• Prefeitos do Consórcio Chapada Forte se reúnem com secretário da Saúde

    Foto: Divulgação

    As demandas da saúde dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu foram apresentadas pelo Consórcio Chapada Forte ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (5). O encontro reuniu, no prédio da SESAB em Salvador, prefeitos de 12 municípios com o intuito de buscar melhorias para o atendimento no Hospital Regional da Chapada, em Seabra, e criação do Consórcio de Saúde da região.

    O presidente do Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio, avaliou a reunião como resolutiva. “Esclarecemos alguns pontos, encaminhamos outros. Acredito que foi muito importante para consolidar o desejo de criação do consórcio de Saúde e viabilizar a construção da policlínica”, ressaltou. Os municípios foram orientados a agendar a assembleia de criação do consórcio para formalizar parceria com o governo do estado.

    Prefeitos do Consórcio Chapada Forte se reúnem com secretário da Saúde

    Presidente do Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio | Foto: Divulgação

    O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, informou ao secretário que 11 municípios já manifestaram interesse na formação do consórcio e que Itaberaba dispõe de um terreno às margens da BR 152 para abrigar a construção da policlínica. “A região tem 40 mil pessoas para serem atendidas. A policlínica é um projeto de sucesso do governo do estado que está dando certo e esperamos materializar na Chapada”, reforçou ao entregar ao secretário o ofício com os municípios interessados em implantar o consórcio de saúde.

    O Hospital Regional da Chapada foi outra pauta da conversa com Fábio Vilas-Boas. Problemas com a entrega de laudos de exames, agendamento de cirurgias e regulação foram apresentados. Os gestores também se queixaram da interferência política no atendimento aos pacientes regulados pelo município. Os prefeitos de Abaíra, Edval Luz, e de Mugugê, Manoel Luz, afirmaram que apesar de seguir todos os procedimentos legais da regulação não conseguem atendimento para os doentes.

    Em resposta, Fábio Vilas-Boas foi enfático: “a saúde não tem partido”. O gestor solicitou que os prefeitos indicassem os nomes de funcionários que por algum motivo estariam prejudicando o atendimento na unidade. “A gente não permite que nenhum hospital receba esse tipo de influência”, reforçou. O fato havia sido alvo de uma moção de repúdio aprovado em assembleia pelo Consórcio Chapada Forte e agora será tratado pela Sesab.

    A reunião contou ainda com a presença dos prefeitos Adenilton Meira de Marcionílio Souza, Edimário de Novais de Iraquara, Elter Bastos de Wagner, Marcos Mota de Lajedinho, Marcos Airton Araújo de Lençóis, Helder Lopes Campos de Boa Vista do Tupim, Guilma Soares de Nova Redenção e Aurélio Fagundes de Boninal. 

    CONTINUE LENDO
  • Interceptado criminoso que roubava celulares na Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação Polícia Militar

    Orderio da Hora Barreto, 31 anos, criminoso responsável por roubar smartphones em Salvador, foi interceptado, na madrugada desta terça-feira (5), por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, em uma blitz realizada na BA-046, principal ligação entre a BR-116 e as cidades da Chapada Diamantina. Três aparelhos foram encontrados. 

    Segundo informou o comandante da especializada, major Ricardo Passos Conceição, feita a abordagem, chamou atenção dos policiais a quantidade de celulares encontradas com Orderio. “Perguntamos a quem pertencia os três celulares e de início ele informou que eram dele”, disse. 

    O oficial ainda explicou que essas barreiras têm sido montadas diariamente em pontos estratégicos das rodovias para evitar qualquer tentativa de roubo a banco na região da Chapada Diamantina. 

    Ordério foi encaminhado para a 1ª Delegacia Territorial de Itaberaba, onde segundo a delegada plantonista, Rita Valeria Nascimento Silva Conti Rocha, ele já possui passagens pela polícia por tráfico de drogas e assalto a coletivo em Salvador.

