• BAHIA: CAMINHÕES DE ETANOL COM EVIDÊNCIAS DE SONEGAÇÃO E OUTROS CRIMES SÃO APREENDIDOS

    Foto: Divulgação/Sefaz

    Dois caminhões que transportavam 84 mil litros de etanol com evidências de sonegação e outros crimes foram apreendidos neste fim de semana, na BR-242, no município de Cristópolis, próximo à divisa com Goiás, por fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), com apoio da Polícia Militar. Um dos caminhões levava 42 mil litros de etanol para destinatário inexistente em Salvador. O outro, ao entrar em território baiano com igual quantidade do produto, havia desviado 800 quilômetros da rota original com destino a Tutoia, no Maranhão. 
     

    Em cada caso, a Sefaz-BA emitiu auto de infração em nome da empresa transportadora e encaminhou os caminhões para a delegacia de Luís Eduardo Magalhães. Os motoristas foram ouvidos e foi aberto inquérito para apuração no âmbito criminal. O etanol apreendido ficará sob a guarda de fiel depositário até a conclusão das investigações. (Secom)

  • DOENÇA SIMILAR À LEISHMANIOSE, PORÉM MAIS GRAVE, É DESCOBERTA NO PAÍS

    Foto: Reprodução

    Uma nova doença, com sintomas semelhantes à leishmaniose visceral, mas mais grave e resistente ao tratamento, foi descoberta em Sergipe. Duas pessoas morreram por causa da doença, que já acometeu 150 pessoas em Aracaju. O parasita ainda é desconhecido, mas os pesquisadores já identificaram que ele é diferente da Leishmania, responsável pela leishmaniose.

    A doença está sendo investigada por um grupo de pesquisadores brasileiros, que publicaram um artigo na Emerging Infectious Diseases, a revista do Centro de Controle de Doenças Infecciosas (CDC) dos Estados Unidos. A pesquisa é realizada no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

    Liderada pela professora Sandra Regina Costa Maruyama, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o estudo está sendo desenvolvido em colaboração com colegas da equipe do professor João Santana Silva, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

    O diagnóstico e tratamento dos pacientes foi feito pelo médico Roque Pacheco de Almeida, professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe, pesquisador e médico do Hospital Universitário/EBSERH de Aracaju. Em entrevista à Agência Brasil, Almeida contou que a doença vem infectando pessoas desde 2011 na capital sergipana, quando ele diagnosticou e tratou o primeiro caso. Esse paciente morreu em 2012, em consequência da doença.

  • DIA DO IDOSO: ENVELHECER COM QUALIDADE DE VIDA É POSSÍVEL

    Foto: Reprodução

    Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso (hoje, 1º de outubro) é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos, e que, com ela, novas dificuldades surgirão. Especialistas consultados pela Agência Brasil, no entanto, garantem: é possível envelhecer com qualidade de vida.

    Segundo o médico geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) Renato Bandeira de Mello, qualidade de vida é algo subjetivo: depende da percepção do indivíduo sobre o que é felicidade.

    Mas, em termos gerais, acrescenta o geriatra, qualidade de vida na velhice está associada a vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais.“Isso significa contato com a família, amigos e colegas de trabalhos”, resume Mello.

    O papel da família para a qualidade de vida do idoso, além de relevante, está previsto em leis. “Mais do que um papel, os familiares têm obrigação com os idosos. Isso, inclusive, é respaldado pelo Estatuto do Idoso”, explica o diretor da SBGG.

    Nesse sentido, o estatuto prevê que a família se envolva nos cuidados e na proteção do idoso, “respeitando os seus limites e a autonomia a fim de não o cercear de suas liberdades e desejos”, acrescenta Mello.

