• Independência do Brasil é comemorada com desfile cívico em Nova Redenção

    Foto: Divulgação da Ascom

    A Secretaria Municipal de Educação de Nova Redenção comemorou a Independência do Brasil com um belíssimo desfile cívico, com o tema “O jeito redençoense de ser brasileiro”. Os pelotões formados for alunos e professores encantaram a todos que lotaram o percurso, com um desfile muito colorido, criativo e organizado.

    O desfile com temas diversos, homenageou vários setores da sociedade como vaqueiros, alunos, esportistas, raça, danças, agricultura, cultura, economia. Além de alunos e professores da rede municipal, também desfilaram alunos da rede estadual de ensino e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

    Um dos temas mais explorados foi o Eco Turismo, uma atividade vocacional forte na região, onde foi exposto a fauna e a flora local.

    O desfile da Independência do Brasil é uma das atividades que têm sido valorizadas pela Prefeita Guilma Soares, que busca resgatar esse momento cívico e manter no calendário de eventos da cidade.

  • Acidente na BA-148 deixa vítima fatal

    Foto: Reprodução do Whatsapp

    Na noite da última sexta-feira (7) um grave acidente ceifou a vida de uma mulher e deixou duas pessoas feridas. O inesperado aconteceu quando o veículo Celta com licença de Jussiape, trafegava num trecho da Serra de Marcolino Moura (município de Rio de Contas) e perdeu o controle ao passar por uma curva, vindo a capotar e cair em uma ribanceira.

    Uma unidade do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) foi chamada e chegando ao local identificou que no veículo estavam três ocupantes, uma mulher identificada POR Vilma Tereza dos Santos, 58 anos, teve morte instantânea. O motorista identificado como Tomaz Edson Gama e um outro homem, que não teve sua identidade revelada, foram socorridos encaminhados para o hospital mais próximo. O Departamento de Polícia Técnica esteve no local para remoção do corpo e encaminhando para o Instituto Médico Legal (IML). Também estiveram presentes no local a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Estadual, que registrou a ocorrência do acidente.

  • Cervejaria seleciona estagiários na Bahia

    Foto ilustrativa

    A Ambev, uma das maiores produtoras de cervejas do mundo,  está com iscrições abertas, até 1º de outubro, para o seu programa de estágio. Com  duração de até dois anos, o programa oferece vagas  em todos os estados, incluindo a Bahia. Entre os benefícios oferecidos   aos selecionados estão bolsa-auxílio, refeição, vale-transporte e possibilidade de efetivação. As inscrições têm que ser feitas pelo site www.ambev.com.br/carreiras/trabalhe-conosco/estagio/. A previsão de início das atividades é janeiro do ano que vem. A Ambev exige  que o estudante esteja cursando o penúltimo ou último ano do ensino superior e que tenha nível de inglês intermediário. A quantidade de vagas na cervejaria muda de acordo com a necessidade de cada regional da empresa.

     

     

     

    Fonte: Correio da Bahia

  • Rui defende Lula, mas reconhece prejuízo de Haddad por não aparecer como candidato

    Foto: Reprodução/Bahia Notícias

    O governador da Bahia e candidato a reeleição, Rui Costa (PT), defendeu a insistência e o direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de utilizar todos os recursos disponíveis para garantir a candidatura nas eleições de outubro. "Eu acho que é do ambiente democrático a pessoa usar todos os recursos democráticos e legais que tem. Até terça deve definir isso e o nome deve ser Fernando Haddad", disse.

     

    Rui reconheceu que o ideal seria que Fernando Haddad (PT), tivesse mais tempo para se colocar como candidato à presidência da República, mas que isso significaria "Lula abrir mão de sua defesa". "Isso não podemos pedir a ninguém", completou. 

     

     

    Fonte: Bahia Notícias

  • ONU lança iniciativa para proteger defensores ambientais

    Imagem ilustrativa

    A Organização das Nações Unidas – Meio Ambiente lançou hoje (3), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, a Iniciativa da ONU de Defensores Ambientais, reafirmando seu compromisso com questões de direitos ambientais e reiterando os esforços para proteger defensores do meio ambiente de intimidações, ameaças e assassinatos.