    CONTINUE LENDO
  • Chapada Diamantina recebe cadeira adaptada para pessoas com dificuldade de locomoção

    Foto: Guia da Chapada Diamantina

    A Chapada Diamantina acaba de ser presenteada com a “Julietti”, uma cadeira de uma roda adaptada para ser utilizadas nas trilhas por pessoas com dificuldade de locomoção. 
    A cadeira é fruto do projeto Montanha para Todos, que busca tornar áreas naturais mais acessíveis para este público.
    “Estamos MUITO felizes e sonhando em ver a Julietti rodando pelas trilhas da Chapada Diamantina” comenta Vanessa Almeida, diretora da agência Nas Alturas, tutora da cadeira na região.

    Projeto Montanha para Todos

    A ONG Montanha para Todos foi fundada pelo casal Juliana e Guilherme. Apaixonados por trilhas, montanhas e viagens, caminharam por mais de 30 lugares diferentes, até que Juliana teve um câncer de mama. Com apoio da família e com muita determinação, o casal venceu esta batalha.
    Após a cura, o casal decidiu então ter um filho. Juliana engravidou, mas durante a gravidez, um novo problema de saúde apareceu: Degeneração Cerebelar Paraneoplásica, uma síndrome neurológica extremamente rara, por conta do reaparecimento do câncer. Com muita luta, Juliana conseguiu concluir a gravidez e o pequeno Benjamin nasceu!
    O amor do casal pelas montanhas continuava, mas Juliana já não conseguia mais chegar a elas. Para fazer a Juliana viver a vida do jeito que ela estava se impondo, Guilherme fez uma promessa a sua esposa:

    “Onde você quiser ir, eu vou te levar!“

    A partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos. Depois de algumas tentativas, Guilherme levou Juliana para as montanhas com uma nova companheira, a “Julietti”, uma cadeira adaptada desenhada especialmente para a Juliana. A cadeira deu tão certo que a ideia é que ela, a Julietti, seja acessível ao maior número de pessoas portadoras de outras deficiência.
    E assim nasceu o projeto: MONTANHA PARA TODOS!

    CONTINUE LENDO
  • Pedido de recuperação judicial da Igarashi preocupa população da Chapada Diamantina

    Foto: Divulgação

    A empresa Igarashi apresentou um pedido de Recuperação Judicial e deixou a população da Chapada Diamantina, principalmente no entorno de Ibicoara bastante preocupados. A recuperação judicial é uma medida para evitar a falência de uma empresa. É pedida quando a empresa perde a capacidade de pagar suas dívidas. É um meio para que a empresa em dificuldades reorganize seus negócios, redesenhe o passivo e se recupere de momentânea dificuldade financeira.

    A empresa que é produtora de Batata Inglesa e vários outros produtos, tem grande influência na econômia local, empregando centenas de pessoas e proporcionando crescimento para a região. 

    A empresa alega que intensa crise que assola o país nos últimos anos, além dos prejuízos ocasionados pela invasão e depredação de algumas de suas áreas produtivas em 2017, como amplamente divulgado na imprensa, afetou profundamente o Grupo Igarashi e por isso foi necessário o pedido de Recuperação. “Temos ciência que nossas ações, embora possam parecer excessivamente duras para alguns, devolverão ao Grupo Igarashi o equilíbrio e a tranquilidade necessários para reencontrar o caminho do crescimento e da solidez que tradicionalmente caracterizaram nossas atividades em mais de 40 anos de história. Por fim, ainda que este seja apenas o início do longo caminho para superarmos o atual período de incertezas e dificuldades que vivemos, sentimo-nos confiantes em enfrentar (enfrenta-lo), com o otimismo reservado somente àqueles que podem contar com mais de 4 décadas de superação de crises”. Diz a nota enviada pela empresa.

    CONTINUE LENDO
  • Dois homens são presos por desordem, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo em Itaetê

    Foto: Blog Chapada

    Por volta das 14:hrs de ontem (03), a Guarnição Bravo da Cipe Chapada recebeu informações de que um indivíduo conhecido popularmente com Marreta estava fazendo uso de drogas e promovendo desordem no Assentamento Baixão, zona rural de Itaete. Ao chegarem no local, Hamilton Junior Martins Santos (Marreta), 25 anos, foi localizado e abordado, com ele foi encontrado 01 (um) cigarro aparentando maconha e 01 (um) destrinchador de ervas.