    Informações Agência Brasil

  • PREFEITURA DE DOM BASÍLIO EFICIÊNCIA E GESTÃO QUE GERAM RESULTADOS

    Foto: Reprodução

    A cidade é um bem comum que pertence ao conjunto de sua população. Ela deve oferecer qualidade de vida de forma equilibrada a todos, com oportunidades em variadas dimensões, tais como, saúde, educação, cultura, lazer, assistência e inclusão social, transporte, trabalho e renda, moradia, infraestrutura, entre outros, que são observados de forma minuciosa pelo Chefe do Executivo em Dom Basílio. Segundo o prefeito Roberval Meira, em sua gestão, “o projeto é levar qualidade de vida e progresso a todo povo bom, tanto na sede quanto da zona rural de Dom Basílio’’. Seguindo com muita determinação o cumprimento deste projeto, a prefeitura Municipal de Dom Basílio, através da Secretaria de Saúde, vai inaugurar no próximo dia (03), o posto de saúde ‘José Alves dos Santos’ na comunidade de Tanque Bravo. Uma importante obra para a população daquela localidade.

    PREFEITURA DE DOM BASÍLIO EFICIÊNCIA E GESTÃO QUE GERAM RESULTADOS

    Foto: Reprodução

    A nova unidade de saúde, contará com serviços de enfermagem e atendimento médico. O posto de saúde construído com recurso próprio do município, é mais um, entre vários já inaugurados na gestão do prefeito Roberval Meira, proporcionando bom atendimento e saúde de qualidade para os dombasilienses.

  • APONTADA COMO MAIOR TRAFICANTE DA BAHIA NEGA ACUSAÇÕES EM COLETIVA E DIZ QUE VAI ESCREVER LIVRO

    A mulher apontada pela polícia como a maior traficante da Bahia foi apresentada durante coletiva policial realizada em Salvador, nesta segunda-feira (30). À imprensa, ela negou que tenha cometido os crimes que a polícia atribui a ela, como homicídios e tráfico de drogas, e disse que vai escrever um livro para contar a história da vida dela. Ela chegou a chorar na coletiva.

    Conhecida como "Dona Maria", Jasiane Teixeira, de 31 anos, foi presa na última quarta-feira (25), na cidade de Biritiba Mirim (SP), onde estava escondida. Na última sexta-feira (27), ela foi transferida para Salvador sob forte esquema de segurança, com mãos e pés algemados e olhos vendados.

    APONTADA COMO MAIOR TRAFICANTE DA BAHIA NEGA ACUSAÇÕES EM COLETIVA E DIZ QUE VAI ESCREVER LIVRO

    A mulher diz estar surpresa com a prisão e afirmou que desconhece todas as acusações feitas pela polícia. Ela também falou que está sendo usada para chamar atenção. "Eu quero dizer que isso é simplesmente holofote em cima de mim. Sou uma simples mulher, como outra qualquer, e me deram uma fama da qual eu desconheço. Isso para mim é tudo novo", disse.

    A suspeita disse também que estava em São Paulo para visitar uma das filhas, que mora na região. Inicialmente, o advogado de Jasiane, Walmiral Marinho, havia divulgado que as filhas dela, que têm 10 e 04 anos, moravam com ela, contudo a informação foi corrigida pela polícia e pela suspeita nesta segunda-feira. De acordo com o delegado Marcelo Sanção, diretor do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), uma das meninas vive em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, com uma babá, e a outra mora em São Paulo, com um casal. Ambas mantidas financeiramente pela suspeita.

    Josiane, disse que vai escrever um livro. "Eu sou um ser humano qualquer, mãe, e sei que Deus tem um plano muito grande na vida. Inclusive, eu vou escrever um livro. Alguma editora que quiser. Se você tem uma oportunidade, pegue os limões e faça uma limonada", completou.

    Segundo o delegado Flávio Góis, diretor do Departamento de Polícia do Interior (Depin), a mulher movimentava muito dinheiro com a atividade criminosa no estado e, além das filhas, mantinha a faculdade de medicina de uma familiar no Rio de Janeiro. Após a coletiva, a mulher foi encaminhada para a sede do Draco, onde ainda será ouvida. Após depoimento, a suspeita segue para o sistema prisional.

    G1 Bahia.

