• Competição: Rally de Regularidade movimentou a Chapada Diamantina

    Nos dias, 11,12 e 13 (quinta, sexta e sábado), A TSO Brasil com o apoio do Território Amarok e  Club Amarok Bahia, realizou na Chapada Diamantina o primeiro Rally de Regularidade.
    A competição que teve como sede a cidade de lençóis contou com cerca de 25 participantes nas seguintes categorias: Turismo Light – Amarok, Turismo Light – Amigos e Graduados.

    À bordo de veículo 4 x 4, sendo na grande maioria do modelo Amarok / Volkswagen, os competidores percorreram mais de 300 km de estradas vicinais, cortando municípios como: Redenção, Palmeiras, Andaraí e lençóis.
     

    Competição: Rally de Regularidade movimentou a Chapada Diamantina

    A CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo –, esteve presente fazendo a fiscalização, já que a prova foi oficial.
    Mais que competir, o que os participantes mesmo gostaram foi de desfrutar das paisagens exuberantes e as belezas naturais que Chapada Diamantina oferece.
     

    Competição: Rally de Regularidade movimentou a Chapada Diamantina

    Alessandro Silva

    “Ficamos muito satisfeitos, conseguimos atingir o nosso objetivo - implantar o Rally de Regularidade na Chapada Diamantina -, temos a expectativa de dar continuidade no ano que vem, quem sabe até com um número maior de participantes, já que na nossa Bahia não há essa tradição, mas, aos poucos, as pessoas vão conhecendo e tomando gosto por este esporte” ressaltou o presidente do Club Amarok, Alessandro Silva, o qual ainda agradeceu o apoio da Secretaria de Turismo de Lençóis.

  • Estudantes do CETEP de Wagner visitam rede hoteleira de Lençóis e conhecem mais sobre o turismo na região

    Alunos do curso técnico em Administração do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina (Cetep), visitou a rede hoteleira do município de Lençóis na última terça feira (09).

    Estudantes do CETEP de Wagner visitam rede hoteleira de Lençóis e conhecem mais sobre o turismo na região

    Acompanhados por um Guia Turístico e da secretária de Turismo Roberta, os estudantes aproveitaram para conhecer mais da história da cidade, a religião, festa popular e as tradições do município.

    Estudantes do CETEP de Wagner visitam rede hoteleira de Lençóis e conhecem mais sobre o turismo na região

    Os estudantes conheceram as instalações, o funcionamento e as decorações típicas dos principais hotéis da cidade.
    Lençóis se destaca como um dos principais destinos turísticos do Brasil, área esta que movimenta economia local, principalmente no setor hoteleiro.

    Estudantes do CETEP de Wagner visitam rede hoteleira de Lençóis e conhecem mais sobre o turismo na região

    O roteiro ainda contou com a visita a agência Volta ao Parque Ecoturismo, a qual indica as hospedagens e roteiros que mais se adéquam ao perfil de cada turista.

  • Acusado da morte de Rhanna deixa a cadeia; ' ele precisa resgatar o tempo perdido' diz advogado

    Carlito Camilo de Souza teve a sua prisão relaxada na segunda feira (08), por decisão do Juíz da Vara Criminal da Comarca de Barra da Estiva. Carlito foi preso sob a acusação de ser o autor do crime que vitimou a adolescência Rhanna Almeida, 15 anos, que foi estuprada e esfaqueada em sua residência, no dia 1º de junho deste ano, em Barra da Estiva. Segundo o advogado de Carlito, Samuel Milhazes, na última sexta feira (05), foi protocolizado na Vara Criminal de Barra da Estiva a conclusão do laudo pericial onde excluiu Carlito do crime de estupro após análise do material genético. Preso desde 11 de junho, Carlito sempre alegou ser inocente. Segundo a defesa de Carlito, ele precisa resgatar o tempo perdido e  é necessário da publicidade à sua inocência para preservar a sua segurança e de sua família, já que ele foi injustamente acusado de um crime brutal, e na ocasião de sua prisão teve o seu rosto estampado por toda a imprensa. Carlito buscará reparação do Estado diante dos danos irreparáveis sofridos. O advogado de Carlito destacou que o país tem passado por momentos difíceis, onde o papel dos direitos humanos e da própria advocacia criminal tem sido distorcido por setores reacionários da sociedade, estimulando comportamentos primitivos. Carlito, mesmo inocentado, não se sente seguro para retomar a sua atividade na cidade de Barra da Estiva, onde tinha uma pequena barraca de churrasco grego numa praça do centro da cidade.