    Ao ser indagado onde tinha adquirido informou que um elemento conhecido por Gazinho era quem fornecia na localidade. A guarnição logo depois localizou Sebastião Oliveira dos Santos (Gazinho), de 37 anos próximo a sua residência e ao fazer a busca pessoal foi encontrado com ele 02 (duas) buchas de ervas aparentemente maconha, 01 (uma) carteira contendo documentos e uma quantia de 953,00 reais dentro, 01 (um) celular Motorola. Com autorização dos pais foi feito buscas dentro da residência onde foi encontrado  uma pistola de fabricação artesanal, calibre desconhecido e uma espingarda de fabricação caseira. Gazinho assumiu ser dono das armas.

    Os dois elementos foram apresentados junto com todo material na DP de Itaberaba, para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

  • Vereador cobra da prefeitura de Itaetê reforma das escolas municipais; Secretário de Educação se posiciona

    Foto: Blog Chapada

    O vereador Nelson Bispo, do município de Itaetê, em contato com a nossa reportagem denunciou o que ele classifica de descaso, da atual administração para com o ensino público municipal.
    Segundo o vereador, está próximo o retorno das aulas e até o momento a prefeitura não realizou a reforma das escolas, o que tem deixado muitos pais de alunos preocupados.

    A nossa reportagem entrou em contato com o Secretário de Educação de Itaetê, Mariomar, o qual disse que: "As reformas começaram a ser realizadas hoje (04), e dentro das condições financeiras do município estaremos realizando as melhorias necessárias. No momento, estamos também  realizando a nossa Jornada Pedagógica, e dia 11 quando serão iniciadas as aulas deste ano letivo, todos os estudantes do nosso município terão plena condições de aprendizado nas nossas escolas", disse o secretário.

  • CIPPA Lençóis realiza abordagens, apreende arma de fogo e resgata aves silvestres em Ibicoara

    Foto: Divulgação CIPPA Lençóis

    As Guanições Alfa e Bravo da CIPPA Lençóis realizaram no último fim de semana diversas abordagens no município de Ibicoara. Durante as abordagens foi apreendida uma arma de fogo de fabricação caseira e diversas aves silvestres, que posteriormente foram devolvidas em seu habitat natural. Também foram realizadas ações no distrito de Cascavel, onde mais aves foram encontradas e soltas pelas guarnições.

    CIPPA Lençóis realiza abordagens, apreende arma de fogo e resgata aves silvestres em Ibicoara

    Foto: Divulgação CIPPA Lençóis

  • Cipe Chapada prende cinco traficantes em um só dia em Palmeiras, Iaçu e Itaberaba

    Foto: Divulgação Cipe Chapada

    A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada) prendeu no último sábado (2), Luiz Antônio Teodoro e Ivoneide Evangelista dos Santos no município de Palmeiras, Cristiano Arruda dos Santos, em Iaçu, e Cleisson de Almeida Nepomuceno e Paulo Victor Pereira Macedo na cidade de Itaberaba, todos envolvidos com o tráfico de drogas. As ações que aconteceram de formas distintas apreenderam maconha, cocaína, dinheiro e uma arma. 

    Luiz Antônio Teodoro, mais conhecido como 'Paulista' e Ivoneide Evangelista dos Santos, a 'Neguinha', foram presos em  Palmeiras, após a unidade receber denúncia anônima. Com eles foram localizados 87 buchas de maconha e 428 gramas da mesma substância a granel, quatro pinos de cocaína, três relógios, três celulares, uma espingarda, 458 sacos para acondicionar as substâncias e a quantia de R$ 307. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Seabra. 

    Já na cidade de Iaçu, Cristiano Arruda dos Santos, conhecido como 'Zinho', foi localizado em uma moto CG Titan 150 com placa JQR 9778, comercializando drogas em uma casa na rua do Fórum Municipal. No momento da abordagem 'Zinho' levou os policiais a uma casa onde ele havia acabado de deixar 40 pinos de cocaína. O receptor da droga não foi localizado. Cristiano e o material apreendido foram encaminhados para a DT de Itaberaba.