  • CRESCE NA BAHIA O NÚMERO DE VOLUNTÁRIOS PARA DOAR SANGUE COM MAIS DE 60 ANOS

    Foto: Divulgação / Hemoba

    Um público em especial está aumentando a quantidade de doações de sangue no Estado. Estamos falando dos doadores com idade superior a 60 anos. De 2018 para 2019 a Fundação Hemoba já registra um aumento maior que 12%. Fidelizados e atuantes, eles chegam cedo e estão disponíveis para ajudar.  É o caso do agricultor Milton Santana. Com 64 anos, ele mora em São Gonçalo dos Campos e sempre que vai a Feira de Santana ou Salvador, faz questão de comparecer ao hemocentro. “Comecei a doar sangue há 40 anos para meu pai que na época estava doente. Não existia o Hemoba, fiz a doação no Hospital Roberto Santos. De lá para cá, sempre que tenho a oportunidade faço minha doação". declara Milton Santana. A doação de sangue pode ser realizada até os 69 anos, porém a pessoa precisa ter doado em algum momento antes de completar 60 anos.

  • MUNICÍPIOS BAIANOS RECEBEM FORMAÇÃO DO UNICEF SOBRE POLÍTICAS DE SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

    Foto: Reprodução

    Durante o mês de outubro e até o início de novembro, gestores e técnicos municipais de saúde de 249 municípios baianos participarão de encontros de formação com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e parceiros locais. As formações fazem parte da iniciativa Selo Unicef e são voltadas, neste ciclo, à melhoria das políticas públicas voltadas à saúde das crianças e adolescentes. Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também farão parte da agenda. A Bahia é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo Unicef – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e Semiárido. Entre os temas trabalhados nas capacitações estão iniciativas de valorização da primeira infância, a exemplo da Semana do Bebê, de prevenção da desnutrição ou peso alto em meninas e meninos, incluindo o aleitamento materno e a importância de uma alimentação saudável, e o acesso ao pré-natal adequado. Também serão discutidos a implementação e o funcionamento adequado de serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, além da prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis junto a adolescentes e jovens. A agenda completa dos 45 encontros de formação está disponível do site do Selo Unicef.

    (Secom) 

  • DOM BASÍLIO: PREFEITURA INVESTE PESADO E TRANSFORMA MUNICÍPIO EM UM VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS

    Foto: Composição / Blog Chapada / Construção da Passagem Molhada

    Com as obras a todo vapor, a Prefeitura Municipal de Dom Basílio, através de convênio com o Governo do Estado e recursos próprios, está realizando a construção da ‘Passagem Molhada’ sobre o Rio Brumado. A administração do Prefeito Roberval Meira, através da Secretaria de Infraestrutura, estará também fazendo a pavimentação asfáltica da via de acesso que interliga a comunidade Santa Luzia a BA-148. Uma obra que atende um anseio antigo dos munícipes que já demonstram grande satisfação com o benefício. A obra da ‘Passagem Molhada’, irá melhorar a acessibilidade de todos, levando maior mobilidade e desenvolvimento para as comunidades do interior do município. 

    DOM BASÍLIO: PREFEITURA INVESTE PESADO E TRANSFORMA MUNICÍPIO EM UM VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS

    As obras estão por toda parte no município de Dom Basílio, a sede e a zona rural tornaram-se um verdadeiro canteiro de obras. A população tem demonstrado satisfação ao vê o esforço da atual Gestão e sua equipe, que tem voltado os olhares para comunidades que em gestões passadas não recebiam nenhum benefício e agora estão sendo contempladas e totalmente transformadas, como foi o caso da comunidade do Alto do Rosário, obra já inaugurada. A comunidade foi totalmente urbanizada e pavimentada ganhando ar de modernidade, trazendo alegria para população ao vê o sonho sendo realizado. Já estão em andamento na comunidade de ‘Lençóis’, obras de pavimentação e urbanização, que contará com construção de passeios com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, e obra de pavimentação asfáltica em ‘Passagem’. 

    DOM BASÍLIO: PREFEITURA INVESTE PESADO E TRANSFORMA MUNICÍPIO EM UM VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS

    O Chefe do Executivo imprimiu um ritmo de trabalho em sua gestão, onde foram já concretizadas várias obras antes mesmo de completar três anos de seu mandato. Roberval segue incansável, percorrendo os órgãos estaduais e federais, junto com deputados e secretários, em audiências que resultam em alternativas e soluções para atender os anseios da comunidade em todas as áreas. Segundo o Prefeito Roberval Meira, em sua gestão, “o projeto é levar qualidade de vida e progresso a todo povo bom, tanto na sede quanto da zona rural de Dom Basílio’’.

