos

    A ONG Montanha para Todos foi fundada pelo casal Juliana e Guilherme. Apaixonados por trilhas, montanhas e viagens, caminharam por mais de 30 lugares diferentes, até que Juliana teve um câncer de mama. Com apoio da família e com muita determinação, o casal venceu esta batalha.
    Após a cura, o casal decidiu então ter um filho. Juliana engravidou, mas durante a gravidez, um novo problema de saúde apareceu: Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica extremamente rara, por conta do reaparecimento do câncer. Com muita luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez e o pequeno Benjamin nasceu!
    O amor do casal pelas montanhas continuava, mas Juliana já não conseguia mais chegar a elas. Para fazer a Juliana viver a vida do jeito que ela estava se impondo, Guilherme fez uma promessa a sua esposa:

    “Onde você quiser ir, eu vou te levar!“

    A partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Depois de algumas tentativas, Guilherme levou Juliana para as montanhas com uma nova companheira, a “Julietti”, uma cadeira adaptada desenhada especialmente para a Juliana. A cadeira deu tão certo que a ideia é que ela, a Julietti, seja acessível ao maior número de pessoas portadoras de outras deficiência.
    E assim nasceu o projeto: MONTANHA PARA TODOS!

    CONTINUE LENDO
  • Pedido de recuperação judicial da Igarashi preocupa população da Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação

    A empresa Igarashi apresentou um pedido de Recuperação Judicial e deixou a população da Chapada Diamantina, principalmente no entorno de Ibicoara bastante preocupados. A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência de uma empresa. É pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. É um meio para que a empresa em dificuldades reorganize seus negócios, redesenhe o passivo e se recupere de momentânea dificuldade financeira.

    A empresa que é produtora de Batata Inglesa e vários outros produtos, tem grande influência na econômia local, empregando centenas de pessoas e proporcionando crescimento para a região. 

    A empresa alega que intensa crise que assola o país nos últimos anos, além dos prejuízos ocasionados pela invasão e depredação de algumas de suas áreas produtivas em 2017, como amplamente divulgado na imprensa, afetou profundamente o Grupo Igarashi e por isso foi necessário o pedido de Recuperação. “Temos ciência que nossas ações, embora possam parecer excessivamente duras para alguns, devolverão ao Grupo Igarashi o equilíbrio e a tranquilidade necessários para reencontrar o caminho do crescimento e da solidez que tradicionalmente caracterizaram nossas atividades em mais de 40 anos de história. Por fim, ainda que este seja apenas o início do longo caminho para superarmos o atual período de incertezas e dificuldades que vivemos, sentimo-nos confiantes em enfrentar (enfrenta-lo), com o otimismo reservado somente àqueles que podem contar com mais de 4 décadas de superação de crises”. Diz a nota enviada pela empresa.

    CONTINUE LENDO
  • Dois homens são presos por desordem, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Itaetê

    Foto: Blog Chapada

    Por volta das 14:hrs de ontem (03), a Guarnição Bravo da Cipe Chapada recebeu informações de que um indivíduo conhecido popularmente com Marreta estava fazendo uso de drogas e promovendo desordem no Assentamento Baixão, zona rural de Itaete. Ao chegarem no local, Hamilton Junior Martins Santos (Marreta), 25 anos, foi localizado e abordado, com ele foi encontrado 01 (um) cigarro aparentando maconha e 01 (um) destrinchador de ervas.

    Ao ser indagado onde tinha adquirido informou que um elemento conhecido por Gazinho era quem fornecia na localidade. A guarnição logo depois localizou Sebastião Oliveira dos Santos (Gazinho), de 37 anos próximo a sua residência e ao fazer a busca pessoal foi encontrado com ele 02 (duas) buchas de ervas aparentemente maconha, 01 (uma) carteira contendo documentos e uma quantia de 953,00 reais dentro, 01 (um) celular Motorola. Com autorização dos pais foi feito buscas dentro da residência onde foi encontrado  uma pistola de fabricação artesanal, calibre desconhecido e uma espingarda de fabricação caseira. Gazinho assumiu ser dono das armas.

    Os dois elementos foram apresentados junto com todo material na DP de Itaberaba, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

  • Vereador cobra da prefeitura de Itaetê reforma das escolas municipais; Secretário de Educação se posiciona

    Foto: Blog Chapada

    O vereador Nelson Bispo, do município de Itaetê, em contato com a nossa reportagem denunciou o que ele classifica de descaso, da atual administração para com o ensino público municipal.
    Segundo o vereador, está próximo o retorno das aulas e até o momento a prefeitura não realizou a reforma das escolas, o que tem deixado muitos pais de alunos preocupados.

    A nossa reportagem entrou em contato com o Secretário de Educação de Itaetê, Mariomar, o qual disse que: "As reformas começaram a ser realizadas hoje (04), e dentro das condições financeiras do município estaremos realizando as melhorias necessárias. No momento, estamos também  realizando a nossa Jornada Pedagógica, e dia 11 quando serão iniciadas as aulas deste ano letivo, todos os estudantes do nosso município terão plena condições de aprendizado nas nossas escolas", disse o secretário.