    Cleisson de Almeida Nepomuceno, que já acumula antecedente criminal por tráfico de drogas, e  Paulo Victor Pereira Macedo, por arrombamento, foram localizados em Itaberaba, no bairro Pé do Monte, com seis trouxas de maconha. Os dois também foram levados para a DT de Itaberaba. 

    “A principal ferramenta que a gente tem utilizado para combater o tráfico de drogas é a parceria com a população que vem nos informando através do nosso canal de comunicação no aplicativo Whats App. Criamos um laço de confiança e mantemos o anonimato das pessoas”, contou o comandante de Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

    Ainda segundo ele, a prisão de tantos criminosos envolvidos com a venda de drogas traz um resultado muito positivo para a Chapada Diamantina. “A partir do momento que a gente combate o tráfico, contribuímos para a preservação de vidas. Estamos com quedas significativas na nossa região de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI)”, ressaltou.

    CONTINUE LENDO
  • Ibicoara: Duas pessoas são presas em flagrante por tráfico de Drogas em Cascavel

    Por volta de 10h30min do último domingo (03), em rondas pela feira livre no distrito de Cascavel, a guarnição do destacamento de Ibicoara avistou dois indivíduos em atitude suspeita e prosseguiu com a abordagem, encontrando em posse uma pochete contendo substância análoga à maconha, a quantia em espécie de 105 reais. Os indivíduos, que não tiveram os nomes divulgados, e todo material apreendido foram conduzidos ao plantão da Delegacia Territorial de Brumado, para medidas cabíveis. Clique aqui para seguir a nossa página no facebook

  • Aproveite o calor e conheça as lindas cachoeiras de Barra da Estiva

    Cachoeira do Bom Jardim. Foto enviada por leitora do Blog Chapada

    A Chapada Diamantina é a região mais procurada nesta época do ano em que o calor escaldante leva os turistas a se refrescarem nas águas frias das mais lindas cachoeiras, e opções para quem busca este tipo de lazer  podem ser encontradas em Barra da Estiva, onde diversos atrativos, ainda pouco explorados são encontrados, a exemplo da Cachoeira da Trindade e Cachoeira do Bom Jardim, Além de poços e rios.

    Aproveite o calor e conheça as lindas cachoeiras de Barra da Estiva

    Fotos enviadas ao Blog Chapada

    Durante o percurso até chegar as cachoeiras, o turista pode aproveitar para apreciar lindas paisagens.

    Aproveite o calor e conheça as lindas cachoeiras de Barra da Estiva

    Camulengo, comunidade quilombola de Barra da Estiva

    A Comunidade de Remanescentes Quilombolas – Camulengo –  também não pode ficar fora do roteiro de quem deseja conhecer as riquezas, culturais e naturais que o município de Barra da Estiva tem a oferecer.

    Aproveite o calor e conheça as lindas cachoeiras de Barra da Estiva

    Morro do Ouro e Morro da Torre

    O Morro do Ouro e Morro da Torre formam dois pilares que são verdadeiros cartões postais para quem visita o município e também podem ser explorados para quem busca prazer e aventura.

  • Lençóis celebra tradicional festa em homenagem a Bom Jesus dos Passos

    Foto: Divulgação

    O município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, encerra no próximo sábado (2), a 167ª Festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, padroeiro dos garimpeiros. A programação de encerramento inclui missa campal, no período da manhã, e uma procissão pelas ruas do centro histórico, no turno vespertino.


    Nesta edição da festa, os participantes vão contemplar a imagem e o andor do Bom Jesus dos Passos após um processo de restauração, realizado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), em parceria com a Sociedade União dos Mineiros (SUM).

    “Os bens estavam muito danificados e tivemos que fazer um tratamento que incluiu higienização, desinfestação, imunização preventiva e remoção de intervenções anteriores consideradas inadequadas. Foram mais de três meses de trabalho para que as peças fossem entregues aos moradores”, destaca o subgerente da Diretoria de Projetos (Dipro) do Ipac, Takeo Shishido.
     