    DOM BASÍLIO: PREFEITURA INVESTE PESADO E TRANSFORMA MUNICÍPIO EM UM VERDADEIRO CANTEIRO DE OBRAS
  • ITUAÇU: GOVERNADOR ASSINA ORDEM DE SERVIÇO NO VALOR DE R$ 6,6 MILHÕES PARA ABASTECIMENTO DE ÁGUA

    Mais de 1,5 mil moradores da zona rural de Ituaçu terão acesso à água tratada e própria para o consumo em suas casas. Neste sábado (28), em visita ao município, o governador Rui Costa assinou ordem de serviço no valor de R$ 6,6 milhões de reais para a construção de um Sistema de Abastecimento de Água com mais de 30 mil metros de distribuição que irá atender às localidades de Baraúnas, Várzea da Pedra, Jurema, Abóbora, Lagoa dos Patos, Várzea Comprida, Olhos D’Água do Meio, Pé da Ladeira, Lagoa da Laje e Tróia. “Estamos atendendo a um anseio antigo da população, levando água para várias comunidades. É garantia de saúde e qualidade de vida pra essas pessoas”, afirmou o governador Rui Costa. O Governador entregou 1.149 cadastros ambientais rurais para famílias da região, num investimento somado de mais de R$ 240 mil, e autorizou dois convênios no Bahia Produtiva que vai beneficiar mais de 32 mil famílias rurais; e, ainda, garantiu que no dia 06 de novembro será anunciada a empresa vencedora do certame que irá realizar a reconstrução da BA-142. O prefeito Adalberto Luz agradeceu o governador pela atenção dada ao município e aproveitou para reforçar outras reivindicações.

  • DOM BASÍLIO: GOVERNO DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA POR CAUSA DA ESTIAGEM

    Foto: Reprodução

    Foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (28) um decreto do governador da Bahia, Rui Costa (PT), em que declara situação de emergência em 140 municípios afetados pela estiagem. O município de Dom Basílio está incluído. A argumentação do Governo, leva em conta que a estiagem prolongada tem provocado danos ambientais, bem como danos à subsistência e à saúde da população em diversos Municípios e tem gerado graves prejuízos às atividades produtivas do Estado. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para enviar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução. A situação de emergência é valida pelo prazo de 180 dias.

  • COM MÃOS E PÉS ALGEMADOS A MAIOR TRAFICANTE DE VITÓRIA DA CONQUISTA PRESA EM SÃO PAULO É LEVADA PARA CAPITAL BAIANA

    Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

    Jasiane Teixeira, de 31 anos, apontada como a maior traficante da Bahia, foi trazida para Salvador na tarde da última sexta-feira (27), dois dias após ser presa em São Paulo. A prisioneira chegou a Salvador em um avião do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, sob forte esquema de segurança, usando algemas nas mãos e nos pés, além de uma venda nos olhos que se assemelha a óculos, para não saber para onde estava sendo levada. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Jasiane, conhecida como "Dona Maria", vai prestar depoimento para agentes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e, em seguida, será levada para o sistema prisional. Não há informação se ela vai permanecer presa em Salvador. Jasiane foi capturada na cidade paulista de Biritiba Mirim na última quarta-feira (25). Além de tráfico, a mulher é suspeita de porte de armas e centenas de homicídios na Bahia, incluindo participação na morte de um agente penitenciário crime do qual foi condenada recentemente.

  • Desfile, Shows e outras programações marcaram o aniversário de Itaetê; veja o vídeo

    O município de Itaetê celebrou na última quarta-feira (25), seus 58 anos de Emancipação Política Administrativa.

    Desfile, Shows e outras programações marcaram o aniversário de Itaetê; veja o vídeo

    A prefeitura municipal realizou uma grade diversificada de programação, incluindo desfile, missa, shows entre outros. confira o vídeo com um resumo de tudo que aconteceu.

