• SAÚDE

    Saude: Alimentos embutidos elevam o risco de câncer de mama

    Saude: Alimentos embutidos elevam o risco de câncer de mama

    Há dois anos, a Organização Mundial da Saúde colocou os alimentos embutidosna lista de fatores de risco para o câncer. Segundo a entidade, esses itens contribuem para o surgimento da doença no intestino.

    Agora, cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, apontam um elo entre esse grupo alimentar e o câncer de mama. Na investigação, feita com base em informações de 262 195 mulheres de 40 a 69 anos, o consumo de apenas 9 gramas de embutidos ao dia (cerca de três fatias de salame) aumentou em 21% a probabilidade de ter esse tumor.

    Saude: Alimentos embutidos elevam o risco de câncer de mama

    Segundo a nutricionista Thais Manfrinato Miola, do A.C.Camargo, a carne processada é aquela que passa por uma transformação com fermentação ou sal, podendo ser curada ou defumada. As substâncias usadas no processo são capazes de predispor ao câncer. Elas estão em:

    • Salsicha
    • Bacon
    • Salame
    • Presunto
    • Linguiça
    • Peito de peru
    • Rosbife
    • Mortadela

  • Chapada: Assassino que matou o prefeito de Macajuba será julgado nesta sexta-feira

    Está marcado para esta sexta-feira (6), no município de Ipirá, centro norte da Bahia, o julgamento do crime que matou o então prefeito da cidade de Macajuba, na Chapada Diamantina, Fernão Sampaio (MDB). O crime aconteceu no mês de abril do ano de 2015. Flávio Albergaria de Oliveira, o ‘Binho de Moacir’ é réu confesso do crime e continua preso.

    O gestor Fernão Sampaio foi morto no dia 2 de abril na principal avenida da cidade. Ele foi atingido por quatro tiros enquanto passava pela igreja e perdeu o controle do carro e invadiu a igreja. Fernão chegou a ser levado para o hospital Julieta Sampaio.

    Quando foi preso, ‘Binho de Moacir’ disse que o fato ocorreu após a prefeitura desapropriar um terreno pertencente à família dele. O ex-prefeito Fernão cumpria o quarto mandato no município de Macajuba, e o crime chocou a população local na época.

  • Mucugê: o Desafio Mucugê de Montain Bike começa esse mês de maio

    foto: Reprodução

    A sexta edição do Desafio Mucugê de MTB que tem início no mês de maio na cidade de Mucugê. Esse ano o evento é dividido em duas etapas, no dia 20 de maio acontecerá o Desafio Mucugê XCO da Igrejinha, válido pelo ranking Baiano de XCO. E entre os dias 7 e 9 de setembro acontecerá o 6º Desafio Mucugê de MTB com a novidade de três dias consecutivos de prova. A expectativa desse ano é de que mais de 700 atletas.

  • Ibitiara: Manifestantes fecham BR em protesto ao fechamento do Hospital Padre Aldo

    Nesta terça-feira (3), por volta das 11h, manifestantes fecharam a BR 242, próximo ao povoado de Lagoa de Dionísio. Os manifestantes protestam contra o fechamento do Hospital Padre Aldo da cidade de Ibitiara.

    Ibitiara: Manifestantes fecham BR em protesto ao fechamento do Hospital Padre Aldo

    Somente veículos de emergência estão sendo liberados para passarem. Uma grande fila de automóveis já se forma no trecho. Até o momento dessa matéria não há previsão para liberação da pista.

  • Chapada: Acontece nesta quarta, aula inaugural do MedioTec no campus do Ifba de Jacobina

    foto: Divulgação

    Nessa quarta-feira (4) as 19h, vai sediar a aula inaugural do MedioTec – ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), acontecerá no auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba), campus do município de Jacobina, na Chapada Norte.

     

    Contará com apresentação da plataforma virtual de ensino, bem como dos profissionais que acompanharão os encontros presenciais durante toda a formação, estão convidados todos os matriculados nos cursos de informática e guia de turismo, modalidade EaD/semipresencial.

  • CIDADE DE RIO DE CONTAS COLHE PRIMEIRA SAFRA DE AZEITONAS DO NORTE E NORDESTE

    Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, o empresário francês, Didier Chinchila colhe a primeira safra de azeitonas do nordeste do Brasil. Após cerca de 10 anos, quando as primeiras mudas foram levadas para a região, os 500 pés de oliveiras devem render cerca de 5 toneladas do fruto [cada um tem, mais ou menos, 10 quilos].  

