• Psicultores de Itaetê ganham linha de crédito para início de projetos na Barragem Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    A primeira etapa do projeto de criação de peixes em tanque rede na Barragem Bandeira de Melo, que banha o município de Itaetê, foi iniciada nesta quarta-feira (15). Produtores e Desenbahia assinaram o contrato para a liberação de R$ 200 mil em linhas de créditos para os primeiros dez psicultores. A empresa estima que 45 famílias serão beneficiadas com o projeto. “A barragem tem uma capacidade enorme e creio que vamos transformá-la em um polo gerador de emprego e renda. Estamos muitos felizes com essa parceira com os órgãos do governo do estado”, disse o prefeito de Itaetê, Valdes Brito. 
     

    Psicultores de Itaetê ganham linha de crédito para início de projetos na Barragem Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    A Bahia Pesca, vinculada a Secretaria de Agricultura do Estado, criou uma linha de crédito de 900 mil para aumentar a produção de peixes na região e beneficiar os produtores do município. O projeto acontece em parceria com o Desenbahia e a Secretaria de Agricultura de Itaetê. “Os produtores terão assistência de técnicos da Bahia Pesca e do Desenbahia. O objetivo é produzir mais três mil peixes por ano”, disse o secretário da pasta, Jorge Teodoro. O assistente de gabinete, Leonídio Damasceno e o assistente da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo, também participaram das assinaturas.

  • Prefeitura de Barra da Estiva anuncia Israel Novaes e Marlus Viana para o São João Quente na Terra do Frio

    A Prefeitura de Barra da Estiva já confirmou duas das atrações que farão parte do São João Quente na Terra do Frio. A festa que já é tradição no município contará com shows de Israel Novaes e Marlus Viana, além de demais atrações que serão divulgadas em breve. As comemorações serão realizadas nos dias 21 a 24 de junho e deve receber visitantes de toda a região sudoeste e Chapada Diamantina.

    Prefeitura de Barra da Estiva anuncia Israel Novaes e Marlus Viana para o São João Quente na Terra do Frio
  • Zé Rocha é o mais novo aliado do prefeito de Ituaçu e promete trabalhar pelo município; veja o vídeo

    Após concretizarem aliança, o prefeito Adalberto Luz recebeu na sua residência o Deputado Federal José Rocha, no último sábado (11). 

    Zé Rocha é o mais novo aliado do prefeito de Ituaçu e promete trabalhar pelo município; veja o vídeo

    Além do prefeito, lideranças políticas e populares também deram as “boas vindas” ao deputado, o qual prometeu colaborar para que o município receba mais investimentos e proporcione melhores condições de vida para a população.

    Zé Rocha é o mais novo aliado do prefeito de Ituaçu e promete trabalhar pelo município; veja o vídeo

    Veja a reportagem abaixo.

  • Prefeitura de Itaetê inaugura quadra esportiva em Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    O prefeito de Itaetê, Valdes Brito, inaugurou a quadra esportiva de Bandeira de Melo, distrito do município, na noite desta sexta-feira (10). A obra foi iniciada na gestão passada, porém foi concluída na atual administração da cidade. “É uma satisfação muita grande inaugurar uma obra que estava inacabada. Diferente de alguns gestores que abandonam obras de prefeitos passados, eu faço questão de lutar para concluir todas que estão em andamento, pois elas são do povo”, disse Valdes. 

    Prefeitura de Itaetê inaugura quadra esportiva em Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    O secretário de educação de Itaetê, Mariomar Cruz, falou da importância do esporte como transformador social. “Quando se tem esporte, se tem menos drogas e menos violência. Estaremos dando todo o suporte pra que nossos jovens possam aproveitar ao máximo essa quadra”, afirmou. Para o jovem Elvis Souza, que administra Bandeira, a localidade conta com um grande número de adolescentes adeptos de futebol e futsal.

    Prefeitura de Itaetê inaugura quadra esportiva em Bandeira de Melo

    Foto: Divulgação

    “A galera aqui adora jogos. Estamos muito felizes com mais essa conquista. Só temos que agradecer ao prefeito e toda sua equipe”, disse.  Após a inauguração, os times Meninas de Ouro, Juventreze, Bandeira de Melo, Bandeirinha e Nova Esperança realizaram um torneio na nova quadra de esportes.

  • Corpo de Bombeiros realiza curso de primeiros socorros para Guias Turísticos em Ibicoara

    Foto: Divulgação SSP

    O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) através do 11°GBM de Itaberaba, realizou um curso de primeiros socorros para 73 guias turísticos da cidade de Ibicoara, na Chapada Diamantina. O objetivo é capacitar os condutores ecológicos, para eles saibam o que fazer em casos simples insolações até uma parada cardiorrespiratória (PCR), até a chegada de equipe de emergência especializada.