  • Companhia Independente de Proteção Ambiental divulga whatsapp denúncia com sigilo absoluto

    A Companhia Independente de Polícia de proteção Ambiental (CIPPA), conta com whatsapp denúncias, um canal totalmente seguro e sigiloso. A CIPPA atua em toda Chapada Diamantina e demais regiões, combatendo crimes contra o meio ambiente, a fauna e a flora. Contribua você também para a segurança de nossas riquezas naturais. Em caso de crimes ambientais, faça a denúncia pelo Whatsapp (75) 99951-5994, sua identidade será preservada.

  • Bancada evangélica da Câmara oficializa apoio a Bolsonaro

    A FPE (Frente Parlamentar Evangélica) da Câmara dos Deputados oficializou, nesta quinta-feira (4), o apoio a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República nas eleições 2018.

    Na carta, que será entregue ao candidato, o presidente da frente, deputado Hidekazu Takayama (PSC-PR), diz que o grupo entende que Bolsonaro é o nome mais adequado para lutar pelas pautas defendidas por seus integrantes. 
    "Mais que uma questão natural, é uma questão espiritual. Está acima de qualquer doutrina partidária. É a defesa dos valores da família cristã ", diz trecho da carta.

    A Frente reúne 199 deputados e quatro senadores. O texto em que a FPE oficializa o apoio a Bolsonaro nas eleições 2018 também ressalta que a defesa dos valores dos cidadãos, da vida e da família estão acima de tudo e que "proteger nossas crianças de um futuro desastroso é nosso dever como legisladores e homens de bem".
    "Portanto, certos de nosso compromisso com os quase 86,8% de cristãos de todo o território nacional, declaramos nosso amplo apoio aos candidatos da Frente em todo o Brasil, bem como o nosso apoio a Jair Messias Bolsonaro. Nosso intuito é evitar que candidatos filiados a extrema esquerda assumam, mais uma vez, a direção do país causando ainda mais crises do que as que atravessamos nos últimos anos", diz o texto.

    À reportagem, o deputado Takayama disse que "quem está jogando Jair Bolsonaro no meio da família cristã são os radicais". "São exatamente essas pessoas, que fizeram atos como no Rio Grande do Sul, que defecaram e urinaram dentro das igrejas, em cenas que chocam a família cristã e de que maneira nenhuma estão contribuindo para um povo que tem a base cristã, seja católica ou evangélica", disse o parlamentar.

    O deputado afirmou que pretende gravar um vídeo com Bolsonaro para ressaltar o apoio do grupo, assim que tiver um tempo em sua campanha. Ele disse também que consultou praticamente todos os parlamentares da frente antes de oficializar o apoio.

    Takayama citou, como exemplo de apoiadores da frente, Leonardo Quintão (MDB-MG), Ezequiel Teixeira (Podemos-RJ) e o ministro Ronaldo Fonseca, da Secretaria-Geral da Presidência de Michel Temer. "Todos eles estão de pleno acordo", finalizou.

  • Bandidos disparam tiros, agridem aluno e põem terror em escola no município de Iramaia; veja o vídeo

    Cerca de 40 pessoas, entre alunos e funcionários, vivenciaram momento de terror na noite de ontem (03), no município de Iramaia.
    De acordo com informações obtidas pelo Blog Chapada, a Escola Municipal Emílio Garraspazu Médic, localizada no povoado Sincorá da Serra, foi alvo de pelo menos seis criminosos, os quais, chegaram de moto fazendo “arruaça’ e querendo invadir a unidade escolar.
    Diversos tiros foram disparados, deixando todos os alunos e funcionários em pânico, alguns chegaram a desmaiar. Após conseguirem quebrar o portão e entrar; fortemente armados e ameaçando a todos, os bandidos destruiram tudo dentro da escola e ainda agrediu um aluno que tentou proteger a colega.