    A colheita é uma surpresa para os donos da fazenda. “É uma linda surpresa. São dez anos de muita fé e de uma improbabilidade…”, conta o produtor rural Didier Chinchila.
    A ideia começou com ele, empresário francês que sempre foi apaixonado pelo Brasil. “Eu tinha 20 e poucos anos quando cheguei aqui, nos anos 70, ano 79, e era outro mundo. Muito charmoso”, disse Didier Chinchila. Após deixar a empresa em que trabalhava como executivo, ele começou a passear pelo Brasil. Em uma dessas andanças, chegou até a Chapada Diamantina. 

  • Mucugê realiza evento pioneiro na Chapada a Corrida do Diamante

    Sábado de aleluia (31), foi realizado a corrida em trilha e montanha com percursos de 7km, 15km e 30km, em Chapada Diamantina, nas belas paisagens de Mucugê, o destaque do evento e que os vencedores masculino e feminino da categoria elite geral ganharam além de troféu e medalha, uma linda pedra bruta de diamante, um grande símbolo da Chapada Diamantina e do evento, teve vários percursos com várias elevações, diversos tipos de terrenos com largada e chegada no centro da cidade.

  • Prefeitura abre 127 vagas de concurso público; salario pode chegar a 12 mil por mês

    A prefeitura de Paulo Alfonso está com inscrições abertas para contratação de 127 médicos. Os interessados devem realizar a inscrição presencialmente até o dia 6 de abril, na secretaria municipal de saúde, localizada na avenida Apolônio Sales, nº 266, Centro.

    As vagas oferecidas são para os cargos de medico PSF (5), medico SMS (5), medico plantonista (5) e medico especialista (112), com remunerações que variam de R$65 por consulta até R$12.000, por mês.

    Para participar, os requisitos básicos são ter formação superior em medicina, ter comprovação de que já atuou na especialidade pretendida e disponibilidade para atuar em qualquer unidade ligada a secretaria municipal de saúde.

    O processo seletivo consiste em avaliação de currículo. Por isso, no momento da inscrição o candidato de preencher uma ficha com seus dados pessoais e entrega o currículo para análise.

  • SAÚDE

    Alimento saudável também engorda

    Alimento saudável também engorda

    Não é porque o alimento é saudável que está livre de calorias. (Foto: Alex Silva/A2 Estúdio)

    Há itens cheios de nutrientes benéficos, mas que também podem levar ao ganho de peso. Colunista explica como criar a sua alimentação saudável

    Com frequência ouvimos: “Não sei por que engordo, eu como de um jeito saudável”. Mas a pergunta que você deve fazer é: cabe apenas aos junk foods e congêneres o acúmulo de calorias ao longo do dia? Do ponto de vista de emagrecimento, seria sensacional se, ao optarmos por um item conceitualmente saudável, estivéssemos isentos das calorias. Mas não é o caso – e o próprio conceito de saúde depende de suas metas.

    Vamos fazer um exercício para deixar isso mais claro: o salmão possui mais ômega-3 do que o atum. E essa gordura ajuda a afastar problemas cardiovasculares. No entanto, o atum é menos calórico do que o salmão.

    A “escolha saudável”, aqui, depende do seu objetivo. Se deseja menos calorias, vá de atum. Se pretende se beneficiar do ômega-3, deguste o salmão.

    Isso também é válido para alimentos de origem vegetal. Eu lembro quando era office boy do Banco do Brasil, no auge dos meus 14 anos, e lá havia um funcionário vegetariano. Todos falavam: “Ah, o Miguel [nome fictício] é saudável, só come vegetais”.

    Como curiosidade, eu confesso que, na época, tinha dificuldade de entender essa frase, porque fui criado à base de arroz, feijão e bife. Para mim, arroz com feijão, sem bife, não representava algo aceitável. Mas pode ser, claro.

    Só que o Miguel também era robusto. Ele recheava suas gavetas de castanhas, nozes, amêndoas… E as oleaginosas são saudáveis na medida em que oferecem gorduras boas, porém carregam muitas calorias.

    Aliás, também não caia em preceitos como “comida japonesa é sempre equilibrada”. A opção por sushi e sashimi pode parecer saudável (e às vezes é mesmo), mas também pode cair em um cardápio monótono, eventualmente com excesso de gordura, proteína e sódio.

    A culinária japonesa não tem selo de garantia de “bom para a saúde”. Nem ela, nem qualquer outra gastronomia.