    Durante as aulas, que duram dois dias e unem teoria e prática, os guias ecológicos aprendem sobre os diversos tipos de traumas, além de situações como queimaduras, desmaios e em como reconhecer uma PCR. Eles aprendem ainda, como dar os primeiros atendimentos com o mínimo de qualidade possível, especialmente em locais de difícil acesso.

    "Um primeiro atendimento adequado com qualidade faz a diferença na recuperação do paciente. A capacitação foi totalmente pensada de acordo com a realidade da região e com as necessidades dos guias turísticos, usando como norte o protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association", explicou o tenente BM Álvaro Serrão.

    Corpo de Bombeiros realiza curso de primeiros socorros para Guias Turísticos em Ibicoara

    Foto: Divulgação | SSP

    De acordo com o tenente, que ministra aulas de suporte básico de vida juntamente com o soldado BM Uildon Borges, a idealização da atividade aconteceu no ano passado. "Enquanto capacitávamos brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais através do programa Bahia Sem Fogo. E só aconteceu graças à visão de difusão de conhecimento e boas práticas da corporação", explicou o tenente Sertão.

    Durante o curso, os condutores ecológicos também têm aulas de noções de primeiros socorros ao afogado, ministradas pelo tenente BM Phillipe Matheus e pelo cabo BM Leandro de Assis. Quando aprendem a lidar com os tipos de trauma ou de dano relacionadas ao meio líquido, com suas peculiaridades. Alinhando isso aos conhecimentos de primeiros socorros para tais situações.

    “Não se trata de curso de salvamento aquático, pois a atuação na água exige a devida especialização. Dentro das 20h de atividade, buscamos demonstrar que até mesmo alguém que não saiba nadar, tem condições de tentar ajudar alguma vítima de afogamento sem colocar a sua vida em risco, seguindo as recomendações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático”, disse o tenente BM Phillipe Matheus.

    Os cursos oferecidos aos guias turísticos são totalmente gratuitos e certificados. A capacitação sobre primeiros socorros é uma exigência da prefeitura de Ibicoara para que os condutores ecológicos consigam a licença para trabalhar e conduzir seus visitantes de forma segura.

  • Grave acidente na BA-142, trecho entre Ituaçu e Barra da Estiva deixa vítima fatal

    Foto: Blog Chapada

    Na noite de ontem (09), um acidente ocorrido na BA-142, em um local conhecido como "Curva do Lixão", próximo a Ituaçu, deixou uma vítima fatal.
    De acordo com informações obtidas por nossa reportagem, um caminhão com placa de Ribeirão da Neves (MG), carregado de tomate, "sobrou" em uma curva e acabou capotando.
    Na manhã de hoje (10), com ajuda de um guincho, o veículo foi desvirado e uma vítima fatal foi encontrada, acredita-se que seja o condutor do veículo.O corpo foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado, onde seja feita a identificação e necropsia.

    Mais informações a qualquer momento.

  • ‘Estão desesperados com as obras e conquistas voltadas ao nosso povo’, diz prefeito de Barra da Estiva sobre denúncias de adversários

    Foto: Divulgação

    Os vereadores oposicionistas, Alessandro Pereira, Fabrício Viana, Zito de Noé, Gilson Dantas e Rena, representaram contra o Prefeito João de Didi no Ministério Público, acusando a sua gestão de estar cometendo irregularidades. Nossa reportagem procurou o prefeito João de Didi, o qual disse que: “Os adversários estão desesperados com as obras e melhorias que estamos realizando, estão mais uma vez inventando calúnias contra nossa gestão. Deixem eu e minha equipe cuidar da cidade e do nosso povo, e que avaliem nas urnas nosso trabalho”.

  • Barra da Estiva: Caminhão perde o controle e invade comércio deixando prejuízo

    Foto: Divulgação

    Um grave acidente ocorrido na noite de ontem (09), quase resulta em morte em Barra da Estiva. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, o motorista de um caminhão, indentificado como Ivo Leite, perdeu o controle do veículo e invadiu um comercio localizado na rua Joana Angélica, no Bairro São Félix. Ainda segundo informações, o motorista relatou aos policiais que atenderam a ocorrência que estava passando mal e foi levado ao hospital para receber atendimento. Na unidade foi realizado também exame de alcoolemia, para atestar se o mesmo estava dirigindo ou não sob efeito de álcool.