    A casa da diretora que fica próximo ao local também foi alvejada por tiros, a  ação teria sido planejada por José Carlos, o qual residia próximo e estaria se vingando, pois o mesmo havia feito um “gato”, passando a usar a energia da unidade escolar em sua casa, que após ter sido descoberto foi interrompido pela direção.

    A Polícia de Barra da Estiva e Iramaia foram acionadas, mas, antes de serem pegos em flagrante, os criminosos  conseguiram evadir, deixando um rastro de destruição e terror para trás.

    Um barraestivense, de prenome Sílvio também estava presente, os demais foram identificados por testemunhas como sendo: Leonardo Novaes, Sandro Moreira . Os outros não foram identificados.
    Até o fechamento desta matéria nenhum dos envolvidos havia sido preso, a polícia continua investigando e fazendo buscas no intuito realizar a prisão e colocá – los  à disposição da justiça. Veja o vídeo

  • Agricultores de Ibicoara e região se destacam em I fase do Concurso de Cafés Especiais

    Foto: Blog Chapada

    A cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina, sediou o I Concurso de Cafés Especiais, que foi realizado ao longo de 2018. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura Municipal em parceria com a Semudes e demais órgãos da área e tem como objetivo selecionar os melhores Cafés que são produzidos no município. O concurso conta com várias etapas de experimento, na busca de cafés especiais de alta qualidade e passa para a próxima fase aqueles w tiverem destaque entre os especialistas. O resultado da primeira etapa do concurso já foi divulgado e os classificados deverão ser beneficiados, selecionados e depositados na COOPMAC em Vitória da Conquista no período de 08/10 até 31/10/2018, onde serão avaliados na II FASE pela comissão julgadora em que serão coletadas amostras dos lotes entregues, sendo eliminado aquele lote que não estiver compatível com a amostragem da I FASE O Evento de Encerramento e Premiação dos Vencedores será realizado no dia 09/11/2018.

    Veja a lista de vencedores da primeira fase:

    NOME

    FAZENDA

    AGENITO DE OLIVEIRA LUZ

    FARINHA SECA

    ALINE ARACELI NETO S.PIRES         

    CAMPO REDONDO

    ÉDIO DE JESUS AGUIAR

    PARAGUASSUZINHO

    EDSON SOUZA DA SILVA

    PARAGUASSUZINHO

    EMERSON PIRES DA SILVA

    CAMPO REDONDO

    GLEISON SANTOS FERREIRA

    SÍTIO CÓRREGO

    JAIR CARVALHO SOARES

    BREJOS ÁGUIAR

    JOEL MARQUES DE OLIVEIRA   

    PARAGUASSUZINHO

    JOSÉ CARVALHO SOARES

    PARAGUASSUZINHO

     

     

     

    CAFÉS VIA SECA (NATURAIS)

    ANÁLIA LUZ  DE ALCÂNTARA

    SÍTIO BOA VISTA

    CÉSAR SILVA DE ALCÂNTARA

    SÍTIO BOA VISTA

    CRISTIANO SILVA

    POR DO SOL

    JOSÉ DIVAL PASTOR RAMOS

    EL CASTREJON

    JOÃO CARLOS FERREIRA

    BREJOS

    LUCIANO AGUIAR DA SILVA

    PARAGUASSUZUNHO

    MARIA JOSÉ ÁGUIAR FERREIRA

    DOIS IRMÃOS

    SILVALDO SILVA LUZ

    CANGERANA

    TADEANE PIRES MATOS

    MATOS

    TADEU DE CARVALHO MATOS

    MATOS

     

  • II Dia de Campo Será realizado neste sábado (29) em Ibicoara; veja a entrevista com Tatiana Portela e representantes da Olam Coffee

    Será realizado neste sábado, 29, na Fazenda Produza, região de Funis, no município de Ibicoara, o II Dia de Campo - Cafeicultura Sustentável; que é organizado pela Prefeitura Municipal de Ibicoara em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e tem o apoio do Sebrae, Sennar e outras empresas.
    Em entrevista à nossa reportagem, a engenheira Agrônoma, Tatiana Portela, falou sobre o evento; representantes da empresa Olam Coffee, que atua em vários países e que montou um laboratório para análise do café para o II Dia de Campo, também falaram à nossa reportagem; confira abaixo o vídeo da entrevista.