  • Prefeitura municipal de Ibicoara faz distribuição de fardas para maternal, jardim I e Jardim II

    A prefeitura Municipal de Ibicoara por meio da secretaria de educação está realizando a distribuição do fardamento para o maternal, Jardim I e Jardim II de todo município e hoje dia 02/04/2018 começou pela Escolinha Colibri com um Kit contendo camisa, calça e blusa.

    Prefeitura municipal de Ibicoara faz distribuição de fardas para maternal, jardim I e Jardim II

    O prefeito Haroldo Aguiar ainda enfatiza que apesar da crise no país, que vem repercutindo nos municípios, a administração municipal prioriza os investimentos na área de educação.

  • BOMBEIROS LOCALIZAM CORPO DE HOMEM DESAPARECIDO NA CACHOEIRA DO FRAGA EM RIO DE CONTAS

    Na manhã desta segunda-feira (02) foi encontrado o corpo de Fabiano Ferreira da Silva, de 32 anos, que estava desaparecido nas águas da Cachoeira do Fraga, em Rio de Contas. A vítima desapareceu na tarde do último domingo (01).

    Segundo informações, Fabiano, que era morador do município de Caetité, teria escorregado e caído em um poço de aproximadamente seis metros de profundidade após tentar fazer uma ‘Selfie’ da cachoeira em uma área proibida para banhistas. As buscas foram realizadas por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista.

    BOMBEIROS LOCALIZAM CORPO DE HOMEM DESAPARECIDO NA CACHOEIRA DO FRAGA EM RIO DE CONTAS

    O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado para a realização dos procedimentos necessários e em seguida será liberado para os familiares.

    A área foi isolada pelos policiais da 46ª CIPM.

  • o Projeto Mulheres Solidárias convida a todos para um Jantar Dançante

    foto: Divulgação

    Você tem um encontro marcado nessa noite de sábado (7), para bailar e se divertir. O Projeto Mulheres Solidárias de Seabra, estará provendo um jantar dançante, no Bufet Márcio, onde a música ficará por conta do cantor Dene Reis. Será cobrada um valor de R$ 30,00 reais de entrada, o qual será revertido nas causas do projeto.

  • 29ª CIPM Seabra distribuí ovos de páscoa em parceria com os comerciantes

    Foto: PM

    No último sábado (31/03) na cidade de Seabra, foram distribuídos 400 ovos de pascoa.

    A 29ª CIPM fez uma parceria com os comerciantes da cidade e levou a alegria de muitas crianças carentes que provavelmente não iriam ganhar o símbolo da páscoa o ovo de chocolate.

    29ª CIPM Seabra distribuí ovos de páscoa em parceria com os comerciantes

    foto: PM

    Os PMs levaram alegria as crianças por onde passaram fantasiados de coelhos. Além do trabalho ostensivo a PM da Bahia vem tentando se aproximar dos cidadãos de bem, principalmente a juventude, desfazendo a imagem negativa que muitos tinham.

  • Bahia vence o Vitória e reverte vantagem na final do Campeonato Baiano 2018

    Bahia fez 2 a 1 e saiu na frente pela decisão do Baiano (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

    O Bahia está na frente do placar agregado depois da primeira partida da decisão do Campeonato Baiano. Jogando diante de seus torcedores na Fonte Nova, os comandados de Guto Ferreira foram precisos nas chances criadas e aproveitaram momentos de desatenção do Vitória para vencer o rival por 2 a 1. O campeão estadual será definido no próximo domingo, às 16h (de Brasília) no Barradão.

  • CICLISTA ITUAÇUENSE É DESTAQUE EM COMPETIÇÃO REALIZADA EM BARRA DA ESTIVA

    foto: Divulgação

    A 3ª edição do Ecobike em Barra da Estiva teve como destaque o ituaçuense Edmar Araújo, que  conquistou o 1º lugar.

    CICLISTA ITUAÇUENSE É DESTAQUE EM COMPETIÇÃO REALIZADA EM BARRA DA ESTIVA

    foto: Divulgação

     A competição teve percursos de 30 e 50 km e foi realizado no domingo (01), participando ciclistas de todas as cidades circunvizinhas. O evento contou com pontos de apoio para hidratação e uma organização excelente.

    CICLISTA ITUAÇUENSE É DESTAQUE EM COMPETIÇÃO REALIZADA EM BARRA DA ESTIVA

    foto: Divulgação

    Outros três ciclistas também de Ituaçu conquistaram o pódio, Xita Nunes em 3ª e Chimbica na 5ª colocação na categoria máster, e Marcos Viana na mesma categoria de Edmar ficou com 5º colocação, todos os participantes do campeonato ganharam medalhas.