• Ituaçu: Esquecida nas gestões anteriores, Escola do Paquetá é reformada e entregue à comunidade; veja o vídeo

    O prefeito Adalberto Luz e demais componentes do seu governo estiveram presentes.

    Mesmo atendendo as comunidades de Paquetá, Formosa, Cobra e adjacências, há muito tempo (cerca de 15 anos) que a Escola Municipal Paquetá não era reformada, passava apenas por pequenos reparos e o estado de conservação era precário. Como compromisso da Gestão do prefeito Adalberto Luz para com a Educação, na última quinta - feira (21), uma aula inaugural foi realizada e uma escola totalmente reformada e ampliada foi entregue à comunidade; veja o vídeo

  • Unidade da Cipe Chapada passa a contar com apoio canino

    Foto: Divulgação | SSP

    O trabalho dos integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada contará com um novo suporte a partir de março, quando terá inaugurado em sua sede o primeiro canil setorial. Um cão, da raça Pastor Belga Mallinois, vai compor o efetivo da companhia a partir do dia 11.

    Segundo o comandante da unidade, major Ricardo Passos, a chegada do cão farejador aumentará a eficiência nas ações de combate ao tráfico de drogas. “Seu trabalho será na busca de entorpecentes, colaborando na diminuição do tempo/resposta que teremos”, disse.

    Passos pontuou ainda que será firmada uma parceria entre a Cipe Chapada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de auxiliar os policiais nas abordagens de veículos e de caminhões cargueiros que trafegam pela Rodovia Mílton Santos (BR-242), principal corredor que liga a região Oeste a Salvador.

    “O faro do pastor belga otimizará o trabalho da guarnição na procura das drogas em malas, painéis e fundos falsos dos veículos”, explicou, lembrando que este cão já vem sendo treinado por equipes da Cipe Sudoeste. 

    CONTINUE LENDO
  • MPs recomendam que Inema comprove fiscalização e controle sobre uso das águas da Bacia do Paraguaçu

    Foto: Blog Chapada

    Buscar um plano de operação da Usina Hidrelétrica Pedra do Cavalo que não prejudique o equilíbrio ambiental da Reserva Extrativista (Resex) Baía do Iguape – situada 20 km abaixo da hidrelétrica. Este é o objetivo dos Ministérios Públicos (MPs) Federal (MPF) e do Estado da Bahia (MPBA), que expediram recomendação conjunta ao Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), requerendo a apresentação de dados que evidenciem a efetiva fiscalização do uso da água dos rios que compõem a Bacia do Paraguaçu.

    Conforme informações prestadas pelo próprio Inema, a Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, localizada no centro-oeste da Bahia, possui uma área total de 54.877 km2, correspondendo a 10% de todo o território da Bahia, englobando total ou parcialmente 86 municípios. O uso das águas da bacia interfere diretamente na Barragem de Pedra do Cavalo, e pode trazer consequências drásticas à Resex, afetando a vida de milhares de famílias extrativistas -incluindo remanescentes de quilombolas – que habitam a região e vivem dos recursos da reserva há cerca de 20 anos. A fiscalização do uso da água da bacia é essencial, para que seja possível estudar e determinar uma vazão de água que permita a operação da usina sem afetar o equilíbrio ambiental da reserva.

    O Inema é o órgão responsável por conceder a licença ambiental e fiscalizar as concessões fornecidas pelo estado para a captação, o barramento e o despejo de resíduos na bacia hidrográfica – inclusive se estes resíduos foram devidamente tratados para evitar a poluição das águas. A ele cabe, também, exercer poder de polícia administrativa em relação às atividades com potencial de degradar o meio ambiente, aplicando advertências, multas, apreensão, embargo, interdição temporários e suspensão parcial de atividades de maneira preventiva ou corretiva.

    Na recomendação, os MPs requerem, entre outras medidas, que o Inema preste informações, dentro de 30 dias, sobre todas as concessões atualmente vigentes dos múltiplos usos das águas da Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, e dos critérios para autorização destas concessões. O instituto deverá, ainda, empreender esforços para fiscalizar e combater as ligações clandestinas e usos irregulares das águas, apresentando também dentro de 30 dias, o cronograma de fiscalização das ligações clandestinas e usos irregulares para o ano de 2019 e o prazo para informação do resultado destas fiscalizações aos MPs. A recomendação demanda, ainda, a apresentação de estudo detalhado sobre o processo de eutrofização – crescimento excessivo de plantas aquáticas em níveis que afetem a utilização normal e desejável da água – de toda a Bacia Hidrográfica do Paraguaçu, necessário para auxiliar a tomada de decisão sobre o plano de funcionamento do Complexo Pedra do Cavalo.