  • MPF denuncia prefeito baiano por desvio de recursos do Ministério do Esporte

    Produtos e serviços foram superfaturados para beneficiar empresas contratadas sem licitação

    O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia denunciou o prefeito de Itatim, Gilmar Pereira Nogueira (PSD), e outras duas pessoas pelo desvio de verbas federais repassadas pelo Ministério do Esporte em valor superior a R$ 1 milhão. Segundo a acusação, os contratos firmados para a realização do "Circuito Brasileiro de Lutas Submission - Etapa Nordeste" foram superfaturados, além de envolverem pagamentos por serviços e produtos não fornecidos. Também verificou-se que a licitação foi dispensada para beneficiar as empresas escolhidas.

    As condutas criminosas ocorreram entre dezembro de 2016 e junho de 2017, no contexto de convênio firmado entre o município de Itatim e o Ministério do Esporte (ME), que permitiu a contratação das empresas Confederação Brasileira de Lutas Submission ADCC e a ELS Promoções e Realizações e Eventos. Segundo o procurador Regional da República Bruno Calabrich, as ilegalidades começaram já nos procedimentos de dispensa de licitação, realizados sem a comprovação de exclusividade na prestação dos serviços.

    Além disso, visando, por meio do convênio, conseguir a liberação das verbas federais, o prefeito enviou ao Ministério do Esporte cronograma de atividades que foi elaborado de modo a superestimar as dimensões do evento. Isso fez aumentar a quantia que seria recebida e, posteriormente, desviada em benefício das empresas representadas por José Carlos Santos e Elísio Cardoso Macambira, que também foram denunciados. Depois, o cronograma foi alterado para diminuir sua duração, o que gerou gasto menor de recursos.

    Outro fato destacado na denúncia é a superestimativa dolosa da quantidade de atletas que participariam do evento: foi incluída no plano de trabalho aprovado pelo Ministério do Esporte a previsão de 600 atletas, mas participaram apenas 110. Isto é, o objeto do convênio não foi cumprido, tendo em vista a realização de 18,33% do evento. Com tais constatações, o ME concluiu pela reprovação do cumprimento do objeto e notificou a prefeitura para devolver o valor atualizado de R$ 1.779.230,10.

    O procurador Regional da República detalha ainda diversas outras ilegalidades identificadas pelo Ministério do Esporte. Um dos destaques foi a realização de despesa com o aluguel de seis ambulâncias sendo que a única disponível no local era de propriedade do município. Também houve discriminação dos serviços de passagem aérea de São Paulo para Salvador e de hospedagem para 60 pessoas sem comprovação dos gastos, entre muitas outras irregularidades.

    Pedidos - O MPF pede a condenação dos envolvidos pelo crime de apropriação de bens ou rendas públicas e desvio em proveito próprio ou alheio. Também requer que a Justiça fixe valor mínimo para a reparação dos danos causados à União, ao município e, indiretamente, a toda a coletividade afetada. Indica o pagamento de danos materiais no valor de R$ 1.779.230,10, conforme apurado pelo Ministério do Esporte, e de danos morais coletivos em valor não inferior a R$ 177.923,01, o equivalente a apenas um décimo do valor desviado.

    Também foi pedida a decretação da perda de cargo e a inabilitação de Gilmar Pereira Nogueira pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, nos termos do art. 1°, § 2°, do Decreto-lei n.º 201/6712.

    CONTINUE LENDO
  • Utinga: Assaltante utilizava motocicleta roubada para cometer crime

    Em posse de uma faca e uma moto, um indivíduo foi preso na última terça - feira, 25, por volta das 20 horas, acusado de praticar assaltos na cidade de Utinga, por guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Chapada.