    O objetivo da iniciativa, lançada em resposta à escalada de violência contra ativistas ambientais, é esclarecer ao público o que são os direitos ambientais e como defendê-los, além de oferecer uma estratégia para combater as ameaças, intimidações, assédio e assassinatos de ambientalistas em todo o mundo.

    A Global Witness, organização internacional dedicada a denunciar abusos de direitos humanos, participou do lançamento e aproveitou a oportunidade para divulgar seu mais recente relatório, que coloca o Brasil como o país mais perigoso para os defensores.

    “Ano após ano, em uma amarga luta pela terra, mais ambientalistas e defensores são mortos no Brasil do que em qualquer outro lugar do mundo. Nossos dados mostram que em 2017, 57 defensores foram mortos no país, 25 deles durante três assassinatos em massa”, disse Billy Kyte, líder da campanha dos defensores da Global Witness.

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Alunos aprendem a se expressar e reconhecer a importância da cultura

    Foto: Correio da Bahia

    A arte e a cultura estão cada vez mais presentes no processo de aprendizado e na formação dos estudantes. Música, pintura, dança, fotografia, teatro e diversas outras expressões fazem parte das atividades desenvolvidas pelos estudantes em muitas escolas da capital baiana. Eles aprendem a se expressar e a reconhecer a importância da cultura para a vida social.

    “Um indivíduo pode ser considerado intelectualmente pleno quando na sua formação estão inseridos embasamentos do contexto cultural. Esta formação se dá não apenas em relação a História da Arte, mas também quando o sujeito é capaz de fazer uso dessa formação para o exercício constante do seu potencial criativo e reflexivo, julgando de forma significativa a leitura de mundo, seja quanto a estética, diversidade cultural ou a uma simples apreciação do cotidiano”, afirmou Joelma Serra, professora de artes visuais do Colégio São Paulo.

    O que implica na formação cultural, segundo Joelma, está além de uma sala de aula. O complemento se dá com uma rotina de múltiplas escolhas sociais, seja música, dança, teatro ou artes visuais.

    Cada série realiza um projeto específico para o desenvolvimento de manifestações artísticas e culturais, no Colégio Antônio Vieira. A coordenadora de Artes e Músicas do Ensino Fundamental, Poliana Coelho, explicou que as atividades envolvem toda a turma, e resultam na apresentação de habilidades por parte de alguns jovens. As atividades envolvem pintura, artesanato, workshops, dentre outras oficinas. O Vieira também conta com a Academia Vieirense de Letras e Artes, com diversas vertentes. Os estudantes realizam encontros em que expressam a arte em suas diversas vertentes.

    LINGUAGENS
    A supervisora pedagógica do Colégio Ômega, Eneida Souza, afirma que a arte e a cultura são inseridas no processo de aprendizagem através de linguagens como teatro, dança, música e artes visuais. “Essas linguagens articulam saberes e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir e refletir sobre formas artísticas, desenvolvendo a criticidade, criatividade e inserção social”, citou. Na instituição, além das aulas curriculares, são desenvolvidos vários projetos, que possibilitam aos estudantes a expressão da criatividade através de pinturas, escultura, modelagem, dança, expressão corporal, instalações e teatro.

    “É impossível pensar em educação no mundo contemporâneo, sem o papel que a cultura exerce”, afirmou o produtor e professor do Colégio Vitória-Régia, Ricardo Carvalho. A arte, segundo ele, é o que desperta a sensibilidade, percepção ampliada e o senso de humanidade que o processo criativo insere na vida do estudante. Além dos trabalhos de desenvolvimento do processo criativo dentro da instituição, como música, teatro, dança e outras variações da arte, o colégio leva as crianças e jovens para entrar em contato com o que há no cardápio cultural da cidade.

     

    Fonte: Correio da Bahia

  • Bolsonaro usará bolsa de colostomia por até três meses, diz médica

    Foto: Agência Brasil

     

     

    O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, usará uma bolsa de colostomia de dois a três meses.