    A recomendação, assinada em 1º de fevereiro, concedeu o prazo de dez dias úteis para que o Inema informe sobre o acatamento ou não da recomendação, contados a partir do recebimento da mesma.

    CONTINUE LENDO
  • Veja os detalhes da ação que resultou na morte de Babá, suspeito do assassinato do delegado Marcos Torres

    A polícia detalhou a ação que resultou na morte do sequestrador e suspeito do homicídio do delegado Marcos Antônio Torres, em abril de 2018, Amauri Francisco de Sousa, o 'Babá', 'Oito de Paus' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, que foi localizado durante uma operação conjunta, realizada na madrugada desta quinta-feira (21), no município de Utinga, região da Chapada Diamantina e não em Seabra como noticiado pelo Informe Barra.

    Babá estava com comparsa identificado como 'Van do Cocau', em uma região de mata, na zona rural da cidade. Ele mantinha acampamento e cultivava uma roça de aproximadamente 12 mil pés de maconha. O local funcionava como esconderijo de luxo com chuveiro elétrico, wifi e uma geladeira bem abastecida para manter a dupla.

    Veja os detalhes da ação que resultou na morte de Babá, suspeito do assassinato do delegado Marcos Torres

    Dr. Marco Torres | Foto: Blog Chapada

    Além de sequestro, Babá tinha outros seis mandados de prisão em aberto por associação criminosa, homicídio qualificado, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma. Era investigado, ainda, por um triplo homicídio ocorrido na cidade de Souto Soares. 

    Babá e Van do Cocau atiraram contra os policiais e foram feridos. Com os dois foram encontrados uma espingarda e uma escopeta, ambas de calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e munição de diversos calibres. Socorridos ao Hospital Municipal de Utinga, eles não resistiram aos ferimentos. Van do Cocau também tinha mandado de prisão preventiva. 

    Integraram a operação unidades Coordenação de Operações Especiais (Coe), 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Seabra), Comando de Policiamento da Região da Chapada, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Comando Regional da Chapada).

    CONTINUE LENDO
  • Criminoso envolvido na morte do delegado Marco Torres morre em confronto com a Polícia em Seabra

    Foto: Blog Chapada

    Informações Preliminares obtidas pelo Blog Chapada dão conta de que o criminoso Amauri Francisco de Souza, conhecido como “Babá”, que faz parte do Baralho do Crime da SSP e teve suposta participação na morte do Delegado Marco Torres, de Barra da Estiva, morreu em confronto no município de Seabra, na Chapada Diamantina. Babá estava foragido desde o ocorrido e também é acusado de praticar sequestros. O crime aconteceu no dia 13 de abril de 2018, quando o veículo do delegado foi encontrado incendiado a 4 km da entrada de Anagé sentido Tanhaçu.

    Dr. Marco era lotado na 20ª COORPIN e titular da delegacia de Barra da Estiva e substituto da delegacia de Ibicoara.

    Mais informações a qualquer momento.

    Curta nossa página no Facebook: Blog Chapada

  • Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Nos tempos áureos do garimpo, a antiga vila Xique-Xique de Igatu, hoje distrito de Andaraí, era um dos locais mais povoados da região, com cerca de nove mil habitantes. Igatu viveu o apogeu e a decadência da exploração de minérios, deixando os sinais de sua história estampados na arquitetura e no estilo de vida dos moradores. Chegou a possuir cinema, loja de produtos importados e uma usina de energia elétrica.

    Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Foto: Blog Chapada

    Também foi um dos maiores produtores mundiais de carbonado, atendendo à demanda das construções do Canal de Panamá, Metrô de Londres e os túneis que cortam os Alpes europeus. Já a sua produção diamantífera, esteve mais voltada para a indústria de joalheria.

    Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Foto: Blog Chapada

    As ruínas das casas de pedra do distrito integram um Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O lugar ainda dispõe de um Parque Urbano de Preservação Ambiental, Histórica e Lazer, criado em 2007 para proteger as ruínas do bairro Luís dos Santos e as áreas internas dos afloramentos rochosos da Manga do Céu, situados entre o antigo garimpo do Verruga e a parte norte da subida da Barriguda. É nas ruínas que está o principal aquífero do distrito e representantes típicos da flora, por isso é um dos espaços de maior beleza cênica de Igatu.

    Chapada Diamantina: Conheça história e atrativos turísticos de Igatu, distrito de Andaraí

    Foto: Blog Chapada

    O museu a céu aberto intitulado “Galeria Arte e Memória” se soma a esse rico acervo, ao guardar utensílios do garimpo e sediar exposições temporárias de artistas plásticos renomados. Com seis cachoeiras ao seu redor, Igatu também é um dos destinos preferidos para quem curte escalada e boulder. A festa de São João, de São Sebastião e o Festival de Igatu são destaques no calendário de eventos.

  • Divulgadas as atrações para o Festeja Ibicoara no Carnaval 2019

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Ibicoara divulgou as atrações que farão a alegria dos foliões no Festeja Ibicoara, no Carnaval 2019. A festa acontecerá nos 02, 03 e 04 de março. A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo visa proporcionar momentos de lazer e diversão para a população em geral. Participe!

  • Ministério Público recomenda que a PM  atue no combate à Poluição Sonora em Barra da Estiva; carros de som também serão alvos

    Foto: Blog Chapada

    O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Maria Salete Jued Moyses, recomendou ao Comando de Polícia Militar de Barra da Estiva que atue no combate à poluição sonora no perímetro urbano e rural do município. O combate deve integrar as atividades rotineiras de policiamento ostensivo realizadas pela PM, bem como atender eventuais denúncias da população sobre ocorrências de poluição sonora. A promotora Maria Salete recomenda ainda que, constatada a poluição, os equipamentos sonoros sejam apreendidos e liberados apenas mediante autorização judicial. De acordo com a promotora de Justiça, a recomendação foi dirigida à PM porque a instituição possui  “maiores condições estruturais” para fazer a fiscalização. Maria Salete afirmou que os casos de poluição sonora em Barra da Estiva vêm “crescendo assustadoramente, seja em empreendimentos particulares ou em carros de som”.
    Siga - nos nas redes sociais, clique nos links abaixo:

    Instagran
    Facebook
     

  • Vem ai, a 14º edição da cavalgada Itaetê Colônia

    Foto: Divulgação

    No dia 07 de abril, acontecerá a 14º edição da cavalgada Itaetê Colônia, a cavalgada deve reunir cavalheiros e amazonas de toda região da Chapada, venha você também curtir a maior cavalgada de Itaetê.

  • Café produzido em Ibicoara é o campeão do 15° Concurso Nacional ABIC

    Foto: Divulgação

    O cafeicultor baiano Joel Marques de Oliveira teve o seu microlote de café (até duas sacas), produzido na Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara, como campeão do 15° Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, com nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10). O segundo colocado foi o produtor Josias Gomes, do município de Espera Feliz (MG), com a nota final de 8,62 pontos na categoria natural. Em terceiro lugar, com nota final de 8,55 pontos na categoria cereja descascada, ficou a produtora Lúcia Maria da Silva Dias, de São Sebastião da Grama (SP).

    A etapa do júri técnico do concurso foi realizada na última terça-feira (12/2), no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto à qualidade global conforme metodologia do Programa de Qualidade do Café (PQC). A pontuação do júri técnico, que vai de zero a dez para cada aspecto, corresponde a 90% da nota, que é complementada por uma avaliação das práticas sustentáveis na fazenda (equivalente a 10% da nota).

    CONTINUE LENDO
  • Em suposto acertos de contas duas pessoas são assassinadas em Itaetê

    Duas pessoas foram executadas neste sábado (16), em Itaetê.

    Segundo informações de populares, dois homens em um veículo Polo Branco, usando uniformes similares ao do exército atiraram em um homem   de pré nome "Pity", nas margens do Rio Paraguaçu, a vítima tentou correr, mais não resistiu e faleceu. Por volta das 16h os mesmos criminosos atiraram em outro homem conhecido como "Leozinho" na "Rua do Papelão". Mesmo ferido, a vítima ainda tentou correr, mas foi alcançado e executado pelos atiradores, sendo alvejado com vários tiros, inclusive no rosto. Segundo informações as vítimas tinham envolvimento com roubos e tráfico de drogas. Ambos os corpos foram periciados e removidos para o IML pela Polícia Técnica. A Polícia Civil investiga os crimes.