     

  • Vândalos roubam produtos e depredam Unidade de Saúde do bairro Renascer, em Ibicoara

    Foto: Reprodução

    Uma Unidade de Saúde da Família (USF) foi depredada por vândalos no bairro Renascer, em Ibicoara. De acordo informações obtidas pelo Blog Chapada, os indivíduos roubaram diversos materiais que são utilizadas por profissionais no atendimento à população. Na unidade, são realizados cerca de 2700 atendimentos mensais por diversos profissionais, tais como, médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Não há informações sobre a autoria do crime.

  • Para não ficar dúvidas, Diretor de Informações Geoambietais da Bahia confirma propriedade da Cachoeira do Buracão ao Município de Ibicoara

    Não havia dúvidas; no entanto, após especulações veiculadas em redes sociais, onde iramaienses cogitavam ser de Iramaia a Cachoeira do Buracão, um dos principais pontos turísticos de Ibicoara, o prefeito Haroldo Aguiar, juntamente com o Secretário de Meio Ambiente, Luiz Pimenta, se dirigiram até Salvador, onde, na companhia do deputado estadual Marquinho Viana, participaram de audiência sobre o assunto na SEI “Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia”, com Dr. Claudio Emílio Pelose Laranjeiras (Diretor de Informações Geoambientais), onde, após análises profundas nos mapas e nas leis, foi garantido que institucionalmente a Cachoeira do Buracão é propriedade do município de Ibicoara. 

    Para não ficar dúvidas, Diretor de Informações Geoambietais da Bahia confirma propriedade da Cachoeira do Buracão ao Município de Ibicoara

    Apesar dos ibicoarenses sempre ter carregado esta certeza, a prefeitura através de Haroldo e a Secretaria de Meio Ambiente, através de Luiz Pimenta, foram até os órgãos competentes para reafirmarem e, fazer “cair por terra” qualquer dúvida nesse sentido; ou seja, a Cachoeira do Buracão, uma das principais atrações turística da Chapada Diamantina, é e sempre será uma das mais Belas Obras da Natureza que o município de Ibicoara tem o privilégio de possuir.

  • Quatro suspeitos de integrar quadrilha são presos com veículos roubados em Brumado

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Após informações entre grupos de rede social aos quais são compostos por policiais, foi deflagrado um alerta geral a respeito do roubo de 3 caminhonetes, as quais uma delas tinha placa policial HHZ 3663 (Hillux Prata). De acordo informações da polícia, um policial em trânsito, estava na entrada da cidade e percebeu as 3 caminhonetes suspeitas e imediatamente entrou em contato com a SOInt da 34ª CIPM, que deslocou até próximo do local onde inicialmente foram vistos os veículos, logrando êxito na localização e solicitando apoio das viaturas de áreas. Quando estas chegaram no local, 5 indivíduos começaram a empreender fuga em direção a casas próximo ao matagal onde 4 foram capturados e um, após atirar em direção as guarnições, conseguiu empreender fuga.

    São eles; Diogo Silva Leite, agredis Ribeiro de Melo, Máximo Batista da Silva e Jorge Diego da Silva Pacheco.

     Buscas ainda estão sendo realizadas no intuito da prisão desse 5º indivíduo. Ao indagar aos capturados, os mesmos informaram que os veículos seriam utilizados em ataques a instituições financeiras. Em continuidade a diligência, os 3 veículos RANGER OZW-9760, HILLUX HHZ-3663, HILLUX PAZ-1154, todos roubado, foram conduzidos ao pátio da 34ª para uma busca minuciosa e posteriormente para a sede da 20ª COORPIN onde foram tomadas as medidas cabíveis.

    Quatro suspeitos de integrar quadrilha são presos com veículos roubados em Brumado

    Diogo Silva Leite, agredis Ribeiro de Melo, Máximo Batista da Silva e Jorge Diego da Silva Pacheco | Foto: Divulgação Polícia Militar

  • Iaçu: Viatura da Polícia Militar da Bahia atropela e mata idosa que estava sentada na porta de casa

    Foto: Divulgação | Polícia Civil

    Uma idosa de 77 anos, que estava sentada na porta de casa, morreu após ser atropelada por uma viatura da Polícia Militar, no domingo (5), na cidade de Iaçu, a cerca de 278 km de Salvador. As informações são do delegado do município, Ítalo Melo.

    Conforme informações preliminares obtidas pela polícia, uma PM estava conduzindo a viatura, quando perdeu o controle da direção e atropelou Edelvira Coelho Barbosa. Por meio de nota, a Polícia Militar informou que o comando do 11º BPM, envolvido no acidente, abriu um procedimento para apurar as circunstâncias do acidente.