    A informação, dada hoje (7), é da médica Eunice Caldas Figueiredo Dantas, que o atendeu no Hospital da Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, para onde foi levado após ter sido atacado a facada, ontem, durante campanha na cidade mineira.

    A médica informou ainda que Bolsonaro chegou ao hospital em estado de choque por causa do forte quadro hemorrágico e que poderia ter morrido se não fosse o pronto atendimento.

    Segundo ela, a prioridade imediata foi reverter o quadro de perda de sangue, estancando a hemorragia e fazendo uma transfusão, com o uso de quatro bolsas de sangue.

    Eunice Caldas relatou ainda que, após a estabilização da pressão sanguínea, foi feita a intervenção na região do intestino, pois a perfuração por faca atingiu severamente o intestino grosso, que foi seccionado, com a necessidade de retirar 10 centímetros da área atingida.

    A médica destacou que a intervenção cirúrgica foi de “grande porte”, mas que o paciente está com o quadro de saúde estável.

    Sobre a transferência de Bolsonaro para o Hospital Albert, em São Paulo,ela disse que a decisão foi amplamente discutida com a família e a equipe médica que, diante do quadro de estabilidade clínica, concluiu que não havia risco.

    A médica disse que o paciente está com sonda gástrica e oxigenado.

    Dor de uma bolada no estômago

    Em um vídeo divulgado pelo senador Magno Malta, que aparece orando pelo candidato, gravado na UTI da Santa Casa de Juiz de Fora, e divulgado em rede social, Bolsonaro diz que, ao ser esfaqueado, sentiu uma forte dor como se tivesse recebido uma bolada no estômago.

    Jair Bolsonaro agradeceu aos médicos e enfermeiros que o atenderam na cidade mineira.

     

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Detentos são transferidos do complexo policial de Barra da Estiva

    Foto: Divulgação

    No início da noite da quarta-feira (05), dez detentos foram transferidos do complexo policial de Barra da Estiva para o novo presídio em Vitória da Conquista.

    A transferência foi uma das reivindicações dos presos durante um “motim” no dia 30 de agosto. A solicitação foi prontamente atendida pela Secretaria de Segurança do Estado e executada com todo apoio de policiais da Caesg, pois os presos estavam bem exaltados.

    Alguns dos detentos transferidos são considerados de alta periculosidade e deverão cumprir pena nesse novo presídio.

  •  Rede hoteleira de Lençois comemora taxa de 80% de ocupação

    Foto: Divulgação

    Bons resultados são registrados pela rede hoteleira da Chapada Diamantina. Neste feriado prolongado da Independência da República, a média de ocupação na cidade de Lençois é de 80%, o que anima os comerciantes locais.

    Neste período, empresas de turismo incrementam a oferta de passeios de ecoturismo e à noite, bares e restaurantes reservam boa gastronomia e música ao vivo. A cidade turística é conhecida pelas belas paisagens e pela tranquilidade, atraindo grandes grupos e famílias de todo país.

  • URGENTE: BOLSONARO LEVA FACADA DURANTE ATO DE CAMPANHA EM JUIZ FORA, DIZ PM

    Foto de internautas

    Um ato de campanha do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, foi interrompido na tarde desta quinta-feira (6), em Juiz de Fora (MG), após um tumulto generalizado. Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, o presidenciável foi esfaqueado na região do tórax.

    No momento da confusão, Bolsonaro estava sendo carregado nos ombros por um apoiador de sua campanha, fazendo corpo a corpo com eleitores, na região do Parque Halfald.

    Um assessor pessoal de Bolsonaro e um policial disseram que um suspeito de envolvimento com o ataque foi detido.

    O deputado foi retirado do local às pressas, em um carro da PF, e levado para a Santa Casa de Misericórdia. As circunstâncias completas do episódio ainda estão sendo apuradas.

     

    Fonte: Destaque Bahia

  • Ensino médio é a etapa que vai exigir mais atenção do próximo governo

    Foto: Agência Brasil

    Rocha é secretário de Educação do Espírito Santo, estado que teve o melhor desempenho no último Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). “Penso também que as secretarias estaduais têm que fazer um esforço para racionalizar os seus gastos, eliminando o desperdício que sempre ocorre no serviço público”, acrescentou.