  • BRUMADO: UMA PESSOA MORRE E DUAS FICAM FERIDAS EM GRAVE ACIDENTE NA AVENIDA CENTENÁRIO

    Foto: composição Blog Chapada

    Na tarde desta sexta-feira (27), por volta das 14:00h, um grave acidente de trânsito foi registrado na Avenida Centenário, deixando uma vítima fatal e quatro feridos. O acidente ocorreu próximo ao Terminal Rodoviário, em Brumado. Segundo informações, o condutor do veiculo, trafegava no perímetro urbano próximo da rodoviária já na entrada da cidade, quando teria perdido o controle e veio a colidir em uma motocicleta, logo após girou na pista, e na sequência atingiu frontalmente um caminhão Mercedes Bens que estava estacionado no acostamento. O motorista do veiculo um jovem identificado como Thiago Prates, de 21 anos, acabou entrando em óbito no local do acidente. Abordo do veiculo estavam mais três vítimas que tiveram ferimentos. Já o motociclista teve apenas escoriações pelo corpo. Ainda segundo informações, os quatro amigos retornavam da faculdade na cidade de Guanambi para passar o final de semana com a família.

  • CHAPADA: RUI COSTA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO DE R$6,5 MILHÕES PARA SISTEMA DE ÁGUA EM ITUAÇU

    O deputado Marquinhos Viana, o governador Rui Costa e o ex-prefeito Albercinho | FOTO: Divulgação |

    As agendas do governador Rui Costa (PT) por municípios do interior da Bahia seguem neste final de semana com uma visita ao sul da Chapada Diamantina. O governador estará neste sábado (28) na cidade de Ituaçu para assinar a ordem de serviço para a implantação do sistema de abastecimento de água em diversas localidades da região chapadeira.

    Esse empreendimento, de acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, é o resultado da cobrança antiga da população e beneficiará diversas comunidades como Olho D’Água do Meio, Curralinho, Lagoa dos Patos, Abóbora, Várzea Cumprida, Baraúnas, Curralinho, Jurema e demais localidades vizinhas.

    A obra tem o valor de mais de R$6,6 milhões e faz parte do Programa Bahia Produtiva. Ela será executada pelo Governo estadual via Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). “A ação é resultado de uma solicitação minha e do ex-prefeito Albercinho e de uma cobrança antiga da população”, salienta o deputado Marquinhos Viana (PSB) em rede social.

    Jornal da Chapada

  • SUSPEITOS MORTOS EM AÇÃO POLICIAL EM MINAS GERAIS IAM ASSALTAR CARRO-FORTE NA BAHIA

    Armas apreendidas durante a ação que terminou com 6 mortos — Foto: SSP/ Divulgação

    Os seis homens que morreram em uma ação policial em Padre Carvalho, em Minas Gerais, se preparavam para assaltar um carro-forte na Bahia, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O caso ocorreu na noite da última quarta-feira (25). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 12 suspeitos entraram em confronto com os policiais na região de Encruzilhada, no sudoeste baiano, e seguiram em fuga para o estado mineiro. Em Padre Carvalho, que fica na divisa entre a Bahia e Minas, seis dos suspeitos foram baleados e morreram ainda no local. Os outros seis conseguiram fugir.

     

    SUSPEITOS MORTOS EM AÇÃO POLICIAL EM MINAS GERAIS IAM ASSALTAR CARRO-FORTE NA BAHIA

    Foto: SSP/ Divulgação

    Três dos suspeitos mortos foram identificados como Levi Nunes de Araújo, 39 anos, Valmir Silva Lemos, 34, e José Mendes Sá, 36. Os outros três ainda não tiveram identidade revelada. A SSP-BA informou que, ontem (26), equipes das Polícias Militar e Federal seguem em busca dos demais suspeitos. Com o grupo, foram apreendidos mais de 100 explosivos, incluindo bananas de dinamite e detonadores, R$ 864, quatro carros, mais de mil munições, sete armas e coletes. A ação envolveu, além das polícias baianas, a PM mineira. (G1 Bahia)