• Dom Basílio: Prefeitura inaugura posto de saúde na comunidade Tanque Bravo evento foi marcado por muita emoção

    Foi com muita emoção, que aconteceu a inauguração do posto de saúde ‘José Alves dos Santos’ na comunidade de Tanque Bravo, zona rural de Dom Basílio, toda população marcou presença para prestigiar o evento.

    Mais um sonho que se torna realidade para os dombasilienses na gestão do Prefeito Roberval Meira, que no seu discurso emocionado demonstrou amor e dedicação pela população que o escolheu para comandar os destinos do Município.

    “Eu vim gente, para Dom Basílio, para fazer diferente, eu vim para Dom Basílio, para ajudar a quem precisa, eu vim a Dom Basílio, para transformar a vida das pessoas, e hoje é um grande passo que a gente dá”, disse o Chefe do Executivo.

    Dom Basílio: Prefeitura inaugura posto de saúde na comunidade Tanque Bravo evento foi marcado por muita emoção

    Foto composição / Blog Chapada

    O prefeito Roberval Meira, vem honrando cada voto que recebeu e quebrando recordes de aprovação, e isto ficou comprovado na última pesquisa realizada, pelo Jornal O Eco, Instituto de Pesquisas de grande credibilidade e maior índice de acertos na região, o Chefe do Executivo teve a aprovação de 74% dos eleitores, que avaliaram sua administração como ótima ou boa. O levantamento mostrou ainda que 77% dos entrevistados afirmam que Dom Basílio melhorou com a atual gestão.

  • Unidade Móvel da Defensoria Pública atenderá aos moradores de Piatã e Abaíra na próxima semana

    A Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA estará, na próxima semana, na região da Chapada Diamantina e atenderá aos moradores de Piatã (dias 7 e 8 de outubro) e Abaíra (dias 9 e 10 de outubro). Durante a visita, serão oferecidos os serviços de exames gratuitos de DNA, para investigação e reconhecimento de paternidade, orientação jurídica e resolução extrajudicial dos mais diversos tipos de conflitos apresentados pelos moradores.

    Em Piatã, a ‘UMA’, como é conhecida, ficará estacionada durante os 02 dias na Praça Izidro Viana, no Centro da cidade. Já em Abaíra, o atendimento será na Praça João Rodrigues, também no Centro. O horário de atendimento será sempre das 08:00h às 12:00h e das 13:30h às 16:00h. A proposta da Unidade Móvel é ampliar o atendimento da Defensoria Pública e fazê-la chegar à população das comarcas que ainda não têm defensor público.

     Durante todo o dia, os defensores públicos estarão à disposição da população oferecendo diversos serviços. “Procuramos garantir os direitos da população através da resolução extrajudicial de casos como alimentos, inventário, divórcio consensual, retificações de registros de nascimento e casamento, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, partilha de bens, medidas relacionadas à saúde e muito mais”, explica o defensor público que coordena a Unidade Móvel, Marcus Vinícius Lopes de Almeida. Além de todos estes serviços, a Defensoria oferece exames de DNA gratuitos, que fazem parte da Ação Cidadã “Sou Pai Responsável”, e são voltados para aqueles filhos que ainda não têm o nome do pai no registro de nascimento.

    Entre os documentos básicos que precisam ser apresentados no atendimento estão RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento dos filhos (se tiver) e todos os documentos necessários para a resolução da demanda. Inaugurada em 2016, Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia já visitou mais de 60 cidades e atendeu a mais de 20 mil pessoas.

     

  • Paramirim: Forte comoção no sepultamento de Maria Eunice que foi assassinada no último sábado

    Foto: Reprodução

    O corpo de Maria Eunice Rodrigues da Silva, de 43 anos, foi sepultado sob forte comoção. O sepultamento aconteceu na tarde do último domingo (06), na cidade Paramirim. Eunice foi morta ao ser alvejado por disparos de arma de fogo no início da tarde do último sábado (05). Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida na porta de casa, quando foi chamada ao portão por um homem que estava em uma motocicleta. Ainda segundo a Policia Militar, o suspeito fugiu após efetuar os disparos contra a vítima. Além de Maria Eunice Rodrigues da Silva que morreu no local, uma pessoa identificada como sendo, José Porto da Silva, ao ouvir os disparos saiu na porta de casa para vê o que estava acontecendo e foi alvejado por um disparo no pé. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e conduzido ao Hospital da cidade. O fato ocorreu na Fazenda Riachão, zona rural de Paramirim, por volta das 14:38h. Maria Eunice deixa três filhos. O caso será investigado pela Polícia Civil.