  • CIPE Chapada apreende arma de fogo e drogas em Itaetê

    Foto: Divulgação

    Por volta das 13h30 de ontem (15), uma guarnição da CIPE CHAPADA ao  realizar  patrulhamento na cidade de Itaetê, bairro da Cana Brava, avistou três pessoas as margens do Rio Paraguaçu em atitude suspeita.

    Os suspeitos, ao perceberem a aproximação da viatura evadiram pelo rio, deixando para trás uma espingarda de fabricação artesanal e duas trouxas de maconha. O material foi apresentado na Delegacia Territorial de Itaetê para adoção das medidas cabíveis 

  • CREA realizará ação em Barra da Estiva e outros municípios da Chapada

    No período de 10 a 22 de março a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia fará uma ação especial na área de abrangência das inspetorias de Brumado, Seabra e Itaberaba. A operação, que contará com a participação de 10 fiscais e um supervisor, tem o caráter educativo e será voltada a todas as modalidades da Engenharia e Agronomia. Estão inseridos na programação os municípios de Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva e Piatã.

    A região possui um universo de 213 profissionais e 23 empresas registradas. A realização da atividade é fundamentada no potencial econômico da região, com predominância para as modalidades de Engenharia Civil, Agronomia, Geologia e Minas, bem como na necessidade de universalização da ação de fiscalização do Crea-BA. A ação visa ainda a regularização das demandas das inspetorias de Brumado, Seabra e Itaberaba.

    Saiba mais – Está sendo realizada de 11 a 23 de fevereiro a primeira ação especial na região Oeste. A operação ocorre no período entre safras e com o intuito de orientar previamente os profissionais, donos de propriedades rurais e sociedade. Os profissionais e empresas que tenham dúvidas em relação aos serviços do Crea ou queiram denunciar algum fato podem fazer por meio do nosso Sistema de Ouvidoria, disponível em www.creaba.org.br, ou do nosso Aplicativo (Crea Bahia), disponível para Android e iOS. As informações são de assessoria.

    CONTINUE LENDO
  • Município de Ibicoara é beneficiado pelo Governo do Estado com aparelhos de RAIO X e ULTRASSONOGRAFIA

    As incessantes cobranças junto ao Governo do Estado em prol do município de Ibicoara, cobranças estas realizadas pelo prefeito Haroldo Aguiar com o apoio dos seus aliados políticos, a exemplo do Deputado Estadual Marquinho Viana, tem dado resultado.

     

    Município de Ibicoara é beneficiado pelo Governo do Estado com aparelhos de RAIO X e ULTRASSONOGRAFIA

    Os aparelhos já foram encaminhados ao município.

    Na última quinta - feira (13), Haroldo Aguiar esteve em Salvador, onde recebeu do governador Rui Costa, através de emenda do deputado estadual Marquinho viana, dois aparelhos " RAIO X e ULTRASONOGRAFIA" , que beneficiarão a população ibicoarense.
    "quero agradecer ao secretário de saúde Fábio Villas Boas e a Secretária de Relações Institucionais (SERIN), Sibele, pela atenção dedicada ao nosso município. Muitas vezes nos somos questionados por viajar demais, mas nosso bom DEUS é testemunho, que sempre nosso pensamento é em nosso município e sempre junto com esse guerreiro e amigo do povo Marquinho viana", disse o prefeito.

  • CAPS realiza feira de artesanato durante a semana em Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    A Prefeitura de Barra da Estiva, por meio da Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial, promove a feira de artesanatos nesta quarta-feira (13), quinta (14) e Sexta(15).
    A feira de artesanato terá produtos confeccionados nas oficinas terapêuticas, onde os usuários frequentam o serviço, passa pelo psicólogo e psiquiatra e 2 ou mais vezes na semana frequentar as oficinas e grupos. As atividades têm como objetivo a interação e a reinserção na vida e na convivência social.

     

    CAPS realiza feira de artesanato durante a semana em Barra da Estiva