    De acordo com o presidente da Sociedade União dos Mineiros, Felipe Sá Dourado, a restauração era um antigo desejo dos devotos do padroeiro. “Além disso, ficamos felizes com o processo de reconhecimento da festa como patrimônio imaterial, pois ela representa um dos grupos importantes na formação da nacionalidade brasileira e conta com elementos que remontam a costumes que foram essenciais para a formação do nosso povo”, afirma.

    A festa de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos é patrimônio cultural imaterial, com registro especial provisório aberto pelo Ipac, no dia 01 de fevereiro de 2018. O festejo, que é organizado pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição e pela SUM, é um dos maiores eventos religiosos do interior da Bahia. As celebrações tiveram início no dia 23 de janeiro e integram atividades religiosas, culturais e esportivas.

    Origem

    A imagem de Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos chegou a Lençóis em 2 de fevereiro de 1852, vinda de Portugal. A construção da capela que abriga o santo foi iniciada em 1851, atribuída aos irmãos portugueses Joaquim José Tojal e José Gusmão Rodrigues.

    Enquanto a capela não havia sido concluída, a imagem permaneceu no lajedo ao lado do rio Lençóis. Desde então, o Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos passou a ser considerado o padroeiro dos garimpeiros.

    CONTINUE LENDO
  • No 7º dia após desastre, esperança diminui e número de vítimas aumenta

    Foto: Washington Alves/Reuters/Direitos reservados

    No sétimo dia de buscas por vítimas do desastre causado pelo rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte, as autoridades contabilizam 99 mortos e 259 desaparecidos. O número de vítimas aumenta na proporção que a esperança diminui. Bombeiros experientes relatam que há dificuldades devido ao mar de lama que tomou conta da região.

    Os trabalhos de resgate começam diariamente, por volta das 4h, e vão até a noite. A barragem B6, com água, segue monitorada 24 horas, sem risco de rompimento. Um plano de contingência, entretanto, foi elaborado de forma preventiva.

  • Cipe Chapada localiza responsável por arrombar loja de celulares

    Foto: Divulgação | SSP

    Com mandado de prisão em aberto por furto qualificado de uma loja de celulares, na cidade de Ruy Barbosa, em 16 de janeiro, Anderson de Jesus Ferreira, mas conhecido como Andinho, foi localizado na noite desta terça-feira (29), por uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada). Ele também era suspeito de um homicídio, cometido em novembro do ano passado, e do arrombamento da sede do Ministério Público no município.

    De acordo com o major Ricardo Passos, comandante da unidade, os PMs estavam fazendo patrulhamento quando um cidadão, que não se identificou, informou que Andinho estava mantendo sua esposa, Judmila Santos de Jesus e a filha do casal em cárcere privado.

    “Ao chegarmos na referida casa, ele percebeu a presença dos policiais e começou a atirar, e no confronto foi atingido. Levamos o suspeito para a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, contudo ele não resistiu aos ferimentos”, explicou o oficial. 

    Com Andinho, os policiais encontraram um revólver calibre 32, duas armas artesanais, cinco cigarros de maconha e um celular. “Era um indivíduo muito perigoso, com várias passagens por roubo e furto e muito violento”, afirmou delegada Cláudia Bensabath, titular da Delegacia Territorial de Ruy Barbosa.

  • Chapada: 29ª CIPM apreende 250 kg de explosivos na cidade de Ibitiara

    Foto: Divulgação | SSP

    Cerca de 250 kg de explosivos foram apreendidos pelo 4° Pelotão da 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra), na cidade baiana de Ibitiara (distante 536 km da capital). Flagrante ocorreu, na noite de terça-feira (29), durante ações preventivas na rodovia BA-152.

    Os militares faziam bloqueios e blitze de rotina, na região, para inibir crimes contra a vida, tráfico de drogas e roubos, quando suspeitaram de um veículo modelo Gol, placa BNZ-1321. Após buscas foram encontrados 250 kg de explosivos divididos em 10 sacos, 1.000 espoletas e quatro rolos de cordel. Materiais são utilizados para explosões de caixas eletrônicos.