  • Dom Basílio pela segunda vez consecutiva participa da  II Expo Livramento

    Foto: Reprodução / Portaldombasilio

    A ll Expo Livramento, contou pela segunda vez consecutiva com a presença do Município de Dom Basílio abrilhantando o evento. Foram montados stands da Secretaria de Agricultura e Comércio e a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para exposição dos produtos que são cultivados no Município, como, manga, maracujá, além de outras frutas típicas da região. Pela primeira vez, marcou presença no evento a ‘Sala do Empreendedor’, tirando dúvidas e apresentando aos empreendedores tudo que há no mercado do empreendedorismo. O prefeito Roberval Meira, por conta de outros compromissos inadiáveis participou apenas da abertura da ll Expo Livramento. 

    Dom Basílio pela segunda vez consecutiva participa da  II Expo Livramento

    Foto: Reprodução /Portaldombasilio

    A representatividade de Dom Basílio durante os três dias do evento, ficou a cargo das Secretárias, Zorizete Oliveira e de Edite Caíres, que o fizeram com muita competência e brilhantismo.  

  • BAHIA RECEBE 30 MIL DOSES DE VACINA PENTAVALENTE; QUANTIDADE É INSUFICIENTE

    Foto: Reprodução

    O estado da Bahia recebeu 30 mil doses da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria do influenza tipo B. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as doses não são suficientes para a demanda.

    A vacina na rede pública tem como público alvo bebês, que devem tomar três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida.

    A Sesab detalhou que a demanda ideal seria manter um estoque de 198 mil doses para a vacina, para que sejam garantidas três ampolas por sala de vacina durante 22 dias do mês.

  • NO MÊS DAS CRIANÇAS, A PREFEITURA DE BRUMADO INAUGURA  BRINQUEDOTECA LUIZ EDUARDO SANTOS DA SILVA 'EDU'

    A Brinquedoteca Luiz Eduardo Santos da Silva 'Edu' é uma obra diferenciada que irá proporcionar às crianças que estão passando por tratamento no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, em Brumado, momentos de distração e lazer, que fazem parte das novas metodologias utilizadas na área médica, que têm o lúdico como um dos principais vetores. É uma gestão cada vez mais humana que visa o bem-estar do povo.

    A cerimonia de inauguração foi marcada por muitas emoções, o discurso da senhora Patrícia Silva, mãe do pequeno Edu, que teve seu nome eternizado comoveu todos os presentes.

    Segundo o Prefeito Eduardo Vasconcelos, o novo ambiente visa propiciar a humanização do serviço, estimula o desenvolvimento infantil através do ato de brincar, reduz o tempo de internação e modifica a imagem do ambiente hospitalar. É a Administração Educar para Libertar indo ao Futuro, agarrando-o com as mãos e trazendo-o até nós.

  • Itaetê: Beneficiados com o projeto de criação de peixes assinam contrato com a Desenbahia

    Em Itaetê, beneficiados com o projeto de criação de peixes em tanques redes na Barragem Bandeira de Melo assinaram o contrato com a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia). A liberação da linha de crédito foi no valor de R$ 20 mil. O dinheiro será investido para o desenvolvimento do projeto.

  • Juiz na Bahia solta presos em flagrante por tráfico de drogas para evitar processo por abuso de autoridade

    Delegacia de Senhor do Bonfim

    Um juiz da cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, soltou dois homens presos em flagrante por policiais da delegacia da cidade, pela suspeita de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo, alegando não querer ser processado por abuso de autoridade.

    O caso aconteceu no dia 30 de setembro, mas só foi divulgado na última sexta-feira (04). Na sentença, o juiz Teomar Almeida de Oliveira alegou não que não poderia converter as duas prisões em preventivas e, por isso, os suspeitos foram liberados. Eles responderão em liberdade.

    “Transformar a autoridade em réu e o réu em divindade, com o famoso ‘abuso de autoridade’, foi o que escolheu nossa sociedade. Desse modo, respeitando o regime democrático de direito, recebam-no(s) de braços abertos, sem dele(s) sair de perto, e não reclamem o(s) seus(s) malfeitos”, escreveu o juiz no documento.