    Após receber denúncias de que uma dupla vinha praticando delitos no município, os PMs se deslocaram até a lugar indicado, conhecido como 'Ponte da Tábua', onde localizaram Rafael Vieira da Silva, conhecido 'Galego', em posse de uma motocicleta Honda Fan CG 125, cor preta, placa NTG 7759 que utilizava para efetuar os assaltos.

    'Galego' confessou os crimes e indicou que há duas semanas atrás havia roubado a moto com o seu comparsa Adonias Alves Correa, o 'Don', que já está preso. Galego, Don e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Utinga onde foi lavrado o flagrante.  

  • PF abre segundo inquérito para apurar atentado contra Bolsonaro

    A Polícia Federal instaurou na manhã desta terça-feira (25) o segundo inquérito que tem como objetivo dar continuidade às investigações e apurar a participação de outras pessoas no ataque contra o candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, no início deste mês, em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira.

    De acordo com o delegado Regional de Combate ao Crime Organizado de Minas Gerais Rodrigo Morais, será investigado também o possível envolvimento de uma organização criminosa no atentado. “Vamos apurar se Adélio tem alguma conexão com algum grupo ou organização criminosa”, informou.

    No entanto, o delegado Rodrigo Morais afirmou, em entrevista à TV Globo, que todas as informações e dados colhidos até o momento sustentam que Adélio Bispo de Oliveira não teve ajuda de ninguém na hora da agressão.

    O atentado contra Bolsonaro ocorreu no último dia 6 durante uma caminhada que ele realizava com simpatizantes de sua campanha em uma das ruas do centro de Juiz de Fora. O presidenciável levou uma facada na região abdominal enquanto era carregado nos ombros por um apoiador.

    O agressor, Adélio Bispo de Oliveira, foi preso em flagrante após a ataque. A Polícia Federal abriu o primeiro inquérito no mesmo dia para investigar o caso. Oliveira disse que o atentado contra Bolsonaro foi "a mando de Deus", segundo boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil mineira.

    Segundo o delegado que preside o inquérito, tudo que foi extraído do material apreendido em posse do agressor Adélio Bispo de Oliveira – um notebook, quatro aparelhos celulares e documentos, além de seis computadores de uma lan house –, continua sendo minuciosamente processado e analisado.

    “Elementos importantes foram encontrados no material apreendido, como agenda de contatos, troca de telefonemas e mensagens via aplicativos nos dias que antecederam o atentado, o que motiva a investigação de novos suspeitos. Em um dos celulares que Adélio Bispo utilizava para navegar na internet detectamos que ele buscava na mídia informações relacionadas ao presidenciável Jair Bolsonaro”, afirmou Morais.

    A PF agora pretende investigar pelo menos os últimos dois anos da vida de Adélio Bispo. O objetivo é tentar identificar se houve um mandante ou pessoas que tenham incentivado o autor a atacar o candidato à presidência da República.

    Já o primeiro inquérito relacionado à conduta de Adélio Bispo deve ser concluído até sexta-feira (28). “Se no futuro for identificado a participação de Adélio em alguma organização criminosa, ele também responderá por esse crime”, destacou o delegado Rodrigo Morais.

    O agressor de Bolsonaro foi indiciado no dia 7 pela PF pelo crime de "atentado pessoal por inconformismo político" com base no artigo 20 da Lei de Segurança Nacional.

    Recuperação em hospital

    Bolsonaro tem boa aceitação à "dieta leve" que começou neste domingo e mantém "boa evolução clínica", diz o último boletim médico divulgado na tarde de segunda pelo hospital.

    O documento afirma que "o paciente evolui com melhora clínica progressiva" e que ele segue "com recuperação dos movimentos intestinais, recebendo dieta pastosa em associação à nutrição parenteral".