    Mesmo com o melhor desempenho, o estado não conseguiu cumprir a meta para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade da educação do país, divulgado esta semana pelo MEC.

    O país ficou, pela terceira divulgação seguida, abaixo da meta esperada. O indicador está praticamente estagnado desde 2011.

     

     

    Fonte: Agência Brasil

  • Documentário sobre guia turístico da Chapada Diamantina será exibido em São Paulo

    Foto: Divulgação

    Um belíssimo documentário denominado com “Feijão”, que conta sobre a história de vida do guia turístico Jânio Gleidson Souza Rocha, será lançado em São Paulo. O longa-metragem que leva o apelido do jovem guia será exibido no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, no dia 22 de setembro, e mostra claramente a rotina de quem trabalha em um parque nacional.

    O guia é muito respeito na região pelo seu trabalho e por ser voluntário em uma brigada de combate a incêndios florestais da região, também muito conhecido como ótimo contador de histórias.

    O diretor do documentário, Felipe Carelli, acompanhou a rotina de “Feijão”, percorrendo as montanhas e contemplando os seus perigos e suas belezas. Carelli é bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e um documentarista independente, “Feijão” é o seu terceiro documentário.

  • Seleção Brasileira faz contra os EUA o seu primeiro jogo após a Copa

    Imagem Ilustrativa

    A Seleção Brasileira faz nesta sexta-feira (7) o primeiro jogo amistoso após a Copa do Mundo da Rússia. Aproveitando a chamada data Fifa, o time do Brasil enfrentará a seleção norte-americana, no Estádio MetLife, em Nova Jérsei, às 20h05 (21h05 de Brasília).

    O treinador Tite manteve a base da seleção que jogou na copa, como o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva, o volante Casemiro, o lateral-esquerdo Filipe Luís, o meio-campista Philippe Coutinho e os atacantes Douglas Costa, Roberto Firmino e Neymar.

    A seleção apresentará também caras novas como o volante Arthur, o lateral-direito Éder Militão, o zagueiro Dedé, o meio-campista Lucas Paquetá e os atacantes Richarlisson e Éverton.

    Nesta quarta-feira (5), Tite aproveitou o treinamento, na Arena Red Bull, para comandar um trabalho tático em campo reduzido. Depois orientou os jogadores no treino específico de bolas paradas.

    Após a partida desta sexta-feira, a seleção viajará para Washington D.C., onde enfrentará El Salvador no dia 11 de setembro.

  • Desafio de Mountain Bike será realizado em Mucugê nesse fim de semana

    Foto: Divulgação

    Neste fim de semana, será realizado na cidade de Mucugê mais uma etapa do Desafio Mucugê de Mountain Bike, uma das etapas mais importantes no calendário ciclístico país. A sexta edição reunirá aproximadamente 700 atletas com idades entre 14 e 69 anos de idade, que vão competir em três categorias diferentes: PRO, Sport e Cicloturismo.

    O evento é promovido pela Federação Baiana de Ciclismo, com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

    Atletas de três estados já confirmaram presença, são eles: Alagoas, Sergipe, Minas Gerais, além do Distrito Federal.

    A largada do desafio será na Praça Coronel Propércio, no centro da cidade. Em todas as categorias os atletas farão um percurso de trilhas extremamente técnicas, valendo pontos para o ranking estadual e nacional de XCM.

  • Copa Sertão de Motocross realiza etapa em Palmeiras neste fim de semana

    Imagem Ilustrativa

    O município de Palmeira sedia nos dias 08 e 09 de setembro a 5ª etapa da Copa Sertão de Motocross. Serão dois dias de muita emoção e adrenalina em um ambiente encantador por suas belezas naturais como o Vale do Capão, Brejões e a Serra Negra.

    No primeiro dia da Copa Sertão serão realizados apenas treinos para reconhecimento. Já no segundo dia acontece a competição, com participação de pilotos profissionais e amadores de toda Bahia.