    Na sentença, o juiz estabelece ainda que Eduardo Lima e José Francisco da Silva Neto têm que cumprir algumas condições de praxe, como comparecer em juízo até o dia 5 de cada mês, além de serem proibidos de se ausentar da cidade por mais de oito dias, sem autorização judicial. (G1 BA)

  • Bahia: Crime ambiental policia resgata 40 pássaros silvestres durante fiscalização

    Policiais rodoviários federais resgataram 40 pássaros silvestres, na Br 110, trecho do município baiano de Olindina, distante 220 quilômetros de Salvador. Durante ronda de fiscalização pelo Km 251, da BR 110 os agentes avistaram uma gaiola pendurada na área externa de um estabelecimento comercial. Ao se aproximarem constataram que um pássaro silvestre era mantido preso.

    Ao ser realizada busca na parte interna do estabelecimento foram encontradas mais catorze aves, todas presas em gaiolas. Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro, azulão, cardeal, cabloclinho, papa-capim, bico-de-veludo e canário-da-terra.

    O proprietário do comércio, um homem de 53 anos, não apresentou nenhuma documentação emitida por órgãos ambientais. Ao ser questionado informou que capturou as aves ali mesmo nas proximidades de seu imóvel.

    Já no Km 252, os agentes também flagraram aves silvestres eram mantidas presas dentro de uma residência. Diante da situação irregular, os PRFs após autorização do proprietário da casa, entraram no imóvel e resgataram 25 pássaros em cativeiro sem qualquer autorização do órgão ambiental. Entre os animais estavam canário da terra, tico-tico, papa-arroz, tiziu, entre outros.

    Em razão dos fatos apresentados, foram lavrados 02 Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e os responsáveis responderão na Justiça por crime ambiental previsto na Lei 9.605/98. Os pássaros resgatados foram encaminhados a Secretaria do Meio Ambiente de Ribeira do Pombal.

  • Julgamento do sigilo de advogado do agressor de Bolsonaro é suspenso

    Foto: Reprodução

    A 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) iniciou e também suspendeu na última quarta-feira (02) o julgamento da proteção de sigilo bancário do advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior, um dos advogados da defesa de Adélio Bispo, acusado de esfaquear o presidente Jair Bolsonaro ainda durante a campanha presidencial, em setembro de 2018.

    O inquérito foi aberto para apurar quem financiou a defesa de Adélio, preso atualmente na Penitenciária Federal de Campo Grande, e se esta pessoa teve participação no crime e julgamento realizado hoje se trata de um mandado de segurança impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que pedia a proteção do sigilo bancário do advogado.

    Em março deste ano, o TRF-1 suspendeu a análise do material apreendido em endereços do advogado de Adélio Bispo, Zanone Manuel de Oliveira, a pedido da OAB, que argumentou ser ilegal investigar um advogado por sua atuação profissional. Em abril, a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão.

    Quatro dos seis magistrados que compõem a 2ª Seção entenderam que a competência para julgar a questão é do Supremo Tribunal Federal (STF), por se tratar de um crime político previsto na Lei de Segurança Nacional. O julgamento, contudo, foi suspenso por um pedido de vista  da desembargadora Mônica Sifuentes.

    Até que o caso seja devolvido para a continuidade de julgamento, permanece em vigor a liminar concedida em 28 de fevereiro pelo desembargador Néviton Guedes, do TRF1, que suspendeu a quebra do sigilo bancário de Zanone Manuel de Oliveira Júnior.

    Informações / AGÊNCIA BRASIL

  • Justiça autoriza goleiro Bruno a disputar amistoso pelo Poços de Caldas

    Foto: Reprodução / TV Globo

    A Justiça de Minas Gerais autorizou o goleiro Bruno a estrear pelo Poços de Caldas. Condenado a 20 anos de prisão pelo homicídio da modelo Eliza Samudio, ele foi liberado para disputar o jogo amistoso pela equipe mineira marcado para sábado (05), às 15h, contra o Independente de Juruaia, no Estádio Benedito Bandola de Oliveira, o Bandolão. O jogador cumpre pena na prisão em Varginha.

    No sábado, Bruno vai deixar a penitenciária às 6h e deverá retornar às 21h. No último dia 27 de agosto, ele foi anunciado como novo reforço do Poços de Caldas, após ter sido liberado pela Justiça para trabalhar. O goleiro já cumpriu nove anos da pena total e por causa disso ganhou o direito ao regime semiaberto. Na carreira de jogador, Bruno já defendeu as traves do Flamengo, Atlético-MG, Corinthians e Boa Esporte.