    Dentro do carro os PMs localizaram ainda R$ 1,9 mil em espécie, 20 euros, jóias, cartões bancários, entre outros documentos. Geandro Nunes Bartos, 38 anos, que dirigia o automóvel, foi preso em flagrante e apresentado na 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra).

    "É um trabalho de persistência e repetição. Diariamente estamos abordando pessoas, veículos e estabelecimentos buscando retirar das ruas criminosos. Com este flagrante evitamos roubos a bancos na Bahia", declarou o comandante da 29ª CIPM, major Nelson Normando Júnior.

  • ProUni 2019: inscrições do programa começam nesta quinta-feira (31)

    As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam nesta quarta-feira (31), mas, desde já, os estudantes já podem se planejar, de acordo com dicas de especialistas entrevistados pela Agência Brasil. Os candidatos podem, por exemplo, preparar listas de cursos que interessam, avaliando as possibilidades de serem aprovados e separar os documentos necessários para comprovar que preenchem os requisitos exigidos pelo programa.

    Inscrições ProUni 2019

    A dica do analista de Ensino Superior do Quero Bolsa, Pedro Amâncio, é selecionar as instituições de ensino, levando em consideração tanto a nota de corte quanto a distância e o custo de vida para estudar nelas.

    Os estudantes podem ainda começar a reunir a documentação necessária para a aprovação da concessão da bolsa. “Muitos alunos acabam perdendo a bolsa por não ler direito o edital. Eles têm que ter documento que valide as informações prestadas”, diz.

    'Quero bolsa'

    Para verificar a possibilidade de ser aprovado, o Quero Bolsa oferece, gratuitamente, um simulado com as notas de corte de cada curso em edições anteriores do ProUni. Os estudantes podem, por meio dele, verificar se a nota que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é suficiente para conseguir uma das bolsas.

    Atenção após inscrição

    Depois de fazer a inscrição, os estudantes devem ficar atentos à página do ProUni porque nela serão divulgadas as notas de corte. Tratam-se de estimativas feitas com as inscrições realizadas até então. Não são garantia de vaga, mas podem orientar a escolha, segundo o diretor do Centro de Ensino Médio 404, em Santa Maria, no Distrito Federal, Felipe de Lemos Cabral.

    “O candidato tem que ficar atento o tempo todo. Ele tem direito a colocar duas opções de curso e a possibilidade de trocar enquanto a inscrição estiver aberta”, afirma. “Como a nota de corte varia muito, é difícil falar em uma quantidade de pontos suficientes para que o estudante entre no curso. Se estiver abaixo da nota de corte, já está correndo risco de ficar de fora”, acrescenta.

    Cabral é também coordenador pedagógico do cursinho popular Emancipa DF, cujo foco é a preparação para o Enem. Em março, o curso que é gratuito e oferecido em escolas públicas de Planaltina, Santa Maria e Ceilândia, regiões administrativas do Distrito Federal, abre as inscrições.

    Calendário do ProUni

    As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 31 de janeiro a 3 de fevereiro. Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 6 de fevereiro. Os da segunda chamada, no dia 20 de fevereiro.

    O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá comparecer à instituição para comprovar as informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, de 6 a 14 de fevereiro. Os pré-selecionados na segunda chamada, de 20 a 27 de fevereiro.

    O registro da aprovação ou reprovação dos candidatos no Sistema Informatizado do Prouni e a emissão dos respectivos termos de Concessão de Bolsa ou termos de Reprovação pelas instituições de ensino deverão ser feitos entre os dias 6 a 18 de fevereiro para os selecionados na primeira chamada e entre 20 de fevereiro e 1º de março para os selecionados na segunda chamada.

    Quem pode participar

    O ProUni oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado àqueles que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, alcançaram no mínimo 450 pontos e tiraram nota superior a zero na redação.

    Além disso, só podem participar alunos brasileiros sem curso superior e que tenham feito o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, alunos que fizeram parte do ensino médio na rede pública e a outra parte na rede privada, na condição de bolsista ou que sejam deficientes físicos.

    As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos alunos que têm renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsa e não precisam atender aos critérios de renda.

    CONTINUE LENDO