     

    Edelvira Coelho morreu no local. Além disso, uma moto que estava estacionada em frente à casa da vítima também foi atingida pela viatura e ficou destruída.

    De acordo com a polícia, o impacto da batida foi tão grande que derrubou parte da frente da casa da idosa.

    "Informações preliminares que tivemos é de que a policial perdeu o controle da direção, mas ainda vamos investigar o caso e aguardar perícia. Também vou averiguar se a policial que conduzia a viatura tinha licença para dirigir o carro da polícia, pois não são todos o policiais que podem conduzir uma viatura", explicou Melo.

    A polícia ainda não tem detalhes sobre o que causou a perda do controle da direção, mas afirmou que a guarnição não estava em perseguição. O caso foi registrado pelo filho de Edelvirna delegacia de Iaçu.

    O corpo da idosa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Itaberaba, cidade a cerca de 90 km de Iaçu. Não há detalhes sobre o sepultamento.

    CONTINUE LENDO
  • Prefeito de Morro do Chapéu dá tapa em rosto de repórter dentro da delegacia e gera mais uma polêmica

    Foto: Reprodução Youtube

    A delegacia de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, deve encerrar até a próxima sexta-feira (10) um Termo Circunstanciado de Ocorrência [TCO] que envolve uma agressão do prefeito da cidade, Léo Dourado, contra um repórter. A Polícia também investiga supostas agressões cometidas contra a mesma vítima pelo presidente da Câmara, vereador Rocha, e um funcionário da prefeitura, não identificado.

    Léo Dourado é acusado de dar um tapa no rosto do repórter Gabriel Bandarra na última sexta-feira (3). O fato ocorreu dentro da delegacia e foi presenciado por policias militares, que depois contiveram o gestor. Procurado pelo Bahia Notícias, o delegado titular do município, Marcus Pina, disse que o prefeito não foi preso por conta de o fato ser considerado "infração de menor potencial ofensivo" e pelo gestor ter assinado a ocorrência.

    "Por isso, nós o liberamos, é o que prevê a lei. Nós só poderíamos o prender em caso de ele se negar a assinar o termo", disse. Segundo vídeo em que conta o episódio, Bandarra narrou que foi à cidade questionar denúncias que apontavam que a esposa do presidente da Cãmara tinha 2 empregos em Morro do Chapéu e 1 em América Dourada, fato que apontava para caso de funcionária fantasma.

    Primeiro, ele teria sido agredido pelo vereador Rocha e um servidor público. Já na delegacia, o repórter foi agredido pelo prefeito. Ainda segundo o delegado, para encaminhar o TCO à Justiça ele precisa apenas do vídeo do repórter com as agressões na Câmara, além do depoimento do vereador Rocha, que deve ser ouvido na tarde desta segunda-feira (6).

    Essa não é a primeira vez que o prefeito de Morro do Chapéu se envolve em confusão. No começo de  março, ele deu um tapa no rosto de um fazendeiro em uma discussão no distrito de Icó.  Abaixo, segue vídeo em que o repórter descreve os acontecimentos.

    -Informações do Bahia Notícias

    CONTINUE LENDO
  • Cipe Chapada detém três homens e um adolescente arma e drogas em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação SSP

    Três homens e um adolescente de 17 anos foram conduzidos para a delegacia territorial local, no domingo (5), por guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, depois de flagrados, em ações distintas, com drogas e arma, no município de Ruy Barbosa. 

    Após informações sobre dois homens armados, na quadra poliesportiva do bairro Alto do Cruzeiro,  equipes policiais foram averiguar a denúncia e prenderam duas pessoas, de posse de um revólver calibre 32 e munições.

    Cipe Chapada detém três homens e um adolescente arma e drogas em Ruy Barbosa

    Foto: Divulgação | SSP

    Também através de denúncia anônima, integrantes da mesma unidade capturaram, no bairro Boa Vista, um traficante conhecido pelo apelido de 'Manguila',  em companhia de um adolescente. Com a dupla, foram localizados 43 embalagens para armazenar drogas e nove porções de maconha.

  • Cippa realiza abordagens e resgata aves silvestres em Andaraí

    Foto: Divulgação Cippa Lençóis

    Guarnições da CIPPA Lençóis tem realizado diversas ações na intenção de inibir a criminalidade em diversas cidades da Chapada Diamantina. Nesse sentido, foram realizadas diversas abordagens no município de Andaraí, a veículos e pessoas, tendo sido resgatados 08 aves silvestres. Vale ressaltar que a unidade age em parceria com a população na intenção de diminuir e evitar ações criminosas, principalmente ligadas a danos ao meio ambiente.