  • Guanambi: Identificadas vítimas do acidente entre caminhão e ônibus que transportava estudantes de Caetité

    Foto: WhatsApp/ Blog Chapada

    Acidente ocorrido na BR-030, na altura da Serra dos Brindes, próximo ao município de Gunambi, na noite da última quarta-feira (02), resultou na morte de dois estudantes da UniFG e o motorista do ônibus. As vitimas foram identificadas como sendo. Thaís Araujo, Klausten Lima, a terceira vítima ainda não foi identificada. A quarta vítima, o condutor do ônibus de turismo foi identificado como Roberto Gonçalves Teixeira, de 68 anos, popularmente conhecido como Roxo, ele era funcionário da empresa Livia Tur e todos os dias fazia a rota entre Caetité e Guanambi, transportando alunos universitários. O motorista chegou a ser socorrido com vida, mas na madrugada desta quinta-feira (03), não resistiu aos ferimentos e faleceu. A UniFG, lamentou o ocorrido e prestou condolências as famílias das vítimas.

  • Lula diz que nunca se arrependeu de indicações que fez ao STF e não fez escolha por religião

    Foto: Reprodução

    O ex-presidente Lula, em entrevista ao site Migalhas, afirmou que não se arrepende das indicações que fez para o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante os dois mandatos, Lula indicou oito ministros para o ST: Cezar Peluso, Ayres Britto, Joaquim Barbosa, Eros Grau, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Menezes Direito e Dias Toffoli. Em termos de indicações para o STF, Lula só perde para Getúlio Vargas (21), Floriano Peixoto (15), Deodoro da Fonseca (15) e João Figueiredo (9). 

     

    Lula afirmou que para escolher um membro do STF sempre conversava com o Ministério da Justiça, com a Advocacia Geral da União (AGU), a Casa Civil, além de personalidades jurídicas. Afirmou que nunca levou em consideração o fator religião em suas escolhas. “Eu nunca perguntei 'você é católico, você é evangélico, você é da religião judaica. Nunca perguntei. Eu queria do saber do currículo, do conhecimento jurídico do cidadão, se ele estava à altura da função. Com base nisso, eu indicava”, explicou.

     

    Disse que sente orgulho por ter indicado mais uma mulher para a Corte, em referência a ministra Cármen Lúcia, e por ter indicado o primeiro negro do STF, ministro Joaquim Barbosa. Declarou que nunca pediu nenhum favor aos indicados. “O único favor que eles devem é à consciência deles e à Constituição brasileira. Não a minha. Estão lá para cumprir à Constituição e é o que eu espero”, pontou.

  • Chapada: Caminhão roubado há 5 anos em São Paulo é recuperado em Seabra

    Foto: Divulgação – PRF

    Um caminhão roubado há 5 anos em São Paulo foi recuperado pela PRF na BR 242, em Seabra, na Chapada Diamantina, na tarde da última terça-feira (01).

    Muitos dos veículos recuperados pela PRF são clones de outros com mesmas características, marca e modelo. Desse modo, associado aos crimes de roubo ou furto, são identificados outros como uso de documento falso e receptação.

    Em 2019, já foram recuperados mais de 350 veículos furtados, roubados ou adulterados nas rodovias federais do estado.

  • DOM BASÍLIO: EM BREVE SERÃO INAUGURADAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E URBANIZAÇÃO NA COMUNIDADE DE LENÇÓIS

    Na comunidade de Lençóis, zona rural de Dom Basílio, homens e máquinas trabalham a todo vapor para que em breve, mais uma obra seja inaugurada. A Prefeitura de Dom Basílio através da Secretaria de Infraestrutura, com recursos próprios e financiamento pelo DESENBAHIA, vem trabalhando arduamente no sentido de deixar as comunidades da zona rural do Município com ar de modernidade, proporcionando qualidade de vida para a população daquelas localidades, que foram esquecidas por gestores anteriores. 

    DOM BASÍLIO: EM BREVE SERÃO INAUGURADAS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO E URBANIZAÇÃO NA COMUNIDADE DE LENÇÓIS

    A pavimentação e urbanização na comunidade de Lençóis, será mais uma realização da gestão do Prefeito Roberval Meira, que irá levar para o interior de Dom Basílio, acessibilidade, maior mobilidade e desenvolvimento. Várias ruas da comunidade, contará com construção de passeios com acessibilidade para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais. É o dinheiro do contribuinte retornando em forma de benefícios para suas localidades, com transparência, responsabilidade e determinação por parte da atual gestão.