    CONTINUE LENDO
  • Turismo: Prefeito de Itaetê participa de Assembléia do Consórcio Chapada Forte; veja o vídeo

    Foto: Blog Chapada

    O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, participou no último dia 22 deste mês de uma Assembléia Geral do Consórcio Chapada Forte, que contou com a presença do Secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves Peixoto; na oportunidade, foi debatido políticas públicas de promoção ao turismo no Circuito do Diamantina. Em entrevista a imprensa, o prefeito falou dos atrativos do município e os investimentos que a prefeitura vem realizando no intuito de melhorar as condições, principalmente de mobilidade, dos turísta aos pontos turístico de Itaetê. Veja o vídeo

  • Assembléia do Consórcio Chapada Forte foi realizada em Ibicoara; veja o vídeo

    Foto: Blog Chapada

    O município de de Ibicoara sediou no último sábado (22), uma Assembleia Geral do Consórcio Chapada Forte, que teve como pauta ações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia para o fomento do turismo na Chapada Diamantina, com a participação do Secretário José Alves Peixoto e, ainda, palestra com representantes do Instituto Chapada, com temas voltados para a educação.
    No término, os participantes foram presenteados com cestas de produtos de Ibicoara; a exemplo de morando, café, goiaba e a cachaça do Buracão. Veja o vídeo

    Assembléia do Consórcio Chapada Forte foi realizada em Ibicoara; veja o vídeo

    Durante seu discurso, o prefeito Haroldo Aguiar ressaltou os investimentos que o município vem fazendo no intuito de promover o turismo, bem como a valorização da agricultura familiar.

    Assembléia do Consórcio Chapada Forte foi realizada em Ibicoara; veja o vídeo

    O secretário de turismo do Estado da Bahia, José Alves, falou sobre os investimentos e estratégias que o Governo do Estado tem adotado no sentido de alavancar o setor do Circuito do Diamante.

    Assembléia do Consórcio Chapada Forte foi realizada em Ibicoara; veja o vídeo

    O presidente do Consórcio Chapada Forte, João Lúcio, disse que a Instituição tem feito investimentos em vários setores, que contribuem para o desenvolvimento dos municípios, com ações em turismo, piscicultura, regularização fundiária, gestão ambiental, entre outros.
    No término, os participantes foram presenteados com cestas de produtos de Ibicoara; a exemplo de morando, café, goiaba e a cachaça do Buracão. Veja o vídeo

  • Itaetense, comparsa de traficante que participou da morte do delegado de Barra da Estiva, morre durante confronto em Souto Soares

    Foto: Ilustração

    Um homem natural de Itaetê identificado como Franck Souza Nascimento morreu durante uma operação na cidade de Solto Soares na manhã da última terça-feira (18). A ação tinha como objetivo a captura do foragido da justiça Amauri Francisco de Souza, vulgo BABA, envolvido em crimes de extorsão mediante sequestro, assaltos, homicídios, inclusive, tendo participação direta com a morte do Delegado de Polícia Civil, Marco Torres, de Barra da Estiva. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, a polícia foi informada de que os bandidos estariam armados e escondidos em um matagal planejando uma ação criminosa, no povoado de Pocinhos, zona rural de Souto Soares. Com a chegada das equipes, Frank teria disparado tiros, e ao revidarem a injusta agressão, acabou sendo atingido. O indivíduo estava em uma motocicleta que havia sido roubada em Seabra e possui passagens pela polícia pelos crimes de Estupro, Receptação, Roubo e Tráfico de Drogas.

  • Pesquisa Ibope: Bolsonaro, 28%; Haddad, 19%; Ciro, 11%; Alckmin, 7%; Marina, 6%

    O Ibope divulgou nesta terça-feira (18) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre domingo (16) e terça-feira (18).

    O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro, que é de 2 pontos, para mais ou para menos.

    Os resultados foram os seguintes:

     

    Jair Bolsonaro (PSL): 28%

    Fernando Haddad (PT): 19%

    Ciro Gomes (PDT): 11%

    Geraldo Alckmin (PSDB): 7%

    Marina Silva (Rede): 6%

    Alvaro Dias (Podemos): 2%

    João Amoêdo (Novo): 2%

    Henrique Meirelles (MDB): 2%

    Cabo Daciolo (Patriota): 1%

    Vera Lúcia (PSTU): 0%

    Guilherme Boulos (PSOL): 0%

    João Goulart Filho (PPL): 0%

    Eymael (DC): 0%

    Branco/nulos: 14%

    Não sabe/não respondeu: 7%